PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Como fazer Vale postal

MeiMei Member 484 PontosPosts: 297
editado agosto 2019 em Conservatórias

Agencias dos Correios estão aptas à realização do Serviço de Vale Postal Internacional.
preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e:

  • com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
  • devem ser emitidos em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
  • a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.)
  • o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. É para ser usado o Euro de cotação maior.


    Quanto ao valor:
    Antes de ir a agencia faça uma cotação do euro do dia
    (https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php), mais a tarifa de R$35,00 + 1,5% do valor da remessa. Vai ser melhor para poder conferir o valor lançado pela atendente dos correios. A remessa do valor deve ser em EUROS.
    Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN.IP como se fosse o nome de uma pessoa. Não mencione que é uma pessoa jurídica. NÃO EXISTE VALE POSTAL INTENACIONAL PARA PESSOA JURÍDICA.
    Antes de completar a operação, peça a atendente dos correios para imprimir uma prévia, para você poder conferir todos os dados. NÃO FECHE A OPERAÇÃO SEM CONFERENCIA.
    Depois disso é só concluir e pronto.

@CEGV em 16/08/2019
Pegando carona na mensagem da Mei, abaixo um pequeno guia para emissão do VP (Vale Postal):

1) Acesse http://portupedia.com/VP/

2) Obtenha o valor da cotação do Euro (para Vale Postal Internacional) para o Dia
(CUIDADO pois este valor MUDA TODOS OS DIAS)

3) Confirme a informação do site Portupedia, acessando a página web dos correios
https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php
Atenção que a cotação correta é a da moeda EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL e NÃO da Moeda "Euro Exportação".

4) Veja na página http://portupedia.com/VP/ quantos Reais você precisará
levar aos correios, dependendo do tipo de processo (Atribuição, Transcrição, ...)
===> Leve um pouco mais, por garantia. Algo como uns R$ 50

5) Vá até a agencia dos correios onde você fará o Vale Postal.

6) Peça para fazer um vale postal do tipo "Manutenção de Residente" com os seguintes dados

Remetente: Informe os dados do requerente do processo. Nome, CPF, Endereço, e-mail, telefone,...

Destinatário: ( * ATENÇÃO POIS TEM QUE SEGUIR EXATAMENTE A INDICAÇÃO ABAIXO * )

Nome do Destinatário: IRN, IP

(** a virgula pode ser descartada mas tem que ser apenas "IRN IP" neste caso.)
(
NÃO ADICIONE OU REMOVA MAIS NADA NO NOME DO DESTINATÁRIO**)

Endereço do Destinatário:

Informe o endereço, CEP, e-mail e telefone da conservatória para onde você enviará a correspondência.
(Apenas o Endereço, sem nomes!)
Se não souber e-mail ou telefone, peça para deixar em branco ou informe o seu

Valor a ser enviado
Informe o valor a ser enviado em EUROS (120, 175 ou 250 Euros, dependendo do tipo de processo) e
peça uma estimativa em Reais. Note que sempre é um pouco mais pois o funcionário lhe informará
provavelmente o valor com taxas.

Se o funcionário lhe informar MENOS do que o site VP lhe informou, diga que quer enviar mais
e envie o que o site lhe informou.

Se o funcionário lhe informar MAIS do que o Site VP lhe informou, envie o que o funcionário lhe
informou.

A ideia das duas instruções acima é sempre GARANTIR que o valor a ser enviado seja no mínimo o valor
em Euros do processo, adicionadas as taxas dos correios.

peça ao funcionário dos correios para antes de concluir a operação que lhe imprima uma prévia do
cálculo, para você confirmar os dados.

Confirme tudo e, se tudo estiver perfeito, prossiga com a operação.

ATENÇÃO
Ao final o funcionário dos correios lhe entregará o RECIBO DO VALE POSTAL
==> Tire uma cópia ou fotografe com cuidado o recibo para que você tenha uma cópia consigo
Se puder tirar uma cópia, melhor.

ANTES DE ENVIAR SEU PROCESSO - ANTES DE FECHAR O ENVELOPE !!!

Pegue o Original do RECIBO DO VALE POSTAL (depois de ter feito uma cópia)e coloque dentro
do envelope da correspondência que será enviada para Portugal, junto com os documentos do
processo a ser enviado.

