Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,

Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Andamento de processo (Edenilton)

EdeniltonEdenilton 2 PontosPosts: 1Member
editado abril 2018 em Acompanhamento de Processos

Como posso ter acesso ao meu processo ? Dei entrada em 19/09/2017 , pessoalmente em Lisboa. Qual o e-mail para pedir ? Até agora não obtive nenhuma resposta, não sei nem se foi numerado.l

Comentários

• CEGVCEGV 3475 PontosPosts: 2,687Moderator

@Edenilton disse:
    Como posso ter acesso ao meu processo ? Dei entrada em 19/09/2017 , pessoalmente em Lisboa. Qual o e-mail para pedir ? Até agora não obtive nenhuma resposta, não sei nem se foi numerado.l

Você já tem o número de seu processo ? (não precisa informá-lo aqui)

Se já o tem, a melhor solução para os primeiros meses é:

Entrar em contato com

Linha de Registos telefone +351 211 950 500
    De Segunda a Sexta das 9:00 às 17:00, horário de Portugal
    No Atendimento automático digite 1 e depois 1 novamente para ser direcionado à área de acompanhamento de processos

Se estiver no Brasil, ligue usando um aplicativo como SKYPE, cujas chamadas internacionais são bem baratas comparadas ao custo de ligação via celular ou linha fixa. Se não me engano hoje o SKYPE cobra algo como R$ 0,08 por Minuto.

Bem... isso inicialmente.
    Após seu processo ir para a análise propriamente dita, realizada por um Oficial ou Conservador, aí sim valerá a pena começar a trocar e-mails com este oficial ou conservador para saber do estado de seu processo, se existem deficiências que geraram exigências, etc...

Somente a partir daí vale a pena o contato via e-mail. Antes disso, qualquer um que lhe responder, lhe responderá tomando como base o sistema de acompanhamento de processos do IRN, que é a mesma fonte de informação dos atendentes da Linha de Registos (LR). Com um porém: Os atendentes da LR estão lá somente para fazer isso. Os oficiais e Conservadores quando param de trabalhar para responder e-mails deixam de trabalhar nos processos, o que é ruim para todos que têm processos pendentes.

Abraços e boa sorte,
    @CEGV

Alterei o título do tópico para não ficar genérico
    Abraços

• fe26fe26 22 PontosPosts: 5Member

Caso não tenha o número do processo a linha de registos tb informa... basta dar o nome e data do nascimento! ;)

CEGV
  • Marcelo_GonçalvesMarcelo_Gonçalves 22 PontosPosts: 3Member

Meu processo de Nacionalidade por atribuição chegou em CRCentrais em 20/09/2017. Daqui a poucos dias farão 8 meses de espera. Meu processo é o de número 8XXX/2017. Hoje (11/05) recebi o retorno de um email que enviei com o seguinte texto:

"Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respectivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.

Dada a enorme quantidade de processos instruído pelos Consulados, mesmo tratando-se de processos em reapreciação ( com diligências respondidas) e de acordo com orientação superior, a integração dos assentos é feita de acordo com a data da resposta à diligência, pelo Consulado, em sistema.

Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa .

Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.

Desde já se informa que o motivo “Viagens” não poderá ser considerado motivo para alegar urgência no pedido.

Os utentes irão ter que aguardar, uma vez que não nos é possível fornecer uma previsão para conclusão dos processo e consequente integração - não só pela quantidade de processos entrados em sistema, mas como também ao factor “ recursos humanos” disponíveis para fazer face à situação.

O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados

Por isso, no pressuposto que os interessados não se encontram indocumentados, deverão apresentar o documento de identificação de que são detentores, enquanto seus processo não forem concluídos.

Quando os registos se encontrarem integrados por esta Conservatória, o Consulado instrutor dará conhecimento aos interessados

Com os melhores cumprimentos"

.................................................................................................

Nada muito animador.
    Alguém tem idéia de qual mês eles estão "trabalhando"?

