Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Pagamentos de Emolumentos de Processos de Nacionalidade via Cartao de Credito
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Comentários
Já fiz pagamentos de processos onde os processos eram de terceiros e os dados de pagamento (do formulário de pagamento) eram meus e pagamentos onde os dados do formulário de pagamento eram todos do requerente e apenas usei meu cartão de crédito. Ambos passaram...
Boa tarde pessoal. Estou efetuando um pagamento por cartão de crédito e está ocorrendo o seguinte: Faço todo o procedimento colocando o número do cartão, a senha de segurança e etc...., quando pula para a próxima página para finalizar está pedindo o dispositivo de segurança da conta, que no caso seria a senha de 04 dígitos da conta via token ou chave de segurança. Isto é correto!
Boa tarde pessoal. Estou efetuando um pagamento por cartão de crédito e está ocorrendo o seguinte: Faço todo o procedimento colocando o número do cartão, a senha de segurança e etc...., quando pula para a próxima página para finalizar está pedindo o dispositivo de segurança da conta, que no caso seria a senha de 04 dígitos da conta via token ou chave de segurança. Isto é correto?????? o que pode está acontecendo?
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Nina, envie e-mail para a contabilidade do IRN (rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt) explicando a situação.
Não explique muito. Diga apenas que selecionou o link errado de pagamento e pagou pelo 1D quando desejava pagar o 1C. Pergunte se pode imprimir e deixar em branco o requerimento 1D recebido por e-mail, enviando-o junto com o requerimento correto e outros documentos, para que o pagamento seja demonstrado e, junto, enviar um requerimento 1C padrão preenchido, assinado e certificado.
Como já vi no passado, certamente lhe orientarão a:
1 - Imprimir em branco o requerimento 1-D que você recebeu por e-mail. Este será seu "comprovante de pagamento".
2 - Baixar, imprimir e preencher manualmente o requerimento 1-C, que deverá ser assinado em cartório e firma do requerente reconhecida por autenticidade.
3 - Sugiro que uma carta seja enviada junto com a documentação explicando brevemente o equívoco ocorrido. Assim o/a oficial que receber seu requerimento e documentos entenderá a questão.
Nina, sobre o erro, certamente você deu uma escorregada na atenção.
no Endereço de Internet do link de pagamento é meio claro, no final se o pagamento é do 1C ou do 1D
Ainda, na página de pagamento existe, logo no início a seguinte informação
e
abraços e boa sorte
Sim é correto e normal usando o sistema de pagamento do IRN. Entre com o Token do seu cartão de crédito ou senha, caso solicitada.
MUUUITO OBRIGADA, vou fazer isso.
Boa tarde pessoal. Continuo com problemas para efetuar pagamento com cartão de crédito. foram executados todos os procedimentos, mas não consigo concluir o pagamento, sempre apresenta erro na conclusão. alguém sabe informar se a plataforma está com problemas?
@Ronald, Li que já haviam regularizado.
Boa noite. Infelizmente o problema persiste. A minha dúvida é se o problema só está ocorrendo comigo.
Persiste não, Ronald. Acabei de fazer um pedido para uma amiga que teve problemas no cartão dela. Acho que o problema está com algumas instituições e bancos emitentes de cartões de crédito. Faz umas semanas atrás eu também não consegui mas hoje passou "normal" para mim.
Abraços,
O problema é que já tentei com dois cartões VISA de uma mesma pessoa, e estou desde ontem e hoje o dia todo tentando com um cartão CREDICARD MASTERCARD de uma outra pessoa. Agora mesmo acabei de tentar e deu erro.
Gostaria de ressaltar que um amigo que se encontra em EUA, pagou no dia 20/03/2019, o valor de 250 euros com este mesmo cartão VISA e foi tudo bem. Esta semana ele também tentou pagar o da minha filha de 175 euros e também não conseguiu, dava erro.
Então, colega @Ronald. Não sei o que te dizer além do que já disse. A plataforma de pagamentos deve ter alguma limitação que, realmente, ainda não conseguimos decifrar. O fato é que a algumas semanas ela ficou realmente com problemas e, efetivamente, ninguém conseguia fazer nada. Aparentemente agora o problema foi resolvido.
Ronald, acredite... ainda a pouco uma amiga me disse que estava com problemas e, como já a conheço a anos, me ofereci para ajudá-la. Passou na mesma hora. Creio que tem a ver, como disse, com a instituição emitente do cartão e como a instituição, internamente, configura aquele cartão específico. Talvez eu apenas tenha sorte mas o fato, para mim, é que poucas vezes tive problemas no pagamento através da plataforma do IRN usando cartões de bandeira VISA e Mastercard, ambos emitidos pelo Itaú.
