PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Atribuição de menor direto na ACP sai no mesmo dia?

CrishonoratoCrishonorato Member 60 PontosPosts: 15

Olá amigos!

Estarei indo direto no ACP, esse mês, atribuir a nacionalidade de meu filho menor (5 anos). Fiquei sabendo que para menor, fica pronto no mesmo dia, procede?

Outra dúvida, sendo pessoalmente e na presença dos pais (no caso eu, a portuguesa, e meu marido brasileiro) precisamos levar nossos RG's originais ou Passaportes?

Além de:

• Certidão de Nascimento, inteiro teor, por cópia reprográfica, e apostilada, do menor;
  • Passaporte original do menor;
  • Requerimento 1C preenchido e assinado lá pessoalmente, na frente do atendente;

Desde já, muito obrigada!

jhmferraz

Comentários

• CrishonoratoCrishonorato Member 60 PontosPosts: 15

EM TEMPO: Uma nova dúvida. A minha certidão de nascimento portuguesa que preciso levar para atribuição do meu filho, é a que recebi pelos Correios, do Consulado, quando meu processo de nacionalidade foi concluído? Ou preciso emitir uma nova on line (a que custa 10, euros)?

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado janeiro 2019

Essa informação sobre atribuição de menores no ACP no mesmo dia ou é muitíssimo nova ou não procede. Pelo tempo que os processos normais estão levando, creio mais provável que não seja assim.

Se a submissão for pessoal, o documento a ser exibido no balcão é (idealmente) o passaporte do pai estrangeiro e Cartão Cidadão da mãe. Entendo que, fora o passaporte brasileiro, documentos brasileiros como RG e outros não têm valor em Portugal, a não ser que sejam cópias apostiladas.

Documentos de identidade do menor, dependerá da idade dele mas o Passaporte certamente será suficiente.

A cópia do assento de nascimento português do pai ou mãe do requerente normalmente serve apenas como referência. Por isso serve a cópia simples. Durante o processo os oficiais acessam o sistema para conferir as informações ou emitir uma para o trâmite do processo.

Abraços e boa sorte

jhmferraz
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado fevereiro 2019

Pessoal, estamos entrando em outros assuntos que deveriam ser discutidos no tópico de atribuição de filhos. Desta forma, já que o assunto do tópico se esvaziou, encerro o tópico e vou mover os comentários adicionais para o tópico de atribuição. Caso alguém tenha novas informações sobre o assunto do tópico (Atribuição de filhos no ACP no mesmo dia), basta se comunicar comigo ou com algum outro moderador que reabrimos o tópico, ok ?

Serão enviados para http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar

abraços a todos !

Esta discussão está fechada.