PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Consulado de Portugal no Rio de Janeiro

MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
editado maio 2018 em Consulados

Em maioria os serviços prestados por este consulado devem ser agendados através do site abaixo.

http://consuladoportugalrj.org.br/

Endereço: R. São Clemente, 424, Botafogo, 22260-006 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22260-001

Atendimento em dias úteis das 08:00 às 16:00

riojaneiro@mne.pt

  • 55 21 3861 6450
  • 55 21 3509 1850

Consulta a Processos em Andamento:

regcivil.cgrio@mne.pt – Nacionalidade, Casamento e Óbito
cartaodecidadao.cgrio@mne.pt – Passaporte e Cartão de Cidadão
vistos.cgrio@mne.pt – Vistos

Ouvidoria - Sugestões, Elogios e Reclamações

ouvidoria.cgrio@mne.pt

Consulado Móvel
Atendimento para: Teresópolis e Volta Redonda (RJ) e Vitória (ES).

permanencias.cgrio@mne.pt

Mantenha se atualizado sobre as normas do Consulado visitando:

http://consuladoportugalrj.org.br/

ATENÇÃO:
Informamos que o consulado do Rio de Janeiro está com horário de ENTREGA de Cartão Cidadão e Solicitação de Segunda Via de Carta Pin a partir das 12:30 (sem agendamento). Não sendo possível atendimento para este fim pela manhã.

CEGV
«1

Comentários

  • EVILLASIOEVILLASIO Member 222 PontosPosts: 206

    bom dia.... poderia anunciar o consulado de SP e a embaixada de Brasilia sugestão até..

    CEGV
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Feito

    CEGV
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
    editado abril 2018

    Gente face as recentes exigências de autenticação do CC no processo de conversão pelo IRN, hoje estive no Consulado do Rio para autenticar a cópia do meu. Paguei R$ 77,13 pela autenticação da assinatura do formulário 1D e CC. Fica a dica.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075
    editado abril 2018

    @MariaRibeiro , acho conveniente comentar que há umas duas semanas atrás entrei em contato, via e-mail com o consulado do Rio e fui informado por um alto funcionário português do consulado que eles não faziam mais autenticações e que eu poderia utilizar os serviços dos cartórios brasileiros para autenticação simples do CC. Me surpreendeu seu relato de autenticação no próprio consulado. Me parece que, dado o excesso de demanda no consulado do Rio, ele tentam, à medida do possível, transferir o que podem para os cartórios brasileiros.

    Mei
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @CEGV também falaram para mim para fazer por cartório

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
    editado agosto 2019

    image
    ...

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Não tive qualquer dificuldade ou recusa para autenticar o documento, apenas apresentei o original e cópia e o serviço foi cobrado e executado.

    Mei
  • RosariaRosaria Member 201 PontosPosts: 33

    @MariaRibeiro você precisou agendar ?
    Obrigada

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
    editado abril 2018

    @Rosaria sim, mas tem sempre agenda aberta no site pra isso, é bem tranquilo.

  • eduardobernardinoeduardobernardino Member 19 PontosPosts: 12

    Boa tarde, irei fazer o CC pelo Consulado Móvel, quanto tempo demora para ficar pronto na modalidade normal e com urgência?

    Rosaria
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    @eduardobernardino normal estão dando até 60 dias, normal 30 dias. Mas com greve dos correios ou caminhoneiro não se sabe, pois a carta PIN vem pelos Correios e não é registrada.

  • eduardobernardinoeduardobernardino Member 19 PontosPosts: 12

    @MariaRibeiro disse:
    @eduardobernardino normal estão dando até 60 dias, normal 30 dias. Mas com greve dos correios ou caminhoneiro não se sabe, pois a carta PIN vem pelos Correios e não é registrada.

    Esta carta PIN serve para que exatamente? estou meio perdido rsrs

  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    @eduardobernardino o cartão cidadão é um documento eletrônico com chip, é necessário o desbloqueio na retirada deste, a carta PIN vem com as senhas do seu cartão, a retirada do cartão no Consulado está condicionada a apresentação desta.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075
    editado maio 2018

    O Cartão Cidadão (CC) é utilizado também para reconhecimento eletrônico do cidadão nas repartições portuguesas e em sites do governo português. Você insere o seu CC como se fosse um cartão de crédito e digita a senha (PIN) que veio via correio antes do seu Cartão. Poderíamos dizer que é senha pessoal da sua identidade portuguesa.

