PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Recenseamento Militar

MeiMei Member 499 PontosPosts: 297

O Recenseamento Militar é automático, pelo que em janeiro do ano em que completem 18 anos os cidadãos portugueses não precisam de se deslocar aos postos consulares para esse efeito. Mantêm-se, contudo, os demais deveres militares, em particular o dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional.
Porém, no caso de morarem no exterior, podem requerer a dispensa até o dia 30/12, no consulado português, levando provas de residência definitiva no Brasil (ou em qualquer outro país que não seja Portugal). Para pedir esta dispensa, o(a) jovem terá que possuir obrigatoriamente o cartão cidadão.

Ou seja, a dispensa é sempre aceita sob a alegação de que mora por mais de 6 meses, no exterior.

Caso estejam morando em Portugal, e não receberem a carta para comparecimento no Dia de Defesa Nacional de sua região, deve se inscrever no mesmo.

Caso adquiram a nacionalide após 35 anos estão dispensados dessa burocracia.

Comentários

• MeiMei Member 499 PontosPosts: 297

Quando fui no consulado do Rio a funcionária me informou que o ressenceamento Militar vai até os 29 anos como tenho 39 estou livre.
    Agora temos que descobrir a idade atual para a dispensa.

• MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 239 PontosPosts: 133

@Mei entendi que para os que adquirem a cidadania através de consulado, a dispensa é automática, está correto?

@MariaRibeiro a dispensa é automática somente para os maiores de 29
    para os outros que vivem no exterior tem que solicitar pelo consulado ou talvez até direto com Portugal

a inscrição é que é automática. a dispensa de desfilar na parada militar tem que ser solicitada

• Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

É para ambos os sexos?

@Mei disse:
    a inscrição é que é automática. a dispensa de desfilar na parada militar tem que ser solicitada

Como assim mesmo sendo reservista tem que desfilar na parada?

@Rafa1509 sim Vale para homens e mulheres

@MariaRibeiro todos que moram em Portugal tem que desfilar até a idade limite.
    outro dia li uma reportagem de uma menina especial que teve que desfilar no carro dos militares pois não pode andar.
    para não ter nenhuma penalidade o melhor é solicitar a dispensa se vive no estrangeiro.

Que legal, e qual é geralmente a data do desfile?

editado abril 2018

confirmei a idade
    até 35 anos homens e mulheres devem se regularizar

editado abril 2018

@MariaRibeiro postei os links para ajudar no entendimento. não encontrei a data deste ano

Meus filhos terão que ir...o mais velho já está lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.