PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

DUPLA CIDADANIA

joanacarrascojoanacarrasco Member 12 PontosPosts: 1

Bom dia!!! Meu pai é cidadão português e não possui nenhum documento em mãos. Meus irmãos já tiraram a muito tempo a dupla cidadania, tem mais de 2 anos que tenho tentado pelo consulado português no Rio de Janeiro, sem sucesso.
Como está sendo o processo?Alguém poderia me ajuda? Fiquei sabendo que agora seria mais fácil enviando os documentos para Portugal, mas quais seriam esses documentos?
Muito obrigada!

Comentários

  • MeiMei Member 499 PontosPosts: 298

    olá
    basta o número do assento de Nascimento do seu pai para seu processo.
    sua mãe é brasileira? se for pode fazer pela ACP que dispensa a transcrição de casamento quando o pai português foi o declarante do nascimento.

  • MeiMei Member 499 PontosPosts: 298

    precisa:
    sua certidão de Nascimento repografica e apostilada. o cartório geralmente faz completo
    rg atual ou passaporte com filiação cópia autenticada e apostilada. o cartório faz este serviço.
    formulário 1C colorido impresso frente e verso preencha e depois leve ao cartório para assinar na frente no notário e reconhecer por autenticidade.
    Vale postal 175 euros
    simples
    Qualquer dúvida todos aqui lhe ajudaremos
    o endereço da conservatória e o formulário estão aqui no fórum em outros tópicos

  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079

    @joanacarrasco disse:
    Bom dia!!! Meu pai é cidadão português e não possui nenhum documento em mãos. Meus irmãos já tiraram a muito tempo a dupla cidadania, tem mais de 2 anos que tenho tentado pelo consulado português no Rio de Janeiro, sem sucesso.
    Como está sendo o processo?Alguém poderia me ajuda? Fiquei sabendo que agora seria mais fácil enviando os documentos para Portugal, mas quais seriam esses documentos?
    Muito obrigada!

    @joanacarrasco, não me ficou claro algumas coisas que você disse:
    1) Seu pai é cidadão português e não tem nenhum documento ? Ele foi registrado quando nasceu ou se tornou português mais recentemente ? Se nasceu em Portugal o registro de nascimento deve deve estar nos arquivos da Conservatória da região onde nasceu ou, se foi mais recentemente, o registro dele deve estar armazenado eletronicamente na Conservatória de Registos Centrais em Lisboa. Sabendo estas informações, data de nascimento e filiação conseguimos o número do assento de nascimento dele, permitindo que você consiga o principal documento para obtenção da sua Nacionalidade portuguesa.

    2) Você também disse que tem "tentado pelo consulado português do Rio". Nos explique o que você quis dizer com isso ? Você chegou a submeter pelo consulado sua nacionalidade ou apenas fez consultas ao consulado sobre seu caso ?

    Explicando um pouquinho mais poderemos melhor te ajudar.
    abraços,
    @CEGV

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.