    Também, nos sites PortalDoCidadão, DGAJ e outros sites do governo português você só consegue solicitar alguns serviços através do uso do seu CC, senha de identificação (PIN) e de uma leitora de SmartCard, que pode ser comprada em diversas lojas online. Eu uso a mesma leitora de smartcard que uso para o meu e-cpf e e-cnpj brasileiro. A diferença é que você precisa instalar um programa de habilitação de leitura (Plugin Autenticação.gov.pt) para a leitora funcionar com seu CC português.

    Caso alguém se interesse posso criar um tópico sobre o assunto.

    abraços,

    Mei
  • eduardobernardinoeduardobernardino Member 19 PontosPosts: 12

    @CEGV disse:
    O Cartão Cidadão (CC) é utilizado também para reconhecimento eletrônico do cidadão nas repartições portuguesas e em sites do governo português. Você insere o seu CC como se fosse um cartão de crédito e digita a senha (PIN) que veio via correio antes do seu Cartão. Poderíamos dizer que é senha pessoal da sua identidade portuguesa.

    Também, nos sites PortalDoCidadão, DGAJ e outros sites do governo português você só consegue solicitar alguns serviços através do uso do seu CC, senha de identificação (PIN) e de uma leitora de SmartCard, que pode ser comprada em diversas lojas online. Eu uso a mesma leitora de smartcard que uso para o meu e-cpf e e-cnpj brasileiro. A diferença é que você precisa instalar um programa de habilitação de leitura (Plugin Autenticação.gov.pt) para a leitora funcionar com seu CC português.

    Caso alguém se interesse posso criar um tópico sobre o assunto.

    abraços,

    Seria interessante...

  • eduardobernardinoeduardobernardino Member 19 PontosPosts: 12

    Boa tarde,
    Gostaria de saber quanto tempo demora para um processo de convolação iniciado pelo Consulado de Portugal no RJ para ser numerado pela CRC de Lisboa.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075
    editado setembro 2018

    @eduardobernardino disse:
    Boa tarde,
    Gostaria de saber quanto tempo demora para um processo de convolação iniciado pelo Consulado de Portugal no RJ para ser numerado pela CRC de Lisboa.

    até recentemente o consulado do Rio orientava interessados na Conversão a enviarem seus processos diretamente , via postal , para Lisboa.

    O consulado lhe informou que agora estão recebendo estes processos?

    independente, processos via consulado que precisam da decisão de Lisboa sempre são bem mais lentos que enviando direto para lá. por vezes os processos ficam meses parados aqui no Brasil antes de serem efetivamente enviados para Portugal.

  • eduardobernardinoeduardobernardino Member 19 PontosPosts: 12

    @CEGV disse:

    @eduardobernardino disse:
    Boa tarde,
    Gostaria de saber quanto tempo demora para um processo de convolação iniciado pelo Consulado de Portugal no RJ para ser numerado pela CRC de Lisboa.

    até recentemente o consulado do Rio orientava interessados na Conversão a enviarem seus processos diretamente , via postal , para Lisboa.

    O consulado lhe informou que agora estão recebendo estes processos?

    independente, processos via consulado que precisam da decisão de Lisboa sempre são bem mais lentos que enviando direto para lá. por vezes os processos ficam meses parados aqui no Brasil antes de serem efetivamente enviados para Portugal.

    Pois é foi isso que eu vi no site do Consulado de Portugal no RJ (esta na página inicial). Mas quem me orientou a fazer dessa forma foi o próprio Consul Honorário de Portugal em Vitória/ES. Destaco que, o consulado do RJ vem a Vitória/ES por meio do Consulado móvel (permanências), não sei se dessa forma se torna diferente. Agora não sei o que fazer, alguma sugestão?

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    Não faça pelo consulado.
    Leia nossas dicas e orientações e envie pelos Correios para CRC Lisboa.

    MariaRibeiroCEGVLeciiro
  • Leandro2019Leandro2019 Member 62 PontosPosts: 3

    Boa noite, soube que os processos de conversão estão concluindo mais rápido se enviados pelo Consulado do RJ. Essa informação procede? Alguém sabe informar quanto tempo está demorando para concluir a conversão de aquisição para atribuição pelo Consulado do Rio de Janeiro?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Leandro2019 disse:
    Boa noite, soube que os processos de conversão estão concluindo mais rápido se enviados pelo Consulado do RJ. Essa informação procede? Alguém sabe informar quanto tempo está demorando para concluir a conversão de aquisição para atribuição pelo Consulado do Rio de Janeiro?

