Preciso transcrever o casamento dos meus pais ou avós?
LuisMariano
Member 707 PontosPosts: 464
Veja no quadro informativo abaixo se há a necessidade da transcrição do casamento de seus pais e ou avós para lhe conferir a filiação e por conseguinte o direito à nacionalidade.
Sempre baseando-se em informações da sua certidão de inteiro teor por cópia reprografica e não na certidão de nascimento de breve relato, que é a mais comum, mas não traz todas as informações que constam no primeiro tipo de certidão citado.
Os cartórios fornecem vários tipos de certidões, mas precisamos especificar o tipo desejado ao solicitá-las, lembrem-se.☝️
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
...
Por favor, perguntas e dúvidas sobre esse assunto deverão ser dirigidas ao tópico principal relacionado, onde já há comentários e discussões sobre vários casos relatados, acesse o tópico principal no link abaixo:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/96/quadros-informativos-estado-civil-dos-pais-declarante-do-nascimento-e-descendencia-portuguesa/p1
Pai português, casado com mãe brasileira, foi o declarante do nascimento de filha antes de um ano de idade. Isto consta da certidão de nascimento da filha. Será necessário transcrever o casamento e o óbito do cidadão português antes de se dar início ao processo de Atribuição de Nacionalidade Portuguesa da filha?
Depende de onde a filha submeter o requerimento. Se enviar o requerimento e documentos de nacionalidade para o ACP, no Porto, não precisará transcrever o casamento. Óbito é sempre dispensável, a não ser que haja alguma questão legal ou de herança envolvida.
O que fazer quando o pai e mãe são portugueses e casaram no Brasil. No entanto não se encontra a certidão de casamento deles, nem a certidão de batismo da mãe portuguesa.
é possível fazer o pedido, provando somente a descendência através do pai? Ou seja, o pai foi o declarante. Mas falta a transcrição do casamento e o documento da mãe portuguesa.
Obrigada
1 - pai e mãe são portugueses
2 - casaram no Brasil
3 - não se encontra a certidão de casamento deles
4 - a certidão de batismo da mãe portuguesa
Rapaz, é muita coisa faltando. O que sugiro é continuar procurando a certidão de casamento e a certidão de batismo faltante.
Em geral você não conseguirá se desvencilhar destas obrigações, a não ser através da contratação de serviços legais que poderão ou não, com razoável esforço, viabilizar a atribuição desejada. Se quiser me procure privativamente e conversamos. Já enfrentei casos semelhantes.
Abraços,
Enviar mensagem privativa para CEGV
Ok. Obrigada,vou enviar mensagem privada.
Caso: Pai e mãe, ambos portugueses.
Quero fazer a transcrição de casamento.
Já possuo os seguintes documentos:
No entanto não tenho o RG do pai, nem da Mãe, Mas tenho o RG do filho (No caso o requerente), pode dar problema em Tondela ou Ponta Delgada ?
Veja nosso tópico sobre transcrição em Ponta Delgada (abaixo). Tem a relação de documentos necessários lá, logo na página 1.
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1
Sobre documentos de identidade, é necessário apenas o documento de identidade do requerente da transcrição (um dos nubentes ou de seu dependente). Lembrando que se o requerimento da transcrição for realizada por descendente, outros documentos que demonstrem a descendencia têm que ser enviados.
abraços e boa sorte,
No caso de atribuição de netos, em que o português casou com uma brasileira, e foi o declarante na certidão de nascimento de sua filha, se faz necessário a transcrição de casamento?
Por ser processo de netos, teria que dar entrada em Lisboa.
@willfont, bem vindo
A rigor, sim, mas o analista ou conservador responsável pode ser leniente e apenas aceitar a demonstração do casamento pela apresentação da certidão de casamento em Inteiro Teor pela forma Narrativa.
Minha sugestão é cada requerente pensar um pouquinho antes de enviar pois após a lei entrar em vigor a direção do IRN pode, por ser agora um processo mais simples, habilitar que todas as conservatórias portuguesas e especialmente todos os balcões de nacionalidade passem a receber, tramitar, decidir e deferir este tipo de processo.
abraços e aproveite nosso Portal,
Boa tarde! Galera Consegui fazer a minha cidadania alguns anos atrás graças a este grupo e hoje em 2022 preciso fazer a cidadania de meus 2 filhos maiores de idade, sendo que eu fui o declarante na certidão de ambos. Não fiz a transcrição de meu casamento no Brasil. A pergunta: para fazer a cidadania dos meus filhos vou precisar fazer ou não precisa, se solicitar a CIDADANIA POR ATRIBUIÇÃO em ACP?
ACP segue sem exigir a transcrição, caso o Pai seja o português e tenha sido o declarante.
abraços,