Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
4 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
O que encontrei...
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/3370/#Comment_3370
Valeu pelo post, @CEGV . Bom, vamos acompanhando.
Ciao Ragazzi...
Parece que minha espectativa de um ano ta batendo... muito feliz de ver essa tabela ganhando novas cores e nossos colegas conseguindo o tao sonhado reconhecimento de sua nacionalidade...
@CEGV posso dar uma ideia na tabela, poderias indicar o tempo total do processo de cada um....
e uma pergunta que me faco, as pessoas que estao no meio entre os processos finalizados mas ainda nao tiveram seus processos concluidos participam aqui do forum ou pode ser que algumas delas tambem ja tenham seus processos finalizados mas ainda nao informaram aqui?
Grande abraco a todos... a Paciencia compensa....
A quantidade de dias de duração do processo encontra-se na tabela. É a 3ª coluna.
Abs
Oi Marcelo, bom dia. Como o Wesley falou, a coluna "DUR" (Dias úteis desde o Recebimento) informa este tempo. Você sugeriu que também mostrássemos em "Dias Corridos" ? Foi isso ?
abraços,
Desenvolvemos, aqui no portal, novos layouts de requerimentos que podem ser preenchidos no computador. Não é novidade. Já haviam versões para o formulário de requerimento base, disponíveis na Internet para download mas fizemos inicialmente para a versão 1-C com pagamento através de cartão de crédito (que não existia até então) e, já que havíamos desenvolvido um, acabamos desenvolvendo as outras versões, ou seja, para Menores e para Maiores com pagamento via cheque ou Vale Postal. Ato contínuo, aproveitamos e também desenvolvemos para o tipo de processo 1-D.
Para alguns é uma ação meio tardia mas para os que estão iniciando agora pode ser de razoável ajuda.
O link principal para acesso aos formulários é o
http://portalcidadaniaportuguesa.com/BaixarRequerimento.php
Abraços e boa sorte a todos !
Que silêncio hoje por aqui.
@marinho ,
Agosto... tudo parado, contingente das conservatórias pela metade devido às férias de verão, oficiais incomodadíssimos com a história de fundo da greve... até o pessoal daqui, que movimentava o tópico entrou de férias... Nós, enquanto isso, vamos trabalhando em outros assuntos que achamos interessantes, criando ferramentas de apoio e desenvolvendo o conteúdo... aqui para nós não tem férias em Agosto...
Pessoal, como ninguém está postando atualizações sobre seus processos, deixei de publicar a tabela e voltamos a publicar quando voltarmos a receber atualizações. Publicar só para mostrar que a quantidade de dias úteis passados aumentou, não faz muito sentido...
Volto à publicação conforme formos recebendo novas atualizações.
Enquanto isso vamos trabalhando em outros tópicos e obtendo novas informações.
abraços e boa sorte a todos.
@CEGV , se me permite a sugestão, mesmo sem atualizações dos nossos colegas convolantes, penso que vale a pena emitir a sua lista pelo menos a cada três dias ou semanalmente. Fica a seu critério e muito lhe agradecemos pela sua constante colaboração, dedicação e envolvimento.
Cumprimentos,
@Admin
Faz todo sentido. Vamos torcer para que Setembro nos traga muitas novidades, pois pelo visto, Agosto irá passar em branco.
kkk, você tá sempre de olho, né ?!?! kkkkk
Claro... de acordo...
grande abraço, big brother !
Até tentei ligar hoje, mas sem sucesso. Todas as vzs a ligação caia dps de uns 40mins aguardando.. Vou tentar novamente amanhã..
Comentário que li sobre o ACP é que metade do contingente de lá está de férias. Boatos inclusive que não realizarão atribuições este mês... Me pareceram apenas boatos.. Outro ponto é que, como o ACP "caiu na boca do povo", ficaram mais exigentes com a análise documental. veremos...
Noticias recebidas via e-mail sobre o processo da minha mãe. 3° da nossa lista.
Exma Senhora,
Relativamente ao e-mail infra tenho a honra de informar V. Exa de que o processo se encontra no Gabinete da Sra Ministra da Justiça para despacho.
Mais se informa V. Exa de que logo que o processo seja concluído receberá comunicação desta Conservatória.
Com os melhores cumprimentos
Oficial de Registos
Agora é esperar pra ver quanto tempo demora.
Ligação efetuada hoje 92 dias depois de feito o pedido das diligências, à resposta foi que ainda aguarda resposta do DGAJ. Siga-mos, próxima ligação dia 16/08 quando completará 100 dias de diligências.
