Greve do IRN marcada para os dias

agosto: 5, 12, 13, 14, 16, 17 e 26
setembro: 2, 9, 16, 23 e 30
Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,

Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1171820222325

Comentários

• PatyKieferPatyKiefer 23 PontosPosts: 6Member

Muito obrigada, @CEGV! Você me ajudou muito! Como enviei a documentação via carta registrada, assim que chegar no ACP PORTO, ficarei sabendo. Entre a documentação chegar no ACP PORTO e ser gerado este número de processo, qual o prazo médio? Em qual postagem do fórum eu devo informar o número de processo do meu pai para acompanhamento e atualização?

• CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado maio 30

@PatyKiefer disse:
    Muito obrigada, @CEGV! Você me ajudou muito! Como enviei a documentação via carta registrada, assim que chegar no ACP PORTO, ficarei sabendo. Entre a documentação chegar no ACP PORTO e ser gerado este número de processo, qual o prazo médio?

Eram 10 dias em média... Agora acho que está levando um mês para numerar.

Efetivamente, para o requerente eventual, numeração não serve para nada a não ser acompanhar processo. A não ser que você seja muiiito ansiosa, se você sabe que seu processo deve durar 4 meses, vai ligar antes para quê ? Para saber o número ? Depois para saber se caiu em exigência (que não acontece se você faz o "processo" direitinho), se foi despachado ?

Em qual postagem do fórum eu devo informar o número de processo do meu pai para acompanhamento e atualização?

Paty, aqui quem faz o acompanhamento é a própria pessoa. Compartilhar suas informações não pessoais de acompanhamento aqui no Portal é uma gentileza e uma "troca" com todos os nossos outros colegas, que também compartilham as deles.

A ideia de fundo é que se "todos" compartilham suas informações, "todos" ligam menos para Portugal, pois utilizam as informações dos processos dos colegas para saber mais ou menos a situação de seus processos.

É mais ou menos assim:
    Se processos que chegaram em dd/mm já foram numerados e o seu chegou próximo a aquela data, provavelmente o seu já foi (ou está para ser) numerado.

O mesmo raciocínio pode ser usado para as "fases" de análise, despacho e registro dos processos.

abraços,

• HectorBHectorB 68 PontosPosts: 10Member

Muito obrigado pela resposta CEGV.Você acha que eu deveria providenciar a certidão de casamento de inteiro teor digitada e enviar logo para a ACP ?
    Como faço para conseguir que essa certidão seja juntada com o restante da minha documentação enviada anteriormente?

agradeço novamente sua grande ajuda .
    Forte Abraço

@HectorB disse:
    Muito obrigado pela resposta CEGV.Você acha que eu deveria providenciar a certidão de casamento de inteiro teor digitada e enviar logo para a ACP ?
    Como faço para conseguir que essa certidão seja juntada com o restante da minha documentação enviada anteriormente?

como disse, meu conselho é aguardar cair em exigência.

Se você estiver irredutível, aguarde o processo ser numerado e envie o documento junto com uma carta pedindo que ele seja apensado ao processo de número xxxx/xx

Mas pense o que poderá acontecer se você mandar o documento e posteriormente for informado que existiam outras "pendências" ou "erros" que precisarão ser corrigidos. Terá que enviar novamente mais uma correspondência ? Mais custos de envio ?

Abraços,

• HectorBHectorB 68 PontosPosts: 10Member

Ok CEVG , muitíssimo obrigado mais uma vez.Vou seguir seus preciosos conselhos.

CEGV
  • PatyKieferPatyKiefer 23 PontosPosts: 6Member

@CEGV , obrigada mais uma vez pelas informações. Vc é muito gentil! Sobre o compartilhamento das informações, posso postar em qualquer mensagem do fórum (como por exemplo aqui) ou tem algum local / tópico específico?

CEGV

@PatyKiefer disse:
    ... Sobre o compartilhamento das informações, posso postar em qualquer mensagem do fórum (como por exemplo aqui) ou tem algum local / tópico específico?

Obrigado. Deve publicar no tópico adequado de acompanhamento. Se for 1C, neste mesmo tópico.

abraços,

• EpidauraMoreiraEpidauraMoreira 1458 PontosPosts: 391Member

Caros @brasilhenrique , @mabarros e demais colegas,

saberiam estimar em quanto tempo o ACP está atualmente numerando um processo após sua recepção por correio (processos entregues pessoalmente sao numerados na hora, mas não é o caso do Paulo...)?

