PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

2456761

Comentários

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Tomará que continuem assim...

    Mei
  • wsteleswsteles Member 179 PontosPosts: 50

    Alguém sabe informar se ACP aceita cópia do RG ou Passaporte sem apostilar, no caso de entrega de documentos presencial, apresentando o original.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @wsteles, entendo que são duas coisas diferentes:

    1 - Apresentação de documento para o "Processo" de autenticação da assinatura presencial do requerente;
    2 - Apresentação do documento como item documental para instrução do "processo"

    Para o primeiro caso, caso a apresentação seja presencial, em um balcão de nacionalidade ou CRC, o oficial do balcão autenticará a assinatura realizada na frente dele no próprio requerimento.

    Para o segundo caso, entendo, o documento (brasileiro) precisará ser apostilado. Caso seja documento português, creio que poderá pedir no próprio balcão a certificação da cópia do documento.

    abraços,

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @wsteles a regra diz que documentos estrangeiros devem ser apostilados. Não arrisque cair em exigência por causa de R$ 60,00. ;)

  • wsteleswsteles Member 179 PontosPosts: 50

    Já tinha esta ideia, mas precisava confirmar. Obrigado @CEGV e @Mei.

    MeiCEGV
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    Vale lembrar que no período de 30/05 até 10/10 se calhar a ACP irá diminuir o ritmo como fez em 2017 período de férias rotativas de toda a equipa.

    CEGV
  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464

    @Mei quanto tempo durará esse período de férias rotativas da ACP

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @LuisMariano de Junho ao início de Outubro.

  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464

    @Mei disse:
    @LuisMariano de Junho ao início de Outubro.

    Mei, são férias muito longas, no ano passado a CRC ficou muito lenta em Julho e Agosto

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @LuisMariano eu sei, mas como são 20 pessoas para sair de férias leva esse tempo todo para todos irem e voltarem
    passei por isso ano passado, sei bem como fazem. lol ;)

    LuisMariano
  • MorgadoMorgado Member 245 PontosPosts: 44

    @wsteles disse:
    Alguém sabe informar se ACP aceita cópia do RG ou Passaporte sem apostilar, no caso de entrega de documentos presencial, apresentando o original.

    Quando minha esposa fez a atribuição dela presencialmente na ACP ela apresentou o passaporte brasileiro e a atendente tirou uma cópia na hora e carimbou que confere com o original.
    Para as minhas filhas foi a mesma coisa.

    MeiZizaSonali
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Morgado disse:
    Quando minha esposa fez a atribuição dela presencialmente na ACP ela apresentou o passaporte brasileiro e a atendente tirou uma cópia na hora e carimbou que confere com o original.
    Para as minhas filhas foi a mesma coisa.

    Isto porque foi feito presencialmente. O atendente do balcão tira a cópia do documento e "certifica" que a cópia está de acordo com o original. Via postal você terá que fazer a certificação aqui no Brasil + apostilamento.

    Mei
  • cinthiabdscinthiabds Member 2 PontosPosts: 1

    Oi pessoal, tudo bem? Estou reunindo a documentação para o pedido de nacionalidade.
    Meu pai é português e hoje está separado judicialmente da minha mãe, que é brasileira e foi sua segunda esposa. (Nunca houve averbação. Ele já foi casado antes com uma portuguesa, que faleceu) Fiquei com algumas dúvidas:

    1. Vi em alguns fóruns que se o pai português for o declarante, não é preciso transcrever o casamento/separação. É isso mesmo?
    2. Vou para Portugal em junho, e gostaria de ir pessoalmente no ACP, no Porto. Sabem me informar se posso pagar os 175 euros direto lá?
    3. Sobre os documentos:
    • Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada. Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
      *A minha certidão deve ser legalizada no Consulado ou apenas o apostilhamento é o suficiente?

    • Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.

    • Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.
      *No item 4, eu coloco o meu RG ou passaporte? No telefone, coloquei apenas 11 e meu celular, é isso?

    • Certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento.
      *O estado civil deve estar atualizado? Como faço isso?