@Marcelo_Gonçalves,
    Junho/Julho de 2017

Pelo que pudemos ver seu processo é via consulado (6.4 ?) e você, pelo jeito, mandou um e-mail pedindo algum tipo de urgência. A resposta que você recebeu é "padrão" quando este tipo de pedido é enviado sem documentação que eles considerem adequada. Ainda assim, pelo que já vi, eles ainda levam uns 3 meses para "analisar" o pedido de urgência e mais um ou dois para "processar" a urgência. Até respostas para os órgãos de controle, como o IGSJ, não têm sido enviadas.

Obrigado pelo seu comentário..
    O engraçado é que não pedi urgência, apenas pedi um status do processo e se tinham como passar uma previsão.
    Como no site do consulado falam em 8 meses (em média) e faltam 9 dias para que o meu processo complete esses 8 meses, eu esperava que eles retornassem informando que, de acordo com a data de chegada do meu processo, ele já estaria para sair ou algo assim.... a ansiedade é grande e eles não dão muitas informações.

CEGV

@Marcelo_Gonçalves disse:
    O engraçado é que não pedi urgência, apenas pedi um status do processo e se tinham como passar uma previsão.
    Como no site do consulado falam em 8 meses (em média) e faltam 9 dias para que o meu processo complete esses 8 meses, eu esperava que eles retornassem informando que, de acordo com a data de chegada do meu processo, ele já estaria para sair ou algo assim.... a ansiedade é grande e eles não dão muitas informações.

É.... talvez sempre que vejam "prazo", colem aquele parágrafo. Enfim...

• MariaRibeiroMariaRibeiro 201 PontosPosts: 129Moderator

@Marcelo_Gonçalves disse:

As fases do processo de atribuição são:
    1 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória
    2 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos foram pagos
    3 - Atribuição de um número de processo ao requerimento
    4 - Digitalização documental
    5 - Distribuição
    6 - Análise dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais)
    7 - Parecer do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF/Diligências (nesta fase, será dado o veredito "aceito" ou "não aceito").
    8 - Despacho SEF
    9 - Envio para o Ministério da Justiça
    10- Análise dos documentos pelo Ministério da Justiça (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais)
    11- Despacho MJ
    12- Registo do assento (nascimento) na Conservatória

Sempre que ligar para LR pergunte em que ponto/fase está facilita para se localizar e ter uma idéia de quando será concluído.

SimeialobatoMoniqueAntunespfagundesFernanda_Andrade27

Maria, obrigado pelas informações.
    Desde que o processo entrou em "Aguarda Integração" já liguei lá 3 vezes. Nas 3 vezes eles apenas informaram que estava aguardando a integração e que eu deveria esperar.
    De posse dessa informação que vc passou, da próxima vez que eu ligar eu vou questionar em qual dos passos que vc mencionou o meu caso está.
    :)

MariaRibeiro
  • cmvassaocmvassao 2 PontosPosts: 1Member

Olá, entrei com o meu processo em novembro de 2017 e hoje recebi uma carta do IRN com um número de processo. O processo deverá demorar muito mais? Meu marido ligará para lá na semana que vem.

@cmvassao, bom dia.
    Qual o tipo de processo e onde você deu entrada nele ?
    abraços e bem-vindo

deisy2804
  • JFFernandesJFFernandes 10 PontosPosts: 3Member
    editado agosto 2018

@MariaRibeiro disse:
    ...

Estas fases não são vias de regras para todas as Conservatórias, são?

editado agosto 2018

@JFFernandes disse:

@MariaRibeiro disse:
    ...

Estas fases não são vias de regras para todas as Conservatórias, são?

Não especificamente... mudam por tipo de processo e cada oficial/conservador/conservatória "toca" seus processos do seu jeito. Mas, no geral, são estes os procedimentos adotados.
    Abraços,

• MoniqueAntunesMoniqueAntunes 2 PontosPosts: 1Member

Dei entrada diretamente em Lisboa no mês de outubro/2017. Meu processo de atribuição (pai para filho)até agora encontra-se em análise. Alguém sabe o mês que está sendo analisado?

• ViviVivi 12 PontosPosts: 1Member

Meu processo é o 27790/18, recebi uma notificação pedindo a certidão de casamento dos meus avós (que são portugueses mas casaram no Brasil). Enviei o registro de casamento apostilado.
    Não foi feita a transcrição em Portugal, eu preciso fazer essa transcrição ou basta o que eu enviei?
    Foi recebida a Certidão de Casamento deles? Mandei por correio e consta no acompanhamento que foi recebido.