    Oi Leandro, bem vindo ao nosso Portal.

    Certamente você obteve informações equivocadas e, entre elas, sobre "***conversão de aquisição para atribuição ***"

    Este tipo de processo nem é recebido por consulados e só é tramitado na CRCentrais em Lisboa.

    abraços e boa sorte

  • Leandro2019Leandro2019 Member 62 PontosPosts: 3

    Obrigado, abs

    CEGV
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    Boa tarde!

    Meu processo de atribuição já está para ser concluído e já estou agendada para fazer o meu CC no consulado do RJ no final do mês que vem. Sou casada e não mudei meu nome, o que acredito que não me trará problemas para tirar o CC, apesar de o consulado sugerir que o estado civil esteja atualizado. Quero transcrever meu casamento e sei que tenho a opção de enviar meu processo para Ponta Delgada ou fazer pelo consulado mesmo.

    Caso eu faça pelo consulado, vocês tem ideia, mais ou menos, do prazo para a conclusão do processo?

    O que mais me desanima em enviar o processo para PD é ter que enviar o Vale Postal. Quando fiz o meu processo de atribuição, realizei o pagamento através do cartão de crédito. Tão mais fácil! rs...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    ...
    Caso eu faça pelo consulado, vocês tem ideia, mais ou menos, do prazo para a conclusão do processo?

    Consulados são uma caixinha de surpresas. Pode ser rápido, após apresentação dos documentos e requerimento, e pode ser muito mais lento. A maior dificuldade, hoje em dia, é marcar horário.

    O que mais me desanima em enviar o processo para PD é ter que enviar o Vale Postal.

    Se você não tem pressa alguma, se nem você e nenhum dos seus descendentes pretende mudar e se você se incomoda em fazer o vale postal, faça pelo consulado.

    Fazer em Portugal é opção para quem está com alguma pressa ou ansiedade. Ainda assim, temos tópicos muito bem preparados e específicos sobre o preparo e pagamento via vale postal. Indicamos, inclusive, o uso de uma ferramenta que diz o quanto deverá ser enviado e dá outras orientações.

    Abraços,

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    Consulados são uma caixinha de surpresas. Pode ser rápido, após apresentação dos documentos e requerimento, e pode ser muito mais lento. A maior dificuldade, hoje em dia, é marcar horário.

    Consegui agendar para outubro! Até lá dá para pensar se faço pelo consulado ou por PD rs...

    Fazer em Portugal é opção para quem está com alguma pressa ou ansiedade. Ainda assim, temos tópicos muito bem preparados e específicos sobre o preparo e pagamento via vale postal. Indicamos, inclusive, o uso de uma ferramenta que diz o quanto deverá ser enviado e dá outras orientações.

    Já li e reli todos os tópicos relacionado aqui no fórum rs... vocês são demais! Ajudam MUITO!! Sem essa ajuda, certamente não estaria concluindo o meu processo.

    Eu não tenho pressa e não tenho descendentes.

    Fazer pelo consulado talvez fosse mais cômodo por conta de algum inconveniente que possa ocorrer ao fazer o VP.

    Mais uma vez obrigada pela ajuda e orientação, @CEGV !

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Fernanda_Andrade27,

    Seguindo nossos passos, não terá dificuldades. Precisando, me procure.
    Abraços,

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV, acabei de ler em um outro fórum que uma pessoa foi ao consulado do RJ fazer a transcrição de casamento e que foi realizado na hora! Isso foi em fevereiro/19. Há apenas o relato desta pessoa com este "prazo". Será que procede ou foi alguma exceção (para não dizer sorte rs)?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    @CEGV, acabei de ler em um outro fórum que uma pessoa foi ao consulado do RJ fazer a transcrição de casamento e que foi realizado na hora! Isso foi em fevereiro/19. Há apenas o relato desta pessoa com este "prazo". Será que procede ou foi alguma exceção (para não dizer sorte rs)?

