PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Preenchimento do Requerimento tipo 1D para Processos de Conversão de Netos Já Naturalizados

2»

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Leticia09 disse:
    Olá! Eu preenchi o formulário de pagamento do 1-D e coloquei como nome do requerente o meu. Porém o processo que será feito o pedido de conversão é do meu pai. Será que isso invalida o pagamento? O nome eu coloquei do meu pai, porém no requerente coloquei o meu. Vi pelo seu formulário que teria que ser feito em nome do meu pai. Que o campo interessado só pode ser preenchido por advogado. Será que esse mesmo requisito vale para o preenchimento da taxa? Obrigada

    Leticia, bem vinda.

    Vou te contar um segredo guardado a 7 chaves, que ainda não havia mencionado a ninguém. Talvez seja conveniente você saber (também) que fui eu um dos que primeiros a incentivar e divulgar o pagamento com cartão de crédito e fui eu, inclusive, que obtive a informação, da presidência do IRN, que cartões de crédito podiam ser usados e aceitos em qualquer lugar para processos de cidadania. Acredite então no que escreverei abaixo.

    Se você conseguiu pagar com cartão de crédito, "tá valendo". O que eles precisarão checar é o número do pagamento (para que não seja usado novamente). O resto não é importante. Preencha o requerimento que recebeu por e-mail e, se tudo estiver correto, vai passar redondinho.

    não há importância, naquele formulário de pagamento, em praticamente nada. O mais importante ali é o campo e-mail. Se escrever errado, você não recebe o requerimento posteriormente por e-mail (requerimento e comprovante de pagamento).

    O resto são informação que, efetivamente, o IRN não presta muita atenção. As informações importantes serão preenchidas no próprio requerimento.

    Abraços,

    Abraços e aproveite nosso portal.

    julianamb
  • Leticia09Leticia09 Member 27 PontosPosts: 3

    Muito obrigada!

    CEGV
  • Leticia09Leticia09 Member 27 PontosPosts: 3

    Bom dia! Por favor estou com dúvida no preenchimento da certidão de antecedentes criminais. Devo preencher o todos os campo, inclusive o número do passaporte brasileiro? Daí devo enviar cópia autenticada dos documentos brasileiros (rg e passaporte) para comprovar as informações da certidão? Obrigada

  • bpratabprata Member 7 PontosPosts: 2

    @CEGV Quero agradecer por todas as informações aqui contidas nesse forum que tem sido de muita ajuda. Estou com dúvida sobre o preenchimento abaixo.

    Quadro 1: 4 Doc. de Identificação - "Não tenho o cartão cidadão ainda" o que colocaria aqui nesse caso?
    Quadro 4: Outro documentos - "Como não tenho o cartão cidadão, qual seria o outro documento sugerido?

    Será que seria melhor tirar o cartão cidadão primeiro?

    Obrigado

  • bpratabprata Member 7 PontosPosts: 2

    @CEGV Estou com dúvida sobre o preenchimento abaixo. Poderia me ajudar?

    Quadro 1: 4 Doc. de Identificação - "Não tenho o cartão cidadão ainda" o que colocaria aqui nesse caso?
    Quadro 4: Outro documentos - "Como não tenho o cartão cidadão, qual seria o outro documento sugerido?

    Será que seria melhor tirar o cartão cidadão primeiro?

  • micheldallamicheldalla Member 17 PontosPosts: 1

    @fabys_machado disse:

    @brekbrek2005 disse:
    CEGV muito obrigado pela resposta, você saberia me informar se é necessário ter o cartão cidadão ou o passaporte antes de solicitar a conversão? Ou posso solicitar só com meu número de nascimento e com a certidão?

    @brekbrek2005 , O Cc, é um documento exigido nos processos de conversão, terás que obter primeiro e anexar aos demais documentos, vale lembrar que a copia deve ser autenticada em cartório. O formulário 1D, devera ter assinatura reconhecida por autenticidade, a mesma assinatura no cartão cidadão.
    Boa sorte!

    Pessoal, boa noite! Excelente post! Uma divida: O formulario deve ter a assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues (e a instrucao no formulario e no portal do consulado). Voces estao dizendo que ao inves de reconhecimento PRESENCIAL da assinatura no consulado VALE TAMBEM a assinatura reconhecida por autenticidade em qualquer cartorio brasileiro? E isso? Se for, facilita MUITO!

  • Jorge_AdirJorge_Adir Member 22 PontosPosts: 3

    Boa tarde! Já possuo o cartão cidadão, e estou tentando minha atribuição, para passar para meus filhos a cidadania. No meu caso, meu avô materno, já falecido, era português, e minha mãe também, quando dei entrada na meu pedido de cidadania, que foi atendido em 2017 antes da nova lei. Já paguei o pedido de atribuição, e estou na fase do preenchimento do formulário1D. Já estive no consulado para autenticar, mas não sei se preciso enviar, novamente as certid]oes do meu avô e minha mãe, citados no quadro 4, ou apenas o meu assento de nascimento e atestado de bons antecedentes. Podem me ajudar! Desde já, obrigado pela atenção.

