PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1171820222361

Comentários

  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    Ok CEVG , muitíssimo obrigado mais uma vez.Vou seguir seus preciosos conselhos.

    CEGV
  • PatyKieferPatyKiefer Member 23 PontosPosts: 6

    @CEGV , obrigada mais uma vez pelas informações. Vc é muito gentil! Sobre o compartilhamento das informações, posso postar em qualquer mensagem do fórum (como por exemplo aqui) ou tem algum local / tópico específico?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @PatyKiefer disse:
    ... Sobre o compartilhamento das informações, posso postar em qualquer mensagem do fórum (como por exemplo aqui) ou tem algum local / tópico específico?

    Obrigado. Deve publicar no tópico adequado de acompanhamento. Se for 1C, neste mesmo tópico.

    abraços,

  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Caros @brasilhenrique , @mabarros e demais colegas,

    saberiam estimar em quanto tempo o ACP está atualmente numerando um processo após sua recepção por correio (processos entregues pessoalmente sao numerados na hora, mas não é o caso do Paulo...)?

    Meu caro @CEGV , perdoe-me a burreza (como sabem, sou de outra familia zoológica), mas pergunto: É possivel buscar-se um determinado termo, p.e. "numeração", somente dentro de um tópico específico? Ou a funçao "busca" abrange sempre o portal inteiro?

    Obrigada a todos por qualquer orientação prestada!!

    marcelo_12meses
  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67
    editado junho 2019

    @EpidauraMoreira disse:

    saberiam estimar em quanto tempo o ACP está atualmente numerando um processo após sua recepção por correio (processos entregues pessoalmente sao numerados na hora, mas não é o caso do Paulo...)?

    Estimada Epidaura,

    Saudações ao Paulo.

    Meu processo chegou no ACP em 17/12/2018 e foi numerado em 09/01/2019.

    Pelo que tenho visto, atualmente estão numerando em aproximadamente 7 dias.

    Cheers!

    EpidauraMoreiramarcelo_12mesesMalu
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @EpidauraMoreira disse:
    Caros @brasilhenrique , @mabarros e demais colegas,

    saberiam estimar em quanto tempo o ACP está atualmente numerando um processo após sua recepção por correio (processos entregues pessoalmente sao numerados na hora, mas não é o caso do Paulo...)?

    Meu caro @CEGV , perdoe-me a burreza (como sabem, sou de outra familia zoológica), mas pergunto: É possivel buscar-se um determinado termo, p.e. "numeração", somente dentro de um tópico específico? Ou a funçao "busca" abrange sempre o portal inteiro?

    Obrigada a todos por qualquer orientação prestada!!

    O meu também foi rápido. O processo chegou lá no final de fevereiro e numerou na primeira semana de março.

    EpidauraMoreira
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @brasilhenrique disse:
    ...
    Meu processo chegou no ACP em 17/12/2018 e foi numerado em 09/01/2019.

    Pelo que tenho visto, atualmente estão numerando em aproximadamente 7 dias.
    ...

    @mabarros disse:
    ...
    O meu também foi rápido. O processo chegou lá no final de fevereiro e numerou na primeira semana de março.

    O da minha mãe chegou dia 06/03/2019 (quarta-feira) e foi numerado dia 15/03/2019 (sexta-feira).

    8 dias..

    CEGVEpidauraMoreiraMalu
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @CEGV Consegui pagar o emolumento por cartão de crédito. Recebi na mesma hora o email com os dados do pagamento e o formulário 1C para preencher. Porém, o formulário vem em adobe e não consegui editar. Não tenho conversor deste arquivo.
    Esta disponível somente para impressão. Que devo fazer: Imprimir e preencher a mão? ?
    Grata

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Rose disse:
    @CEGV Consegui pagar o emolumento por cartão de crédito. Recebi na mesma hora o email com os dados do pagamento e o formulário 1C para preencher. Porém, o formulário vem em adobe e não consegui editar. Não tenho conversor deste arquivo.
    Esta disponível somente para impressão. Que devo fazer: Imprimir e preencher a mão? ?

    Se você preencher à mão não precisará imprimir e enviar um outro requerimento, em branco, para provar o pagamento.

    abraços,

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Alguém aí com processo de março já em registro?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @mabarros disse:
    Alguém aí com processo de março já em registro?