Longe de mim querer fazer propaganda de algum banco ou emitente, até porque o cartão desta minha amiga era do itau (outro tipo mas do mesmo banco) e não passou. Isto, imagino, só a Unicre pode dizer...
abraços,
Obrigado pela atenção. Abração!
Bom dia a todos. Após enviar o e-mail abaixo, para Lisboa, tentando dirimir algumas dúvidas quanto as dificuldades em efetuar pagamento por cartão de crédito, recebi a resposta> O que acham???
Este é o e-mail que enviei:
Boa tarde senhores. Estou encontrando dificuldades em efetuar o pagamento por cartão de crédito no valor de 175 euros. já tentei com vários cartões e não consigo concluir, apresenta erro. Os senhores saberiam me informar se a plataforma de recebimento de pagamentos está com problemas ou existe alguma peculiaridade que desconheço?
Dede já meus sinceros cumprimentos!
CRCentrais - Contabilidade rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
segunda, 1/04, 12:25 (há 22 horas)
para eu
Exmo. Senhor
A plataforma de pagamentos por cartão de crédito, disponibilizada a esta conservatória pelo IRN, IP, encontra-se atualmente com constrangimentos técnicos, aos quais somos completamente alheios.
Em alternativa, poderá efetuar o pagamento através de:
cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP. Não é admitida qualquer outra modalidade de cheque, para pagamento, para além das indicadas, nomeadamente cheques nominativos ou ao portador;
vale postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada da conservatória onde vai ser requerido o pedido. Assim, no momento em que o vale postal é obtido, deve de imediato ser junto ao pedido e enviados em simultâneo a esta Conservatória. Caso tal não se mostre viável, o comprovativo da emissão do vale, utilizado como meio de pagamento, deve ser sempre incluído na correspondência remetida,
ou tentar mais tarde.
@Ronald,
Pelo jeito a plataforma está trabalhando de forma capenga. Alguns passam e outros não.
Após reclamações, que não devem ser poucas, esta resposta da contabilidade é, no mínimo, esperada.
Bem.. como falei antes meus cartões nunca tiveram problemas na plataforma de pagamentos do IRN, a não ser quando toda a plataforma estava inoperante. Desta forma, para quem está com problemas e não tem outra forma de obter suas certidões e tem conta no banco itaú, me ofereço para emitir as certidões necessárias.
Quem estiver interessado favor me procurar, através de mensagem privativa. Basta clicar no meu nome de usuário (em qualquer mensagem, ao lado da foto do Mutley) e clicar no botão "Mensagem". Obviamente, como demanda um certo trabalho / tempo e correrei o risco da flutuação da moeda, o valor que pedirei que seja transferido será um pouquinho maior do que os 10 Euros cobrados pelo CivilOnline para emissão das certidões online.
abraços,
Boa tarde a todos.
Tendo em vista as dificuldades enfrentadas para efetuar o pagamento de 175 euros via cartão de crédito, e assim dar entrada no pedido de cidadania, por atribuição, para minha filha, assim no dia de ontem paguei o vale postal no valor de 180 euros. Tudo correu bem, tendo em vista ter seguido todas as orientações do portal. Ocorre que ao final acabei dando uma vacilada. O funcionário dos Correios já havia lacrado o envelope com os documentos e o envelope de plástico, quando me dei conta de que o recibo do pagamento do vale postal havia ficado do lado de fora. O funcionário na maior das boas intenções fez um pequeno rasgo com o estilete, colocou o recibo dentro do envelope grande de plástico, lacrou com fita adesiva e colou por cima o cartão de (AR) aviso de recebimento. Minha preocupação é a seguinte: Será que corro o risco de não verem este recibo dentro do envelope????? estou muito preocupado. Alguém sugere algo??????
Oi Ronald,
Tenho quase certeza que não.
Abraços e boa sorte
Vale a pena ler a seguinte publicação
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/2602/#Comment_2602
Valeu, abração.
Nova informação relevante Publicada no link inicial deste tópico
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/109/pagamentos-de-emolumentos-de-processos-de-nacionalidade-via-cartao-de-credito/p1/#Novidade20190420
Tente cartões de parentes... já vi dar certo.
abraços e boa sorte
após muitas ligações para o banco, finalmente consegui pagar
Ao preencher os dados do pagamento por cartão de crédito, pelo link "Redunicre E-Commerce", aparece que o beneficiário é:
IRN NACIONALIDADE
Morada :AV REPUBLICA 576
1050-189 LISBOA
Mas e se eu quiser mandar os documentos para o Porto? Não deveriam ser eles os beneficiários? Pago somente os 175 Euros ou devo adicionar algum valor a mais para garantir alguma taxa?
Mariana, este endereço é administrativo do IRN. Creio que é o endereço do escritório administrativo que fez o contrato com a Red Unicre. Desconsidere este endereço.
TODOS os Balcões de Nacionalidade, ACP e CRCentras recebem processos de nacionalidade pagos via cartão de crédito.