  • SE VOCÊ NÃO FEZ CÓPIA DE TODOS OS DOCUMENTOS QUE SERÃO ENVIADOS, FAÇA ANTES DE ENVIAR
  • FAÇA CÓPIAS SIMPLES E TIRE FOTO DE TUDO. RECBIBOS, REQUERIMENTO, APOSTILA E DOCUMENTOS
    (originais e cópias ) ANTES DE FECHAR O ENVELOPE E ENVIAR PELOS CORREIOS.

SE JÁ FEZ TUDO ACIMA, JUNTE TUDO, COLOQUE EM UM ENVELOPE, VOLTE NA AGENCIA DOS CORREIOS E
ENVIE PARA PORTUGAL SEU PROCESSO. NO DESTINATÁRIO DO ENVELOPE VOCÊ PODERÁ (aí sim) COLOCAR
O NOME DA CONSERVATÓRIA E O ENDEREÇO POSTAL.

exemplos:

CRC de PONTA DELGADA
PRAÇA GONÇALO VELHO Nº 12, 2º
PONTA DELGADA - PORTUGAL
CÓDIGO POSTAL: 9500-063

ARQUIVO CENTRAL DO PORTO
RUA VISCONDE DE SETUBAL, 328
PORTO - PORTUGAL
CÓDIGO POSTAL 4200-498

tire fotos do recibo do envio postal e adicione às cópias do seu processo

===> Envie seu processo usando os serviços postais dos correios, DHL ou FEDEX
Sempre sugiro que o envio seja "COM RASTREAMENTO". Assim você poderá confirmar
que sua correspondência chegou e foi corretamente entregue no destino.

Agora é só aguardar e acompanhar o envio postal e data de recebimento

Depois do recebimento no ACP ou na CRC de destino é só acompanhar seu processo..

Se a correspondência chegou no destino com até 25 dias da feitura do vale postal,
relaxe pois foi tudo certinho. O vale certamente será sacado. Mais que 25 dias de
trâmite de envio postal, só aí é conveniente conferir se o vale postal foi sacado
após 1 semana (no mínimo) do recebimento.

Página do produto no site dos Correios:
https://www.correios.com.br/a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional

CEGVjulianamb
«1

Comentários

  • TulioTulio Moderator 104 PontosPosts: 26
    editado julho 2018

    Lembrando também de não esquecer de pegar o recibo do Vale Postal, por dois motivos:

    1 - Processo de cidadania:
    Geralmente a documentação do processo de obtenção da cidadania portuguesa é enviada pelos Correios ou pela empresa DHL. No momento em que for enviar a documentação, não esquecer de tirar uma cópia do Vale Postal (foto do celular) e colocar o comprovante do Vale Postal dentro do envelope, junto com os documentos.

    2 - Pagamento pela emissão da certidão narrativa junto aos arquivos distritais:
    Quando se faz uma solicitação de certidão junto ao arquivo distrital respectivo, o pagamento da certidão é feito também através de Vale Postal.
    Neste caso, o arquivo distrital responde um e-mail da solicitação da certidão narrativa, orientando sobre os valores (valor da certidão e valor da taxa de envio), os quais deverão ser pagos por meio de Vale Postal junto aos Correios. Geralmente gira em torno de 20 a 30 euros.
    Ao pagar o Vale Postal, pegue o comprovante, escaneie e mande por e-mail para o arquivo distrital, não esquecendo de enviar seu endereço completo no Brasil para receber a certidão.

    Boa sorte


    [pegando carona na publicação do Tulio, moderadores colocarão aqui publicações deste tópico que vale a pena a leitura]


    [outra carona..]
    o CEGV viu um link bem interessante. Alguém fez uma página da internet que pega a cotação (provavelmente na página dos correios) e calcula os valores para vale, já contando com as taxas. Ótima ideia

    Segue o link
    http://Portupedia.com/VP

    MeiCEGV
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    Boa noite, Estou com pessoal no RJ a tentar a emissão do Vale Postal, em várias agencias durante toda a semana. Resta somente a Central. Alguém sabe de algo? Ou seja todas estão com a informação que IRN.IP é jurídica e estão se negando a fazer. Sugestões de soluções e ou Agencias que ainda fazem no RJ? obrigado.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @fabiofloriano disse:
    Boa noite, Estou com pessoal no RJ a tentar a emissão do Vale Postal, em várias agencias durante toda a semana. Resta somente a Central. Alguém sabe de algo? Ou seja todas estão com a informação que IRN.IP é jurídica e estão se negando a fazer. Sugestões de soluções e ou Agencias que ainda fazem no RJ? obrigado.