    CEGV
  • Jorge_AdirJorge_Adir Member 22 PontosPosts: 3

    Minha mãe, falecida e brasileira, que pulei a sua cidadania.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Jorge_Adir disse:
    Boa tarde! Já possuo o cartão cidadão, e estou tentando minha atribuição, para passar para meus filhos a cidadania. No meu caso, meu avô materno, já falecido, era português, e minha mãe também, quando dei entrada na meu pedido de cidadania, que foi atendido em 2017 antes da nova lei. Já paguei o pedido de atribuição, e estou na fase do preenchimento do formulário1D. Já estive no consulado para autenticar, mas não sei se preciso enviar, novamente as certidões do meu avô e minha mãe, citados no quadro 4, ou apenas o meu assento de nascimento e atestado de bons antecedentes. Podem me ajudar! Desde já, obrigado pela atenção.

    Veja o Tópico sobre convolação (abaixo)
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/58/conversao-da-nacionalidade-adquirida-pelo-extinto-art-6-4-para-nacionalidade-originaria-art-1-1-d/p1

    Quando der tudo certo, lembre da gente, passe aqui para dar um alô e dizer que tudo deu certo e contribua com o Portal.

    Abraços e ótima sorte,

  • Jorge_AdirJorge_Adir Member 22 PontosPosts: 3

    Muito obrigado pela ajuda. Estou enviando seguindo seu modelo de preenchimento, apenas acrescentei a cópia do assento de meu avô, além das cópias do meu assento e CC. Assim que tiver alguma notícia postarei aqui.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Jorge_Adir disse:
    Muito obrigado pela ajuda. Estou enviando seguindo seu modelo de preenchimento, apenas acrescentei a cópia do assento de meu avô, além das cópias do meu assento e CC. Assim que tiver alguma notícia postarei aqui.

    Se você é português não precisa enviar documentos provando a descendência portuguesa. Simples assim. Excessos de documentos, desde que não comprometam o procedimento, importam pouco. Acontece o tempo todo e os oficiais já estão acostumados.

    Abraços e boa sorte,

  • yuportoyuporto Member 111 PontosPosts: 16

    Prezados,

    Faltou espaço para preenchimento do nome completo da minha avó portuguesa, faltou um sobrenome. As instruções dizem que devo preencher apenas o que falta em novo formulário. Minha pergunta é sobre esse segundo, se devo realizar também a autenticação da assinatura, ou apenas do primeiro.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @yuporto disse:
    Prezados,

    Faltou espaço para preenchimento do nome completo da minha avó portuguesa, faltou um sobrenome. As instruções dizem que devo preencher apenas o que falta em novo formulário. Minha pergunta é sobre esse segundo, se devo realizar também a autenticação da assinatura, ou apenas do primeiro.

    A rigor, sim. Melhor evitar problemas futuros. Autenticação é muito barata se comparada com o risco de cair em exigência.

  • VolnerVolner Member 17 PontosPosts: 1

    Prezados amigos:
    Estou no processo de preenchimento do formulário 1D e não sei que número colocar no campo Doc. de identificação, uma vez que não é mais preciso tirar o Cartão Cidadão para pedir a conversão de atribuição em originária.
    Alguém poderia me ajudar?
    De antemão agradeço.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Volner disse:
    Prezados amigos:
    Estou no processo de preenchimento do formulário 1D e não sei que número colocar no campo Doc. de identificação, uma vez que não é mais preciso tirar o Cartão Cidadão para pedir a conversão de atribuição em originária.
    Alguém poderia me ajudar?
    De antemão agradeço.

    @Volner, o preenchimento do 1.1-D para a convolação é padrão. Retorne à página 1 deste mesmo tópico (https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1) e veja as instruções. Elas se aplicam aos processos conhecidos como de convolação da nacionalidade derivada dos netos quando anteriormente naturalizados pelo extinto artigo 6.4 e que desejam se tornar originários através do artigo 1.1-D.

    No mais, caso ainda restem dúvidas, poderá me procurar particularmente pelo link abaixo. O processo é simples e não requer um conjunto robusto de documentos. O documento a ser usado pelo requerente neste novo processo poderá ser o Cartão Cidadão ou, na falta dele, identidade (emitida a menos de 10 anos) ou passaporte (em validade suficiente).

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

    abraços,

  • Laura79Laura79 Member 37 PontosPosts: 3

    @CEGV Obrigada pelos esclarecimentos. Como é indicado colocar no campo Tel. do Quadro 1 o telefone com DDI e DDD sendo que só tem 12 quadradinhos para preencher e o número completo tem 15. O DDI seria 0055, dois dígitos do DDD e o número de celular com 9 dígitos (não temos telefone fixo).

    CEGV
  • Laura79Laura79 Member 37 PontosPosts: 3

    @Laura79 disse:
    @CEGV Obrigada pelos esclarecimentos. Como é indicado colocar no campo Tel. do Quadro 1 o telefone com DDI e DDD sendo que só tem 12 quadradinhos para preencher e o número completo tem 15. O DDI seria 0055, dois dígitos do DDD e o número de celular com 9 dígitos (não temos telefone fixo).

    Posso colocar o resto do número em baixo ou vão encrencar com isso?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Laura79 disse:
    @CEGV Obrigada pelos esclarecimentos. Como é indicado colocar no campo Tel. do Quadro 1 o telefone com DDI e DDD sendo que só tem 12 quadradinhos para preencher e o número completo tem 15. O DDI seria 0055, dois dígitos do DDD e o número de celular com 9 dígitos (não temos telefone fixo).

    só coloco DDD, já que indico que o local é Brasil.

    Posso colocar o resto do número em baixo ou vão encrencar com isso?

    preenchimento somente nos locais indicados.

    abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.