PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Preciso transcrever o casamento dos meus pais ou avós?

LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464

Veja no quadro informativo abaixo se há a necessidade da transcrição do casamento de seus pais e ou avós para lhe conferir a filiação e por conseguinte o direito à nacionalidade.
Sempre baseando-se em informações da sua certidão de inteiro teor por cópia reprografica e não na certidão de nascimento de breve relato, que é a mais comum, mas não traz todas as informações que constam no primeiro tipo de certidão citado.
Os cartórios fornecem vários tipos de certidões, mas precisamos especificar o tipo desejado ao solicitá-las, lembrem-se.☝️

Andrea

Comentários

  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464
    editado agosto 2019

    image
    ...

    Andrea
  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464
    editado janeiro 2019

    Por favor, perguntas e dúvidas sobre esse assunto deverão ser dirigidas ao tópico principal relacionado, onde já há comentários e discussões sobre vários casos relatados, acesse o tópico principal no link abaixo:
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/96/quadros-informativos-estado-civil-dos-pais-declarante-do-nascimento-e-descendencia-portuguesa/p1

    CEGV
  • AiresAires Member 2 PontosPosts: 1

    Pai português, casado com mãe brasileira, foi o declarante do nascimento de filha antes de um ano de idade. Isto consta da certidão de nascimento da filha. Será necessário transcrever o casamento e o óbito do cidadão português antes de se dar início ao processo de Atribuição de Nacionalidade Portuguesa da filha?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Aires disse:
    Pai português, casado com mãe brasileira, foi o declarante do nascimento de filha antes de um ano de idade. Isto consta da certidão de nascimento da filha. Será necessário transcrever o casamento e o óbito do cidadão português antes de se dar início ao processo de Atribuição de Nacionalidade Portuguesa da filha?

    Depende de onde a filha submeter o requerimento. Se enviar o requerimento e documentos de nacionalidade para o ACP, no Porto, não precisará transcrever o casamento. Óbito é sempre dispensável, a não ser que haja alguma questão legal ou de herança envolvida.

    LuisMariano
  • BBCBBC Member 47 PontosPosts: 6

    O que fazer quando o pai e mãe são portugueses e casaram no Brasil. No entanto não se encontra a certidão de casamento deles, nem a certidão de batismo da mãe portuguesa.

    é possível fazer o pedido, provando somente a descendência através do pai? Ou seja, o pai foi o declarante. Mas falta a transcrição do casamento e o documento da mãe portuguesa.

    Obrigada

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @BBC disse:
    O que fazer quando o pai e mãe são portugueses e casaram no Brasil. No entanto não se encontra a certidão de casamento deles, nem a certidão de batismo da mãe portuguesa.

    é possível fazer o pedido, provando somente a descendência através do pai? Ou seja, o pai foi o declarante. Mas falta a transcrição do casamento e o documento da mãe portuguesa.

    Obrigada

    1 - pai e mãe são portugueses
    2 - casaram no Brasil
    3 - não se encontra a certidão de casamento deles
    4 - a certidão de batismo da mãe portuguesa

    Rapaz, é muita coisa faltando. O que sugiro é continuar procurando a certidão de casamento e a certidão de batismo faltante.

    Em geral você não conseguirá se desvencilhar destas obrigações, a não ser através da contratação de serviços legais que poderão ou não, com razoável esforço, viabilizar a atribuição desejada. Se quiser me procure privativamente e conversamos. Já enfrentei casos semelhantes.

    Abraços,

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • BBCBBC Member 47 PontosPosts: 6

    Ok. Obrigada,vou enviar mensagem privada.

    CEGV
  • VitorCMVitorCM Member 22 PontosPosts: 2

    Caso: Pai e mãe, ambos portugueses.
    Quero fazer a transcrição de casamento.
    Já possuo os seguintes documentos:

    • Cópia do Assento de nascimento do Pai
    • Cópia do assento de nascimento da Mãe
    • Certidão de Casamento Brasileira em inteiro teor por Cópia reprográfica (Apostilada)
    • Formulário de requisição com assinatura reconhecida em cartório por autenticidade

    No entanto não tenho o RG do pai, nem da Mãe, Mas tenho o RG do filho (No caso o requerente), pode dar problema em Tondela ou Ponta Delgada ?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @VitorCM disse:
    Caso: Pai e mãe, ambos portugueses.
    Quero fazer a transcrição de casamento.
    Já possuo os seguintes documentos:

    • Cópia do Assento de nascimento do Pai
    • Cópia do assento de nascimento da Mãe
    • Certidão de Casamento Brasileira em inteiro teor por Cópia reprográfica (Apostilada)
    • Formulário de requisição com assinatura reconhecida em cartório por autenticidade

    No entanto não tenho o RG do pai, nem da Mãe, Mas tenho o RG do filho (No caso o requerente), pode dar problema em Tondela ou Ponta Delgada ?

    Veja nosso tópico sobre transcrição em Ponta Delgada (abaixo). Tem a relação de documentos necessários lá, logo na página 1.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    Sobre documentos de identidade, é necessário apenas o documento de identidade do requerente da transcrição (um dos nubentes ou de seu dependente). Lembrando que se o requerimento da transcrição for realizada por descendente, outros documentos que demonstrem a descendencia têm que ser enviados.

    abraços e boa sorte,

  • willfontwillfont Member 67 PontosPosts: 7

    No caso de atribuição de netos, em que o português casou com uma brasileira, e foi o declarante na certidão de nascimento de sua filha, se faz necessário a transcrição de casamento?

    Por ser processo de netos, teria que dar entrada em Lisboa.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @willfont, bem vindo

    @willfont disse:
    No caso de atribuição de netos, em que o português casou com uma brasileira, e foi o declarante na certidão de nascimento de sua filha, se faz necessário a transcrição de casamento?

    A rigor, sim, mas o analista ou conservador responsável pode ser leniente e apenas aceitar a demonstração do casamento pela apresentação da certidão de casamento em Inteiro Teor pela forma Narrativa.

    Por ser processo de netos, teria que dar entrada em Lisboa.

    Minha sugestão é cada requerente pensar um pouquinho antes de enviar pois após a lei entrar em vigor a direção do IRN pode, por ser agora um processo mais simples, habilitar que todas as conservatórias portuguesas e especialmente todos os balcões de nacionalidade passem a receber, tramitar, decidir e deferir este tipo de processo.

    abraços e aproveite nosso Portal,

  • JFFernandesJFFernandes Member 50 PontosPosts: 4

    Boa tarde! Galera Consegui fazer a minha cidadania alguns anos atrás graças a este grupo e hoje em 2022 preciso fazer a cidadania de meus 2 filhos maiores de idade, sendo que eu fui o declarante na certidão de ambos. Não fiz a transcrição de meu casamento no Brasil. A pergunta: para fazer a cidadania dos meus filhos vou precisar fazer ou não precisa, se solicitar a CIDADANIA POR ATRIBUIÇÃO em ACP?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @JFFernandes disse:
    Boa tarde! Galera Consegui fazer a minha cidadania alguns anos atrás graças a este grupo e hoje em 2022 preciso fazer a cidadania de meus 2 filhos maiores de idade, sendo que eu fui o declarante na certidão de ambos. Não fiz a transcrição de meu casamento no Brasil. A pergunta: para fazer a cidadania dos meus filhos vou precisar fazer ou não precisa, se solicitar a CIDADANIA POR ATRIBUIÇÃO em ACP?

    ACP segue sem exigir a transcrição, caso o Pai seja o português e tenha sido o declarante.

    abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.