Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
@DouglasFreitas , o filho poderá entrar com o processo em qualquer conservatória, atualmente, a mais rápida está sendo o Porto, finalizando de 30 a 90 dias. Uma amiga acabou de fazer por lá e finalizou em 30 dias certinho. Já do cônjuge, infelizmente, somente pode ser requerido por Lisboa e, aparentemente, demora em torno de 1 ano para ser finalizado.
@DouglasFreitas,
1) Processos de cônjuges - Somente CRCentrais Lisboa
2) Processos de atribuição de Filhos - Qualquer conservatória civil com balcão de nacionalidade. As mais referidas atualmente para este tipo de processo são Tondela e ACP.
abraços e boa sorte
Boa, @anycastro ! respondi também pq não havia visto sua publicação. rssss
Entendi, obrigado pelos esclarecimentos !
Acredito que para os filhos seja mais rápido no ACP do Porto. O da minha esposa que é filha de português demorou 34 dias, depois o das minhas filhas ficou pronto em 7 dias
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!
Bom dia, amigos
Atualização (ou não rsrs): em contato hoje por email, a resposta foi de que o processo está em análise
lets (avó) 10/08 214 A 514xx/17 15/05/18 4 Análise
Acho muito estranho isso, já que processos mais novos já se encontram em deligências. Seria essa análise a deligência propriamente dita? Não faz sentido lógico ainda estar em fase inicial.
Seguimos na luta,
Abraço à todos
@lets, você receberá informações diferentes de meios e pessoas diferentes. E depende da boa vontade de cada funcionário de detalhar mais ou menos e de sua capacidade de "perguntar as coisas certas, no momento certo, para a pessoa certa".
Infelizmente é assim... Estamos sempre em busca de migalhas de informações adicionais sobre nossos processos para temos melhor ideia de onde estamos.
abraços e boa sorte.
Bom dia.
Sem novidades nessa semana.
Dom Tenreiro 1 e 2 ainda aguardando DGAJ.
Achei interessante o que a atendente disse: "Só falta essa resposta para finalizar".
Eu so sei que vão atualizar tudo junto, a meu ver esses até o dia 25 ja devem estar com diligências completas, porém não atualizaram ainda pois creio que o fazem em lotes. Não tem outra explicação...
"Análise" é um termo genérico.
Eu ligava, pedia informações sobre o processo e informavam, em análise. Mas acompanhando a tabela, notei que alguns processos próximos ao meu já estavam em diligências e alguns aguardavam apenas a resposta da DGAJ.
Foi quando eu ligue e fiz a mesmíssima pergunta: Eu poderia obter informações sobre o processo?. A resposta novamente foi em análise. Mas aí eu emendei.....Ele já foi para diligências na PJ, SEF e DGAJ? Já obteve alguma resposta.
A pessoa do outro lado do telefone, me pediu uns instantes e respondeu: Sim! Falta apenas a resposta da DGAJ.
A resposta da DGAJ do processo do @CEGV deve completar 3 meses agora no final do mês de junho. Já do meu processo, a resposta completa 3 meses dia 12 de julho.
Será frustrante, caso não respondam e tenham que consultar a DGAJ novamente.
@CEGV Exatamente! Por falta de tempo, nunca liguei para a linha de registros. Ligarei nas férias para ver se dão mais informações mais precisas e atualizo no fórum caso tenha alguma novidade
@marinho já tive essa sensação também sobre "lotes". Essa semana mesmo aquele advogado famoso postou no facebook que as naturalizações demorariam pois o setor responsável foi fragmentado em 3 e estão com funções acumuladas. Seria devido a avalanche de conversões no ultimo ano? Só um milagre para sabermos.
De qualquer maneira, tenho esperanças que até mês que vem soltem dezenas de processos da nossa lista
Recebi por e-mail a resposta da CR que meu processo esta em Análise. CEGV pode me incluir nessa lista? Abraços - Forista: Soraia / Duração: 299 dias / Processo:510XX/2017/Ultima Atualização: 21/06/2017/ Status : Análise
ps(1):Desculpe-me CEGV...Ultima Atualização 21/06/2018
PS(2):CEVG: Entrada: 23/08/2017
[ps por CEGV]
@Soraia1975 , já adicionei você. Aparecerá na próxima publicação, ok ?
Grande abraço!
Valeu, obrigado.
Lets e CEVG concordo com vcs .... processos entregues muito depois do meu estão sendo finalizados e o meu em analise. Concordo, acho que as respostas são dadas depende de quem e o montante de serviço que estão tendo...não há tempo de ir pesquisar para responder então a palavra ANALISE é a menos comprometedora. Vamos em frente ...
