Acompanhamento de Processos de Atribuição de Filhos de Portugueses (1C)
RODRIGO
Moderator 567 PontosPosts: 136
Caros confrades,
Assim como no caso da minha família, muitos aqui neste portal estavam apenas aguardando o processo de convolação terminar para ingressarem com o processo de atribuição de filhos de portugueses.
Eu já enviei o meu e de meus irmãos para a ACP, até o momento da criação deste tópico, nenhum dos meus processos foram numerados. Proponho aqui organizarmos uma tabela de acompanhamento de processos, a exemplo do tópico das convolações.
Quem já tiver processo 1C em andamento, favor colocar aqui os dados para organizarmos uma tabela de acompanhamento, que tão logo comece a ter dados será alimentada de acordo com o fluxo de informações.
Conto com a colaboração de todos, um abraço!

Comentários
Excelente iniciativa @RODRIGO, o meu processo de número 49.1xx/2018, foi recebido em 07/09/2018 e foi numerado em 17/09/2018, em ACP, está em análise
À propósito, paguei por cartão de crédito e o enviei por DHL em 04/09/2018, atribuição de filha de português
Boa noite! Estou aguardando o pro cesso de convolação da minha mãe ser concluído para também dar entrada na minha atribuição. Vocês sabem se esse tipo de processo em Lisboa demora tanto quanto os de convolação? Abs
@MarciaCoelho, esse tipo de processo de atribuição de filho(a) na CRC de Lisboa tem demorado em média de 10 meses a 1 ano
Em ACP tem demorado em média 63 dias
Porém seu processo tem que estar impecável para aprovarem, ACP é muito rígida na avaliação da documentação
@Andrea, obrigada pela informação!!! Vou fugir de Lisboa!! Rs
Abs.
Impecável em que sentido? Tem algum exemplo para evitarmos o erro?
Encaminhei via DHL a atribuição das minhas filhas em 17/09/18 tendo sido recebidas em 20/09/18.
Ligarei no final deste mês para saber se já tem número.
Se criarem tabela, favor colocar Leciiro 1 e Leciiro 2.
Vamos lá, erros clássicos cometidos e que caem em exigência em ACP:
1) Verificar se os nomes dos pais do português/esa (através do assento de nascimento) bate com os avós do requerente (através da cópia reprográfica).
2) Diminuir a idade que o português compareceu para a declaração do nascimento de seu filho com a data do registro de nascimento. Exemplo:
1990-30=1960 (ou 1959, dependendo da data de nascimento, se for completar 31 após 02/10).
Se as informações acima estiverem corretas, atrelado a questão da perfiliação existente em um tópico deste Portal, é "tiro certeiro"!
Perfeito! Muito obrigada ... ajudou super
@cvayolete, veja também o tópico http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/116/campeoes-de-exigencia#latest
Bora lá:
Processo da minha gerente:
ACP
Envio: 30/08/2018
Chegada: 05/09/2018
Modalidade: EMS
Numerado: 17/09/2018
Número: 491XX/18
Status: Em análise
Forma pgto.: Cartão
Confiram no tópico abaixo se a filiação ficou bem estabelecida em sua certidão de nascimento: http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/96/lei-da-nacionalidade-e-certidao-de-nascimento#latest
ACP é exigente também com o estabelecimento da filiação no assento de nascimento
Oi! Processo atribuicao mariido-ACP- Envio via DHL em 21/08/18 - Recebido em 27/08/18. Liguei no dia 14/09ainda não havia sido numerado,ligarei essa semana de novo.
Processo do meu pai
Enviado 11/07
Chegou 16/07
Numerado 20/07
DHL
ESTA EM ANALISE
374XXX
Pessoal, enviei 2 processos filhos de mãe portuguesa para ACP.
Envio: 16/07/2018
Chegada: 19/07/2018
Modalidade: DHL
Numerado: 25/07/2018
Número: 382xx/18 e 383xx/18
Pessoal, assim como fizemos na convolação, é importante informar:
1 - parte do Nome ou pseudônimo do requerente (ou parente)
2 - Forma de entrega: Pessoalmente, via Advogado ou via Postal
3 - Data de Chegada do Processo no ACP (Confirmado via CTT, Correios ou Courier)
4 - Se pgto foi via Vale,Cartão, Dinheiro ou CHeque
5 - Numeração, quando disponível
6 - Situação do processo (andamento processual - data e situação)
abraços,
CEGV
O meu processo, filho de portuguesa após conversão:
Nome: Morgado
Entregue pessoalmente na ACP: 05/09/2018
Número: 458xx/18
Forma pgto.: dinheiro
A minha forma de pagamento foi Cartão de Crédito.
Nome: Anderson Peixoto
Entregue via ems na ACP: 02/08/2018
Numerado: 10/08/2018
Número: 406xx/18
Forma pgto.: vale postal
Vou adicionar mais 4
CEGV-A, CEGV-C, CEGV-L e CEGV-Z
Os 3 primeiros enviados hoje para o ACP
Previsão de entrega 27/9
Status: Em trânsito.. rssss
Forma pgto: CC
O último (CEGV-Z) enviado em 27/7
Número 388xx/18
Status: Em Análise
Pgto: VP
E vamos que vamos... Quando der preparo uma tabela organizada... últimas semanas foram meio agitadas profissionalmente.
ps: Conforme estimativas, o envelope com os 3 requerimentos foi recebido dia 27/9 no ACP
Que delícia ver outro ritmo das coisas! Entregue num dia, numerado na semana sobre-seguinte..
Repito e grito: Que delíííííciiiiiia!!!! ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
@EpidauraMoreira 1 semana para numerar, e para concluir? se tudo estivesse normal, ja era para estar concluido.
Galerinha,
Peço que os processos feitos em ACP sejam postados no seguinte tópico:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/49/arquivo-central-do-porto-acp-atribuicao-1c-informacoes-e-acompanhamento#latest
Depois vou ver como faço para reformular este tópico genérico de acompanhamento, não especificando qual CRC está...
Abraços;
Boa tarde, como postei no outro tópico, meu processo está aguardando apenas registro. Vou adiantar e solicitar certidões dos filhos e de minha esposa. Para que não incorra em erros, os filhos casados já devem apresentar certidão de nascimento e casamento ou apenas nascimento de inteiro teor e apostilada? E quanto a minha esposa (nosso casamento já está averbado) precisa de nascimento e casamento ou somente nascimento? Se puderem ajudar agradeço muito.
TÓPICO FECHADO POR SER GENÉRICO (não ter qual CRC está o acompanhamento)
Acompanhamento de processos pelo Arquivo Central do Porto no tópico abaixo:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/49/arquivo-central-do-porto-acp-atribuicao-1c-informacoes-e-acompanhamento/p1