Isto independente de qualquer informação que qualquer um possa ler em qualquer lugar. O IRN e seus formulários de requerimentos estão cheios de informações desatualizadas e que podem gerar dúvidas. Então, confie no que informei acima
abraços,
Obrigada pela resposta, mas continuo com as dúvidas:
-Quero mandar para o Porto. Qual o link que uso para pagar com o cartão de crédito?
-Preciso enviar apenas 175 Euros ou há alguma outra taxa? Pergunto pois se fosse por envio postal haveria ainda o 1% de taxa e mais uns 2 Euros de garantia para flutuações cambiais.
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
(apenas para processos de filhos)
Se pagar via Cartão de Crédito, é só isso. Você, no seu cartão, ainda pagará o IOF sobre a operação internacional do seu cartão de crédito (quando da cobrança da fatura, caso estejamos falando de um cartão de crédito brasileiro)
abraços,
Boa tarde,nao estou conseguindo efetuar o pagamento por cartao de credito, ja tentei dois cartoes diferentes, alguem esta com esse problema tambem?
Como se procede no caso de fazer o cheque visado?
Cheques só em Euros, de bancos portugueses.
abraços,
Obrigado!! Existe alguma outra possibilidade para resolver essa questao do vale postal?
@Arthurguilherme, esse imbróglio do Vale Postal é muito antigo. Existem agências dos correios, aqui em São Paulo, que já usei para pagar vales Postais para processos de cidadania e transcrição. A última que consegui fazer foi a agência dos correios do Aeroporto de Congonhas.
Dê uma olhada no seguinte tópico
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/42/como-fazer-vale-postal/p1
abraços,
Fiz o pagamento via cartão de crédito e foi processado bem rápido. Logo recebi o formulário 1C com o número da transação tudo correto. Porém ao final do formulário aparece que o envio pode ser feito para CRC LISBOA ou entregue nas extensões da CRC que funcionam em CNAI LISBOA, CNAI Porto, espaço de registro de Lisboa em Areeiro, Benfica, Expo e Lojas do cidadão de odivelas porém o arquivo do formulário 1C feito normalmente (vale postal ou cheque) tem a informação que pode ser enviado por correio para CRC Lisboa ou balcões de nacionalidade instaladas nas conservatórias e tem a lista. Pretendo enviar para tondela conforme orientação aqui do portal. Posso enviar tranquilamente a documentação para lá?
@Halissa , esta informação está desatualizada nas instruções do requerimento. Pode mandar, via correio, para os espaços relacionados nas instruções do requerimento ou para qualquer conservatória que seja Balcão de Nacionalidade, para o ACP ou CRCentrais.
abraços,
A título de informação ao portal, enviei a documentação do processo de nacionalidade por atribuição via DHL para Tondela dia 09/10 com chegada hoje, 14/10, e hoje mesmo recebi um e-mail de Tondela requisitando que fosse encaminhado para eles o e-mail que recebi da contabilidade do IRN confirmando a transação do pagamento da taxa via cartão de crédito (o mesmo que possui anexado o formulário 1C que já possui o numero da transação impresso). Então, fica a informação para quem puder, enviar junto com os documentos esse e-mail impresso na perspectiva de agilizar o processo como um todo.
Halissa, isso acontece normalmente quando enviamos requerimentos preenchidos por computador ou editamos o requerimento enviado por e-mail com "editores de PDF"
Em geral quando preenchemos à caneta o requerimento recebido por e-mail este pedido não ocorre. De qualquer forma, para evitar dores de cabeça, o envio do e-mail impresso é uma dica que já colocamos aqui algumas vezes.
Se você puder nos dizer como fez seu requerimento (à caneta, no computador, ...) podemos identificar o que, no seu requerimento, levou Tondela a pedir a cópia do e-mail.
abraços,
Olá, @CEGV o meu requerimento foi preenchido à caneta azul com letra de forma e foi impresso colorido frente verso o arquivo enviado pela contabilidade do IRN com o número da transação, o nome e e-mail do requerente na parte superior do documento. Não compreendi o pedido, mas fiquei contente por ter sido requisitado assim que chegou a Tondela. Será que estão com algum problema na confirmação das transações?
Halissa, normalmente é assim que ocorre pois a confirmação do pagamento do emolumento é a primeira senão uma das primeiras coisas que eles fazem.
Quando eles têm dúvidas em relação ao pagamento, as enviam (as dúvidas ou exigências relacionadas ao pagamento ou à confirmação do pagamento) antes de registrar o processo no sistema interno deles. Algo chamou a atenção deles ou seu processo caiu em algum tipo de "operação padrão". O bom destes casos é que, no geral, um simples e-mail resolve a questão.
