Publicada em 10-11-2020 a 9ª alteração da Lei de Nacionalidade Portuguesa.
Clique aqui para ver a publicação no Diário da República Portuguesa.
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1545556575860»

Comentários

• IgorFIgorF Member 97 PontosPosts: 17

@Dom_Tenreiro disse:
    Processo de atribuição de meu filho, chegou lá em 03/01/2021 e finalizado em 09/06/2021. Muito obrigado a todos e em especial ao @CEGV

Parabéns, @Dom_Tenreiro

Poderia dizer quanto tempo levou entre a aprovação do pedido de nacionalidade e o registro do assento neste caso, por favor?

Agradeço a atenção.

Dom_Tenreiro
  • ferpalokoferpaloko Member 79 PontosPosts: 7

Bom dia, pessoal!

Estou com meu processo pronto para envio, mas confesso ter dúvidas sobre o destino.

Em março de 2020, o da minha mãe foi concluído no ACP, que até então era referência de prazos menores, mas no caso dela desde o recebimento até a famosa "bolinha verde" foram 9~10 meses. Em seguida, fiz a transcrição do seu casamento em Santos, que foi super rápido.

Depois disso, devido à pandemia e alguns outros problemas pessoais, fiquei um bom tempo sem acompanhar o andamento dos demais processos e, agora que voltei para fazer o meu, vi muita gente falando sobre outras conservatórias, como Almada, Aveiro, Faro, etc...

Àqueles que estão mais a par do assunto, poderiam me ajudar/aconselhar?

Obrigado!

CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4835 PontosPosts: 4,590

@ferpaloko disse:
    Bom dia, pessoal!
    Estou com meu processo pronto para envio, mas confesso ter dúvidas sobre o destino.
    Em março de 2020, o da minha mãe foi concluído no ACP, que até então era referência de prazos menores, mas no caso dela desde o recebimento até a famosa "bolinha verde" foram 9~10 meses. Em seguida, fiz a transcrição do seu casamento em Santos, que foi super rápido.
    Depois disso, devido à pandemia e alguns outros problemas pessoais, fiquei um bom tempo sem acompanhar o andamento dos demais processos e, agora que voltei para fazer o meu, vi muita gente falando sobre outras conservatórias, como Almada, Aveiro, Faro, etc...
    Àqueles que estão mais a par do assunto, poderiam me ajudar/aconselhar?
    Obrigado!

@ferpaloko, fala-se normalmente (geralmente leigos) em prazos mas "prazo" deveria ser uma das últimas coisas a ser levada em conta quando do envio de processos. Isto porque, quando o requerente mora além-mar o risco de perdas financeiras e de tempo pelo envio de um processo capenga ou enviado para uma conservatória (ou espaço) pouco leniente com eventuais problemas e especificidades documentais é altíssimo. Enfim, hoje, se fosse enviar um processo, seguiria enviando para o ACP (em casos de processos de filhos cujo casamento dos pais já tenha sido transcrito e se a qualidade dos documentos fosse adequada). Isto porque ACP tem um contingente de pessoal bem maior do que 99% das CRCs portuguesas. Isto, apesar do volume de envios para o ACP, faz a diferença. CRCs menores são mais flexíveis em alguns aspectos mas continuam sofrendo com a falta de pessoal, principalmente decorrente da pandemia.

espero ter contribuído.
    Abraços,

• Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

Boa noite!
    A muito tempo não acompanho o portal devido a questões pessoais.
    Gostaria de tirar uma dúvida: ainda é possível fazer processo de menor pela ACP sem transcrição de casamento? Obs: Pai cidadão português e declarante na certidão.
    Obrigado!

CEGV

@Renato_Andrade disse:
    Boa noite!
    A muito tempo não acompanho o portal devido a questões pessoais.
    Gostaria de tirar uma dúvida: ainda é possível fazer processo de menor pela ACP sem transcrição de casamento? Obs: Pai cidadão português e declarante na certidão.
    Obrigado!

Sim, Renato. Sempre que ocorre alguma "novidade", atualizamos nossos guias, que ficam na primeira página (primeira publicação) em cada tópico.

abraços,

• Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

Obrigado!!

CEGV
  • Dom_TenreiroDom_Tenreiro Member 322 PontosPosts: 73

@IgorF disse:

@Dom_Tenreiro disse:
    Processo de atribuição de meu filho, chegou lá em 03/01/2021 e finalizado em 09/06/2021. Muito obrigado a todos e em especial ao @CEGV

Parabéns, @Dom_Tenreiro

Poderia dizer quanto tempo levou entre a aprovação do pedido de nacionalidade e o registro do assento neste caso, por favor?

Agradeço a atenção.

Aprovado em 18/05/2021, assento criado em 09/06/2021.