    Tentou a da 1o de março ? Já ouvi algumas vezes que lá é tranquilo.

  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    Sim tentaram hoje lá também.

  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    Acabaram de me informar que na 1 de março, 64 também negaram. é A Central.

  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    Qualquer informação diferente atualizada por gentileza informem por aqui.

  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    @fabiofloriano
    Até ontem a agencia da 1º de março estava fazendo vales normalmente. Os vales não estão suspensos.
    As que eu conheço no Rio são:
    AC Tijuca - Av Heitor Beltrão em frente da UPA (Praça Sans Pena)
    AC Praia de Botafogo - Praia de Botafogo, 324
    AC 1º de Março
    Em Niterói:
    AGF Barreto - Rua General Castrioto 518
    AC Niteroi - Av Rio Branco em frente as Barcas
    AC Icarai - Rua Moreira Cezar, 68
    Ontem mesmo fiz 2 na AGF Barreto.
    Os vales postais são para pessoa física, apesar de serem para IRN.IP, o motivo sempre de manutenção de residentes.
    Espero que consiga
    Boa Sorte

    CEGVMei
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    @mtrin, Obrigado pela informação, Tivemos negados em várias agencias esta semana 7 tentativas, algumas deixando claro que IRN.IP é Jurídica. Acho que depende do Atendente, outra forma que estou a imaginar é colocar IRN.IP (NOME DO REQUERENTE), Derrepente tentar desta forma, o que lhes parece? Creio que vou tentar desta forma.

  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    @fabiofloriano
    Não acho uma boa opção. Todas as agências que passei fazem sem perguntas Boa sorte!!!!

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @fabiofloriano fiz 2 em frente a UPA da Tijuca sem problemas. o remetente tem que ser o requerente e o destinatário é IRN IP e não tem nada de PJ pois no destinatário somente preenche endereço e telefone. manutenção de residente já mostra que não é PJ. Qualquer coisa fale que são as iniciais do seu amigo. O Igor. ;)

  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    Boa noite @Mei e @mtrin , Eu tb até duas semanas havia feito sem problemas, Isto ocorreu esta semana, foi nesta última semana que vocês fizeram? abraço.

  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    E me refiro somente no Rio de janeiro.

  • rpamorim71rpamorim71 Member 3 PontosPosts: 1

    Prezado(a)s
    Realizei hj. (22/05) o serviço de Vale Postal na Ag.Tijuca e com apoio dos funcionarios sem problema, inclusive com dados que eu não tinha da Conservatória.
    Obs.Levar todos os dados da Conservatória (Nome, End., CEP, Tel, etc..), que facilita na hora do preenchimento do Vale.

    Ag.Tijuca
    Av. Heitor Beltrão, s/n - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
    Próximo a Praça Saens Peña.

    CEGV
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    Conseguimos realizar 03 hoje no Rio de janeiro, 22/5. na agencia AC Praia de Botafogo - Praia de Botafogo, 324 e sem nenhum problema como nas outras tentativas. obrigado a todos pelas informações. abraço.

    CEGV
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @rpamorim71 na agência Tijuca são ótimos. Fiz 2 lá e na época eu ajudei eles a fazerem tinha sido o primeiro. agora eles já sabem tudo ;)

    CEGV
  • xandaguixandagui Member 7 PontosPosts: 1

    @fabiofloriano eu vi que vc conseguiu na de botafogo. Eu tinha entrato em contato com o arquivo distrital la de portugal. Eu tenho q enviar pra eles, so q se eu colocar arquivo distrital de Vila Real eles vao dizer q é pessoa Juridica. Como vc colocou?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @xandagui disse:
    @fabiofloriano eu vi que vc conseguiu na de botafogo. Eu tinha entrato em contato com o arquivo distrital la de portugal. Eu tenho q enviar pra eles, so q se eu colocar arquivo distrital de Vila Real eles vao dizer q é pessoa Juridica. Como vc colocou?

    @xandagui, Arquivos Distritais normalmente informam contas correntes de bancos em Portugal. É o código IBAN, NIB ou SWIFT CODE. Através de um deles você pode enviar Euros via sua conta corrente e seu Banco para portugal. Eu, correntista do Itau, consegui fazer pelo Internet Banking sem nem ir na agência. O setor de Câmbio do banco me procurou depois pendindo que explicasse a transferência internacional e apenas tive que encaminhar a eles o e-mail da Diretora do Arquivo Distrital e explicar que era o pagamento pela produção e envio para o Brasil de uma certidão portuguesa.