O que posso lhe dizer é que não é normal este tipo de pedido caso o requerimento recebido por e-mail com o número do pagamento via cartão de crédito tenha sido impresso e preenchido à caneta. Também podemos estar vendo o começo de um novo procedimento não declarado pelo IRN. O bom é que é uma situação de rápida solução. Até então só havia visto este tipo de pedido nos casos em que o requerimento é preenchido "via computador" e, para este tipo de apresentação, o envio da impressão do e-mail é mandatória.
abraços e ótima sorte,
Caros, consegui abrir uma conta em EUROS sem o NIF. Escolhi Portugal para caso precise comprovar algum vínculo no futuro.
É um banco digital como o Nubank aqui no Brasil. O plano básico, só cartão de débito é gratuito. Vc coloca 10 euros e eles enviam o cartão. (carreguei 20 pelo meu cartao de credito brasileiro e transferi 10 pra conta da minha esposa).
Eu usei um endereço de Portugal de um amigo q vai me mandar o cartão por correio.
vc pode colocar seu CPF Brasileiro q aceita.
O banco tem garantia do Banco Central Europeu para depósitos de até 100 mil euros. Se acontecer algo, vc terá acesso ao seu dinheiro.
O Banco chama N26 - fácil de baixar o APP: https://bit.ly/3hNCrXu
Chico, obrigado pelas dicas mas, Infelizmente, este tipo de procedimento, sozinho, não gera vínculos que sejam aceitos em qualquer tipo de processo.
abraços,
Prezados,
Me ajudem!
Paguei agora mesmo via cartão, no entanto coloquei meu nome como emitente do cartão, já que efetuei várias tentativas no meu plástico que estava dando erro. Deu certo apenas com o cartão do meu Marido, titulaa da conta cartão visa do qual sou dependente. A compra foi aceita, mas com essa divergência do emitente do cartão. Vai dar problema? O nome do requerente do processo todo certinho. HELP.
oBRIGADA
Observação quanto a mensagem acima: O formulário 1C veio todo certinho, bem no cabeçalho em três linhas, os dados do cartão, com um código, nome do requerente certinho e e-mail do requerente (meu email).
Não há problemas.. não existe obrigatoriedade que o requerente e dono do cartão sejam a mesma pessoa, como você pode perceber no recebimento do formulário.
abraços e boa sorte,
Obrigada Pela resposta. Mas na verdade eu não sou a requerente. Minha sogra é a requerente. Meu nome saiu na tela inicial de dados do pagador (aquela tela que preenchemos antes de passar os dados do cartão), bem como meu e-mail meu endereço e todos os meus dados. Até aí tudo certo, porém na hora de pagar (passar o cartão propriamente dito), o meu não deu certo e teve que ser no cartão do meu marido, ou seja, informei meu nome como pagadora, mas o pagador real foi meu marido e a requerente a mãe dele.
Achei que no 1C não apareceu nada que chamasse atenção a isso e quero acreditar que dando certo o pagamento, já que foi com senha, não tem o que dar errado, mas fiquei com medo e quis me certificar. O que acham?
@Elba, nenhum problema em relação a isso. Só preste muita atenção em nossos guias para não errar com documentos, autenticações, assinaturas, reconhecimentos, verificações e outros pequenos quesitos que precisam ser atendidos direitinho para que o processo de sua sogra não caia em exigência e, consequentemente, demore muito. Processo bom é aquele que é bem preparado e passa de primeira.
abraços,
Olá pessoal, estou tentando fazer o pagamento dos emolumentos do processo de nacionalidade da minha esposa via Cartão de Credito e não estou conseguindo, preencho todos os dados da primeira pagina e quando clico em "CONFIRMAR" muda para uma pagina de erro com a seguintes informações:
''Something Went Wrong
Please check information submitted
You tried to reach crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx
Your IP:XXXXX''
O serviço ainda continua funcionando e seria alguma instabilidade ou este tipo de pagamento não pode mais ser feito?
Muito obrigado antecipadamente.
Instabilidade momentânea. Siga tentando. O sistema é instável e nem sempre funciona direito.
Ok @CEGV muito obrigado!
Boa tarde @CEGV.
Paguei pelo meu cartão de crédito o pedido de nacionalidade para minha filha.
Coloquei no requerimento de pagamento:
Nome próprio: O da minha filha
Apelido : O da minha filha
Nome do Requerente: Deixei em branco -
Recebi o formulário do IRN em seguida com o número do pagamento e o nome do Requerente o dela.
Acabei esquecendo de colocar o meu nome como titular do cartão de crédito (no Requerente, certo). Isso pode dar problema?
Quero dizer, não coloquei o meu nome no formulário como portadora do cartão de crédito na parte: Nome próprio e Apelido
Acabei colocando o da minha filha
Não... nenhum problema. relaxe
Bom dia, que bom, obrigada @CEGV.