Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Tenho ótimas notícias, o processo de minha mãe está muito adiantado, só falta o SEF!
Ótima notícia, @LuisMariano, sinal que as coisas estão avançando.
Você já recebeu aquela correspondência avisando que o processo foi numerado e coisa e tal? Obrigado!
Abraços
Não recebi nada
A título de informação: Processo da minha mãe despachado pela conservadora aguardando registo (hoje 12/06)
Mais um do dia 13...
Liguei hoje na CRC, 29 minutos de espera, Dom Tenreiro 1 - Continua aguardando somente DGAJ (Sem novidades);
Dom Tenreiro 2 Também aguardando somente DGAJ (SEF concluído).
seu processo esta na planilha ? quais datas ?
Pessoal, não estou localizando aqui. Qual o horário de atendimento da LR? Vcs haviam indicado um horário do BR que seria melhor pra ligar, qual seria? A ligação hoje está impossível, ligo e toda hora cai, acho que, pelo horário, só amanhã...
eu liguei hoje as 5:30 horário de Brasília e o tempo de espera foi de 10 min.
De 5:00 as 13:00 horário de brasília. borario de funcionamento. quanto a horário melhor pra ligar eu sugeria bem cedo.
Até pouco tempo atrás dava para ligar para a LR um pouco antes do término de trabalho lá e era rapidinho... agora não mais. Também estendiam um pouco o horário... agora tenho visto que, após o término do expediente, alguns minutos depois a ligação é cortada. enfim... só ligando muito cedo para ser rapidinho. A média atual de atendimento tem sido algumas vezes superior a 60 minutos.
Bom saber, vou tentar amanhã mais cedo! Obrigada a todos!
Só vi sua mensagem agora. Omiti ao final o nome da Oficial. Aqui está:
Assunto: Processo de Nacionalidade Portuguesa - Conclusão
A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar que o processo de nacionalidade de XXXXXXXXXXXXXXX foi concluído com sucesso.
Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC).
Com os melhores cumprimentos,
A Oficial dos Registos e do Notariado,
Não teve exigência. Não lembro 100% sobre as certificações,mas tentei certificar tudo que deu. rsrs Melhor pecar pelo excesso.
Eita, então fez cópia autenticada do CC também, foi?
Que eu me lembre sim. Achei isso no portal que pode ajudar na época do envio de documentos:
"A "conferência" da assinatura do Requerimento, "baseada em documento de identificação português", realizada pelos oficiais e conservadores da CRCentrais, é realizada pelo envio de:
Cópia Colorida AUTENTICADA (por cartório brasileiro) de um documento de identificação português. Pode ser CC (Cartão do Cidadão), PEP (Passaporte Eletrônico Português) ou até BI (Bilhete de Identidade), dentro da validade."
Liguei mais cedo e o meu continua aguardando DGAJ
Só uma dúvida, DJAJ é o Ministério da Justiça?
É sim!
Direção-Geral da Administração da Justiça
www.dgaj.mj.pt
Acabei de ligar para CRC e descobri que a consulta de meu processo foi feita em 12/04/18 à DGAJ. Só falta essa bendita resposta para ir pra despacho.
Reencontrei a tabela
@CEGV se puder por gentileza recolocar o meu na tabela:
Processo 11xx/18 (Mãe), entrada em 23/10/2017, enviado via Correios.
Ultima atualização foi hoje 12/06/18 por email com o seguinte texto: "Informamos que o processo se encontra em fase de instrução oficiosa, que decorre por ordem de entrada nos Serviços.
Caso seja necessário algum documento ou esclarecimento será o interessado notificado para o efeito."
Estive conversando com pessoas que tem processos de naturalização correndo pela lei dos descendentes de judeus sefarditas, estes me relataram que os processos demoram um bocado na parte das diligências na DGAJ. Logo é todo mundo "neste baile". Temos de aguardar, fazer o que?
@Pitta, anotado e aparecerá na próxima publicação
Bem-vindo de volta !!!
abraços !
Mandei cópia simples, que era a exigência a época. Acho melhor mandar uma cópia autenticada em cartório para não perder tempo. Obrigado pela informação.