Meu caro @CEGV , perdoe-me a burreza (como sabem, sou de outra familia zoológica), mas pergunto: É possivel buscar-se um determinado termo, p.e. "numeração", somente dentro de um tópico específico? Ou a funçao "busca" abrange sempre o portal inteiro?

Obrigada a todos por qualquer orientação prestada!!

marcelo_12meses
  • brasilhenriquebrasilhenrique 222 PontosPosts: 65Moderator
    editado junho 3

@EpidauraMoreira disse:

saberiam estimar em quanto tempo o ACP está atualmente numerando um processo após sua recepção por correio (processos entregues pessoalmente sao numerados na hora, mas não é o caso do Paulo...)?

Estimada Epidaura,

Saudações ao Paulo.

Meu processo chegou no ACP em 17/12/2018 e foi numerado em 09/01/2019.

Pelo que tenho visto, atualmente estão numerando em aproximadamente 7 dias.

Cheers!

EpidauraMoreiramarcelo_12mesesMalu
  • mabarrosmabarros 407 PontosPosts: 124Member

@EpidauraMoreira disse:
    Caros @brasilhenrique , @mabarros e demais colegas,

Meu caro @CEGV , perdoe-me a burreza (como sabem, sou de outra familia zoológica), mas pergunto: É possivel buscar-se um determinado termo, p.e. "numeração", somente dentro de um tópico específico? Ou a funçao "busca" abrange sempre o portal inteiro?

Obrigada a todos por qualquer orientação prestada!!

O meu também foi rápido. O processo chegou lá no final de fevereiro e numerou na primeira semana de março.

EpidauraMoreira
  • julianambjulianamb 123 PontosPosts: 58Member

@brasilhenrique disse:
    ...
    Meu processo chegou no ACP em 17/12/2018 e foi numerado em 09/01/2019.

Pelo que tenho visto, atualmente estão numerando em aproximadamente 7 dias.
    ...

@mabarros disse:
    ...
    O meu também foi rápido. O processo chegou lá no final de fevereiro e numerou na primeira semana de março.

O da minha mãe chegou dia 06/03/2019 (quarta-feira) e foi numerado dia 15/03/2019 (sexta-feira).

8 dias..

CEGVEpidauraMoreiraMalu
  • RoseRose 425 PontosPosts: 122Member

@CEGV Consegui pagar o emolumento por cartão de crédito. Recebi na mesma hora o email com os dados do pagamento e o formulário 1C para preencher. Porém, o formulário vem em adobe e não consegui editar. Não tenho conversor deste arquivo.
    Esta disponível somente para impressão. Que devo fazer: Imprimir e preencher a mão? ?
    Grata

@Rose disse:
    @CEGV Consegui pagar o emolumento por cartão de crédito. Recebi na mesma hora o email com os dados do pagamento e o formulário 1C para preencher. Porém, o formulário vem em adobe e não consegui editar. Não tenho conversor deste arquivo.
    Esta disponível somente para impressão. Que devo fazer: Imprimir e preencher a mão? ?

Se você preencher à mão não precisará imprimir e enviar um outro requerimento, em branco, para provar o pagamento.

abraços,

Alguém aí com processo de março já em registro?

@mabarros disse:

Tenho processo de 20/2 que ainda não foi registrado.

Fernanda_Andrade27

@CEGV disse:

@mabarros disse:

Tenho processo de 20/2 que ainda não foi registrado.

Vou ligar na semana que vem então pra saber do andamento!

• TeresaFariasTeresaFarias 189 PontosPosts: 93Member

Tenho processo de 1/2 ainda em análise!

Fernanda_Andrade27CEGV
  • leonardobsleonardobs 22 PontosPosts: 2Member

Se possível preencher meus dados na planilha
    Leonardobs

Numero: 184XX/2019
    Objeto entregue em 19/02/2019
    Numerado em 27/02/2019
    Aprovado em 24/05/2019

CEGV

acabei de ligar na LR. às 10:30 da manhã (brasil). 40 minutos apenas de espera. processo do dia 8/3 em análise e sem exigência, mas pelo que a atendente disse, já começaram os trabalhos de março.