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @cinthiabds
    Olá
    Sim quando o pai português foi o declarante pela ACP faz sem a transcrição. O problema é que ele foi casado antes com uma portuguesa. Se Portugal não soube desse casamento podes tentar pela ACP.
    Pode dar entrada pessoalmente e pagar lá sim.
    A certidão tem que ser cópia repografica. é obrigatório. apostilada com o sinal público. não precisa ir em consulado.
    RG ou passaporte no 1C igual o que for enviar.
    assento ou número do assento do português. não precisa atualizar nada de fazer direto com uma CRC.
    Boa sorte

    vanderlei
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    @cinthiabds disse:
    Oi pessoal, tudo bem? Estou reunindo a documentação para o pedido de nacionalidade.
    Meu pai é português e hoje está separado judicialmente da minha mãe, que é brasileira e foi sua segunda esposa. (Nunca houve averbação. Ele já foi casado antes com uma portuguesa, que faleceu) Fiquei com algumas dúvidas:

    1. Vi em alguns fóruns que se o pai português for o declarante, não é preciso transcrever o casamento/separação. É isso mesmo?

    Resp: Sim na ACP (Porto)

    1. Vou para Portugal em junho, e gostaria de ir pessoalmente no ACP, no Porto. Sabem me informar se posso pagar os 175 euros direto lá?

    Resp: Sim

    1. Sobre os documentos:
    • Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada. Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.

    Resp: Correto

    *A minha certidão deve ser legalizada no Consulado ou apenas o apostilhamento é o suficiente?

    Resp: Certidão Inteiro Teor com cópia reprográfica do livro de registro apostilada em Haya.

    • Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.

    Resp: Correto

    • Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.

    Resp: Você leva em branco e assina na ACP na frente do funcionário na hora que for dar a entrada.

    *No item 4, eu coloco o meu RG ou passaporte? No telefone, coloquei apenas 11 e meu celular, é isso?

    Resp: Não 55 21 9xxxx-xxxxx

    • Certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento.
      *O estado civil deve estar atualizado? Como faço isso?

    Resp: Via de regra sim, mas como disse se o pai é o declarante na ACP ainda fazem. Mas como ele teve um casamento em Portugal, vão ver o registro de casamento dele na hora, sabe se ele declarou o óbito da primeira esposa? Sugiro levar o documento na manga. O registro dele vc pode tirar daqui pelo http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ temos um post que te ensina como fazer aqui no Portal.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/63/assento-de-nascimento-on-line#latest
    Boa sorte!

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    @CEGV disse:
    @wsteles, entendo que são duas coisas diferentes:

    1 - Apresentação de documento para o "Processo" de autenticação da assinatura presencial do requerente;
    2 - Apresentação do documento como item documental para instrução do "processo"

    Para o primeiro caso, caso a apresentação seja presencial, em um balcão de nacionalidade ou CRC, o oficial do balcão autenticará a assinatura realizada na frente dele no próprio requerimento.

    Para o segundo caso, entendo, o documento (brasileiro) precisará ser apostilado. Caso seja documento português, creio que poderá pedir no próprio balcão a certificação da cópia do documento.

    abraços,

    Amigo acredito que para documentos brasileiros seja necessária a autenticação no consulado do Brasil em Portugal, ou levar daqui autenticado e apostilado.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2018

    @MariaRibeiro disse:
    Amigo acredito que para documentos brasileiros seja necessária a autenticação no consulado do Brasil em Portugal, ou levar daqui autenticado e apostilado.

    @MariaRibeiro , tive o cuidado de dar uma pesquisada nas páginas dos consulados e no site do itamaraty. Não consegui confirmar em nenhum lugar que os consulados do Brasil façam o apostilamento. Pessoalmente acho que eles "passaram a bola" para os cartórios e não fazem este tipo de serviço fora do Brasil. Se quiserem enviar um e-mail para o consulado do Brasil em Lisboa o e-mail é o mailto:cg.lisboa@itamaraty.gov.br

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Acabei de ver na página

    http://cglisboa.itamaraty.gov.br/pt-br/

    Existe lá a relação dos serviços prestados pelo consulado do Brasil em Portugal. No máximo eles fazem a autenticação da cópia de documentos. Não mencionam apostilamento de documentos.

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
    editado maio 2018

    @CEGV meu filho apostolou a certidão da minha neta lá. Temos que tomar muito cuidado quanto a esse questão de e-mails para consulados, pois quando não desejam divulgar um serviço negam por escrito, lhe lembro o e-mail que recebeu do Consulado de Portugal no Rio dizendo que não faziam autenticação do CC e fui lá e fiz...como consta em foto no forum do Consulado Rio aqui no Portal.