    Esses casos são exceções. Quando se tornarem "comuns" ou mesmo "regulares" eu serei o primeiro a incentivar que interessados que moram na jurisdição do Consulado Geral do Rio de Janeiro façam suas transcrições pelo consulado. Por enquanto, eu, @CEGV, não me sinto confortável em publicar esse tipo de informação ou mesmo indicar que transcrições sejam realizadas lá para quem quer rapidamente ou está ansioso para resolver suas questões documentais com o governo português.

    abraços,

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    Esses casos são exceções. Quando se tornarem "comuns" ou mesmo "regulares" eu serei o primeiro a incentivar que interessados que moram na jurisdição do Consulado Geral do Rio de Janeiro façam suas transcrições pelo consulado. Por enquanto, eu, @CEGV, não me sinto confortável em publicar esse tipo de informação ou mesmo indicar que transcrições sejam realizadas lá para quem quer rapidamente ou está ansioso para resolver suas questões documentais com o governo português.

    Com certeza! Por isso perguntei a você, que é a minha referência! :)

    Deixei um comentário por lá para saber melhor. Mas parece que a grande barreira é o agendamento. As datas são limitadas e o esquema de liberação delas parece ser aleatório. Além disso, quando se consegue agendar, é para meses depois, sendo, obviamente, mais rápido enviar o processo diretamente para Portugal.

    Só compartilhei por aqui pois realmente fiquei muito surpresa com esta informação.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075
    editado junho 2019

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    Deixei um comentário por lá para saber melhor. Mas parece que a grande barreira é o agendamento. As datas são limitadas e o esquema de liberação delas parece ser aleatório. Além disso, quando se consegue agendar, é para meses depois, sendo, obviamente, mais rápido enviar o processo diretamente para Portugal.

    Olha, Fernanda, não sei... Acabei de ver uma publicação em que alguém do Rio jura de pés juntos que o Consulado de lá fez uma atribuição de filha em menos de um mês. Sei que o difícil é o agendamento mas talvez o IRN tenha subdelegado poderes para os consulados (ou alguns deles) fazerem transcrições e atribuições. Se foi realmente isso que aconteceu talvez nos consulados o desafio passe a ser "ser atendido" (o que já será um grande desafio, como todos sabem).

    Obviamente isso só funciona em casos "super redondos", no padrão de exigência de cada consulado.

    Vamos continuar acompanhando...

    abraços,

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    Estive hoje no Consulado do RJ para fazer a transcrição do meu casamento. De fato, fazem na hora. Já sai do consulado com a cópia da certidão de casamento portuguesa (semelhante as emitidas pelo civil online, porém em papel timbrado).

    A única observação que tenho a fazer é quanto ao requerimento. Fui orientada neste fórum e em outros em que participo a colocar os dados civis do meu casamento (que foi religioso com efeito civil). Desta forma, preenchi o requerimento. Quando a atendente estava conferindo os dados, ela disse "mas você não casou nesse dia! a data do requerimento deve ser a data de celebração do casamento, e não do registro". Eu já tinha outro requerimento com os dados do meu casamento religioso preenchido e o entreguei. Ela disse que não havia diferença se o casamento era civil ou religioso. Enfim... não sei se mudaram alguma coisa ou se varia de atendente para atendente. Achei por bem deixar o meu relato por aqui :)

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075
    editado outubro 2019

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    Estive hoje no Consulado do RJ para fazer a transcrição do meu casamento. De fato, fazem na hora. Já sai do consulado com a cópia da certidão de casamento portuguesa (semelhante as emitidas pelo civil online, porém em papel timbrado).
    A única observação que tenho a fazer é quanto ao requerimento. Fui orientada neste fórum e em outros em que participo a colocar os dados civis do meu casamento (que foi religioso com efeito civil). Desta forma, preenchi o requerimento. Quando a atendente estava conferindo os dados, ela disse "mas você não casou nesse dia! a data do requerimento deve ser a data de celebração do casamento, e não do registro". Eu já tinha outro requerimento com os dados do meu casamento religioso preenchido e o entreguei. Ela disse que não havia diferença se o casamento era civil ou religioso. Enfim... não sei se mudaram alguma coisa ou se varia de atendente para atendente. Achei por bem deixar o meu relato por aqui :)

    Fernanda, obrigado pelo seu depoimento.

    Realmente lidar com atendentes é sempre um desafio, principalmente os consulares. Da mesma forma, fazer um procedimento que não estamos acostumados também tem seus desafios.