    O Grande cuidado que você tem que ter é GARANTIR que a operação de transferência Internacional seja realizada em EUROS e não em Dólar ou Reais. Caso contrário correrá o risco de literalmente perder o dinheiro enviado e taxas de envio. Se fizer em uma agência bancária, reforce a necessidade que a moeda de destino seja o EURO e não outra moeda. Também não pode ser o Euro Exportação.

    abraços,

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @xandagui conheci um rapaz que pagou por vale postal para o arquivo distrital da ilha da madeira e enviou depois por e-mail o comprovante. Na época a funcionária de lá mandou colocar AD e o nome da pessoa que ia receber. Talvez se mandar e-mail para a CRC possa fazer assim. Acho que como o @CEGV falou ainda é melhor e sem complicação.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Pessoal, a @PamelaDiniz está precisando de dicas de como fazer (sem dar bandeira) e agências no Rio de Janeiro/RJ que estão fazendo normalmente nossos VPs para o IRN, IP.

    Vamos ajudá-la ?
    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @PamelaDiniz , a @mtrin fez uma publicação ótima sobre isso em 18-Maio

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/1505/#Comment_1505

    Sugiro uma olhada nas publicações antigas nesta mesma página e tópico.
    abraços,

  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    @CEGV ,
    Montei a pouco tempo um passo a passo de como fazer o vale sem ter problemas.

    1- a cotação que deve ser usada é o Euro para vale postal internacional (no site dos correios é a maior cotação do dia)
    2- consultar o valor do euro no site dos correios antes de comparecer a agencia. (http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/default.cfm)
    3- fazer a conta antes de sair de casa. Cotação de hoje: R$4,7618 . Valor em reais para atribuição R$ 833,31. (175 euros)
    4- comparecer a agencia dos correios levando o CPF e RG do solicitante da cidadania.
    5-pedir a atendente para fazer um vale postal em euro na maior cotação do dia e conferir com o valor da conta feita em casa
    6- O primeiro valor que a atendente irá te informar será sem taxas. Olhe na tela do computador para conferir. Em cima do valor do vale irá incidir uma taxa de 1,5% + R$35,00.
    7- Se o valor for igual ao que você já tem, ótimo. Se valor da atendente for menor do que você tem, falar para a atendente que quer colocar o valor na moeda euro e pedir para fazer a conversão de reais para euros. Se der mais que 175 significa que o computador da atendente não está atualizado. Peça para colocar o valor em reais.
    8- O valor do vale postal mesmo que no final da nota saia em reais, ele é convertido no mesmo dia para euros. Não existe variação do valor do euro colocado para o valor do euro sacado, mesmo que tenha uma alta do euro.
    9-Não convém colocar um valor muito acima de 175, normalmente aconselho a colocar de 3 a 5 euros a mais. Um valor diferente disso pode gerar a devolução do vale.
    10-O vale postal sempre é para pessoa física, e o motivo, manutenção de residentes.
    11- Não esqueça de levar os dados da Conservatória que ira remeter o valo, endereço, telefone, e-mail .....
    Se seguir todos os passos acima, não terá nenhum problema com o vale postal.
    Espero que tenha te esclarecido todos os pontos.
    Boa Sorte!!!!

    CEGVLuisMarianoFernanda_Andrade27
  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    Alem das agencias que já havia citado, tem também a do Meyer, que fica na Rua Dias da Cruz.

    CEGVLuisMariano
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @mtrin , excelentes orientações. Todos nós agradecemos muito seu envolvimento e colaboração !

    Li recentemente que existe algum despacho ou norma interna que define determinados limites superiores para recebimento de Vale Postal pelas Conservatórias. Ou seja, se mandar pouco a mais eles recebem sem problemas mas se mandar além de um determinado valor eles rejeitam também por ultrapassar um determinado teto normativo. Alguém aqui sabe maiores detalhes ?

    abraços e, mais uma vez, @mtrin , parabéns pela publicação !

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado julho 2018

    Acabei de ver um link bem interessante. Alguém fez uma página da internet que pega a cotação (provavelmente na página dos correios) e calcula os valores para vale, já contando com as taxas. Ótima ideia

    Segue o link
    http://portupedia.com/VP/

    LuisMariano
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado julho 2018

    Olhem que interessante ocorreu hoje... Comprovado com meus próprios olhos...

