PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Processo (Sil)

silsil Member 2 PontosPosts: 5

Ola boa tarde.
Eu estava lendo sobre cada situação de cada um e queria uma informação se possível.
Meu processo foi dado entrada na conservatoria de Lisboa no mês novembro e ligo la todas semana pra saber como anda o processo. Se foi enviado a famosa cartinha foi pra minha advogada mas não me informou sei o numero do meu processo através do atendente. Sempre que ligue eles me informava que estava a espera de resposta de órgão o último foi do meu registro criminal. Tds ja responderão. É na última sexta me informará que o processo eata pra ASSINAR pelo conservador. Alguém pode me informa se isso agora e demorado?
Obrigada

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado janeiro 2019

resposta simples: NÃO
    resposta direta: entre 2 semanas e 2 meses para conclusão (estimativa)

veja que é um chute... você só falou que é Lisboa. Não disse que tipo de processo é, se foi em novembro de 2017 ou 2018 e talvez outras informações que me permitiriam ser mais preciso e especifico.

abraços e boa sorte

• silsil Member 2 PontosPosts: 5
    editado janeiro 2019

Meu processo e de cidadania foi pedido em novembro de 2018. A sr. [xxx] me informou que está agora pra ser assinado.
    Gostaria de saber por que tds fala que ainda vai ser analisado e so se tiver tudo certo o conservador assinar? Mas se faltasse mais algum documento ou algo do genero ja teria informando nao? Foi dado entra na conservatoria de registros centrais de Lisboa.
    Obrigada pela resposta e que estou com muitas dúvidas mesmo.

editado janeiro 2019

@sil ,

É incomum que um processo tão recente já esteja para ser assinado, principalmente em "Lisboa".

1) Estamos falando de processo de filhos ou netos ?
    2) Estamos falando de um processo que está sendo tramitado na CRCentrais ou em alguma das 11 CRCs que existem em Lisboa ?
    3) Algum motivo ou pedido especial de urgência no processo ?
    4) Você é brasileira ou tem outra nacionalidade ?

Você na última mensagem falou que "tds fala que ainda vai ser analisado e so se tiver tudo certo o conservador assinar". Então talvez você tenha entendido errado e o processo ainda esteja sendo analisado. Você foi informada sobre o número do seu processo ? (não precisa informá-lo aqui).

Salvo raras exceções, processos "normais" de cidadania, em Lisboa, levam muitos meses para serem concluídos. Alguns têm passado de 18 meses. Por isso meu estranhamento em você dizer que seu processo de nov/18 já esteja "para assinar".

Abraços,

Está na CRCCENTRAIS. Minha mãe e portuguesa mesmo! Eu sou brasileira e meu processo foi pedido e encaminhado para o reconhecimento pelo tribunal de justiça de Lisboa. É sim tenho ja o número do processo desde o início de dezembro e agora a última informação e que está pra ser assinado.
    Mas me falaram que ainda tem que ser analisado nao intenso e?? E já ta pra ser assinado o que mais falta.

@sil, aparentemente seu caso deve ter algumas características especiais. Quando você fala "foi pedido e encaminhado para o reconhecimento pelo tribunal de justiça de Lisboa" nota-se que existe algo "diferente" nele. Então, processos diferentes são tratados diferentemente. É muito complicado comentarmos sobre prazos e outras informações de processos que não conhecemos.

te desejo sorte !
    abraços,

Sim o meu caso primeiro foi reconhecido no tribunal do Brasil e depois com a ajuda de um advogado foi também reconhecido pelo tribunal da justiça de Lisboa e encaminhado para CRCCENTRAIS para a averbação e pedida minha cidadania. Como disse antes dei entra da no meio de novembro de 2018 e já tenho o número do processo e a respostas de todos os órgão que foi pedido como SEF e outros tds ja responderão. A sr que sempre me atende me dava informação hoje ela que está em análise. Isso é demorado? Pq já me falaram duas coisa diferente antes tava pra ASSINAR hj em análise entendir mais nada.
    Obrigada

@Sil, processos de cidadania em Lisboa (CRCentrais) levam hoje em média de 12 a 18 meses. Menos que isso só em situações especiais. O curioso no seu caso é que você fala de pesquisas a órgãos como o SEF e para processos de filhos isso não existe, a não ser para filhos adotados. Apenas netos e processos de aquisição e naturalização fazem pesquisas a órgãos (SEF, PJ, DGAJ).

Então, imagino que te passaram uma informação por engano. Se seu processo está em análise deve ser concluído entre novembro deste ano e maio do ano que vem, caso mantidos os prazos atuais.

abraços,

Olá pessoa infelizmente hoje recebir uma carta do CRCENTRAIS me informando que meu processo foi INDEFERIMENTO de registro. Por que sou filha adotiva e minha mãe demorou muito pra fazer todo o processo e já nao era mais de menor quando fez depois de ter sido reconhecido no Brasil e pelo tribunal de portugal. Me pedirão tudo e no final simplesmente me manda uma carta falando que não podia aceita. Alguém já passou por algo parecido e sabe o que posso fazer se posso recorrer. Ou conhece um bom advogado que possa ta me ajudando tou tao perdida agora. Nao posso ter nenhum documento pela minha familia?

@sil , vou tentar ser bem objetivo.

• Com o processo indeferido você tem um até um ano para entrar com recurso administrativo.

• Caso entre com o recurso administrativo e ele seja indeferido, você poderá entrar com recurso em um tribunal de relação português para reverter a decisão.

• Ainda acho que faltam informações que você não soube ou não quis compartilhar aqui. Só conseguimos ajudar nossos usuários se as informações nos são passadas de forma clara, sem omissões. Não existe a necessidade de exposição de dados pessoais mas não dá para omitir nada.

O melhor é encerrar este tópico e conversar privativamente contigo. Talvez privativamente você consiga dar maiores detalhes e, quem sabe, possamos te ajudar.

abraços,
    CEGV

Esta discussão está fechada.