Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Olá pessoal! Liguei hoje (24/08) para a LN e me informaram que o meu processo continua como "dantes no quartel de Abrantes", rsrsrsrsrs. Aguardando o retorno do DGAJ.
Abraços a todos!
Eu li p tópico e achei muito bom! Bem explicado mesmo!! Neste post eu só queria confirmar.
Por onde vocês acompanham o andamento do processo?
O de minha mãe entrou (ela foi pessoalmente) em 31.10.17. Numeração está entre 3000 e 3100
O canal normal para acompanhamento é por telefone, a Linha Registos, e o número está em:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/
Ao ouvir o diálogo gravado, marque 1, e depois novamente 1. Aguardem que um atendente falará com sua mãe. Tenham em mãos o número do processo, pois serão perguntadas, por uma questão de identificação.
O tempo de espera na linha tem sido um pouco longo, dependendo da hora em que liguem. Sugiro usarem o Skype ou uma outra opção em conta.
Boa sorte! sorte!! sorte!!!
Liguei para a LR hoje e fui informada que o processo ainda aguarda resposta da DGAJ (solicitado em 09/05!). Ao indagar sobre a demora, ouvi da senhora [xx] que "a demora é normal, o que não é normal é a quantidade de processos de nacionalidade recebidos". Ela me disse ainda que alguns processos aguardam ha 6 meses por essa resposta, logo, não ha qualquer previsão para tal. Estou perplexa, não sei nem mais o que pensar...
O que me causa ainda mais estranheza é que processos de aquisição de nacionalidade para cônjuges protocolados após vigência da nova lei estão sendo concluídos de forma muito mais célere que os nossos, de simples conversão!
Que eu saiba eles têm que passar também por essa análise dos órgãos externos, como a tal DGAJ.
É difícil de entender!
Boa tarde. Gostaria de também poder participar desse grupo e incluir meu número de processo na tabela bem como de meu irmão
PTUSA : Processo: 46.4xx/2017
IRMÃO Processo: 46.4xx/2018, ambos recebidos em Julho de 2017.
Última ligação para. IRN. CRC informaram vagamente que estão em “ANÁLISE “, mas não informam a fase da Análise, acho estranho pois processos com numerações posteriores estão em fase final. Alguém poderia me informar se isso está correto? Fiz contato ontem via tel é foi oque me disseram. Obrigado a todos.
@PTUSA (e irmão), sejam bem-vindos. O @CEGV deve estar meio enrolado com sua atividade profissional mas certamente adicionará seus processos na listagem de acompanhamento de processos de conversão deste tópico.
PTUSA, o IRN usa da palavra "análise" para tudo e para todas as "fases" dos processos. É a palavra com mais alongado significado possível. Pode significar que já receberam o processo e pode significar que está concluso e ainda não foi registrado no sistema público de registros (SIRIC). Convém sempre tentar obter maior significado ou explicações quando a palavra "análise" é utilizada por oficiais do IRN.
c.m.cpts ,
Admin
Pessoal, da lista dos processos acima verifiquei que alguns estão como finalizador e outros como registrados. Qual a diferença entre eles? Finalizados são indeferidos?
"Registrado" é a real e última fase do processo, quando (aqui para a nossa modalidade de processo, objeto deste tópico) o assento de nascimento já existente lá dentro da CRC e que contém um averbamento sobre a nacionalidade derivada (por naturalização, antiga LN 6.4) recebe um averbamento adicional relatando a atribuição da nacionalidade originária (pela "nova" LN 1.d)
"Finalizado" é linguagem nossa, quando o/a requerente recebe da CRC um comunicado (por carta ou E-Mail) de que o REGISTRO acima descrito foi feito (nada a ver com "terminated"!!
) e CEGV dá como concluído o acompanhamento, a evolução da coisa pela tabela.