    A taxa do EURO - Vale Postal Internacional que aparecia no sistema dos Correios era diferente da taxa apresentada no site dos correios. Mostrei para os funcionários da agência e não conseguiram explicar. Ainda disseram que o sistema deles não precisa de nenhum tipo de atualização local para que as taxas sejam atualizadas. Ficaram ainda em dúvida se eu não tinha obtido a taxa no dia anterior, até eu mostrar a página impressa do site dos correios com a "data de validade" do dia de hoje.

    Enfim, a data do sistema era menor do que a taxa do site dos correios. Solicitei então que fizessem o VP usando o valor-base que já tinha calculado baseado na taxa do site dos correios. Por via das dúvidas pedi para usarem a taxa mais alta.

    ps:A taxa que eles me mostraram não era a EUE (Euro exportação). Era a EUR mesmo, sempre usada para vales postais internacionais.

    FicaADica...

  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    @CEGV,
    Por mais que eles digam que o sistema não precisa de atualização, venho a algum tempo notando em várias situações que se o computador não for reinicializado todos os dias existe algumas coisa que não são atualizadas. Já conferi isso diversas vezes. Você fez o que sempre recomendo. Faça as contas em casa e mande o valor em reais convertido para Euros.
    O que acontece agora é que na hora que ela transmite o vale para a central o valor em Euros é atualizado para o valor da página dos correios e acaba dando certo.
    Boa Sorte!!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Legal, @mtrin

    A taxa estava igual nas duas estações que estavam atendendo. Pode ser que como bons funcionários públicos, deixem seus computadores ligados "direto". vai saber...

  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    @CEGV ,
    São funcionários excelentes, e muito bem treinados.
    Hihihihihi

    CEGV
  • AdrianoAdriano Member 7 PontosPosts: 2

    Boa noite a todos.

    Gostaria de relatar uma situação para saber se alguém poderia sugerir alguma solução: minha irmã foi casada com um português (o qual não reside mais em Portugal). Ela, minha irmã, faleceu em 2003. Já entrei em contato via e-mail com a referida Conservatória (de Chaves), onde encontra-se o assentamento de óbito dela (valor: 20 euros), e, segundo informações do escrivão, para eu obter a respectiva certidão, eu poderia encaminhar um vale postal internacional em nome da Conservatória (Pessoa Jurídica). Argumentei que os correios do Brasil não realizam este tipo de serviço para pessoas jurídicas, mas não obtive êxito.
    Indago a alguém se há alguma outra solução para que eu obtenha esta certidão.

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @Adriano minha sugestão é fazer o vale postal com siglas ou neste caso colocar somente Chaves pois parece nome de pessoa física. Depois é só mandar por e-mail o comprovante para eles identificarem mais fácil seu pagamento.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado agosto 2019

    @Adriano, no CivilOnline é possível pedir certidões de óbito de portugueses. Talvez, como a certidão encontra-se em uma conservatória (e não em um Arquivo Distrital) seja mais fácil realizar a solicitação e pagamento (através de cartão de crédito) via o site CivilOnline. Bastará preencher os dados do Português que a solicitação seguirá direto para a conservatória específica.

    Preencha os dados do Requerente com seus dados.
    Preencha os dados do pedido com os dados do falecido
    Em Informação adicional, informe a localização da certidão (Conservatória e mencione o contato realizado anteriormente)

    image

    abraços e boa sorte !

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Adriano , aliás você não nos disse se precisa da certidão para algo aqui no Brasil. Se precisar da certidão em seu formato não-digital para que seja apostilada pela PGR portuguesa, talvez o civilonline não seja a melhor opção.

    Algo a lembrar é que as conservatórias (todas) são recursos do IRN. Então você pode perguntar se não pode fazer um vale postal direcionado ao IRN (super comum e aceito aqui no Brasil) e com o endereço da conservatória em questão. Isso é o que seria de se esperar. Outra alternativa é perguntar por uma conta corrente e fazer a transferência bancária, direto de seu banco (os Arquivos distritais dão esta opção)

    espero ter contribuído.
    abraços,

  • AdrianoAdriano Member 7 PontosPosts: 2

    Boa tarde, @Mei e @CEGV.
    Sim. Eu preciso regularizar a situação do falecimento de minha irmã aqui no Brasil. Tenho o nº do assentamento de óbito e o seu respectivo número eletrônico.