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Acho que vale a dica de no mínimo em emergência ir lá e verificar

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MariaRibeiro disse:
    @CEGV meu filho apostolou a certidão da minha neta lá. Temos que tomar muito cuidado quanto a esse questão de e-mails para consulados, pois quando não desejam divulgar um serviço negam por escrito, lhe lembro o e-mail que recebeu do Consulado de Portugal no Rio dizendo que não faziam autenticação do CC e fui lá e fiz...como consta em foto no forum do Consulado Rio aqui no Portal.

    Contra fatos e experiências não há argumentos, @MariaRibeiro. Se seu filho foi lá e apostilou algo é ótimo que saibamos e divulguemos. A publicação que fiz foi clara e baseada nas informações oficiais disponíveis nos sites dos consulados e do próprio Itamaraty. Todo cuidado foi tomado mas, como disse, fatos e experiências são fundamentais pois muitas vezes os sites oficiais não falam tudo. Importante ressaltar que a informação do consulado do Rio (sobre autenticação / certificação do CC) me foi passada pelo próprio Cônsul Embaixador do consulado do Rio, oficial principal que, à princípio, deveria saber perfeitamente bem do que falava. Obrigado por compartilhar.

    abraços,

  • durvaldogdurvaldog Member 12 PontosPosts: 1

    Boa noite a todos. Gostaria de saber qual o ritmo atual de resposta da ACP(Porto) para processos de aquisição de nacionalidade. Pretendo enviar meu processo na próxima semana. Muito grato.

  • fabys_machadofabys_machado Member 241 PontosPosts: 72

    Durval, tudo bom ?
    És neto, ou filho de português ?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @durvaldog falou "Aquisição". @durvaldog , qual é o caso específico ?

  • AnaArtes1AnaArtes1 Member 11 PontosPosts: 6

    @Mei disse:
    Atualmente a ACP está a fazer processos no prazo de 1 a 2 meses.
    Atualmente é a única que não exige a transcrição de casamento quando o pai português foi o declarante do nascimento.

    Tenho pai e mãe portugueses casados no Brasil, pai falecido, mãe viva, alguém sabe me responder se preciso transcrever o casamente dele , ou se preciso transcrever o óbito dele? Pelo consulado no Rio, falam que sim, mas assim vai demorar e tenho pressa.

  • AnaArtes1AnaArtes1 Member 11 PontosPosts: 6

    Boa tarde , quero iniciar meu pedido de nacionalidade pelo ACP, pois vi que são mais rápidos, mas tenho dúvidas, preciso transcrever o casamento de meu pais primeiro? Meu pai e mãe são Portugueses , mas se casaram no Brasil, meu pai faleceu e minha está viva, aqui no consulado me falaram que tenho que transcrever o casamento e o óbito e demora mais de três meses para isso. Preciso de informações verdadeiras , se puderem me ajudar , agradeço de coração.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2018

    @AnaArtes1 disse:
    Boa tarde , quero iniciar meu pedido de nacionalidade pelo ACP, pois vi que são mais rápidos, mas tenho dúvidas, preciso transcrever o casamento de meu pais primeiro? Meu pai e mãe são Portugueses , mas se casaram no Brasil, meu pai faleceu e minha está viva, aqui no consulado me falaram que tenho que transcrever o casamento e o óbito e demora mais de três meses para isso. Preciso de informações verdadeiras , se puderem me ajudar , agradeço de coração.

    Isso é papo de Consulado. MAS... se você decidir fazer pelo consulado terá que seguir as regras deles.

    Caso envie direto para ACP não precisará transcrever o casamento DESDE que um de seus pais (conforme você disse, ambos portugueses) tenha sido o declarante na sua certidão de nascimento brasileira.

    De resto precisará dos documentos normais requeridos para cidadania de filhos de portugueses.

    Esquece a transcrição do óbito... a não ser que opte por fazer pelo consulado.

    abraços,

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @AnaArtes1 e @CEGV detalhe quando os 2 pai e mãe são portugueses a transcrição de casamento é obrigatória.
    Faça a transcrição por Ponta Delgada ou 4 CRC do Porto e depois faça atribuição por ACP ou Tondela.

    CEGV
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @AnaArtes1 não faça pelo consulado demora 1 ano mesmo nas férias pela CRC portuguesa não passa de 5 meses tudo. A transcrição leva 30 dias.

    CEGV
  • AnaArtes1AnaArtes1 Member 11 PontosPosts: 6
    editado junho 2018

    @CEGV disse:
    Isso é papo de Consulado. MAS...
    abraços,

    agradeço a resposta tentarei fazer direto pela acp.