    Tenho processo de 20/2 que ainda não foi registrado.

    Fernanda_Andrade27
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @CEGV disse:

    @mabarros disse:
    Alguém aí com processo de março já em registro?

    Tenho processo de 20/2 que ainda não foi registrado.

    Vou ligar na semana que vem então pra saber do andamento!

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Tenho processo de 1/2 ainda em análise!

    Fernanda_Andrade27CEGV
  • leonardobsleonardobs Member 27 PontosPosts: 5

    Se possível preencher meus dados na planilha
    Leonardobs

    Numero: 184XX/2019
    Objeto entregue em 19/02/2019
    Numerado em 27/02/2019
    Aprovado em 24/05/2019

    CEGV
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    acabei de ligar na LR. às 10:30 da manhã (brasil). 40 minutos apenas de espera. processo do dia 8/3 em análise e sem exigência, mas pelo que a atendente disse, já começaram os trabalhos de março.

  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40
    editado fevereiro 2020

    @mabarros disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

    passa seu número de processo que adiciono você lá. só vc pode acompanhar o processo e você passa o status para atualização da planilha.

    [Removido]

    Ola, muito obrigada....vou te passar

    processo 340xx/2019
    enviado : 11/04/19
    recebido : 22/04/19 por Hermogenes
    numerado dia : 02/05/19

    Nome: Fatima Maria

  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40
    editado fevereiro 2020

    @Sc4rcio disse:

    @mabarros disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

    passa seu número de processo que adiciono você lá. só vc pode acompanhar o processo e você passa o status para atualização da planilha.

    [Removido]

    Ola, muito obrigada....vou te passar

    processo 340xx/2019
    enviado : 11/04/19
    recebido : 22/04/19 por Hermogenes
    numerado dia : 02/05/19

    Nome: Fatima Maria

    enviado via EMS dos correios e pago em dinheiro

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130
    editado fevereiro 2020

    @Sc4rcio disse:

    @mabarros disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

    passa seu número de processo que adiciono você lá. só vc pode acompanhar o processo e você passa o status para atualização da planilha.

    [Removido]

    Ola, muito obrigada....vou te passar

    processo 340xx/2019
    enviado : 11/04/19
    recebido : 22/04/19 por Hermogenes
    numerado dia : 02/05/19

    Nome: Fatima Maria

    feito.

  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    Meu processo 182XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Recebido 18/02/19 por Izabel Ferreira
    Numerado 27/02/19
    Despacho 22/05/19

    Processo do meu irmão 186XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Recebido 18/02/19 por Izabel Ferreira
    Numerado 27/02/19
    Despacho 24/05/19

    Planilha atualizada!
    Eu liguei em 23/05 e no sistema ainda constava que meu processo estava em análise (estava desatualizado). E pela primeira vez fui bem atendida na LR! O nome da atendente é Maria.

    Falta poucoooo!!

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    Meu processo 182XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Recebido 18/02/19 por Izabel Ferreira
    Numerado 27/02/19
    Despacho 22/05/19

    Processo do meu irmão 186XX/19
    Enviado 15/02/19 via DHL
    Recebido 18/02/19 por Izabel Ferreira
    Numerado 27/02/19
    Despacho 24/05/19

    Planilha atualizada!
    Eu liguei em 23/05 e no sistema ainda constava que meu processo estava em análise (estava desatualizado). E pela primeira vez fui bem atendida na LR! O nome da atendente é Maria.

    Falta poucoooo!!

    Parabéns! Fila andando!

    Fernanda_Andrade27Malu
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40
    editado fevereiro 2020

    @mabarros disse:

    @Sc4rcio disse:

    @mabarros disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

    passa seu número de processo que adiciono você lá. só vc pode acompanhar o processo e você passa o status para atualização da planilha.

    [Removido]

    Ola, muito obrigada....vou te passar

    processo 340xx/2019
    enviado : 11/04/19
    recebido : 22/04/19 por Hermogenes
    numerado dia : 02/05/19

    Nome: Fatima Maria

    feito.

    Muito obrigada :wink:

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Consegui a senha de acesso do portal novo. Processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu nada. Mas é boa notícia!

    CEGVMalu
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @mabarros disse:
    Consegui a senha de acesso do portal novo. Processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu nada. Mas é boa notícia!