@mzaneti ??? Cadê você que não está na nossa tabela ??? rssssssssssss
Bom dia, passando somente pra avisar que hoje, dia 13/06, é feriado em Lisboa, pois é o dia de Santo António, sendo assim a LR não vai funcionar
Obrigado pela informação! Estava já tentando entrar em contato!
A LR está funcionando sim. podem ligar normalmente hoje.
Obrigado, então está em horário reduzido, não comecou às 5 horas do Brasil, pode ser que feche mais cedo também
Mas será que a CRC vai funcionar hj?
Bom dia! Vcs utilizam qual plano skype pra ligar pra PT? Sabem se o Plano de R$10,50, "Telefones fixos, Ilimitado min.* liga pra LR?
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!
Eu fiz esse e não me arrependo! Pode fazer que liga tranquilamente para a LR!
@Rafa1509 , fiz o plano ilimitado, mas, me desculpe a ignorância, como faço para ligar? Precisa comprar créditos? Só discar direto, como ligo?
O feriado é municipal. Só Lisboa.
Se fez o plano ilimitado não há o que pagar adicionalmente. basta colocar o número de telefone +351211950500 e ligar
Se vai fazer outros processos (filhos, transcrições, etc) talvez valha fazer o plano anual. Tem uns 15% de desconto sobre o plano mensal. A diferença é que vc pagará de uma só vez.
Adicionalmente, o SKYPE tem planos ilimitados para "Linhas Fixas e Celulares" e "Somente linhas fixas". Se vai só ligar para a LR, dá para pagar menos com o plano só para linhas fixas.
Eu coloquei apenas crédito no Skype, sem plano, geralmente dura um tempo razoável, de 2015 ate hoje fiz duas recargas de R$30,00. Mas esse é meu caso, não ligo com muita frequência.
ótimo!! Muito obrigada a todos! Já estou aguardando para ser atendida há exatos 42mins kkkk qualquer novidade informo aqui!
vamos ver onde está se já recebeu resposta das diligências.
Para o processo de minha mãe faltam as respostas do SEF e da DGAJ, a PJ já respondeu, às diligências se iniciaram no dia 05/06
Consegui falar agora com a LR, já no final do período de atendimento!
Embora existam alguns foristas cujos processos já estão na fase das diligências, apesar de terem sido entregues em data posterior à minha entrega, o meu continua em análise. É possível que essa situação decorra da produtividade pessoal do funcionário ou funcionária designada para a instrução do processo.
O jeito é ter paciência e aguardar!
Abraços a todos!
@marinho
Sem novidades, ainda aguardando resposta da DGAJ. A atendente disse que eles possuem um prazo, por lei de 90 dias úteis, mas que podem precisar de mais tempo. Segundo ela, no geral, eles demoram de 3-4 meses para darem resposta, depois ainda segue para despacho.. Acredito que o meu não será concluído até julho, mas sigo acreditando que até o fim do ano isso saiii !!!
@Fernanda, você sabe quando sua análise foi para a DGAJ, para termos um parâmetro de quanto tempo demorou
o retorno?
@CEGV, favor inclui-la na proxima atualizacao da tabela. O processo da minha mãe é 49XXX/2017 e só falta retorno deste órgão. O recebimento do processo na CRC foi em 04/08.
Obrigada!
Bom dia a todos, após 31m24s de espera com aquele famoso fundo musical, fui informado que meu processo aguarda apenas resposta da DGAJ. Foi solicitado em maio. @CEGV , favor incluir na tabela. Segue o jogo...
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!
Adicionei no final da nossa tabela a quantidade de nossos processos por Status. Os Já concluídos aparecerão no topo da publicação.
abraços e boa sorte a todos !
Obrigado, @Fernanda, pela transcrição do E-Mail.
Nele ficou claramente comprovada uma suposição anterior: Para nós, convertentes (de naturalizados para originários) NÃO se aplica o procedimento a conservatória notificará o requerente para, num prazo de 6 meses, etc. etc.
Ideal mesmo para os requerentes muito idosos, e que eventualmente partam durante a longuíssima tramitação de seu processo de conversão.
A todos aqui, como sempre desejo..
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
@Fernanda tu já sabe como fazer o próximo processo? pros teus filhos?
Fiquei 1 hora esperando pra ser atendida .. pra se negarem a me dar informação .. apenas podem dar ao meu pai ou ao procurador ..uu