Mas o pedido é via consulado??? como posso colocar que quero tramitar pelo ACP do Porto???
Falei com a LR há15 min atrás.
Segundo a amável atendente, meu processo do início de Novembro 2017 já se encontra em análise...
??
Acabei de ligar na LR, ainda aguardando resposta da DGAJ, a atendente perguntou se eu era procurador, disse que sou filho e procurador, nao quiz passar informaçao, tive que passar o tel pra minha mae
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!
Marasmo... hoje a LR deve ter descansado... kkkkk
Essa loucura de DGAJ tá me tirando o sono... que saco viu!
Vcs podem me dizer quando começam as férias em Portugal? E até quando?
Leci, Acho que já começaram. As aulas recomeçam em setembro, salvo engano.
"Quando começa o ano letivo em Portugal?
O ano letivo em Portugal inicia no mês de setembro e, por mais estranho que pareça, o primeiro semestre letivo do ano é considerado de setembro até janeiro do ano seguinte.
O segundo semestre vai de fevereiro até junho e assim sucessivamente. Portanto, sempre que você for pensar no ano letivo em Portugal, tenha em mente que o Verão vai dos meses de junho a setembro e que as férias escolares têm o Verão em consideração."
Algum colaborador deste grupo sabe informar se há alguma espécie de recesso ou férias coletivas do Órgão responsável pela análise dos nossos processos, em julho?
Não há férias coletivas ou recesso. Mas nessa época de férias de verão começa um tipo de revezamento de férias entre alguns dos funcionários das CRCs e CRCentrais. É como nossas férias de verão, de Dezembro a Fevereiro. Muitas pessoas, com filhos (principalmente) deixam para tirar suas férias nessa época e, claro, as repartições ficam com um contingente diminuído de funcionários. Naturalmente isto se reflete na velocidade com que os processos são despachados e concluídos. No caso de Portugal as "férias de verão" vão do meio de junho até mais ou menos o início de setembro.
abraços,
@CEGV, obrigada por esclarecer!
Um abraço.
Obrigada pela resposta CEGV. A minha preocupação é sobre a desaceleração no andamento dos nossos processos!
É, Leci... Infelizmente é algo que não conseguiremos fugir...
abraços e ótimo fim de semana a todos !
Pessoal, duvidas como sempre!!! rsss muitos estão dizendo que o ACP do Porto é mais rápido...ok captei a mensagem, só que quando fazemos o pedido de filhos através da pagina do consulado, eles dão apenas o endereço da CR Lisboa... então como fica??? Ou vcs estão se referindo ao pedido direto na cidade do Porto??? obrigado
@Soraia1975, não dá para levar a ferro e fogo o que se lê nas páginas dos consulados. A melhor fonte é o site do IRN (http://irn.mj.pt) e as experiências compartilhadas aqui e em grupos de discussão nas mídias sociais, WhatsApp, Telegram, Messenger, fóruns, etc..
Requerimentos de Nacionalidade e de outros atos do registo civil podem ser entregues em qualquer CRC e são enviados para as Conservatórias que têm competência para instruí-los, ou seja, que tenham Conservadores e Oficiais com competência subdelegada para processar e finalizar tais requerimentos.
Alguns tipos de requerimentos só são instruídos por algumas conservatórias do registo civil (CRC) e todos os tipos de requerimentos podem ser processados na CRCentrais (Lisboa). As CRCs que processam pedidos de nacionalidade e outros atos de registo civil são chamadas também "Balcões de Nacionalidade".
Existem algumas diferenças também no tipo de recebimento de tais requerimentos. Algumas CRCs só recebem requerimentos pessoalmente, algumas recebem pessoalmente e por correio. Então é importante saber direitinho o que fazer para não cometer equívocos que atrasarão os resultados pretendidos.
São notórias as Conservatórias
CRCentrais (Lisboa) - Recebe pessoalmente e por correios e processa tudo mas é super concorrida (também por receber os processos oriundos dos consulados portugueses de todo mundo e por alguns tipos de processos só poderem ser processados lá)
Ponta Delgada - Só recebe por correios pedidos de Transcrições de Casamentos e é imbatível nos prazos de conclusão destes tipos de processos
Tondela e ACP (Arquivo Central do Porto) - Recebem pessoalmente e por correios solicitações de Atribuição de filhos e são as mais rápidas atualmente
Existem outras conservatórias menores que recebem por correios mas, como mencionado, são conservatórias que não têm mão de obra e recursos suficientes para receber muitos processos. Quando "caem na boca do povo" acabam rapidamente atoladas de requerimentos e deixam de ser interessantes, se tornando muuuuito lentas .
