Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa

18910111214»

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4463 PontosPosts: 3,737

@raquelabreu disse:
    1-C - Quadro 2: Declarações - tenho 3 duvidas:
    A) consegui o assento do meu avô português, via sistema / conservatoria. No form 1-C, devo colocar o nr do assento que fica no topo do formulário nr xxx ano 2020 OU devo considerar o que aparece no final do formulário Cota; informatização do assento nr xxx/1918 (data do registro do meu avo).

O mais fácil é mandar uma cópia simples do assento de nascimento português. Aí não precisará preencher estas informações.

B) vou incluir o assento que recebi impresso aos docs que enviarei. Pode ser cópia simples?

DEVE !

C) realmente não preciso preencher no quadro 2 , os campos anteriores ao campo assento?
    Super obrigada pelo apoio e parabéns pelo fórum!!! Abs Raquel

Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

raquelabreu

@93Ailtoncardoso disse:
    Bom-dia a todos! Sou novo aqui no portal, gostaria de fazer uma pergunta ...

Dei entrada do meu processo de nacionalidade em agosto de 2018, e desde janeiro estou a espera do registo e até agora nada.
    Podem me explicar quanto tempo tenho mais que esperar sff? Obgd

Ailton, não existe mais tempo médio de conclusão. Fora isso você não nos disse onde está seu processo e o tipo dele. Tudo isso importa. O mais importante é ter paciência.

Abraços,

@Maelisa, bem vinda.

@Maelisa disse:
    Boa tarde,

Por favor, poderiam esclarecer-me a seguinte questão:

Um indivíduo, maior, filho de pai e mãe descendentes sefarditas que acabaram de adquirir a nacionalidade portuguesa (por descendência sefardita), pretende agora constituir o seu processo de pedido de nacionalidade. Tendo em conta que ambos os pais têm o documento da comunidade judaica do Porto que confirma a sua descendência sefardita, será esse documento dos pais prova bastante da sua descendência sefardita ou deverá o interessado solicitar também à comunidade judaica em Portugal a prova, em seu nome, da sua descendência sefardita?
    Obrigada pelo vosso apoio.
    Melhores cumprimentos.
    Maria Elisa

Maria Elisa, peça ao requerente para me procurar. Infelizmente, por norma interna, não damos orientações a terceiros pois acabaríamos orientando (também) profissionais não especializados a prestar serviços (sem a especialização necessária) a terceiros. Já vimos isso acontecer muitas vezes. Só orientamos os próprios interessados.

abraços e aproveite nosso Portal,

• 93Ailtoncardoso93Ailtoncardoso Member 27 PontosPosts: 2

@CEGV dei entrada do processo aqui em lisboa(por tempo de residência), na loja de cidadão em odivelas, passado um ano fui la perguntar disseram que o meu processo encontra se no Porto. Entretanto pedi a senha para acompanhar online , quando entrei para consultar estava assim:
    De bola 1 a 5 verde
    Bola 6 branco
    Bola 7 marrom
    Com a mensagem"seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarde o registo"

CEGV

@93Ailtoncardoso disse:
    @CEGV dei entrada do processo aqui em lisboa(por tempo de residência), na loja de cidadão em odivelas, passado um ano fui la perguntar disseram que o meu processo encontra se no Porto. Entretanto pedi a senha para acompanhar online , quando entrei para consultar estava assim:
    De bola 1 a 5 verde
    Bola 6 branco
    Bola 7 marrom
    Com a mensagem"seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarde o registo"

Parabéns, Ailton. Agora é só aguardar a conclusão de seu processo (já aprovado). Quando e somente concluírem o processo é que você será considerado cidadão português e com o seu assento de nascimento poderá pedir a emissão de seu cartão cidadão.

Abraços e aproveite nosso Portal,

• raquelabreuraquelabreu Member 24 PontosPosts: 0

Olá! boa noite. O nome do meu pai (filho de portugues) está com uma diferença na certidão / RG.
    No RG Jose Roberto DE Abreu e na certidão Jose Roberto Abreu. O restante dos dados super corretos.
    1. Acham que dará algum problema?
    2. No formulário 1-C devo preencher o que consta no RG ou certidao.
    Super obrigada! Abs

CEGV

@raquelabreu, bem vinda.

@raquelabreu disse:
    Olá! boa noite. O nome do meu pai (filho de portugues) está com uma diferença na certidão / RG.
    No RG Jose Roberto DE Abreu e na certidão Jose Roberto Abreu. O restante dos dados super corretos.
    1. Acham que dará algum problema?

pouco provável mas depende muito de para onde será enviado o processo e o bom humor do analista/conservador. A rigor é uma deficiência que pode ser questionada.

1. No formulário 1-C devo preencher o que consta no RG ou certidao.

No campo "Requerente", o que consta no RG

Super obrigada! Abs

Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

• ElbaElba Member 7 PontosPosts: 2

Boa Noite!!! Vejo que varias pessoas optam por dar entrada por Tondela? Pelo meu entendimento apenas poderíamos enviar via correios para

Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    1099-003 Lisboa
    Portugal

Existe alguma forma de enviar diretamente para Tondela?
    Grata

Oi Elba, bem vinda.