No meu caso foram 2 ou 3 semanas... Agora, com as férias... sei não..
abraços e boa sorte
Bom dia, Morgado!
Esse email recebido pela sua mãe foi enviado por qual setor? Pelo de atribuições? Obrigado!
Abraços
Sim, foi pelo setor de atribuições. Ela mandou o e-mail ontem perguntando e em questão de 2 horas recebeu a resposta.
Dom Tenreiro 1, também aguardando DGAJ.
Obrigado, Morgado!
Abraços
Por favor, pode me informar o endereço de email (se quiser envie privado). Grato.
Boa tarde!
Vou compartilhar com os confrades uma questão talvez INÉDITA nos processos.
Segundo um e-mail que recebi hoje parece que o processo do meu pai que já estava "aprovado", aguardando averbação... sofreu um "DOWNGRADE". Foi rebaixado rsrs.
Recebi uma resposta da CRC Atribuição, assinado por [removido], que o processo do meu pai esta ainda em análise com a Sra. Secretaria de Estado e Justiça e que devo aguardar novas respostas.
Será então que é possível um processo VOLTAR A ETAPA ANTERIOR? Já tive duas ligações com a LR onde me foi dito claramente que estava aprovado, na última vez (segunda-feira) me fora informado que deveria voltar o contato em setembro que as averbações estão demorando e até lá não deve de sair nada.
Fica aqui meu relato que me trás uma ENORME DESCONFIANÇA, afinal LR é para acreditar? E-mail da CRC é papo furado? Qual é a verdade? Alguém mentiria que o processo foi aprovado sem de fato estar? Duas pessoas ainda...
Indignado é pouco.
@RODRIGO , já aconteceu comigo tbm da informação dada regredir. Realmente não dá pra confiar 100%.
Amanha vou ligar e fazer a prova dos 9.
Isso mostra que eles são mais desorganizados do que eu imaginava
Boa noite, @RODRIGO. Vc tentou solicitar a certidão de nascimento para ver se houve a averbação da atribuição?
@CEGV , eu participava do antigo forum, meu processo estava na lista, mas não sei o que aconteceu que não o vejo mais. Se puder acrescentar novamente. NOME: RENAN. enviado via correios, chegou lá dia 21/07/2017. Se encontra aguardando resposta do DEGAJ.
Gostaria de saber se alguém sabe se os colegas que tiveram os processos concluídos conseguiram emitir a certidão com a averbação da atribuição. E nosso Beto Souza 001/Mundo, continua no aguardo também, né?
Sim já temos conhecimento de processos concluídos, tanto conseguiram emitir as certidões com o averbamento como alguns dos filhos destes já entraram com a solicitação da atribuição de filhos.
No meu caso não solicitei pois estou aguardando a averbação deste, ou estava... não sei mais nada depois do e-mail que recebi hoje.
@CEGV a ACP também parou totalmente em agosto e setembro do ano passado.
Pessoal, não sei se estou sendo otimista demais, mas vejo uma coerencia...no mes de julho...ninguem esta em analise...a maioria no minimo esta em despacho....
Acabei de saber que o meu processo entrou em Diligências. ?
Renan, bem-vindo ao nosso Portal ! Adicionarei novamente suas informações e passaremos a acompanhar juntos ! Obrigado pela presença e aproveite nosso portal e qualidade dos nossos colegas e discussões.
grande abraço,
Parece que você deu muita sorte ou pediu urgência, pois com menos de 100 dias úteis já está em diligências, são muitos pontos fora da curva, seria alguma dessas hipóteses?
Bom dia,liguei agora na LR a atendente informou que se encontrava em instruçao mas em fase inicial ,perguntei se ja foi enviado ao DGAJ ou algum orgao informou que nao. Pensei que ja estaria em diligencia ,pois ja tem quase 11 meses e os de julho entraram em diligencia com 9 meses em media.Abraço a todos. O jeito e usar o Kit Martha......
Bom dia !
Hoje tem Tabela !!!
4 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
@CEGV , desculpa, meu processo foi recebido dia 24/07/2017 e não dia 21/07/2017, eu troquei as datas. Abs.
@RENANNMATTOS , já corrigido ! Abraços !
Atualizando a todos, depois da minha indignação com a desinformação que me foi prestada liguei mais cedo para a LR e por incrível que possa parecer fiquei ainda MAIS CONFUSO.
Questionei o Sr. que me atendeu sobre a situação do meu processo, que segundo última informação da LR já estava aprovado aguardando averbamento.