    A data a ser informada no requerimento é sempre do casamento, nunca do registro civil. O que ocorre é que a forma com que os casamentos ocorrem pode variar um pouco e isso pode gerar confusão na cabeça de quem não está acostumado a lidar com estes documentos. Alguns exemplos:

    1) casal casa-se no civil apenas
    2) casal casa-se no religioso apenas
    3) Casal casa-se no religioso e depois transcreve (traslada) o casamento para o civil (em data futura)
    4) casal casa-se no religioso e no civil na mesma data e lugar (dois celebrantes: um para o civil e outro para o religioso)
    5) casal casa-se no religioso e depois no civil na mesma data (ou vice-versa)

    cada caso destes acima tem textos específicos e os dados devem ser coletados nas certidões e adequadamente colocados no requerimento. Quando as certidões e cerimônias são independentes fica mais fácil pois basta pegar a certidão de casamento civil e estará tudo lá, facilmente detalhado. Quando é feito um traslado do casamento religioso para o civil, dependendo do notário que faz o traslado, o texto pode ficar confuso e dar margem a erros no preparo do requerimento da transcrição. Já vi isso acontecer diversas vezes.

    Se depois você puder me indicar a publicação, daqui do Portal, onde te indicaram para que você usasse a data do registro civil e não a do casamento, agradeço. Se realmente estiver desta forma, precisamos revisá-la urgentemente ou, no mínimo, deixar o texto mais claro para que outros não se equivoquem como ocorreu com você.

    Ah... você disse que fez a transcrição no Consulado do Rio em Um dia. Fiquei curioso em quanto tempo você teve que esperar para fazer esta visita ao consulado pois normalmente existe uma fila de agendamento e não dá para ir direto no consulado. Pode nos dizer quanto tempo levou entre o agendamento e a visita ?

    Abraços e ótima sorte.

  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99
    editado outubro 2019

    @CEGV disse:
    Se depois você puder me indicar a publicação, daqui do Portal, onde te indicaram para que você usasse a data do registro civil e não a do casamento, agradeço. Se realmente estiver desta forma, precisamos revisá-la urgentemente ou, no mínimo, deixar o texto mais claro para que outros não se equivoquem como ocorreu com você.

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/11038/#Comment_11038

    Na verdade a informação está implícita, pois foi dito para desprezar TODOS os dados religiosos e usar os dados civis. Isso inclui a data da celebração, uma fez que ocorreu em data diferente do registro em cartório. Mas no final deu tudo certo! E além de ter levado um requerimento dos os dados civis e outro com os dados religiosos, levei mais algumas cópias em branco, caso houvesse necessidade de alguma correção que eu não tivesse previsto.

    Ah... você disse que fez a transcrição no Consulado do Rio em Um dia. Fiquei curioso em quanto tempo você teve que esperar para fazer esta visita ao consulado pois normalmente existe uma fila de agendamento e não dá para ir direto no consulado. Pode nos dizer quanto tempo levou entre o agendamento e a visita ?

    Fiz o agendamento em 17/06/2019 para dia 14/10/2019. Quase 4 meses completos. Mas não tinha pressa e como os prazos de PD tinham se estendido (+ prazo dos correios até o documento chegar em casa), acho que valeu a pena, pois economizei nos apostilamentos e no envio dos documentos a Portugal.

    Mas reforço que o gargalo do consulado do RJ ainda é o agendamento! Eles não disponibilizam muitas vagas e não há dia e hora certos para liberação das mesmas. Tem que ficar consultando o site o tempo todo.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    Na verdade a informação está implícita, pois foi dito para desprezar TODOS os dados religiosos e usar os dados civis. Isso inclui a data da celebração, uma fez que ocorreu em data diferente do registro em cartório. Mas no final deu tudo certo! E além de ter levado um requerimento dos os dados civis e outro com os dados religiosos, levei mais algumas cópias em branco, caso houvesse necessidade de alguma correção que eu não tivesse previsto.

    Fernanda, nunca vi uma certidão civil, mesmo trasladada que não apresentasse a data do casamento. Como as certidões e livros são escritos por notários, apesar de existirem regras e normas formais para como estes registros e traslados devem ser redigidos, acho muito difícil crer que o notário colocou a data do registro do traslado mas não a do casamento. Como disse, certidões podem ser difíceis de ler e, para quem não faz com frequência, ainda mais difícil. Como você mencionou o problema que teve, vou adicionar uma nota na mensagem. Obrigado por colaborar !

