PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Endereços e Contatos - Conservatórias

MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

Conservatórias do Registo Civil

Serviços:

  • Efectuar o pedido de nacionalidade;
  • Pedir a emissão do Cartão de Cidadão;
  • Requerer uma certidão de nascimento;
  • Requisitar um passaporte;
  • Requerer uma certidão de óbito;
  • Casamento civil.

Todos os endereços e contatos das conservatórias do registro civil de Portugal podem ser encontradas em:

http://conservatorias.com/conservatorias-do-registo-civil

Halissa

Comentários

  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    É possível também consultar através do site abaixo:

    https://www.mapadocidadao.pt

    Disponível também no Google Play:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.ama.mapadocidadao

  • EVILLASIOEVILLASIO Member 222 PontosPosts: 206

    bom dia não encontrei OVAR como conservatoria?

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Segue as informações sobre ela no link abaixo:
    https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/7003

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    ACP
    Rua Visconde de Setubal, 328
    CEP 4200-498 Porto.

    Telefone para colocar no Vale e no Sedex 225573840.

  • LeciiroLeciiro Member 812 PontosPosts: 200

    @Mei disse:
    ACP
    Rua Visconde de Setubal, 328
    CEP 4200-498 Porto.

    Telefone para colocar no Vale e no Sedex 225573840.

    ACP é a Conservatória mais rápida atualmente?

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    A ACP está recebendo/compartilhando de Lisboa os antigos processos dos netos da 6.4 ainda em curso, desta forma acredito ter diminuído a celeridade anterior. Mas dependendo do tipo de processo @Leciiro você pode tentar Tondela também, alguns apontam ela como rápida.

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @Leciiro para atribuição de filhos estão a fazer em torno de 30 dias algo surreal. quem quiser aproveita agora antes que eles desacelerem

  • ZairaZaira Member 8 PontosPosts: 8

    É possível uma pessoa que não é parente dar entrada presencialmente no processo de atribuição nas Conservatórias em Portugal?

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Sim, desde que tenha uma procuração para tal. Você encontra o modelo nos sites dos consulados ou IRN.

  • ZairaZaira Member 8 PontosPosts: 8

    Tinha lido em alguns lugares que só parentes podiam dar entrada. Obrigada.

  • ZairaZaira Member 8 PontosPosts: 8

    Obrigada de novo!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
  • PORFIRIOFPPORFIRIOFP Member 10 PontosPosts: 1

    Boa tarde, os amigos saberiam dizer como andam os Prazos, Pelo que li Porto ainda e a melhor opção. Correto? Alguém teria enviado por alguma empresa mais eficiente que o Nosso Correio? Grato
    Porfirio

  • meiremeire Member 2 PontosPosts: 1

    E possivel meu filho de 24 anos Ter cidadania portuguesa atraves da minha? EU consegui minha por tempo de anos que fiquei legal em Portugal e trabalhando!!!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @meire, bem vinda

    @meire disse:
    E possivel meu filho de 24 anos Ter cidadania portuguesa atraves da minha? EU consegui minha por tempo de anos que fiquei legal em Portugal e trabalhando!!!

    Diretamente não pois ele já é maior de idade. Mas como seu filho, se ele viver com você em Portugal, pode tentar obter uma autorização de residência para que ele possa trabalhar e viver em Portugal e, depois de alguns anos (com visto legal de residência), assim como você, obter a nacionalidade portuguesa por tempo de residência legal. O "pulo do gato" é demonstrar ao SEF que vocês vivem juntos e são uma "unidade familiar" única.

    Abraços e boa sorte

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    Olá! Alguém saberia me informar como proceder para fazer uma reclamação formal sobre o atendimento em uma conservatória ?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Rodolpho_1812 disse:
    Olá! Alguém saberia me informar como proceder para fazer uma reclamação formal sobre o atendimento em uma conservatória ?

    Se estiver presente em uma conservatória ou órgão de governo, peça o livro de reclamações.

    Pode também enviar uma reclamação formal para o IGSJ ( Inspeção Geral dos Serviços da Justiça)
    https://igsj.justica.gov.pt/
    correioigsj@mail.igsj.mj.pt

    abraços,

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    Muito Obrigado!!!