Primeiro ele me diz, seu processo entrou em AGOSTO 17, esta ainda a ser trabalhado, em análise... foi ai que eu quase tive um infarto no telefone e despejei todo meu desanimo, disse que liguei 2x, uma das vezes havia conversado com o mesmo senhor e que tinha resposta de estar APROVADO AGUARDANDO AVERBAMENTO. Neste momento o senhor me diz pra aguardar que irá verificar novamente... verificou e me disse que o processo tem uma decisão favorável do dia 13/07 (LEU TAL DECISÃO) e que nesta a conservadora indica a Secretaria da Justiça que meu processo tem de ter reconhecida a efetiva ligação a comunidade nacional etc etc.
Novamente eu me enfureci e disse que gravo ligações e que eles estão deram passo para trás com meu processo, questionei como isto é possível. Neste momento o Sr. tenta me "passar a perna", pede mais um momento e diz que vai verificar se tem averbamento... pelo visto abriu o assento, pois leu do averbamento da naturalização etc e me disse que de fato não consta nada da atribuição por enquanto. Me disse que o processo não deixa de estar aguardando averbação e que tão logo a resposta da Secretaria da Justiça venha, o averbamento deverá ser feito.
RESUMINDO
Estão totalmente perdidos! Não sabem o que fazem. Primeira vez que sinto isto de fato, achava que a LR era "confiável".
@RODRIGO , é lamentável o que esteja passando, e posso perfeitamente empatizar com você.
Você sabia que existe dentro do IRN um setor encarregado de fiscalizar a qualidade do serviço prestado?
Sugestão: Descrever DETALHADAMENTE o ocorrido com o atendente, de forma INCISIVA, mas extremamente POLIDA, deixando clara sua insatisfação, citando o nome da pessoa.
Mas antes de tudo, uma advertência séria: aquele setor não deverá nunca ser usado para queixas sobre atrasos ou andamento lento de processos. Eles não estão lá para este tema, que, embora espinhoso para nós, não é da alçada deles. Reclamar com eles sobre atrasos seria desperdiçar uma munição preciosíssima, a ser usada em outros casos, por exemplo o seu.
Bonne chance, mon ami!!
Changing the subject...
Uma perguntinha de ordem geral ...
(aliás, como nós brasileiros não sei por quê adoramos usar as palavras questionamento/questionar, corrijo-me:)
Um questionamentozinho de ordem geral

Quanto tempo de vida tem, AOS OLHOS DO IRN, uma certidão de nascimento descritiva/em inteiro teor, acompanhada da respectiva cópia reprográfica do assento manuscrito? Depois de quanto tempo ela já não vale para processos na CRC Lisboa como uma certidão "fresca" e sim "murcha" para efeito dos processos?
3 meses?
6 meses?
1 ano?
N.R.A.?
Acabo de questionar Epidaura sobre como vai, já que neste exato momento estamos separados geograficamente. Disse-me estar bem, e questionou-me que horas são aqui onde estou, tendo em vista a diferencça de fusos horários.
Sem questionar quem os quer ou quem não os quer, mando a todos um símbolo inquestionável de sorte: um ramalhete de trevos de 4 folhas!
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
Paulo,
Penso que reclamar nesta questão transcende a questão de termos que ser pacientes com a situação dos processos estarem demorando. É preciso fazer o exercício de cidadania, inclusive meu pai já é um cidadão português e merece ser tratado com RESPEITO pelos funcionários públicos. Prestar desinformação da forma que fizeram é desrespeitoso, ofensivo... enfim continuo muito indignado e decidi abrir a boca com as autoridades.
Enviei um e-mail detalhando a situação para uma pessoa do mais alto escalão no âmbito do IRN. Fiquei satisfeito que parece que de fato leram a solicitação e se mostraram solicitos comigo.
Resposta:
Exm.º Sr. Dr. xxxxx,
Boa tarde,
Agradeço a sua exposição e vamos averiguar o que se passou com as informações que lhe foram prestadas.
Contamos dar notícias em breve.
Com os melhores cumprimentos
xxxxx
@RODRIGO sei bem o que vc está passando. Meu processo, completa um ano de vida exatamente hoje, também foi “rebaixado”. Estava em diligências há um bom tempo e depois, quando eu quis saber as datas dos envio dos ofícios, fui informado (e acredito pelo mesmo senhor que lhe atendeu), que estava em análise e que nenhum ofício havia expedido. Fiquei pasmo e até postei aqui sobre isso.
