PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Diversos

Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

Espaço destinado a outros assuntos.

Comentários

  • claudiocbernardoclaudiocbernardo Member 528 PontosPosts: 126

    Pessoal, peço um apoio nesta idéia que criei no portal da cidadania.
    Fim da cobrança de 25% de IR sobre os rendimentos de brasileiros residentes no exterior e que recebem os seus rendimentos do Brasil, como aposentadorias, pensões e outros. Para que a idéia seja apreciada pelos senadores, são necessárias 20 mil assinatutas. Repassem para os seus amigos.
    Obrigado!

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=106258

    anareisCEGVLissaRafa1509
  • LissaLissa Member 277 PontosPosts: 63

    Assinado! Compartilha no grupo do Face, @claudiocbernardo

    CEGVLuisMariano
  • claudiocbernardoclaudiocbernardo Member 528 PontosPosts: 126

    @Lissa disse:
    Assinado! Compartilha no grupo do Face, @claudiocbernardo

    Qual é o Grupo do face?

  • claudiocbernardoclaudiocbernardo Member 528 PontosPosts: 126

    @Lissa disse:
    Assinado! Compartilha no grupo do Face, @claudiocbernardo

    Qual é o Grupo do face?

  • LissaLissa Member 277 PontosPosts: 63
  • HELOISA_RAMALHOHELOISA_RAMALHO Member 19 PontosPosts: 11

    Boa noite.

    Gostaria de saber se no passado era comum, aqui no Brasil, que as crianças que chegavam do estrangeiros com seus pais fossem novamente registradas.

    Meu avô era português e chegou ao Brasil em 1929, aos 4 anos, juntamente com seus irmãos de 6 e 8 anos e minha bisavó. Descobrimos que o sobrenome dele foi modificado ao chegar ao Brasil. Queria saber em que momento isso ocorreu.

    Tenho comigo um documento (Publica Forma) que certifica que meu bisavô compareceru na Chancelaria do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro para solicitar autorização para emissão de passaporte para minha bisavó, meu avô e meus dois tios-avós.

    Minha avó (viúva do meu avô português) me disse hoje que havia uma história de que meus bisavós "registraram os filhos de novo" depois que chegaram ao Brasil.

    Acho que ela deve estar enganada. Creio que tenha sido o registro de estrangeiro ao que ela se refere. Mas de qualquer forma foi nesse momento em que houve a modificação.

    Queria saber se vcs acham válido que eu vá até o Consulado Português para ver se encontro alguma informação a respeito. Minha esperança é que o nome dele tenha sido alterado pelo Consulado Português, mas não sei se isso é "viagem" da minha cabeça.

    Meu sincero agradecimento a vcs!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @HELOISA_RAMALHO disse:
    Gostaria de saber se no passado era comum, aqui no Brasil, que as crianças que chegavam do estrangeiros com seus pais fossem novamente registradas.

    muito comum, Heloisa. Era mais simples fazer um novo registro, principalmente para famílias humildes, do que conseguir, de alguma forma, que documentos de batismo e/ou registro civil de seus filhos, viessem de Portugal.

    ...
    Queria saber se vcs acham válido que eu vá até o Consulado Português para ver se encontro alguma informação a respeito. Minha esperança é que o nome dele tenha sido alterado pelo Consulado Português, mas não sei se isso é "viagem" da minha cabeça.

    Melhor uso do seu tempo é procurar no familysearch, arquivo nacional, Arquivos distritais, etc. Não custa nada tentar mas creio ser pouco provável que consulados, atolados até o último fio de cabelo, consigam te ajudar.

    abraços,

    HELOISA_RAMALHO
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.