    CEGV
  • AnaArtes1AnaArtes1 Member 11 PontosPosts: 6
    editado junho 2018

    @Mei disse:
    @AnaArtes1 e @CEGV detalhe quando os 2 pai e mãe são portugueses a transcrição de casamento é obrigatória.
    Faça a transcrição por Ponta Delgada ou 4 CRC do Porto e depois faça atribuição por ACP ou Tondela.

    muito obrigada farei conforme dito.

    CEGV
  • AnaArtes1AnaArtes1 Member 11 PontosPosts: 6
    editado junho 2018

    @Mei disse:
    @AnaArtes1 não faça pelo consulado demora 1 ano mesmo nas férias pela CRC portuguesa não passa de 5 meses tudo. A transcrição leva 30 dias.

    pensei até em ir pessoalmente em setembro e dar entrada em tudo pessoalmente no porto, pois tenho família lá e tenho aonde ficar será que seria mais rápido?

    CEGV
  • AnaArtes1AnaArtes1 Member 11 PontosPosts: 6
    editado junho 2018

    fiquei sabendo por um colega que fez por tondela e foi rápido ele disse que o que demorou foi aqui no rio para receber no consulado, marcaram 3 meses após.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @AnaArtes1 disse:
    fiquei sabendo por um colega que fez por tondela e foi rápido ele disse que o que demorou foi aqui no rio para receber no consulado, marcaram 3 meses após.

    Tenho lido relatos que Tondela está mais lenta que ACP.

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @AnaArtes1 acredito que seja melhor pois fica livre do vale postal e ainda pode perguntar no balcão sobre o seu processo.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Acabei de receber confirmação (terceira) de uma diretora do IRN que ACP está aceitando processos de nacionalidade pagos com cartão de crédito desde 19.4.2018

  • marinhomarinho Member 575 PontosPosts: 133

    Ótima notícia @CEGV agora resta saber de que forma estes pagamentos devem ser feitos, por qual link por exemplo.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @marinho disse:
    Ótima notícia @CEGV agora resta saber de que forma estes pagamentos devem ser feitos, por qual link por exemplo.

    dá uma olhada no tópico abaixo. Está tudo lá, bem na publicação inicial... (Links inclusos)

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/109/pagamentos-de-emolumentos-de-processos-de-nacionalidade-via-cartao-de-credito/p1

    abraços

  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 324
    editado julho 2018

    UTILIDADE PÚBLICA:

    Processos numerados no início de Junho já começaram a serem concluídos!

    CEGVmarinho
  • feguifegui Member 37 PontosPosts: 5

    bom dia! onde encontro esse formulário 1 c?

  • feguifegui Member 37 PontosPosts: 5

    @heliob disse:

    @EpidauraMoreira disse:

    Liguei ontem na LR para saber do processo de minha esposa que enviamos para ACP.
    Numerou dia 11/02 e segundo a LR o processo já está aprovado aguardando apenas o registro!

    @heliob, que boa notícia!!! Parabéns!!!

    Por favor, esclareça-nos:

    1.
    O processo de sua esposa a que se refere, foi uma ATRIBUIçÃO 1.c de pai português (ou mãe portuguesa) para filha, correto?

    2.
    Vocês enviaram o req 1.c e seus anexos por correio ou entregaram-no pessoalmente lá no ACP?

    3.
    Vivem em Portugal? Razão da pergunta: Parece-me que o fato de já viverem no país conta pontos para apressar a tramitação (não sei se é fato ou boato, mas já ouvi dizer isto várias vêzes).

    Eu agradeceria muito se respondesse as 3 perguntas numerando-as separadamente, para clareza da informação que irá prestar.

    Muito obrigado, e mais uma vez parabéns. Como vê, no final das contas, Deus está do lado dos bons!!! :-)

    Bom dia!

    1 - sim, o processo é atribuição 1c, a mãe dela é portuguesa também atribuída.

    2 - enviamos por correios, na verdade foi por DHL, no finalzinho de março, chegou dia 02/04 lá e recebeu a numeração dia 11/04.

    3 - moramos no Brasil mesmo.

    ACP parece que está com uma "força tarefa" nos processos de nacionalidade mesmo os enviados via Correios. Para se ter uma idéia o processo da mãe dela também foi feito por lá, enviamos no ano passado, numerou em julho o assento saiu somente em janeiro desse ano, então desde o começo desse ano as coisas começaram a ficar rápidas por lá.

