Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Transcrever o casamento estando em Portugal

Olá,amigos/as,bom dia/tarde/noite!

Sou cidadão Português, já tenho meu cartão cidadão e Passaporte e estou com uma dúvida.

Eu e minha esposa estamos querendo ir para Portugal entre Fevereiro e Março de 2019, porém ainda não temos nosso casamento transcrito. Gostaríamos de saber se é possível irmos para Portugal com nossa certidão de casamento Brasileira e os demais documentos que comprovam nosso casamento e lá realizarmos a transcrição para conseguirmos fazer o reagrupamento familiar.

. Se sim, em qual local podemos fazer a transcrição estando em Portugal? (Estamos pensando em ir para Aveiro ou Porto).

OBS: Temos apenas 7 meses de casado.

Obrigado!

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4929 PontosPosts: 4,921
    editado dezembro 2018

@Thixz, bem vindo.

A transcrição pode ser encaminhada em qualquer conservatória civil e se não puder ser feita na conservatória onde for entregue será encaminhada internamente. Mas isso pode não ser a forma mais rápida. Se você quiser resolver rapidinho e de vez essa questão pense em enviar o requerimento e documentos via correios para Ponta Delgada. Depois de recebidos documentos e requerimento a transcrição é concluída em pouco mais de um mês. Será que não é melhor aproveitar Portugal do que dispender tempo indo a conservatórias ?

se gostarem desta ideia, vejam o seguinte tópico
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

• ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

@CEGV bom dia,amigo! Agradeço sua resposta!

De fato sei que o melhor seria fazer esta documentação já antes de irmos, porém, estamos desempregados aqui no Brasil e gostaríamos de ir o quanto antes para já ir "resolvendo" a vida lá (aluguel,documentos no geral, conhecendo o lugar, procurando empregos,etc) e por este e outros motivos já gostaríamos de ir o quanto antes.
    Será que se tivermos algum tipo de problema para transcrever o casamento estando lá nós não conseguiríamos de Portugal mesmo enviar os documentos para Ponta Delgada e assim realizar a transcrição? Você sabe me dizer quais problemas podemos ter caso optemos por realizar a transcrição diretamente em Portugal?

Obrigado!

• ernestoernesto Member 12 PontosPosts: 1

boa noite eu sou portugues ela e brazileira quais ducomentos necesarios ambo somos divorciados

• CEGVCEGV Moderator 4929 PontosPosts: 4,921
    editado janeiro 2019

@ernesto disse:
    boa noite eu sou portugues ela e brazileira quais ducomentos necesarios ambo somos divorciados

Se for o primeiro casamento, basta transcrevê-lo. Instruções na página abaixo.
    Se o português já foi casado e não transcreveu o casamento anterior, precisará transcrever o casamento anterior, fazer a separação em Portugal e só aí poderá transcrever o casamento atual.

veja em
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

• MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

@Thixz disse:
    @CEGV bom dia,amigo! Agradeço sua resposta!

De fato sei que o melhor seria fazer esta documentação já antes de irmos, porém, estamos desempregados aqui no Brasil e gostaríamos de ir o quanto antes para já ir "resolvendo" a vida lá (aluguel,documentos no geral, conhecendo o lugar, procurando empregos,etc) e por este e outros motivos já gostaríamos de ir o quanto antes.
    Será que se tivermos algum tipo de problema para transcrever o casamento estando lá nós não conseguiríamos de Portugal mesmo enviar os documentos para Ponta Delgada e assim realizar a transcrição? Você sabe me dizer quais problemas podemos ter caso optemos por realizar a transcrição diretamente em Portugal?

Obrigado!

@ Thixz, eu enviei os documentos para a transcrição do casamento de minha mãe (portuguesa) por correio, de Lisboa para Ponta Delgada, em 2016. Paguei os 120€ no proprio CTT (Correios de Portugal), e pedi uma segunda via do comprovante de pagamento que anexei aos documentos, por garantia. O que demorou mais foi o transporte. Os documentos chegaram na Conservatória em PD em um dia, e no dia seguinte já finalizaram. Demorou mais uns 5 dias pelo correio para chegar ao meu endereço, numa cidade proxima a Lisboa. Foi muito fácil e rápido.

CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.