Liguei de novo na semana passada e ele (novamente o mesmo senhor!), me disse (com muita má vontade) que estava em análise! Questionei como um processo que já estava em diligências poderia retroceder para a fase de análise e ele disse que não havia qualquer problema com o processo, nenhuma exigência, e que estava no mesmo ritmo dos recebidos em datas próximas...
Enfim, enviei oficio ao setor de atribuição, questionando a respeito e nao recebi resposta nenhuma...
Espero que seja apenas um desencontro de dados..
Paciência e sorte pra todos nós!
Palavras, palavras... nossa língua é por demais vasta...
Algo que já havia percebido a tempos é que alguns funcionários, provavelmente por conta de falta de um treinamento mais rigoroso e talvez até por indefinição de termos padrões, usam diferentes palavras para identificar situações análogas.
Como tentamos pensar em fases e prazos para cada "fase", acabamos dando demasiado peso a certas palavras e termos tais como Recebido, Contabilizado, Numerado, Registrado, Digitalizado, Análise, Diligências, Diligências Externas, Análise Técnica (essa é mais recente), Aguardando Parecer, Despacho e, finalmente, Registro
Vejam, a tal famosa (e longa) "análise" acabou se tornando sinônimo de "Aguardando em uma prateleira" e ao longo do processo fomos apresentados com outros termos tais como "Análise técnica" ou "Análise técnica final". Afinal o que serão todas essas palavras ? Nossos corações e ânimos ao longo dos último meses passaram a as conhecer bem demais...
No nosso caso, um processo que normalmente poderia ser resolvido em algumas horas passou a ser um suplício de mais de um ano... quem aguenta isso ?
Por outro lado imaginem pobres coitados que trabalham para o governo português e veem, a cada virada de pescoço, mais e mais fardos de processos sendo despejados em suas estantes...
O fato: Ninguém estava preparado para isso...nem nós, nem eles... aqueles que deveriam ter se preparado (os "executivos" do governo português) certamente não se prepararam, apesar dos ululantes sinais ao longo dos últimos anos.
Paciência... para quem já tem um ano, agora tá pertinho !
Abraços apertados a todos,
@CEGV
Amigos, bom dia.
Há algum tempo atrás, alguém - cuja diligência oficiosa estava encalacrada há meses na DGAJ - teve a idéia de escrever àquele órgão e pedir pressa no parecer relativo a seu processo.
Dos 3 órgãos oficiais a serem consultados, sabemos que só ali há um ponto crítico no que se refere à velocidade...
A idéia acima vingou? Foi feito contacto com a DGAJ? Acelerou ela o parecer? Houve sucesso na empreitada?
Por favor informem. Muito obrigado!
http://www.dgaj.mj.pt/DGAJ/sections/home
CEGV minha solidariedade a sua aflição que é a nossa também. Como disse antes, todo o processo de nacionalidade entendo o rigor, mas depois de que recebemos o assento de nascimento, somos portugueses, porque os documentos foram minuciosamente vistos , revistos, analisados e aprovados, temos cartão cidadão e passaporte português. A convolação é somente passar de um STATUS adquirida, para outro ATRIBUÍDA, porque qualquer outra analise não se justifica. Na verdade não deveríamos enviar documento algum, eles tem todos no arquivo quando do pedido de cidadania, deveríamos mandar nosso nome e a solicitação de convolação e isso deveria sair , como vc disse em algumas horas....VIDA QUE SEGUE.... dia 23 completa um ano de espera...
Boa tarde pessoal. Feliz por reencontrar aqui muitos patrícios que acompanhava e que foram excomungados lá do Fórum. Absurdo o que ocorreu por lá. Agora estou nos dois. Vida que segue. Acho que no fundo outro espaço vai ajudar a enriquecer a discussão.
Ontem estive no Consulado de Brasília para reconhecer presencialmente a minha assinatura no formulário1-D e certificar a cópia do CC. O funcionário disse que essa certificação era desnecessária, pois o CC é um documento português. Disse a ele que a CRC havia respondido por e-mail a vários interessados em fazer a conversão, a necessidade da certificação da cópia do CC. Ainda sim ele disse que não era preciso, que não se faz tal procedimento e encerrou o assunto.
Fiquei muito inseguro com isso. A CRC pede uma coisa e o consulado se recusa a fazer.
Alguém sabe dizer se isso ocorrre em outros Consulados também????
E se enviar a documentação sem a certificação do CC será que cai em exigência????
Ou como alternativa posso autenticar a cópia do CC em cartório brasileiro????
Por último, ele me orientou a apostilar a certidao de antecedentes criminais da PF mesmo com a validação impressa no verso.