IgorF

Obrigado, @Dom_Tenreiro

Aproveito para compartilhar a finalização do processo de meu pai no dia de hoje depois de ser aprovado em 02/06/2021.

Não recebemos por e-mail o número do assento, mas foi notificado no site do acompanhamento o envio de carta pelos Correios.

Agradeço muito a todos deste fórum pela troca de informações úteis. Foi de muita ajuda. Agora vou partir para o processo de minha nacionalidade e das minhas irmãs o que espero que seja simples, pois todos fomos registrados pelo meu pai como declarante.

Abraços a todos.

Dom_TenreiroCEGV
  • RochaRocha Member 19 PontosPosts: 3

Boa notícia obrigado a todos pelos comentários que me ajudou muito e sempre bom nós deixar um comentário para ajudar outros o meu processo enviado em AGOSTO DE 2020 (aprovado)(21-06-2021)asento criado(07-07-2021)OBRIGADO a todos ACP pela Atenção e resposta sempre MUITÍSSIMO OBRIGADO GLÓRIA DEUS LOUVADO SEIJA SEU SANTO NOME.SENHOR DOS EXÉRCITO

CEGV

boa tarde.

tenho três dúvidas rápidas sobre processo de nacionalidade 1C na ACP.

1) A ACP mantêm o entendimento sobre a não necessidade de averbação do estado civil quando o declarante do nascimento do requerente foi o pai português?

2) A ACP ainda aceita carteira de habilitação como documento de identificação do requerente?

3) O documento de identificação, no caso do RG, precisa ter sido emitido a menos de dez anos?

agradeço pela ajuda.

CEGV
    editado julho 8

@IgorF disse:
    boa tarde.
    tenho três dúvidas rápidas sobre processo de nacionalidade 1C na ACP.
    1) O ACP mantêm o entendimento sobre a não necessidade de averbação do estado civil quando o declarante do nascimento do requerente foi o pai português?
    2) O ACP ainda aceita carteira de habilitação como documento de identificação do requerente?
    3) O documento de identificação, no caso do RG, precisa ter sido emitido a menos de dez anos?
    agradeço pela ajuda.

@IgorF todas essas perguntas são respondidas em nosso guia, localizado em https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1. Sempre que ocorrem alterações, atualizamos nossas orientações.

• ZorgZorg Member 27 PontosPosts: 1

Oi pessoal!

Iniciei o processo em 02/2020.
    O meu processo foi gerido na estação do Porto até ao passo 7 castanhos.

Na semana passada, meu processo foi transferido para a estação Anadia.

Minha pergunta é se há alguma maneira de contatá-los para perguntar se eles podem inserir minhas informações no sistema civil com urgência. Porque me mudo para Portugal em setembro e ouvi dizer que em agosto muitos dos colaboradores estão de férias de verão.

Obrigada.
    Ainda estou aprendendo português, então tive que usar um tradutor. Peço desculpas e espero que você entenda.

Obrigada.

Hi everyone!

I started the process on 02/2020.
    My process was managed in Porto station until the 7 brown step.

Last week my process moved to Anadia station.

My question is if there is any way to contact them to ask if they can input my info to the civil system urgently? Because I move to Portugal in September and I heard that in August many of the employees are in summer holiday.

Thank you.
    I'm still learning Portuguese so I had to use a translator. Apologies and I hope you will understand.

Thank you.

CEGV

@Zorg disse:
    Oi pessoal!
    Iniciei o processo em 02/2020.
    O meu processo foi gerido na estação do Porto até ao passo 7 castanhos.
    Na semana passada, meu processo foi transferido para a estação Anadia.
    Minha pergunta é se há alguma maneira de contatá-los para perguntar se eles podem inserir minhas informações no sistema civil com urgência. Porque me mudo para Portugal em setembro e ouvi dizer que em agosto muitos dos colaboradores estão de férias de verão.
    Obrigada.
    Ainda estou aprendendo português, então tive que usar um tradutor. Peço desculpas e espero que você entenda.
    Obrigada.
    Hi everyone!
    I started the process on 02/2020.
    My process was managed in Porto station until the 7 brown step.
    Last week my process moved to Anadia station.
    My question is if there is any way to contact them to ask if they can input my info to the civil system urgently? Because I move to Portugal in September and I heard that in August many of the employees are in summer holiday.
    Thank you.
    I'm still learning Portuguese so I had to use a translator. Apologies and I hope you will understand.
    Thank you.

Urgency can be requested but an adequate justification is required, like a formal job proposal by a portuguese stablished company.
    Moving to Portugal generally is not accepted as justification.
    best of luck and regards,

• MeiMei Member 436 PontosPosts: 292

@CEGV Olá. Tudo bem? ACP aceita processo de menores de idade?

CEGV

@Mei disse:
    @CEGV Olá. Tudo bem? ACP aceita processo de menores de idade?

Claro que aceita !
    abração,

Mei
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.