Acompanhamento processo atribuição Consulado RJ
Alguém está fazendo ou já deu entrada em processo de atribuição recentemente no Consulado RJ? Como está o andamento de vocês?
Estou fazendo as atribuiçoes da minha familia toda, mas bate uma ansiedade e fico curioso de saber como anda os processos de quem tem feito processos pelo Consulado RJ, assim como eu...
Vamos trocar uma ideia pra ver se a ansiedade diminui....
Boa tarde a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@RafaTuga , bem vindo
Vamos deixar este tópico aberto para ver se temos movimento e colaboração de outros. Consulados são complicados... pedem muitos documentos que normalmente não são necessários para quem envia seus processos para Portugal. Vamos acompanhar...
abraços e aproveite nosso Portal,
Obrigado CEGV,
Não achei o consulado do RJ complicado não, achei até simples. E principalmente achei bem rápido.... qnt tempo está levando, no lugar mais rápido q acho ser a ACP, um processo de atribuição ?
Demos entrada no processo de atribuição da minha sogra, filha de português falecido, em maio, na época os atendentes do consulado deram um prazo de 3 a 4 meses e o assento foi integrado com 4 meses e 10 dias....
Fizemos a transcrição do casamento e o Assento de casamento sai na hora, ja sai com ele no msm dia.
E agora demos entrada no processo de atribuição da minha esposa e do meu cunhado, e o atendente ainda falou, "nossa, como demorou o processo da sua mãe" e disse tb q o prazo dos assentos integrados era de 2 a 30 meses (logo mais rapido q antes) e to aguardando novidades
Alguém mais deu entrada ou finalizou recente processo
@RafaTuga, desculpe mas você veio com um discurso sobre os consulados que já demonstrei aqui que é muito falho. Explico:
Quando alguns falam sobre a "agilidade" dos consulados infelizmente esquecem frequentemente de explicar a quem lê que nada acontece nos consulados na mesma hora. É necessário, exceto em raros casos de urgência comprovada (que também existe nas conservatórias portuguesas), um agendamento prévio para atendimento que normalmente leva MESES entre a data do agendamento e a data do atendimento propriamente dito. Aí some-se a este prazo de espera o tempo que o consulado leva para tramitar uma nacionalidade ou um casamento e só aí teremos de fato o tempo de tramitação de qualquer tipo de ato nos consulados.
Minha opinião pessoal:
1 - Consulados são horríveis para determinados atos. Tenho histórias terríveis, inclusive dentro da minha família, sobre mal atendimento, falta de capacidade e atenção de funcionários consulares. Da mesma forma já fui muitíssimo bem atendido por cônsules e seus secretários. Então, no meu caso, tenho uma relação ambígua com consulados.
2 - Dado o inferno que vive o IRN, consulados voltaram a ser habilitados a realizar determinados atos notariais que algum tempo atrás estavam proibidos (por isso enviavam os processos para a CRCentrais) no intuito de colaborar com o esforço do IRN de reduzir suas pendências. No meu entender é uma roleta russa pois quem decide processos muito certamente não tem a mesma experiência de um conservador do registo civil português. Outro ponto é que processos com certas características documentais continuam sendo enviados para Portugal. Então você pode ter um processo meio rápido e outro, que foi submetido no mesmo dia que o seu, enviado para Portugal.
Sobre prazos, sendo bem orientado e guiado qualquer um (com apoio especializado e/ou profissional) consegue sem urgência concluir um processo de nacionalidade ou transcrição de casamento em menos de um mês mas essa solução não é para quem faz sozinho, definitivamente. Conservatórias rápidas (seus conservadores e oficiais) têm ojeriza de processos pela via postal e não tratam processos via postal da mesma forma com que tratam processos submetidos diretamente. Mais: Eles também não tratam da mesma forma requerentes e advogados/solicitadores. Então para "fazer rápido" é preciso montar um quebra-cabeças e quem o consegue montar não entrega essa informação gratuitamente. Leva tempo, esforço e muita experiência para entender como tudo funciona e os melhores caminhos a seguir.
Temos, por exemplo, casos aqui no Portal de colegas que estavam em Portugal, correram atrás e conseguiram fazer seus processos em tempos recordes. Mas o discurso destes colegas para mim, algumas vezes privativamente e outras, mesmo em público, é sempre a mesma: Ralaram muito, foram batendo de CRC em CRC, contando com a boa vontade de Conservadores e Oficiais para finalmente encontrarem aquela CRC que se sentiram confortáveis para colocar seus processos na "promessa" de uma tramitação rápida. Falei de "promessa" pois existem algumas CRCs que prometem tramitação rápida e não entregam. Em resumo... tem de tudo.
Numa boa, quando tiver informações que os consulados estão agendando e atendendo realmente rapidamente, serei um dos primeiros a levantar a bandeira e indicar que todos façam seus processos e registrem seus atos civis em Consulados. Por enquanto ainda estou longe de ser convencido e, convenhamos, lido com isso todos os dias, 7 dias por semana, e recebo informações o tempo todo, públicas e particulares.
Mas essa é somente minha opinião... Cada um lê e escolhe suas próprias opções.
Abraços e ótima sorte a todos,
Boa tarde @CEGV,
Quem sou eu para discordar da sua opinião?