Importantíssimo mencionar a data dos processos para entendermos em que pé pode esta o seu processo, pelo numero pode ter até tido reapostas das diligências. > @PTUSA disse:
@Bianca , @PTUSA e @irmão, em aditamento ao acima:
Esta fabulosa tabela CEGV, que nos causa a sensação e expectativa de um álbum de figurinhas, onde todos querem tirar o "Finalizado", vive de informação fresca (o "Finalizado" seria aquele cromo carimbado e que dá direito ao prêmio máximo, lembram-se? Geralmente era o guidão carimbado em relêvo, completando a figura da bicicleta
).
Assim por favor atualizem sempre o status de seus processos. Grato!!!!!
Obrigado a todos que me esclareceram de alguma forma o termo “ análise “. Porém por duas vezes que liguei para o IRN o atendente “ homem” se limitou a informar que o processo estava na fase de Análise, ainda tentei obter mais esclarecimentos, mas a pessoa se limitou a apenas dizer a palavra Análise, enfim, acredito que pelo número do processo o meu e do meu irmão esteja adiantado, inclusive até a presente data nunca fomos comunicado de nenhuma exigência nem mesmo nas duas ligações realizadas. Obrigado a todos.
Atenção : verificando agora cometi um erro, pois o número do processado meu irmão é de 2017
Onde se lê: 46.4xx/2018
Leia se: 46.4xx/2017
Obrigado.
Processo foi encaminhado em JULHO/2017
Muito obrigada pelos esclarecimentos ?
Vou ser um pouco mais claro, precisa-mos da data exata o dia proncipalmente, por exemplo temos processos de julho já concluidos, outros aguardando DGAJ outros em registo, há distintas fases de processo fo mês de julho. > @PTUSA disse:
A data do recebimento na CRC de LISBOA foi dia 20 de julho de 2017. Conforme recibo da DHL
Oi Pessoal, bom dia. Semana meio enrolada mas seguimos em frente...
@PTUSA: Bem-vindo. Seus dados jã foram cadastrados e aparecerão aí em baixo. Muito provavelmente seus processos devem estar próximos da conclusão. Vale a pena ligar e torcer para pegar alguém que lhes forneça boas informações.
Abraços a todos !
4 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Olá @CEGV tem como incluir o de minha mãe, por favor. O número é 030xx e a data de entrega -feita pessoalmente na Conservatória - foi dia 31.10.2017
Claro, @Bianca . Adiciono sim.
abraços
ps: Já adicionei na publicação acima.
abraços,
Obrigada @CEGV !!! Só o número do processo que ficou incorreto na tabela. A numeração é [xxx] (030xx)
@Bianca, é de propósito... não usamos informações pessoais completas, aqui no Portal. Apenas indicadores que nos permitam acompanhar genericamente os processos de nossos colegas, usando nossa tabela.
O que mis causa estranhamento, é que para conceder a cidadania eles foram muito minuciosos.... pra que rever tudo de novo.... VIDA QUE SEGUE
@Soraia1975 , a cidadania anterior era derivada, não podendo ser transferida a filhos maiores. A atual, originária, dará origem direta e sem discussões a milhares de novos portugueses. Eles sabem disso e, acredito, fazem o possível para nos atrasar
No nosso caso (atribuição 1.d a naturalizado 1.c), após juntar todos os fragmentos de informação ao longo de quase 1 ano de processo emperrado, CREIO EU que ocorra a seguinte ponderação e valha a seguinte diretiva por parte da CRC:
"Você, requerente naturalizado, já é nacional português, sendo inteiramente indiferente por que caminho tenha chegado a essa condição. Pelo tanto, ABSOLUTAMENTE NADA o impede de exercer seus direitos, seja em Portugal, seja no estrangeiro, na mais abrangente totalidade que as leis o garantam, e nem de cumprir- igualmente na larga totalidade - todas as obrigações e todos os deveres que a nova nacionalidade traz consigo. Assim, a sua pressa em ter-lhe ATRIBUíDA a nacionalidade portuguesa não tem qualquer relevância administrativa, sendo os requerimentos 1.d dos já naturalizados 6.4 na verdade uma categoria a ser preterida diante de todas as outras e a ser tratada por último, quando nenhum requerente "fresco", SEM a nacionalidade, esteja ainda a esperar por ela em cima das mesas desta conservatória.