    CEGV
  • doriferportaldoriferportal Member 22 PontosPosts: 1

    Dorival
    Favor informar o endereço e o telefone da CRCentrais em Lisboa, visando dar entrada processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos. Tanto para o Vale Postal como também para o envio da documentação.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @doriferportal , bem vindo

    @doriferportal disse:
    Dorival
    Favor informar o endereço e o telefone da CRCentrais em Lisboa, visando dar entrada processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos. Tanto para o Vale Postal como também para o envio da documentação.

    https://portupedia.com/wiki/CRCentrais

    abraços e ótima sorte,

  • PedroRJPedroRJ Member 27 PontosPosts: 4

    Bom dia, algum forista sabe informar se existe alguma conservatória que dê prioridade a uma pessoa de 82 anos solicitando atribuição como filho?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @PedroRJ disse:
    Bom dia, algum forista sabe informar se existe alguma conservatória que dê prioridade a uma pessoa de 82 anos solicitando atribuição como filho?

    Infelizmente não existe esta norma. Já vi idosos, com mais de 90 anos de idade, em situação de saúde extremamente delicada, hospitalizados e à beira da morte, que mesmo assim não conseguiram qualquer tipo de urgência, mesmo apresentando documentos de saúde comprovando sua situação.

    Estas decisões sobre urgência são discricionárias de cada conservador responsável.
    abraços e ótima sorte,

  • PedroRJPedroRJ Member 27 PontosPosts: 4

    @CEGV Agradeço a atenção e te desejo um ótimo dia.

    CEGV
  • masanjrmasanjr Member 27 PontosPosts: 1

    Estou com a documentação necessária para solicitação de nacionalidade para netos... devo enviar para o Consulado em São Paulo, onde resido, ou para a Conservatória de Lisboa ou para a Conservatoria onde meus avós nasceram ? O que é mais mais correto e rápido ?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @masanjr disse:
    Estou com a documentação necessária para solicitação de nacionalidade para netos... devo enviar para o Consulado em São Paulo, onde resido, ou para a Conservatória de Lisboa ou para a Conservatoria onde meus avós nasceram ? O que é mais mais correto e rápido ?

    Veja que a lei nova ainda não foi aprovada e pelo recente veto do presidente, levará um tempinho até que finalmente passe a vigorar. Se, de acordo com a lei corrente, você tem todos os requisitos atendidos, aconselho que envie o processo para a CRCentrais em Lisboa.

    boa sorte,

  • GelisaGelisa Member 17 PontosPosts: 1
    editado fevereiro 2021

    Ola ,ja la Vai a caminho de 3 anos que Fiz o pedido de nacionalidade portuguesa , até então esta na etapa 2 o proçesso não teve nenhuma evolução , obrigada queria saber porque Tanta demora ? Tendo en conta que telefono sempre para o registo central de lisboa eles nunca sabem me esplicar o porque de Tanta demora,
    Proçesso 32xxx/2018

    CEGV
  • KarinabbatistaKarinabbatista Member 83 PontosPosts: 9

    Olá! Estou juntando os documentos necessários para dar entrada no meu pedido de Nacionalidade por Atribuição (Pai e mãe portugueses). Li por aqui que atualmente a conservatória mais rápida para enviar os documentos, é a do Porto. Mas, fiquei com uma dúvida: Realizei pesquisas e inclusive pesquisei no site de endereços fornecido pela colega acima, mas notei que no Porto são 4 conservatórias. Existe diferença entre elas e/ou uma é mais rapida que a outra ou tanto faz ?
    Obrigada!!!!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Gelisa disse:
    Ola ,ja la Vai a caminho de 3 anos que Fiz o pedido de nacionalidade portuguesa , até então esta na etapa 2 o proçesso não teve nenhuma evolução , obrigada queria saber porque Tanta demora ? Tendo en conta que telefono sempre para o registo central de lisboa eles nunca sabem me esplicar o porque de Tanta demora,
    Proçesso 32xxx/2018

    Gelisa, sugiro a leitura da seguinte publicação
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/14759/#Comment_14759

    Se tiver ainda dúvidas, fique à vontade para publicar aqui ou me procurar privativamente pelo link abaixo

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

    abraços e ótima sorte,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Karinabbatista disse:
    Olá! Estou juntando os documentos necessários para dar entrada no meu pedido de Nacionalidade por Atribuição (Pai e mãe portugueses). Li por aqui que atualmente a conservatória mais rápida para enviar os documentos, é a do Porto. Mas, fiquei com uma dúvida: Realizei pesquisas e inclusive pesquisei no site de endereços fornecido pela colega acima, mas notei que no Porto são 4 conservatórias. Existe diferença entre elas e/ou uma é mais rapida que a outra ou tanto faz ?
    Obrigada!!!!

    Sim, existem diferenças. ACP (Arquivo Central do Porto) é um espaço do IRN e existem pelo menos 4 conservatórias no Porto. A indicação que você viu é para o envio de processo para o ACP. Sugiro também a leitura do seguinte tópico
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/356/conservatorias-rapidas-em-portugal/p1

    Abraços e ótima sorte,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.