Algumas outras são rápidas mas só fazem atendimento presencial, com dia e hora marcada. O problema neste caso é marcar horário, que pode levar meses. No entanto, após atendimento, os processos são concluídos em apenas alguns dias, caso tudo esteja em ordem.
No tocante à análise das documentações é a mesma coisa... algumas são rígidas e outras mais lenientes.
Enfim:
Abraços e bom fim de semana
Ontem (22/06) liguei para Linha Registos e fui informado que o meu processo está do mesmo jeito como estava na última vez que liguei. Está em diligências faltando apenas o retorno de informações do DGAJ. A única novidade que consegui obter é que a consulta ao DGAJ, foi realizada no dia 24/05/2018.
@CEGV favor atualizar a nossa tabela com a data da ligação e a data da consulta ao DGAJ. Obrigado e abraços a todos!
@claudiocbernardo disse:
Seu processo é de 27/7/17, e seguiu para as diligências em aproximadamente 10 meses de tramitação.
O da minha mãe é de 08/09/17, e seguiu para diligências dia 05/06, em aproximadamente 9 meses de tramitação
Quem conseguir descobrir a data de início das diligências, poste aqui para podermos ter uma ideia do tempo que estão demorando a entrar e sair das diligências ou consultas oficiosas
A data de 24/05 foi da consulta ao DGAJ, não sei se as consultas ao SEF e a PJ foram nessa data também. As consultas ao SEF e a PJ já retornaram.
Pelo que entendi, até agora, os processos são enviados para todas as diligências numa mesma data, alguém tem informação diferente dessa?
Sim @LuisMariano, pode ser que seja isso mesmo. As consultas serem feitas em um mesmo momento.
Bom dia,
alguém de vocês saberia me dizer qual é a Conservatória que atualmente aceita pedidos de atribuição de Nacionalidade como o CEGV disse acima:
"Existem conservatórias que não requerem a transcrição de casamento dos pais, caso o português tenha sido o declarante do nascimento do(a) filho(a)" ? Obrigada!
oi, pode incluir o processo de minha avó na lista? 47XXX, recebido em 24/07/17, está em diligências aguardando DGAJ desde maio.
Excelente idéia, @LuisMariano !
E quanto mais exatas forem as datas de início e fim das diligências informadas pelos colegas aqui, mais precisa será nossa capacidade de "prever" quanto durarão as diligências para os demais.
Sendo assim, amigos, por favor tentem a exatidão nas datas informadas.
Gande abraço a todos e... sorte! Sorte!! Sorte!!!
ACP (Arquivo Central do Porto)
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!
Olhando a tabela pude ver que o processo do @CEGV está desde 29/03 pendente de resposta da DGAJ...é desanimador! Mas vamos que vamos.
Liguei ainda a pouco e nada... O Beto (nosso #01) também me mandou mensagem hoje cedo que a situação dele também não mudou... Conversando com a LR hoje cedo a atendente me disse que estão mesmo demorando muito as respostas da DGAJ e que o prazo são 90 dias úteis mas que pode "passar um cadinho" disso... Fiz os cálculos e o meu já tem 58 dias úteis e o do Beto 74. Talvez adicione mais esta coluna na nossa tabela... enfim... seguimos em frente...
abraços, paciência e sorte a todos !
Talvez tenhamos que pedir um habeas corpus ao [removido] pra ver se soltam os processos na DGAJ.
Obrigada, Rafael.
Olá pessoal, boa tarde!
Eis que hoje recebo um email, já fiquei nervosa ao abrir, achando que era alguma boa notícia sobre o processo, maaas era o bendito email solicitando "Apresentar modelo que se anexa devidamente preenchido, uma vez que o Modelo 1D, carreado para o processo não contém o campo 9 do quadro 1 devidamente preenchido."
Achei suuper atrasado, pq meu processo está aguardando retorno do DGAJ.
Fiquei na dúvida, não mencionaram sobre o retorno do doc. preenchido. Veio como anexo ao email, mas devo preencher e retornar por email ou via correios? Saberiam me dizer?
Abri o arquivo em anexo, pede para mencionar locais de residência anterior, inclusive país de nacionalidade.
e abaixo veio:
Tem ligação efetiva com a comunidade portuguesa? Sim ou Não?
O que respondo sobre a ligação efetiva?