Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,

Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Atribuição 1D - Netos de Portugueses

2»

Comentários

• CEGVCEGV 3026 PontosPosts: 2,406Moderator

@MARCOS_COUTINHO disse:
    Boa tarde! sou neto de Português (falecido) e minha mãe já é falecida e não possuía cidadania portuguesa, como posso tirar a minha cidadania? Tenho a certidão de nascimento de meu avô. Obrigado!

leia a primeira mensagem deste tópico
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/126/atribuicao-1d-netos-de-portugueses/p1

Se precisar de orientações específicas, por me contatar pelo link
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

abraços,

• CrismonteiroCrismonteiro 17 PontosPosts: 2Member

Boa Noite. Tenho duvidas e achei esse Forum bem interessante. Boas orientações e otimos esclarecimentos!
    Estou pensando em obter cidadania portuguesa para netos. Pelo que analisei e li, é preciso ter vinculo efetivo com Portugal.
    Bem, Sou neta de portugueses e estou neste caso porque minha mãe ja é falecida.
    Fiz tres viagens a Portugal nos ultimos 5 anos , mas pelo que entendi não é o suficiente.
    Sou aposentada e tenho renda suficiente para viver em Portugal.
    Gostaria de saber se eu for morar em Portugal e obter uma autorização de residencia , quanto tempo eu teria que morar la ate que eu possa
    Solicitar a cidadania?
    Obrigado

@Crismonteiro, bem vinda

@Crismonteiro disse:
    Boa Noite. Tenho duvidas e achei esse Forum bem interessante. Boas orientações e otimos esclarecimentos!
    Estou pensando em obter cidadania portuguesa para netos. Pelo que analisei e li, é preciso ter vinculo efetivo com Portugal.
    Bem, Sou neta de portugueses e estou neste caso porque minha mãe ja é falecida.
    Fiz tres viagens a Portugal nos ultimos 5 anos , mas pelo que entendi não é o suficiente.

Se você fizer mais uma e conseguir provar 4 ao longo de 5 anos, com um mínimo de permanência, pode ser suficiente.

Sou aposentada e tenho renda suficiente para viver em Portugal.

você teria que inicialmente aplicar para visto de residência de aposentados e demora um pouquinho para obtê-lo

Gostaria de saber se eu for morar em Portugal e obter uma autorização de residencia , quanto tempo eu teria que morar la ate que eu possa Solicitar a cidadania?

Como neta, com residência fixa e contrato de aluguel (ou propriedade) em Portugal, precisará de 3 anos de propriedade ou locação, antes de poder submeter seu processo de atribuição como neta de portugueses.

Precisando de orientações especializadas, pode me procurar.
    Abraços e boa sorte.

• CrismonteiroCrismonteiro 17 PontosPosts: 2Member

Obrigado pelos esclarecimentos. Vou seguir entao a linha de ir a Portugal mais uma vez.
    Abs

CEGV
  • AndieguesAndiegues 40 PontosPosts: 18Member

Bom dia. Após feito o processo da minha avó (filha de português), percebi que a certidão de portugal dela está com o nome de solteira (apesar de ter enviado ao ACP a certidão de nascimento com casamento averbado).
    Para fazer meu processo 1.D é recomendado efetuar a transcrição do casamento dela antes, correto? Há alguma recomendação de conservatória mais rápida ou ideal para o processo?

@Andiegues, veja o tópico

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

Se sua avó se tornou portuguesa e a(o) filho(a) da sua vó está vivo(a), deve preferencialmente fazer o processo do seu pai(ou mãe) e depois o seu.

• AndieguesAndiegues 40 PontosPosts: 18Member

@CEGV, infelizmente meu pai (filho de minha avó, faleceu). Logo, me restou o processo 1.D pelo que entendo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.