    Portal novo??

    CEGV
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @julianamb disse:

    @mabarros disse:
    Consegui a senha de acesso do portal novo. Processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu nada. Mas é boa notícia!

    Portal novo??

    @julianamb disse:

    @mabarros disse:
    Consegui a senha de acesso do portal novo. Processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu nada. Mas é boa notícia!

    Portal novo??

    Sim. Eles lançaram HOJE um portal para que você possa finalmente acompanhar seu processo.

    https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Precisa ligar na LR e pedir sua senha de acesso e adeus LR.

    julianambCEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @mabarros disse:

    Sim. Eles lançaram HOJE um portal para que você possa finalmente acompanhar seu processo.

    https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Precisa ligar na LR e pedir sua senha de acesso e adeus LR.

    Sério gente??? Que maravilhaaaaaaa!! Excelente notícia!!
    Segunda-feira vou ligar sem falta para saber a senha!!

    CEGV
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    Estou em Portugal e soube do portal lançado hoje. Excelente para todos.

    CEGV
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    10 de junho que eu me lembre é feriado em Portugal

    CEGV
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    Sim Feriado, segunda dia 10

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    ah, que pena! Ia ligar agora para LR e vi vocês falando do feriado.. 🙁
    Amanhã eu ligo então 👍

    CEGV
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    Valeu, gente, obrigado pela explicação do feriado do dia 10. Liguei feito doido para lá, e já estava culpando a globo por não me atenderem.

    julianambCEGVFernanda_Andrade27Malu
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Hoje está difícil ligar para LR.. já liguei umas 20 vezes e nada ainda..
    Diz que está com muitas chamadas e não pode me atender.. 🙁
    Todo mundo deve estar ligando para pegar a senha..

    CEGV
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    @julianamb disse:
    Hoje está difícil ligar para LR.. já liguei umas 20 vezes e nada ainda..

    Também tentei... tem uma msg nova no sistema: devido a elevada fluência de chamadas na linha de registros, não será possível atendê-lo. tente mais tarde. Uma m...

    CEGV
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    Tem que tentar as 05:00 no Brasil... tem que madrugar rsrsr

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Consegui ligar para LR!!!!
    Já estou com a senha do processo da minha mãe!!
    Agora vou tentar novamente para o processo da minha tia... eles pedem o numero do processo, nome, data de nascimento para poder dar a senha..

    No site tem somente as informações abaixo:

    """"
    https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Estado do processo 2XXXX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    NOME DA PESSOA

    Detalhe do estado do processo de nacionalidade

    *1 - Foi recebido
    *2 - Foi registado
    3 - Aguarda consultas
    4 - Verificação documentos
    5 - Análise pedido
    6 - Despacho
    7 - Terminado

    Sobre o processamento dos pedidos de nacionalidade

    Um pedido de nacionalidade segue os seguintes passos:
    1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2. Registo do pedido
    3. Consulta a entidades externas
    4. Verificação da documentação entregue
    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo

    Voltar

    """"

    Uma pena que o processo da minha mãe ainda está na segunda fase... mas seguimos no aguardo!!! (A numeração do processo foi dia: 15/03/2019)

    Abraços pessoal!!

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Não consigo ligar para Linha de Registos. Pedi o código de acesso por email ontem e até agora nada. Sendo que soube de várias pessoas que enviaram hoje é já receberam :-( não sei qual o problema com esse processo. Começando mesmo a achar que está perdido no ACP. Já estão liberando processos de 8 de março.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2019

    Paciência e resiliência, @TeresaFarias !!!

    PACHECOTeresaFarias
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2019

    Aliás, falando de Resiliência, achei um artigo interessante sobre este tema na Wikipedia

    "A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

    Manter a imunidade mental é a base para criar resiliência emocional. O individuo condiciona a mente a tolerar os pensamentos assustadores e consegue esquivar-se do sofrimento ao entender que a dor fará, inevitavelmente, parte da trajetória de vida"

    Fonte:Link para o artigo no site Wikipedia

    É preciso ser forte, principalmente mentalmente, para lidar com a burocracia e limitações dos órgãos dos governos.

    abraços,

    TeresaFariasjulianambMalu
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    @TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Pedi o código de acesso por email ontem ...

    Qual endereço de email usou para solicitar o código de acesso?