@Vivi disse:
    Meu processo é o 27790/18, recebi uma notificação pedindo a certidão de casamento dos meus avós (que são portugueses mas casaram no Brasil). Enviei o registro de casamento apostilado.
    Não foi feita a transcrição em Portugal, eu preciso fazer essa transcrição ou basta o que eu enviei?
    Foi recebida a Certidão de Casamento deles? Mandei por correio e consta no acompanhamento que foi recebido.

quando o casal é de portugueses a transcrição do casamento em Portugal é obrigatória antes da atribuição de seus filhos.
    A forma mais rápida de fazer está transcrição é via Ponta Delgada. Normalmente leva menos de um mês, depois de recebida.

Abraços

• AmandaAmanda 4 PontosPosts: 4Member

Como faço pra saber do andamento do meu processo da nacionalidade portuguesa???? Obrigada

@Amanda disse:
    Como faço pra saber do andamento do meu processo da nacionalidade portuguesa???? Obrigada

veja o seguinte guia
    https://Portupedia.com/wiki/LR

Obrigada.. Olha fiz o meu pidido agora no início do ano aqui em Leiria sabe me dizer quanto tempo pode demorar??

@Amanda disse:
    Obrigada.. Olha fiz o meu pedido agora no início do ano aqui em Leiria sabe me dizer quanto tempo pode demorar??

Amanda, conservatórias pequenas são uma incógnita. Leiria manda seus processos para o Balcão de Pombal e pombal só tem uma conservadora para cuidar de todos processos de nacionalidade. Se a conservadora Betina Andrade estiver com pouco trabalho será rápido. Se existirem muitos pedidos pendentes a conclusão pode levar muito mais tempo do que normalmente levaria no ACP. Já vi outros casos (não em Pombal) que levaram dias e outros que levaram mais de 6 meses. É, efetivamente, uma roleta russa, a não ser que imediatamente antes do envio você entre em contato com a conservatória para "sentir" como está a carga de trabalho da conservadora.

Ainda, como a decisão dos processos ocorre de forma discricionária, de acordo com a análise e decisão da conservadora, a não ser que seu processo esteja completamente perfeito e "padrão", pode ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho pois existem conservadores mais lenientes e outros menos, mais exigente e menos... é muito complicado e arriscado você mandar um processo para um local em que os parâmetros usados são desconhecidos.

Boa sorte e agradecemos se você nos atualizar sobre o andamento do seu processo em Leiria.

Abraços,

Obrigada pela informação.. Então liguei pra linha de registos pra saber como está o processo já me derao o número do processo e ela disse qui está em análises sei qui a alguns pontos até chegar a conclusão final mais se está em análises e porque até está sendo rápido certo? 😘

@Amanda disse:
    Obrigada pela informação.. Então liguei pra linha de registos pra saber como está o processo já me derao o número do processo e ela disse qui está em análises sei qui a alguns pontos até chegar a conclusão final mais se está em análises e porque até está sendo rápido certo? 😘

Não... significa que está aguardando... o termo mais sem significado que existe no IRN é o "Está em Análise". Significa apenas que receberam o processo e o numeraram. Nada mais. O mais provável é que esteja em uma pilha aguardando seu momento de ser EFETIVAMENTE ANALISADO. Se não fizer as perguntas certas eles sempre dirão que está em análise, até que digam que está em despacho, que significa que já foi efetivamente analisado e que está na mesa da conservadora para decisão. Caso deferido, depois do despacho segue para averbamento ou registro, dependendo do processo.

abraços,

Como sou de Leiria achei qui seria mais prático ir lá mais afinal me enganei será mais fácil ter ido aonde você falou obrigada

CEGVLuisMariano
    editado junho 25

Para os que chegaram aqui, vejam o seguinte tópico, que explica como acompanhar os processos de cidadania.

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

E caso ainda tenham dúvidas, publiquem suas dúvidas no seguinte tópico:

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/169/ajuda-para-iniciantes-buscando-informacoes-sobre-nacionalidade-portuguesa#latest

Abraços,

Relvis
Esta discussão está fechada.