    Espero ter esclarecido as dúvidas.

    Abraço!

    bom dia @heliob , tudo bem? poderia me ajudar?
    você enviou para qual endereço? No formulário 1c tem vários endereços. E você enviou o vale postal via dhl tb? obrigada.

    heliob
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @fegui
    Endereço da ACP para envio de documentação
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, 328
    CEP 4200-498 Porto.
    Dentro do envelope coloque uma cópia do vale postal.
    O vale postal é feito nos Correios.

    heliob
  • feguifegui Member 37 PontosPosts: 5

    @Mei disse:
    @fegui
    Endereço da ACP para envio de documentação
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, 328
    CEP 4200-498 Porto.
    Dentro do envelope coloque uma cópia do vale postal.
    O vale postal é feito nos Correios.

    Obrigada pela ajuda, mas no formulário 1c consta para enviar o endereço de Lisboa, não tem esse que você indicou, tem algum problema mandar para esse do porto: e o IRN, I.P coloco do porto tb?

    heliob
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @fegui nada de enviar para LISBOA. Fuja o máximo de lá. Super caótico.
    Mande para a ACP Porto sim e o endereço do vale postal e do envelope são os mesmos

    EpidauraMoreiraCEGVfeguiLeciiroheliob
  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    @fegui e @Mei
    Sim, encaminhei para o endereço que a Mei colocou mesmo!

    Hoje não sei como estão correndo os processos por lá, em abril o processo de atribuição da minha esposa foi finalizado em exatos 30 dias.

    Só confira e reconfira todos os documentos, nomes e tudo alguns conservadores em ACP são muito exigentes e tenho lido relatos de muitas situações que passariam tranquilos em outras conservatorias estão recebendo ofícios de exigência em ACP.

    Se estiver tudo certinho, mande para lá!
    Como a Mei falou fuja da CR Central de Lisboa!

    Abraço

    MeiCEGVfegui
  • RosariaRosaria Member 201 PontosPosts: 33

    Pessoal a ACP ainda está aceitando atribuição sem transcrição de casamento quando o pai é português e declarante na certidão ?Muito obrigada

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Rosaria disse:
    Pessoal a ACP ainda está aceitando atribuição sem transcrição de casamento quando o pai é português e declarante na certidão ?Muito obrigada

    @Rosaria , nenhuma informação em contrário e definitiva até agora. Então, para todos os efeitos, ainda estão aceitando desta forma. Vale lembrar que o código civil português demanda que todos os atos civis sejam registrados. Então, na minha opinião, até que me mostrem norma ou lei que diga o contrário, o que ACP faz é uma "liberalidade" pontual que pode ser alterada a qualquer tempo.

    abraços,

    EpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @Morgado disse:

    O importante é que hoje mesmo já dei entrada e agora me resta aguardar.

    Meu caro, o caminho que a maior parte dos membros de minha família escolherá, quando chegar o tempo devido, será o mesmo percorrido por si: Comparecimento a uma conservatória (um deles irá mesmo ao ACP, outros a outras conservatórias).

    Pelo tanto, peço que nos confirme/corrija/acrescente/reduza/relate/descreva em pormenores e com o maior detalhamento possivel o que julgo que você lá apresentou, presencialmente:

    1) requerimento 1.C previamente preenchido, mas assinado duplamente na presença da atendente

    2) original apostilado de sua certidão de nascimento, digitada EM INTEIRO TEOR, emitida há menos de 6 meses

    3) cópia reprográfica do seu assento de nascimento manuscrito, apostilada, emitida há menos de 6 meses (o assento manuscrito serviu de base à digitação mencionada no ponto 2))

    4) apresentação OU de seu RG, emitido menos de 10 anos, OU de seu passaporte brasileiro. A atendente fez na hora uma cópia para o processo e devolveu-lhe o documento.

    5) cópia simples do assento de nascimento de seu pai/sua mãe (com o tão almejado averbamento referente à atribuição), para que o ACP saiba o fundamento de sua pretensão.

    6) pagou ali no ato os EUR 175,00 (imagino que por cartão de débito/crédito)

    Agradeço-lhe por comentar o acima na forma a mais minuciosa possível.

    Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ? ? ? ? ? ? ? ? ?