@Elba disse:
    Boa Noite!!! Vejo que varias pessoas optam por dar entrada por Tondela? Pelo meu entendimento apenas poderíamos enviar via correios para

Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    1099-003 Lisboa
    Portugal
    Existe alguma forma de enviar diretamente para Tondela?

Lamentavelmente você está equivocada. Alguém pode ter lhe dado informação errada, você pode ter lido em algum lugar ou formulário desatualizado ou algum outro motivo.

Existem algumas CRCs e espaços do IRN que são chamados de "Balcões de Nacionalidade". Estes balcões, para brasileiros filhos de portugueses, podem ser usados para enviar por via postal e formulário de requerimento próprio, os processos destes filhos. A CRC de Tondela é mais um destes espaços. Veja a lista dos balcões em

https://portupedia.com/wiki/Balcões_de_Nacionalidade

Abraços e aproveite nosso Portal,

• woodpedrowoodpedro Member 17 PontosPosts: 1

Olá pessoal, boa tarde.
    Minha primeira vez aqui no portal então se eu estiver fazendo algo errado, por favor me sinalize.
    Estou com o meu processo com a seguinte mensagem:"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.", há cerca de 50 dias corridos.
    Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando em média para finalizar essa etapa? O meu está com as bolinhas verdes até a 5ª, a 6ª está branca e 7ª marrom.

CEGV

@woodpedro, bem vindo

@woodpedro disse:
    Olá pessoal, boa tarde.
    Minha primeira vez aqui no portal então se eu estiver fazendo algo errado, por favor me sinalize.
    Estou com o meu processo com a seguinte mensagem:"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.", há cerca de 50 dias corridos.
    Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando em média para finalizar essa etapa? O meu está com as bolinhas verdes até a 5ª, a 6ª está branca e 7ª marrom.

Pedro, conheço pessoas que estão neste mesmo estágio desde outubro do ano passado e segue sem conclusão. Então, sim, podem levar meses para que o registro de cidadão português seja criado.

Abrações, boa sorte e aproveite nosso Portal

• eliasvellosojr_35eliasvellosojr_35 Member 17 PontosPosts: 0

Bom dia, já tenho meu processo finalizado na fase 7, porém tenho dúvidas se nessa fase já devo ir q conservatória ou se ainda aguardo, pois la diz que o processo foi aprovado e aguarda criação do registro de cidadão português, gostaria de saber se alguém sabe como proceder.

CEGV
    editado março 19

@eliasvellosojr_35, bem vindo

@eliasvellosojr_35 disse:
    Bom dia, já tenho meu processo finalizado na fase 7, porém tenho dúvidas se nessa fase já devo ir q conservatória ou se ainda aguardo, pois la diz que o processo foi aprovado e aguarda criação do registro de cidadão português, gostaria de saber se alguém sabe como proceder.

Se seu processo já aparece a fase 7 em verde, sinal que foi concluído. Caso a bolinha 7 ainda não esteja verde é sinal que ainda não foi concluído, o que parece ser seu caso. Processo aprovado e processo concluído são situações diferentes. Você precisa aguardar a criação do registro de cidadão português e a real conclusão de seu processo.

Conservatórias não estão atendendo ninguém presencialmente (apenas casos de serviços essenciais) e muitas estão completamente fechadas . Precisa aguardar o retorno das CRCs às atividades normais.

Abraços, saúde, boa sorte e aproveite nosso Portal

• xYsxYs Member 12 PontosPosts: 0

Bom dia, amigos.
    Processo de atribuição de pai para filha.
    “É da minha mãe, eu que fiz todo procedimento.”

Da fase 2 para fase 4.
    estava na fase 2 desde janeiro.

Segue a imagem do processo: https://imgur.com/uY6lnJV

O que devo fazer? A linha de registro não atende, estava tentando ligar lá a 10 dias, ficava esperando cerca de 1h e caia....
    Se puderem me auxiliar ficarei muito grato.

Desde já.

Obrigado

@xYs bem vindo

@xYs disse:
    Bom dia, amigos.
    Processo de atribuição de pai para filha.
    “É da minha mãe, eu que fiz todo procedimento.”
    Da fase 2 para fase 4.
    estava na fase 2 desde janeiro.
    Segue a imagem do processo: https://imgur.com/uY6lnJV
    O que devo fazer? A linha de registro não atende, estava tentando ligar lá a 10 dias, ficava esperando cerca de 1h e caia....
    Se puderem me auxiliar ficarei muito grato.
    Desde já.
    Obrigado

vocês receberão, pelos correios, cópia da exigência.
    Quanto ao prazo, como tudo está parado, todos serão muito lenientes em relação a eles.

Abraços e ótima sorte,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.