    Há algum tempo, requeri informação junto à Assistência Consular do Brasil no Porto, e obtive a seguinte resposta:

    "Informo que sendo sua irmã cidadã brasileira, o senhor deverá requerer junto à Conservatória de Chaves o Assento de Óbito, assim como o Certificado de óbito, para que possa proceder a legalização consular neste Consulado-Geral, caso pretenda fazer o Registro de Óbito no Brasil. Para solicitar o Registro do assento de óbito português nesta Repartição consular, o senhor deverá consultar a página deste Consulado para verificar a documentação necessária. Em ambos os casos, ressalto que o senhor deverá entrar em contato com a referida Conservatória e solicitar o assento de óbito português".

    Em contato com a Conservatória de Chaves para a solicitação da Certidão do Registro de Óbito e da Certidão do Certificado Médico de Óbito, eles comunicaram-me as seguintes formas de solicitação e pagamento:

    1-) Poderá recorrer ao Consulado de Portugal no Brasil.

    2-) Na eventualidade de pretender requerer diretamente a esta Conservatória, poderá requerer:

    • Diretamente ao Balcão de um Registo Civil ou Loja do Cidadão – efetuando aí o pagamento;

    • Requerer Através do serviço Certidões Online - pedido de certidão via internet, disponível no Portal do Cidadão (registo civil - nascimento, casamento e óbito) – efetuando aí o pedido e pagamento;

    • Requerer Por Carta – juntando para meio de pagamento:
      I) Vale Postal: emitido em nome do IRN, IP e com a morada da Conservatória (caso seja nesta, Rua Cândido dos Reis, n.º 35, 5400-163 Chaves ; ou
      II-) Cheque visado ou cheque bancário à ordem do IRN, IP, ou passíveis de endosso ao IRN, IP e dentro do prazo de validade.

    Verificando com calma as formas de requerimento, o item "1" menciona a possibilidade de fazer tal requerimento junto ao Consulado de Portugal no Brasil. Sou do interior de São Paulo (Ribeirão Preto/SP), mas estarei na Capital de SP em dezembro. Será que é possível eu comparecer ao consulado lusitano em Sampa para requerer as certidões?

  • dsgalhardodsgalhardo Member 217 PontosPosts: 50

    Pessoal, boa noite! Preciso esclarecer uma dúvida. Hoje fui fazer dois vales postais nos correios, no entanto, um deles, a atendente errou a cotação do Euro. Ela digitou o valor do Euro como sendo R$ 1,00. Ao invés de ter encaminhado 175, foi encaminhado 800. Será que o sistema vai apropriar a cotação do dia ao enviar ou vai assumir o valor 1/1 digitado pela atendente? Já agendei DHL para amanhã e agora estou com essa questão. Envio assim mesmo?

  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    dsgalhardo,
    A remessa sai do Brasil convertida para a moeda de destino. Portanto vai ser convertido para Euros para ser enviado. Vai ser convertido no valor maior do Euro no site dos correios. Você só precisa ter certeza que o valor enviado é suficiente para dar os 175 euros.
    Boa sorte

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dsgalhardo disse:
    Pessoal, boa noite! Preciso esclarecer uma dúvida. Hoje fui fazer dois vales postais nos correios, no entanto, um deles, a atendente errou a cotação do Euro. Ela digitou o valor do Euro como sendo R$ 1,00. Ao invés de ter encaminhado 175, foi encaminhado 800. Será que o sistema vai apropriar a cotação do dia ao enviar ou vai assumir o valor 1/1 digitado pela atendente? Já agendei DHL para amanhã e agora estou com essa questão. Envio assim mesmo?

    Algumas vezes acontece isso. O sistema vai pegar o valor em Reais entregues, converter pela taxa do "Euro Vale Postal Internacional" do dia e enviar para Portugal (abatendo a taxa dos correio). Se você acompanhou nossas sugestões sabia a quantidade em Reais a levar para os Correios. Se entregou a quantidade certa (indicada pelo http://Portupedia.com/VP) não correrá riscos de chegar menos do que o necessário.

    Não sei a taxa de ontem dos correios (boa ideia ao pessoal do Portupedia começar a guardar dados históricos) mas, por exemplo, hoje o valor a ser enviado seria de R$ 845,49 (175 Euros). Como sempre falamos, sempre que possível, em processos de nacionalidade, nossa sugestão tem sido no sentido de usar o pagamento por cartão de crédito.