• Sc4rcioSc4rcio 54 PontosPosts: 19Member

@mabarros disse:

@Sc4rcio disse:
    Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

passa seu número de processo que adiciono você lá. só vc pode acompanhar o processo e você passa o status para atualização da planilha.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0

Ola, muito obrigada....vou te passar

processo 340xx/2019
    enviado : 11/04/19
    recebido : 22/04/19 por Hermogenes
    numerado dia : 02/05/19

Nome: Fatima Maria

@Sc4rcio disse:

@mabarros disse:

@Sc4rcio disse:
    Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

passa seu número de processo que adiciono você lá. só vc pode acompanhar o processo e você passa o status para atualização da planilha.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0

processo 340xx/2019

enviado via EMS dos correios e pago em dinheiro

@Sc4rcio disse:

@mabarros disse:

@Sc4rcio disse:

processo 340xx/2019

feito.

• Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 167 PontosPosts: 93Member

Meu processo 182XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Recebido 18/02/19 por Izabel Ferreira
    Numerado 27/02/19
    Despacho 22/05/19

Processo do meu irmão 186XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Numerado 27/02/19
    Despacho 24/05/19

Planilha atualizada!
    Eu liguei em 23/05 e no sistema ainda constava que meu processo estava em análise (estava desatualizado). E pela primeira vez fui bem atendida na LR! O nome da atendente é Maria.

Falta poucoooo!!

@Fernanda_Andrade27 disse:
    Meu processo 182XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Numerado 27/02/19
    Despacho 22/05/19

Processo do meu irmão 186XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Numerado 27/02/19
    Despacho 24/05/19

Planilha atualizada!
    Eu liguei em 23/05 e no sistema ainda constava que meu processo estava em análise (estava desatualizado). E pela primeira vez fui bem atendida na LR! O nome da atendente é Maria.

Falta poucoooo!!

Parabéns! Fila andando!

Fernanda_Andrade27Malu

@mabarros disse:

@Sc4rcio disse:

@mabarros disse:

@Sc4rcio disse:

processo 340xx/2019

feito.

Muito obrigada :wink:

Consegui a senha de acesso do portal novo. Processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu nada. Mas é boa notícia!

CEGVMalu

@mabarros disse:
    Consegui a senha de acesso do portal novo. Processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu nada. Mas é boa notícia!

Portal novo??

CEGV

@julianamb disse:

@mabarros disse:

Portal novo??

@julianamb disse:

@mabarros disse:

Portal novo??

Sim. Eles lançaram HOJE um portal para que você possa finalmente acompanhar seu processo.

https://nacionalidade.justica.gov.pt/

Precisa ligar na LR e pedir sua senha de acesso e adeus LR.

julianambCEGV

@mabarros disse:

Sim. Eles lançaram HOJE um portal para que você possa finalmente acompanhar seu processo.

Precisa ligar na LR e pedir sua senha de acesso e adeus LR.

Sério gente??? Que maravilhaaaaaaa!! Excelente notícia!!
    Segunda-feira vou ligar sem falta para saber a senha!!

CEGV
  • PACHECOPACHECO 661 PontosPosts: 191Member

Estou em Portugal e soube do portal lançado hoje. Excelente para todos.

CEGV

10 de junho que eu me lembre é feriado em Portugal

CEGV

Sim Feriado, segunda dia 10

CEGV

ah, que pena! Ia ligar agora para LR e vi vocês falando do feriado.. 🙁
    Amanhã eu ligo então 👍

CEGV
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses 740 PontosPosts: 135Member

Valeu, gente, obrigado pela explicação do feriado do dia 10. Liguei feito doido para lá, e já estava culpando a globo por não me atenderem.

julianambCEGVFernanda_Andrade27Malu

Hoje está difícil ligar para LR.. já liguei umas 20 vezes e nada ainda..
    Diz que está com muitas chamadas e não pode me atender.. 🙁
    Todo mundo deve estar ligando para pegar a senha..

CEGV

@julianamb disse:
    Hoje está difícil ligar para LR.. já liguei umas 20 vezes e nada ainda..

Também tentei... tem uma msg nova no sistema: devido a elevada fluência de chamadas na linha de registros, não será possível atendê-lo. tente mais tarde. Uma m...

CEGV

Tem que tentar as 05:00 no Brasil... tem que madrugar rsrsr

CEGV

Consegui ligar para LR!!!!
    Já estou com a senha do processo da minha mãe!!
    Agora vou tentar novamente para o processo da minha tia... eles pedem o numero do processo, nome, data de nascimento para poder dar a senha..