    Fiz o agendamento em 17/06/2019 para dia 14/10/2019. Quase 4 meses completos. Mas não tinha pressa e como os prazos de PD tinham se estendido (+ prazo dos correios até o documento chegar em casa), acho que valeu a pena, pois economizei nos apostilamentos e no envio dos documentos a Portugal.

    Bem... então, desculpe-me a franqueza, não falamos de um dia. Falamos de praticamente 4 meses de espera, equivalente ou maior ao tempo que hoje Ponta Delgada leva para concluir transcrições.

    Mas reforço que o gargalo do consulado do RJ ainda é o agendamento! Eles não disponibilizam muitas vagas e não há dia e hora certos para liberação das mesmas. Tem que ficar consultando o site o tempo todo.

    Sim.. falamos sempre isso... o Gargalo é no agendamento mas isto é resultado de falta de pessoal e muita demanda. Eu continuo achando que fazer qualquer coisa de registo civil em Portugal ainda é mais rápido e, provavelmente, mais em conta.

    Super obrigado pelas respostas e relatos !
    Grande abraço e ótima sorte,

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    Bem... então, desculpe-me a franqueza, não falamos de um dia. Falamos de praticamente 4 meses de espera, equivalente ou maior ao tempo que hoje Ponta Delgada leva para concluir transcrições.

    O que eu quis dizer foi que entregam no mesmo dia do agendamento. Para quem tem pressa, acredito que possa ser mais vantajoso enviar para PD. A vantagem de se fazer no consulado é econômica, apesar de a diferença não ser muito grande, e também gera menos ansiedade (pelo menos no meu caso rs... o fato de não conseguir acompanhar o processo certamente me deixaria ansiosa rs). E pude agendar e solicitar os documentos posteriormente.

    Eu levei quase 4 meses esperando a data do agendamento, mas pode-se ter (muita) sorte de haver alguma desistência e conseguir para uma data mais próxima.

    E eu que agradeço, @CEGV!
    Sem este fórum e, principalmente, sua ajuda, não teria conseguido realizar este sonho! :)

    Grande abraço!

    CEGV
  • Camila_SilCamila_Sil Member 8 PontosPosts: 5

    Agenda aberta para registro civil no Consulado do RJ nesse momento pessoal!!

  • willfontwillfont Member 67 PontosPosts: 7

    Alguem que tenha feito transcrição de casamento recentemente? Sabe quanto tempo está levando?

  • YodaYoda Member 100 PontosPosts: 12

    Boa tarde!
    Alguém consegue me informar se está sendo possível agendar para tirar o Cartão cidadão no consulado do RJ? Estou tentando pelo site há 1 semana (manha, tarde e noite) e nunca tem data disponível. Será q tem algum horário q seja mais fácil achar data?
    Obrigado

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @Yoda disse:
    Boa tarde!
    Alguém consegue me informar se está sendo possível agendar para tirar o Cartão cidadão no consulado do RJ? Estou tentando pelo site há 1 semana (manha, tarde e noite) e nunca tem data disponível. Será q tem algum horário q seja mais fácil achar data?
    Obrigado

    Hoje a tarde uma amiga agendou p marido p dia 14/12. Disse que tinham vários horários abertos p 14 e 15 de dezembro.

    CEGV
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Essa amiga disse q sempre consegue quando tenta quintas a tarde

    CEGVjulianamb
  • YodaYoda Member 100 PontosPosts: 12

    @TeresaFarias disse:
    Essa amiga disse q sempre consegue quando tenta quintas a tarde

    Depois que postei aqui, entrei lá e realmente tinham datas pra 14 e 15/dez.

  • YodaYoda Member 100 PontosPosts: 12

    Uma outra dúvida:
    Qdo fui fazer o agendamento dizia que o serviço deveria ser agendado, no mínimo, 20 dias após o registo. É isso mesmo ou entendi errado? Se meu registo sair na mesma semana do agendamento corro o risco de ir ao consulado e não conseguir fazer o Cartão Cidadão?
    Obrigado.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Yoda disse:
    Uma outra dúvida:
    Qdo fui fazer o agendamento dizia que o serviço deveria ser agendado, no mínimo, 20 dias após o registo. É isso mesmo ou entendi errado? Se meu registo sair na mesma semana do agendamento corro o risco de ir ao consulado e não conseguir fazer o Cartão Cidadão?

    improvável. O pré-requisito para emissão/pedido do Cartão cidadão é o assento português. Se o tiver quando da visita para coleta da biometria, não há impedimentos.

    abraços,

  • deboragcgdeboragcg Member 23 PontosPosts: 3

    Bom dia,

    Alguém saberia me informar se o consulado portugues RJ está agendado processos de nacionalidade?
    Há meses tenho tentado e não estou conseguindo. Caso não gostaria de saber se existem conservatorias em meio a pandemia que estejam de fato realizando o serviço?