    Abraços e boa sorte !

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado novembro 2018

    @Adriano disse:
    ...
    Verificando com calma as formas de requerimento, o item "1" menciona a possibilidade de fazer tal requerimento junto ao Consulado de Portugal no Brasil. Sou do interior de São Paulo (Ribeirão Preto/SP), mas estarei na Capital de SP em dezembro. Será que é possível eu comparecer ao consulado lusitano em Sampa para requerer as certidões?

    Conforme as orientações mencionadas, sim. Se o consulado presta este serviço, lamentavelmente não sei dizer. O melhor é mandar um e-mail para gabinetecg.saopaulo@mne.pt ou tentar telefonar. Provável que o e-mail seja a melhor forma.

    Desculpe pelo tempo de resposta...

    abraços e boa sorte !

  • dsgalhardodsgalhardo Member 217 PontosPosts: 50

    @mtrin @CEGV, muito obrigado pelos esclarecimentos! Já estava achando que seriam enviados os “847,02 Euros” e a atendente seria penalizada por isso! Fiquei preocupado, inclusive. Então posso ficar tranquilo e despachar. Rs!Acerca de fazer o pagamento em cartão, com certeza seria o mais viável e prático, no entanto, viajei para Portugal meses atrás, com os formulários da minha irmã e o meu assinados, na esperança que a “convolação”do meu pai sairia no meio do caminho e poderia dá entrada ao processo pessoalmente. Mas só saiu agora, e minha irmã mora em outra cidade. Seria uma mão fazer um outro requerimento. Enfim, mais uma vez, obrigado!

    CEGV
  • AndieguesAndiegues Member 88 PontosPosts: 27

    Boa tarde.

    Me tirem uma dúvida ridícula.

    Já cheguei a fazer vale postal antes, mas como este é o vale que enviarei os documentos para o processo que farei via ACP, devo informar os dados de ACP nos correios e o nome não será ACP, mas sim IRN.IP? Fiquei confuso neste ponto e gostaria de um auxilio.
    Em tempo, o nome da pessoa que envia no vale deve ser obrigatoriamente o nome do requerente do processo, correto?

    obrigado desde já.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Andiegues disse:
    Já cheguei a fazer vale postal antes, mas como este é o vale que enviarei os documentos para o processo que farei via ACP, devo informar os dados de ACP nos correios e o nome não será ACP, mas sim IRN.IP? Fiquei confuso neste ponto e gostaria de um auxilio.

    No Vale Postal o destinatário é sempre o IRN,IP
    O que vai variar é o endereço da conservatória.

    Em tempo, o nome da pessoa que envia no vale deve ser obrigatoriamente o nome do requerente do processo, correto?

    Sim

    Para processos de nacionalidade, indico sempre o pagamento por cartão de crédito.
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Temos um tópico-guia sobre o assunto
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/109/pagamentos-de-emolumentos-de-processos-de-nacionalidade-via-cartao-de-credito/p1

    abraços e boa sorte

  • joemajoema Member 7 PontosPosts: 4

    Boa tarde, estou com um problema!
    Minha mãe enviou os documento para pedido da cidadania Portuguesa e fez um vale postal, quando foi ontem ela recebeu os documentos de volta com o seguinte oficio: devolução de Documento por falta de pagamento, mas o comprovante de pagamento estava junto.
    Gostaria de saber qual beneficiário colocar, pois enviei para o consulado geral de Portugal e os documentos não foram aceitos.
    Para qual órgão o senhor enviou os documentos e qual endereço?

    Acredito que minha documentação foi devolvida por erro no destinatário do pagamento.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @joema disse:
    Boa tarde, estou com um problema!
    Minha mãe enviou os documento para pedido da cidadania Portuguesa e fez um vale postal, quando foi ontem ela recebeu os documentos de volta com o seguinte oficio: devolução de Documento por falta de pagamento, mas o comprovante de pagamento estava junto.
    Gostaria de saber qual beneficiário colocar, pois enviei para o consulado geral de Portugal e os documentos não foram aceitos.
    Para qual órgão o senhor enviou os documentos e qual endereço?

    Acredito que minha documentação foi devolvida por erro no destinatário do pagamento.

