PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Pagamentos de Emolumentos de Processos de Nacionalidade via Cartao de Credito

13»

Comentários

• LarissafrodriguesLarissafrodrigues Member 77 PontosPosts: 9

Prezados,

Estou tentando fazer o pagamento do requerimento, coloco todos meus dados, depois os dados do cartão de crédito, confirmo no app do banco, mas no final da "O seu pagamento foi cancelado".

Já tentei com 3 cartões de crédito diferentes.

Será problema com o site mesmo?

CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4991 PontosPosts: 5,101

@Larissafrodrigues disse:
    Prezados,
    Estou tentando fazer o pagamento do requerimento, coloco todos meus dados, depois os dados do cartão de crédito, confirmo no app do banco, mas no final da "O seu pagamento foi cancelado".
    Já tentei com 3 cartões de crédito diferentes.
    Será problema com o site mesmo?

hoje fiz um pagamento usando cartão visa internacional. Antes tinha tentado com cartão Mastercard e não deu certo. Tive que tentar umas 4 vezes para dar certo. Então, naquele momento, o sistema estava funcionando. Ontem um conhecido me disse que tentou 8 cartões diferentes e nenhum passou. Realmente não sei que raios acontece com o sistema do IRN mas o que posso dizer é que o sistema funciona. Porque não funciona com alguns e funciona com outros não sei dizer.

Abraços,

• JulianaprataJulianaprata Member 28 PontosPosts: 3

@nina1991 disse:

@CEGV disse:

@nina1991 disse:
    Eu paguei por cartão de credito e ao invés de receber o Formulário 1C eu recebi o 1D... eu fui por um link de pagamento que achei aqui no forum, talvez eu não percebi que era pra formulário 1D, mas na hora de pagar tbm não é perguntado.
    Alguém sabe como devo proceder? será que vou perder o dinheiro? devo me desesperar?

Nina, envie e-mail para a contabilidade do IRN (rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt) explicando a situação.

Não explique muito. Diga apenas que selecionou o link errado de pagamento e pagou pelo 1D quando desejava pagar o 1C. Pergunte se pode imprimir e deixar em branco o requerimento 1D recebido por e-mail, enviando-o junto com o requerimento correto e outros documentos, para que o pagamento seja demonstrado e, junto, enviar um requerimento 1C padrão preenchido, assinado e certificado.

Como já vi no passado, certamente lhe orientarão a:
    1 - Imprimir em branco o requerimento 1-D que você recebeu por e-mail. Este será seu "comprovante de pagamento".
    2 - Baixar, imprimir e preencher manualmente o requerimento 1-C, que deverá ser assinado em cartório e firma do requerente reconhecida por autenticidade.
    3 - Sugiro que uma carta seja enviada junto com a documentação explicando brevemente o equívoco ocorrido. Assim o/a oficial que receber seu requerimento e documentos entenderá a questão.

abraços e boa sorte

MUUUITO OBRIGADA, vou fazer isso.

Eu cometi exatamente o mesmo engano. Vejo que este relato e orientação são de 2019. Alguém tem alguma orientação diferente, para que o pagamento realizado seja considerado ou o melhor a fazer é seguir as dicas enviada para a @nina1991 na ocasião? Muito obrigada!!

CEGV

@Julianaprata disse:

Juliana, tudo bem antigo... esses sistemas são constantemente atualizados.

O "problema" (que não é problema) é que o sistema usado pelo IRN na Europa é um sistema que exige autenticação adicional com as instituições financeiras emissoras dos cartões e este "modelo" de autorização não é usado normalmente no Brasil. Com isso muitos bancos e emissores de cartões de crédito no Brasil não tinham disponíveis as ferramentas necessárias para que a autorização acontecesse sem erros. Hoje, entendo, a quantidade de erros é bem menor.

Alguns emissores de cartões vão pedir uma senha, outros um "código token", outros um código enviado via SMS, etc. Então, dependendo da instituição ou banco emissor do cartão (Mastercard ou VISA) o procedimento da "autorização final" pode variar.

abraços,

Muito obrigada pela resposta, @CEGV . Eu não tive problema na autenticação do pagamento, na realidade. A minha comida de bola foi ter pago através do link 1C, quando deveria ter sido 1D. Então, o pagamento veio com a descrição Artigo 1-C (visa), tal como o formulário que recebi por e-mail. Eu já havia preenchido o formulário 1D e levado até o consulado em São Paulo, onde assinei e foi carimbado. Minha dúvida é se posso ter problemas em validar este pagamento, devido à essa divergência ou se enviando o comprovante de pagamento, junto com o formulário 1D, o formulário 1C impresso em branco (para conferência do nome do requerente e número do pagamento e o e-mail enviado para IRN explicando a situação, resolve - tal como você orientou a @nina1991 na época. Você sabe me dizer se isso funcionou/funciona?

CEGV

@Julianaprata disse:
    Muito obrigada pela resposta, @CEGV . Eu não tive problema na autenticação do pagamento, na realidade. A minha comida de bola foi ter pago através do link 1C, quando deveria ter sido 1D. Então, o pagamento veio com a descrição Artigo 1-C (visa), tal como o formulário que recebi por e-mail. Eu já havia preenchido o formulário 1D e levado até o consulado em São Paulo, onde assinei e foi carimbado. Minha dúvida é se posso ter problemas em validar este pagamento, devido à essa divergência ou se enviando o comprovante de pagamento, junto com o formulário 1D, o formulário 1C impresso em branco (para conferência do nome do requerente e número do pagamento e o e-mail enviado para IRN explicando a situação, resolve - tal como você orientou a @nina1991 na época. Você sabe me dizer se isso funcionou/funciona?

a orientação segue a mesma... informar ao setor de contabilidade e, no retorno positivo deles, imprimir o e-mail e encaminhar junto com o resto da documentação a ser enviada. Já discutimos sobre este problema específico (e sua solução) aqui. Está nos nossos históricos.

abraços,

Perfeito, muito obrigada pelo retorno!

CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.