Assim, a única forma de você obter a desejada urgência no tratamento de seu processo é a prova por A mais B, prêto no branco, em papéis oficiais, incontestáveis e claros de que um descendente seu dependa imperiosamente da nacionalidade para contornar uma dificuldade concreta ou um obstáculo intransponível em sua vida civil/profissional/militar/familiar/amorosa/escolar...etc.../etc..."
Desculpem-me a desilusão de minha parte e a crueza da linguagem (coisa de quem hoje ainda não bebeu...
: ), mas acho que o acima especulado não é errado de todo... Com tal consciência, fica mais fácil para mim suportar a espera.
Desejo a todos sorte! sorte!! sorte!!!
Correção:
No nosso caso (atribuição 1.d a naturalizado 6.4), ...
verdade CEGV.... é por ai..
Parece, como dito por um colega recentemente, que nossos processos podem andar para frente e para trás... kkkkk (só rindo mesmo...)
Já me confirmaram por duas vezes que meu processo ainda não recebeu parecer algum... que ainda aguarda envio para o MJ... pelo jeito o parecer que me informaram a tempos atrás, que já havia sido recebido, não existe ou nunca existiu.. vai explicar...
Bem... se as informações recentes se confirmarem, minha nova expectativa é de conclusão lá para outubro ou mais além...
Vamos que vamos, sem desanimar... um dia chega..
Acabo de falar com a LR e o meu processo 47***/17 disse que recebeu em 07/08 o despacho da Ministra da Justiça e somente em outubro serei comunica da decisão. Questionei o que seria isso mais exatamente e a atendente me disse que o processo aguarda apenas o averbamento ao assento de nascimento já existente, mas isto somente para outubro, não antes.
Acabei de ligar para a LR e fui informada, por uma funcionária muito gentil, que meu processo ainda encontra-se em análise. Que ainda não foi para o MJ. dar o parecer. Como de costume disse que não há previsão.?
Em tempo: acho que os funcionários estão voltando de férias, pois o atendimento na LR se deu em 15 minutos, e eu liguei às 10:15 HS.
Ishi, @RODRIGO.... se o seu, que já tem despacho da MJ está com previsão de outubro, posso imaginar que o meu, que ainda não tem, só sairá lá para Novembro ou Dezembro... Bem... como temos feito até agora, o negócio é continuar ligando a cada 2 ou 3 semanas e acompanhando as informações aqui no tópico... tem muitas informações e algumas desencontradas neste nosso meio... infelizmente.
abraços e Muita Sorte para todos nós...
Estavam saindo alguns processos regularmente e agora parece que travaram tudo e estão mais lerdos do que nunca...
Espero que sejam mesmo somente as férias
Perfeito timming de comentario.. estava apenas pensando a mesma coisa e gostaria de lembrar aos coleguinhas que estamos em Agosto, tambem conhecido com "o mes que a Europa interia sem absolutalmente nenhuma excessao para"...
Ateh meados de Setembro acredito que a coisa continue dessa forma, lembrando que em Portugal o verao se extende mais um pedacinho e a galera ainda pode curtir uma praiana no Faro ateh meio pra final de setembro...
Tenho a impressao que eh por isso que disseram ao colega que ja teve o despacho da Miju que a previsao eh Outubro, pra garantir que vai ter gente la pra trabalhar....
Retomamos com a programacao normal depois que o sol voltar pro seu recanto de ferias conhecido como Polo Sul....
Abs!
Liguei hoje e nada... Sem retorno da DGAJ... Acho que na véspera de olharem meu processo, resolveram tirar férias kkkk Perguntei a atendente se lá na DGAJ ainda estavam de férias, ela disse que estão trabalhando normalmente.. então tá, né?
Quanto tempo demorou para atenderem @anycastro ?
Uns 10mins aguardando, está bem rápido..
A tal história dos processos andarem para trás não é lenda...
Liguei agora e disseram que meu processo aguarda resposta do SEF e da DGAJ... É de matar!!! Mas segue o jogo. Vamos que vamos que uma hora sai...