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130
    editado junho 2019

    @julianamb disse:
    Consegui ligar para LR!!!! ...

    O processo da minha irmã de 8/3 já foi pra registro e o meu da mesma data está igual ao seu. Acho que o passo 3 no caso do 1C não existe e o conservador deve fazer de uma só vez o passo 4 e 5. Pelo que eu vinha vendo, geralmente na segunda quinzena do mês regente eles começam a soltar os processos do mês que está sendo analisado. No caso de junho, seria os de março e os pendentes de fevereiro. Até agora na planilha, apenas o da minha irmã foi pra registro mesmo. Vamos mantendo contato aqui.

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Não consigo ligar para Linha de Registos. Pedi o código de acesso por email ontem e até agora nada. Sendo que soube de várias pessoas que enviaram hoje é já receberam :-( não sei qual o problema com esse processo. Começando mesmo a achar que está perdido no ACP. Já estão liberando processos de 8 de março.

    Liga na LR cedo. 5 da manhã. Eu consegui pelo telefone. Apenas 1 processo de março andou. Estamos todos na fila.

    CEGV
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158
    editado junho 2019

    @PACHECO disse:

    @TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Pedi o código de acesso por email ontem ...

    Qual endereço de email usou para solicitar o código de acesso?

    Email: rcentrais.admin@irn.mj.pt

    PACHECO
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @mabarros disse:

    @TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Não consigo ligar para Linha de Registos. Pedi o código de acesso por email ontem e até agora nada. Sendo que soube de várias pessoas que enviaram hoje é já receberam :-( não sei qual o problema com esse processo. Começando mesmo a achar que está perdido no ACP. Já estão liberando processos de 8 de março.

    Liga na LR cedo. 5 da manhã. Eu consegui pelo telefone. Apenas 1 processo de março andou. Estamos todos na fila.

    O que estou vendo é de 1 de fevereiro!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @TeresaFarias disse:
    Email: rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Teresa, o que me informaram foi o
    rcentrais.administrativos@irn.mj.pt

    Você recebeu resposta deste ?
    abraços,

    EpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @TeresaFarias disse:

    @PACHECO disse:

    @TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Pedi o código de acesso por email ontem ...

    Qual endereço de email usou para solicitar o código de acesso?

    Email: rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Amigos, o E-Mail não seria

    rcentrais.administrativos@irn.mj.pt   ?
    

    Pois é nesta forma que está lá no topico tratando do assunto.

    Ou eles têm dois endereços?

    CEGVFernanda_Andrade27
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @CEGV disse:

    @TeresaFarias disse:
    Email: rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Teresa, o que me informaram foi o
    rcentrais.administrativos@irn.mj.pt

    Você recebeu resposta deste ?
    abraços,

    Tb mandei p esse é nada

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @EpidauraMoreira disse:

    @TeresaFarias disse:

    @PACHECO disse:

    @TeresaFarias disse:
    Bom dia. Pra quem lembra da saga daquele processo numerado 1 de fevereiro que comentei.. até agora nada.. Pedi o código de acesso por email ontem ...

    Qual endereço de email usou para solicitar o código de acesso?

    Email: rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Amigos, o E-Mail não seria

    rcentrais.administrativos@irn.mj.pt ?

    Pois é nesta forma que está lá no topico tratando do assunto.

    Ou eles têm dois endereços?

    Acho que tem 2 porque vi pessoas em outro grupo dizendo que enviaram para ccrebtras admin e receberam resposta

    Fernanda_Andrade27CEGVRose
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Sigo CRCentrais.adnin@irn.mj.pt. alguém comentou q mandou o email p ACP pedindo a chave mas a resposta veio desse email admin

    CEGV
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    Aqui já veio resposta:

    Bom dia,
    Conforme solicitado remeto em anexo documento no qual consta a chave de acesso através da qual poderá consultar o estado do seu processo em https://nacionalidade.justica.gov.pt

    Com os melhores cumprimentos

    XXXXXXXX
    Oficial de Registos

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @PACHECO demorou muito para mandarem a chave de acesso? Mandei email segunda feira e até agora nada. Obrigada

  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    Enviei ontem as 18:00 daqui e o email resposta chegou hoje 06:30, também horario daqui.

    Respondido por rcentrais.admin@irn.mj.pt.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.