No site tem somente as informações abaixo:

""""

Estado do processo 2XXXX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    NOME DA PESSOA

Detalhe do estado do processo de nacionalidade

*1 - Foi recebido
    *2 - Foi registado
    3 - Aguarda consultas
    4 - Verificação documentos
    5 - Análise pedido
    6 - Despacho
    7 - Terminado

Sobre o processamento dos pedidos de nacionalidade

Um pedido de nacionalidade segue os seguintes passos:
    1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2. Registo do pedido
    3. Consulta a entidades externas
    4. Verificação da documentação entregue
    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo

Voltar

""""

Uma pena que o processo da minha mãe ainda está na segunda fase... mas seguimos no aguardo!!! (A numeração do processo foi dia: 15/03/2019)

Abraços pessoal!!

Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Não consigo ligar para Linha de Registos. Pedi o código de acesso por email ontem e até agora nada. Sendo que soube de várias pessoas que enviaram hoje é já receberam :-( não sei qual o problema com esse processo. Começando mesmo a achar que está perdido no ACP. Já estão liberando processos de 8 de março.

editado junho 11

Paciência e resiliência, @TeresaFarias !!!

PACHECOTeresaFarias
    editado junho 11

Aliás, falando de Resiliência, achei um artigo interessante sobre este tema na Wikipedia

"A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

Manter a imunidade mental é a base para criar resiliência emocional. O individuo condiciona a mente a tolerar os pensamentos assustadores e consegue esquivar-se do sofrimento ao entender que a dor fará, inevitavelmente, parte da trajetória de vida"

Fonte:Link para o artigo no site Wikipedia

É preciso ser forte, principalmente mentalmente, para lidar com a burocracia e limitações dos órgãos dos governos.

abraços,

TeresaFariasjulianambMalu

@TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Pedi o código de acesso por email ontem ...

Qual endereço de email usou para solicitar o código de acesso?

editado junho 11

@julianamb disse:
    Consegui ligar para LR!!!! ...

O processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu da mesma data está igual ao seu. Acho que o passo 3 no caso do 1C não existe e o conservador deve fazer de uma só vez o passo 4 e 5. Pelo que eu vinha vendo, geralmente na segunda quinzena do mês regente eles começam a soltar os processos do mês que está sendo analisado. No caso de junho, seria os de março e os pendentes de fevereiro. Até agora na planilha, apenas o da minha irmã foi pra registro mesmo. Vamos mantendo contato aqui.

@TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Não consigo ligar para Linha de Registos. Pedi o código de acesso por email ontem e até agora nada. Sendo que soube de várias pessoas que enviaram hoje é já receberam :-( não sei qual o problema com esse processo. Começando mesmo a achar que está perdido no ACP. Já estão liberando processos de 8 de março.

Liga na LR cedo. 5 da manhã. Eu consegui pelo telefone. Apenas 1 processo de março andou. Estamos todos na fila.

CEGV
    editado junho 11

@PACHECO disse:

@TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Pedi o código de acesso por email ontem ...

Email: rcentrais.admin@irn.mj.pt

PACHECO

@mabarros disse:

@TeresaFarias disse:

Liga na LR cedo. 5 da manhã. Eu consegui pelo telefone. Apenas 1 processo de março andou. Estamos todos na fila.

O que estou vendo é de 1 de fevereiro!

@TeresaFarias disse:

Teresa, o que me informaram foi o
    rcentrais.administrativos@irn.mj.pt

Você recebeu resposta deste ?
    abraços,

EpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira 1458 PontosPosts: 391Member

@TeresaFarias disse:

@PACHECO disse:

@TeresaFarias disse:

Amigos, o E-Mail não seria

rcentrais.administrativos@irn.mj.pt   ?

Pois é nesta forma que está lá no topico tratando do assunto.

Ou eles têm dois endereços?

CEGVFernanda_Andrade27

@CEGV disse:

@TeresaFarias disse:

Teresa, o que me informaram foi o
    rcentrais.administrativos@irn.mj.pt

Você recebeu resposta deste ?
    abraços,

Tb mandei p esse é nada

@EpidauraMoreira disse:

@TeresaFarias disse:

@PACHECO disse:

@TeresaFarias disse:

Amigos, o E-Mail não seria

rcentrais.administrativos@irn.mj.pt ?

Pois é nesta forma que está lá no topico tratando do assunto.

Ou eles têm dois endereços?

Acho que tem 2 porque vi pessoas em outro grupo dizendo que enviaram para ccrebtras admin e receberam resposta

Fernanda_Andrade27CEGVRose
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.