Lenda nada, aconteceu com o meu agora em julho-agosto rsrs
Se eu fosse a CRC contrataria o CEGV e sua equipe pra fazer uma tabela para todos os processos do mundo com o status...ai economizariam milhares de euros em ligações que fazemos e eles atendendo.....acabaria todo esse stresss KKKKK mas eu não sou a CRC infelizmente
4 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Eita. Então quando obtivermos, pela LR, o status de Registrado, já podemos solicitar cópia da certidão pela Internet e, por conseguinte, dar entrada nos processos de descendentes que aguardam por ele (tudo sem ter que aguardar pela comunicação oficial por carta/email)?
Bem, finalmente, convenci minha mãe a ligar para a LR hoje. A resposta foi "em análise", apesar dos esforços dela de obter um maior detalhamento, disseram que as diligências nem sequer foram solicitadas. Paciência...nesse ritmo, levará dois anos para concluir, frustando todos os meus projetos. #chateado.
@CEGV Boa tarde, 29/08/2018 - A informação que me deram hoje é que o processo de 14/agosto/17 está somente Digitalizado, há que mudar e o de 12/10/17 continua em análise mas nem digitalizado foi. seque:
Fabio Floriano (JAAM) 14/08 260 C 504xx/17 27/06/18 5 Diligências<<<<Trocar para Análise<<<<
Fábio Floriano 12/10 219 C 586xx/17 27/06/18 4 Análise
É isto mesmo, @marcelo_12meses .
Mas, se você mencionou no requerimento 1.d que "pretende que comunicações sigam para o E-Mail indicado" (confira por favor lá na cópia do requerimento que guardou para seu arquivo), é claro que a boa notícia chegará para você por E-Mail minutos depois que uma de nossas anjas tiver feito o registo. Assim, nem terá de ligar para a LR, para saber se já registraram. Se não mencionou E-Mail no req 1.d, a notícia virá para si por carta (o que demorará mais).
Quando ouvir pela LR que "foi para registro (=feitura do averbamento relatando a atribuição)", comece já a ir providenciando os documentos dos descendentes para dar entrada subito no(s) req(s) 1.C dos mesmos.
Boa sorte! sorte!! sorte!!!
Boa noite. Alguém sabe o dia que os funcionários que estão de férias ou recesso retornam?
A impressão que eu tenho é que algum funcionário de lá fez algo de errado/esqueceu de fazer algo e estão tendo que voltar as fases dos processos para corrigir...
...ou simplesmente decidiram chamar tudo de análise.
@RENANNMATTOS , lá pelo meio de Setembro a maior parte dos que saíram em férias de verão já terão voltado. Voltaremos ao "ritmo normal". Sairemos do "muito lento" para o "bem lento". Os problemas de excesso de processos continuarão até que medidas efetivas sejam tomadas pelo IRN.
abraços, paciência e sorte para todos nós !
Mas vamos fazer umas contas...
65.000 requerimentos por ano
mais ou menos 220 dias úteis no ano
Isso dá uma meta de 295 processos que deveriam ser analisados por dia útil
Outros dados:
21 Balcões de nacionalidade + ACP + CRCentrais
24 Conservadores nos Balcões + 13 no ACP + 13 em Lisboa + 24 na CRCentrais
Total: 74 Conservadores
(ou seja, cada conservador deveria cuidar de 878 processos por ano ou 4 processos por dia ou, em média, 1 processo a cada 2 horas)
Temos que lembrar que junto com os Conservadores temos oficiais e ajudantes.
Enfim... começo a questionar se o problema é o número de processos ou se o maior problema é a burocracia estatal e procedural.
fonte:https://portupedia.com/wiki/Balcões_de_Nacionalidade
Me pergunto, se não houvessem filas, quantos minutos eles levariam, efetivamente, para "processar" cada um de nossos requerimentos?
Abraços a todos... Que Deus nos ajude !!!
Também liguei ontem 28/08 para saber sobre o processo da minha mãe... a mesma resposta .... "continua em análise"....