  • MorgadoMorgado Member 245 PontosPosts: 44

    Só para confirmação das informações sobre o meu processo:

    1) requerimento 1.C previamente preenchido, mas assinado duplamente na presença da atendente –
    ASSIM QUE CHEGUEI NA CONSERVATÓRIA HAVIA UMA PEQUENA FILA COM 6 PESSOAS NA MINHA FRENTE, FUI EM UMA DAS ATENDENTES E PEDI O FORMULÁRIO 1.C PARA QUE PUDESSE PREENCHER E DEIXEI PARA ASSINAR NA FRENTE DELA.
    2) original apostilado de sua certidão de nascimento, digitada EM INTEIRO TEOR, emitida há menos de 6 meses –
    NÃO ME PEDIRAM ISTO
    3) cópia reprográfica do seu assento de nascimento manuscrito, apostilada, emitida há menos de 6 meses (o assento manuscrito serviu de base à digitação mencionada no ponto 2)) –
    APRESENTEI CÓPIA REPROGRÁFICA APOSTILADA EMITIDA EM 2 DE FEVEREIRO, OU SEJA COM UM POUCO MAIS DE 6 MESES, POIS JÁ TINHA ESTA CERTIDÃO EMITIDA ESPERANDO QUE O PROCESSO TERMINASSE UM POUCO ANTES.
    NÃO SEI SE A ATENDENTE NÃO SE ATENTOU PARA A DATA, MAS ELA ACEITOU.
    4) apresentação OU de seu RG, emitido menos de 10 anos, OU de seu passaporte brasileiro. A atendente fez na hora uma cópia para o processo e devolveu-lhe o documento.
    EXATAMENTE ISSO. APRESENTEI MEU PASSAPORTE E A ATENDENTE FEZ UMA CÓPIA NA HORA E CARIMBOU QUE CONFERE COM O ORIGINAL E ME DEVOLVEU O PASSAPORTE
    5) cópia simples do assento de nascimento de seu pai/sua mãe (com o tão almejado averbamento referente à atribuição), para que o ACP saiba o fundamento de sua pretensão.
    DEI APENAS O NÚMERO DO ASSENTO E A ATENDENTE IPRIMIU NA HORA UMA CERTIDÃO COM O AVERBAMENTO DA REFERIDA ATRIBUIÇÃO

    6) pagou ali no ato os EUR 175,00 (imagino que por cartão de débito/crédito)
    EXATAMENTE, ELES ACEITAM A OPÇÃO DE MULTIBANCO, QUE É O NOSSO DÉBITO

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

    COMO MINHA MÃE NUNCA SE CASOU COM MEU PAI NÃO FOI ME PEDIDO MAIS NADA.

    CONFESSO QUE ESTOU UM POUCO RECEOSO DE QUE O PROCESSO CAIA EM EXIGÊNCIA PELO FATO DA CERTIDÃO ESTAR COM 7 MESES DE EMITIDA.

    NA HORA DA ENTREGA DOS DOCUMENTOS FALEI QUE ESTAVA COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO MEU PAI DEVIDAMENTE APOSTILADA, NO ENTANTO A ATENDENTE DISSE QUE COMO MINHA MÃE NÃO ERA CASADA COM ELE NÃO IA SER NECESSÁRIO APRESENTÁ-LA.

    NO FINAL DE TUDO, TODOS OS DOCUMENTOS APRESENTADOS FORAM DIGITALIZADOS NA HORA E SAÍ DALI COM O NÚMERO DO MEU PROCESSO.

    DAQUI UM MÊS PRETENDO LIGAR LÁ PARA SABER SE ESTÁ TUDO CORRETO OU SE TERÁ ALGUA EXIGÊNCIA.

    QUALQUER INFORMAÇÃO ADICIONAL POSTO AQUI PARA TODOS.

    LuisMarianoEpidauraMoreiraMariaRibeiroZiza
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 324

    @Morgado e @EpidauraMoreira

    Já vi que a lenda consular chegou por aki tbm, né? Kkkk

    Para certidões de NASCImento: NÃO há validade! Vc não deixa de ser vc NUNCA nem altera-se os dados sobre estabelecimento de filiação/perfiliação/idade.

    Para certidões de CASAmento: Algumas Conservatórias não aceita com mais de 6 meses pq? Pq certidões mais antigas podem omitir dados que não tenha na atualizada! Exemplo claro disso é o próprio divórcio!

    Por favor, não acreditem em lendas consulares!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.