    Dê uma lida na primeira publicação
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/42/como-fazer-vale-postal/p1

    O Destinatário para processos de nacionalidade e transcrições é sempre

    IRN, IP
  • joemajoema Member 7 PontosPosts: 4

    Muito obrigada.
    vou mandar o vale endereçado ao Conservatório dos Registro Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca- 198-200
    1099-003 - Lisboa

  • joemajoema Member 7 PontosPosts: 4

    o e> @joema disse:

    Muito obrigada.
    vou mandar o vale endereçado ao Conservatório dos Registro Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca- 198-200
    1099-003 - Lisboa

    algem pode me informar se o endereço esta correto

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @joema, qual o tipo de processo de sua mãe? Você não fez qualquer comentário sobre isso. Como você se confundiu com o vale postal, você não gostaria de conversar conosco sobre o processo da sua mãe, qual o tipo do processo, porque você está enviando para a Conservatória dos Registos Centrais (CRCentrais) e outras informações ?

    Podemos eventualmente colaborar com outras informações importantes, evitando que novamente o processo seja devolvido e/ou eventualmente caia em exigência. Isto, claro, se você se sentir confortável em compartilhar as informações NÃO PRIVATIVAS relacionadas ao processo da sua mãe.

    Existem processos que só podem ser tramitados na CRCentrais mas é importante lembrar que a CRCentrais é a consevatória mais entupida de processos de Portugal. Dependendo do tipo do processo sua mãe terá que aguardar muito.

    conte com nosso Portal,
    abraços,

  • joemajoema Member 7 PontosPosts: 4

    Minha mãe deu entrada no processo de cidadania. Ela foi no consulado e a documentação dela está toda certa e foi recebida a orientação de que enviasse todos os documentos para Portugal.
    Enviamos a documentação e efetuamos o pagamento via vale postal, com destinatário do consulado geral de Portugal.
    Creio que o destinatário do vale postal deveria ter sido a conservatória, pois recebi junto dos documentos devolvidos uma notificação afirmando que não foi efetuado o pagamento, mesmo tendo enviado junto aos documentos o comprovante do vale postal.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @joema, lamentavelmente sua mãe foi mal orientada ou não prestou atenção. Se o consulado mandou enviar direto para Portugal muito provavelmente estamos falando de processos de netos. Dê uma olhada com carinho nos tópicos relacionados a Netos (não naturalizados), preenchimento do requerimento, documentos, Ligações efetivas, pagamento via vale postal e via cartão de crédito. Observe sempre a primeira publicação da primeira página de cada tópico. Nos tópicos-guias as principais informações estão lá

    precisando entre em contato.
    abraços e boa sorte!

  • LuisanvieiraLuisanvieira Member 22 PontosPosts: 4

    Vocês podem me dizer qual as melhores opções de conservatória para enviar, e o tempo médio para conseguir a Cidadania?
    Podem também me orientar sobre a melhor forma de envio pelo correio, termos de segurança? Desde já agradeço

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado março 2019

    @Luisanvieira disse:
    Vocês podem me dizer qual as melhores opções de conservatória para enviar, e o tempo médio para conseguir a Cidadania?
    Podem também me orientar sobre a melhor forma de envio pelo correio, termos de segurança? Desde já agradeço

    Luis, não tem mágica, como alguns adEvogados e espercialhistas costumam dizer para vender facilidades inexistentes.

    O tempo do processo depende do tipo do processo e para onde será enviado. Em geral existem 2 conservatórias com grande equipe de oficiais e conservadores (CRCentrais e ACP) e conservatórias menores, com 1 ou 2 conservadores, no máximo.

    Existem conservatórias que recebem processos por via postal, outras que só recebem pessoalmente e outras que recebem pessoalmente mas fazem agendamento do atendimento pessoal (como se fosse um atendimento com hora marcada). Existem Conservatórias mais e menos lenientes com determinadas questões documentais.

    As conservatórias grandes são, em geral, mais lentas porém têm consistência e previsibilidade no tempo de conclusão dos processos. As pequenas são uma roleta russa e, em um dia, podem concluir um processo em poucos dias e, pouco tempo depois, só concluir processos em tempo superior às grandes conservatórias.

    CRCentrais é a única conservatória que recebe todos tipos de processos. Outras conservatórias são limitadas a determinados tipos de processos e país de nascimento do requerente.

    Informe qual o tipo do seu processo e poderei te dar uma informação mais consistente, ok ?

    abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.