Estou aqui para relatar experiencias pessoais e até comentar algo que tenha ouvido ou lido e nesse post minha intenção era apenas para ver se alguém deu entrada em processo no Consulado RJ e acompanharmos juntos, mas acima disso tudo estou aqui para aprender.
O estou comentando é que qnd fiz o processo de atribuição da minha sogra deram um prazo de 3 a 4 meses e ficou pronto com 4 meses e 10 dias...
Agora ao dar entrada na atribuição da minha esposa e cunhado(dia 29/11/2019, informaram um prazo menor de 2 a 3 meses... esses processos ainda em andamento, mas a primeira e unica experiencia que tiver no Consulado RJ foi boa.
Sobre o maior problema que eu vi sobre o Consulado RJ e que vc comentou é a marcação, mas acho que pode dar certo.
Posso até ajudar e postar aqui sempre que eu vir vagas de Registro Civil no Consulado RJ, pois eu sempre estou olhando e vejo diversas vagas.
E o exemplo q posso dar é o meu,
Na atribução da minha sogra foi dado prazo maximo de 4 meses e durante o tempo q o processo estava tramitando e continuei vendo o site com as vagas do Consulado RJ e marquei para uma data um pouco acima do tempo maximo q me foi informado...
Assim qnd o processo sair, ja tinha vagas para Transcrição do Casamento e para atribuição da minha esposa e cunhado...
A ultima vez q vi datas para Registro Civil no Consulado RJ acho q foi nessa terça-feira e tava com vagas para proximo do dia 14/04/2020...
Ja tenho vaga marcada proxima a previsão de termino do processo da minha esposa, para fazer a transcrição do meu casamento e atribuição da minha filha menor.
Espero q tenham entendido e até ajudado
boa !!!
procure saber quanto tempo ela esperou entre a marcação do agendamento e a visita propriamente dita. Quando isso não é falado parece que algo acontece rápido e, sabemos, não é bem assim que realmente acontece. Dado que aqui sabemos como o processo acontece, inclusive nos consulados, chamo frequentemente a atenção para discursos e histórias incompletas. As vezes parece a propaganda de um remédio milagroso (estou exagerando propositadamente), que não menciona os efeitos colaterais extremos.
A questão, que provavelmente não lhe envolve, é que quem gente que gosta de fazer certas propagandas públicas e esquece de contar a história inteira. Este tipo de postura é prejudicial para nossos usuários e, naturalmente, precisamos ficar atentos a tudo e, quando aplicável, contar a história inteira e não somente a parte bonita dela.
Graças a Deus as experiencias com consulados não são 100% ruins. Não há como ser português fora de Portugal e não usar serviços consulares. O que comparamos frequentemente é a qualidade e velocidade dos serviços e a qualidade das informação que nos são passadas. Nisso tenho dezenas de histórias tristes para contar mas não quer dizer que todas experiências consulares serão ruins.
grande abraço,
Entendi sim e seu exemplo foi ótimo. Veja só
dia 14/12/2019 só se consegue marcar registro civil no consulado do RJ para 4 meses.
Então devemos somar estes 4 meses ao tempo que o processo durará. Se for uma transcrição em consulado sair no mesmo dia, esse "processo" terá levado 4 meses. Entendeu agora ? Então é muito equivocado falar que uma transcrição em algum consulado levou um dia para ser feita se você teve que esperar 4 meses para ser atendido.
Note que o mesmo acontece nas CRCs em Portugal. Só que você não precisa agendar. Você manda seu processo e ele fica lá, aguardando. No fundo é semelhante mas em Portugal, sabendo para onde mandar, normalmente é mais rápido.
abraços,
Alguem com processo no Consulado RJ para acompanharmos juntos??> @CEGV disse:
Boa tarde @CEGV ,
Acho q não entendeu meu exemplo,
Sim, agora esta marcando para daqui a 4 meses, certo...
Mas o prazo máximo que me foi informado pelo Consulado é 2 a 3 meses...
Eu, hoje, marcando daqui a 4 meses, (1 mês) a mais q o prazo máximo... então a Transcrição de Casamento q saiu no msm dia, terá durando 1 mês ( sendo no prazo máximo do processo de atribuição)
Abraços TB!!
@RafaTuga , desculpe, amigo... mas para mim só tem um jeito de entender.
Se você tem que marcar através de um sistema de agendamento, aquele tempo que você vai aguardar para ser atendido tem que ser adicionado ao tempo que, depois, você aguardará para que a transcrição ou qualquer outro ato civil seja realizado. Este, no final, será o tempo total. E, desculpe, não importa o que atendentes lhe digam... o que conta é o prazo propriamente dito. Atendentes falam um monte de coisas que, muitas vezes, depois não se concretizam ou não são 100% confiáveis. Vejo isso todos os dias.
É como você marcar uma consulta médica para as 16:00, chegar as 16, ficar na salinha esperando o médico por duas horas e depois passar por uma consulta de 40 minutos. Você pode até dizer que a consulta propriamente dita levou apenas 40 minutos mas você , efetivamente, perdeu 2:40 de sua vida. Para cálculo de tempo total, estas 2:40 é que contam.
Conheço oficiais do IRN que falaram, em determinada CRC, que o processo de queridos conhecidos ficariam prontos em, no máximo, 2 meses. Infelizmente já se passaram 5 e o processo deles ainda não foi concluído. O que importa é o tempo total real e não a expectativa. É essa informação que é importante para aqueles que investem seus preciosos tempos lendo nossas publicações.
abraços,