    Obrigada.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @deboragcg, bem vinda

    @deboragcg disse:
    Alguém saberia me informar se o consulado portugues RJ está agendado processos de nacionalidade?

    Sim, está. O problema é conseguir o agendamento pois a procura é grande. Este é um problema antigo (dificuldade de agendamento), anterior à pandemia.

    Há meses tenho tentado e não estou conseguindo. Caso não gostaria de saber se existem conservatórias em meio a pandemia que estejam de fato realizando o serviço?

    Sim, conservatórias portuguesas trabalhando em ritmo lento mas analisando e finalizando processos. Diversos foram concluídos na última semana do ano passado (2020).

    abraços,

  • deboragcgdeboragcg Member 23 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:
    @deboragcg, bem vinda

    @deboragcg disse:
    Alguém saberia me informar se o consulado portugues RJ está agendado processos de nacionalidade?

    Sim, está. O problema é conseguir o agendamento pois a procura é grande. Este é um problema antigo (dificuldade de agendamento), anterior à pandemia.

    Há meses tenho tentado e não estou conseguindo. Caso não gostaria de saber se existem conservatórias em meio a pandemia que estejam de fato realizando o serviço?

    Sim, conservatórias portuguesas trabalhando em ritmo lento mas analisando e finalizando processos. Diversos foram concluídos na última semana do ano passado (2020).

    abraços,

    Obrigada! Sua reaposta me deu esperanças!! Sei da dificuldade de agendamento . já agendo processos da família ha anos, mas nunca foi tão difícil.

    Senao conseguir por aqui vou para as conservatorias!

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @Yoda disse:

    @TeresaFarias disse:
    Essa amiga disse q sempre consegue quando tenta quintas a tarde

    Depois que postei aqui, entrei lá e realmente tinham datas pra 14 e 15/dez.

    @Yoda , você tentou nesses dias da semana/horários sugeridos? ou conseguiu em outro?
    Tenho tentado em dias e horários alternados e nada ainda.. vou começar a tentar com mais frequência essa semana..
    Só pra constar, hoje é segunda-feira, 10:30h, e não consegui.

    Abraços!

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá,

    Passei essa semana tentando o agendamento no Consulado do Rio de Janeiro VÁRIAS vezes ao longo do dia, horários bem alternados (8hs, 12hs, 15hs, 20hs, 24hs).
    Para minha grata surpresa, hoje, QUINTA-FEIRA, realmente abriram vagas!!
    E as vagas são para a semana que vem!! As vagas são para Passaporte e Cartão Cidadão.

    Não sabia que estavam marcando tão perto assim!!
    Como ainda não estou com tudo pronto, não poderei realizar o agendamento agora, mas fica a dica!!

    Abraços a todos!!

    CEGVOdilon
  • deboragcgdeboragcg Member 23 PontosPosts: 3

    @julianamb disse:
    Olá,

    Passei essa semana tentando o agendamento no Consulado do Rio de Janeiro VÁRIAS vezes ao longo do dia, horários bem alternados (8hs, 12hs, 15hs, 20hs, 24hs).
    Para minha grata surpresa, hoje, QUINTA-FEIRA, realmente abriram vagas!!
    E as vagas são para a semana que vem!! As vagas são para Passaporte e Cartão Cidadão.

    Não sabia que estavam marcando tão perto assim!!
    Como ainda não estou com tudo pronto, não poderei realizar o agendamento agora, mas fica a dica!!

    Abraços a todos!!

    Juliana, qual horário abriu vagas? Eu entro todos os dias em diversos horarios... inclusive no fds.

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @deboragcg disse:
    Juliana, qual horário abriu vagas? Eu entro todos os dias em diversos horarios... inclusive no fds.

    Olá,
    Nesses dois dias e horários tinham vagas disponíveis:

    21/01/2021 quinta-feira às 10:10
    27/01/2021 quarta-feira às 10:10

    Hoje (quinta) só lembrei de ver agora à tarde (14:30) e não tinham vagas...

    Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.