Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
PARABÉNS @Morgado !!!!!!!!
Parece que seguraram ao máximo nossos processos e agora a porteira se abriu hehe.
Meus parabéns!!! É muita felicidade essa conquista, principalmente para aqueles que como eu estão aguardando há anos (meu caso desde 2006) por esta atribuição de netos.
1:03 min de espera na linha, obtive a informação de que continua aguardando a DGAJ desde 10/05. Questionei se não havia tido nenhuma movimentação e ela respondeu que "a nível desta entidade, não".
Aos novos convolados, sugiro uma leitura no tópico abaixo:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses/p3
Uma novidade:
CRC Almada
CRC Aveiro
CRC Évora
Já me responderam POSITIVAMENTE sobre o envio de processos 1C diretamente para eles, sendo DECIDIDO por essas Conservatórias.
Tanto via VP quanto via Cartão de Crédito, segundo o último despacho do IRN e o Flash de pagamento via cartão.
(passando para incluir a musiquinha)
Pom pom pom pooooom, pom pom pooooom, pom pom pom poooom, pom pooooommmmm!!!
Parabéns a todos os novos portugueses!!
Processo do meu pai também finalizado ?
Mais um! Que maravilha!!!!!! Parabéns @gabriel401 e @Morgado!!!!!!
Que continuem nesse ritmo ou mais velozes.
Este tópico está maravilhosamente movimentado. Parabéns pessoal !
Quero ver o tópico de netos pela nova lei bombar assim também, preciso de coragem.
Gzuiisssssssss!!!
"Que tópico é esse? Que tópico é esse? Que tópico é esse, que tá um ARRAZO"
kkkkkkk
Parafraseando nossa ilustre poeta contemporânea, parabenizo a todos os "novos" portugueses convolantes!
@Beto Souza
@gabriel401
@Morgado
@lupaes30_
@Fernanda
@nicolasgab
@gabrielsousa
@Luis_D
@RODRIGO
@Andrea
Felicidades e bola pra frente!
Parabéns ao @gabriel401, aos novos atribuídos e suas famílias ! Que seus sonhos e de seus descendentes se realizem e que todos sejam muito felizes.
Forte abraço,
CEGV
Chegamos "rapidamente" a DEZ Convertidos !
Já são mais de 10% !!! Até o final do ano todos da tabela serão atribuídos.
10 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Valido para 05/09
Pessoal , boa noite a todos!!! Hoje vim me atualizar e fiquei extremamente feliz, pois da última vez só havia 4 processos finalizados e agora são DEZ ?
Isso é maravilhoso!!
Parabéns aos agraciados!!!
Bom, agora, depois de ler todas as postagens surgiram novas dúvidas:
1) como vi muita gente usando o termo convocação, fiquei na dúvida se a tabela tem tanto pedidos de convocação (carta recebida pela CRC que exigiria vínculo) quanto pedidos de conversão (q não exige comprovação de vínculo)
2) alguém falou que para processos que deram entrada diretamente na CRC estão sendo requeridas algumas informações adicionais ... Que tipo de informações são essas?
3) Alguém aqui deste tópico precisou comprovar vínculos ?
Me perdoem se estou fazendo perguntas bestas mas sou meio confusa ??♀️
Agradeço imensamente quem puder responder! ❤️
@Bianca, não sei se foi o corretor mas o termo é "Convolação". Basta ver algumas mensagens mais antigas deste nosso tópico.
Sabemos que o "termo" ideal é Conversão mas o termo inicialmente usado por oficiais e conservadores para designar nosso tipo de processo foi "convolação". Sabemos as diferenças entre os dois termos mas "gostamos muito" do nosso apelido inicial.. (risos)
Veja também a mensagem
(http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/3631#Comment_3631)
1) Aqui, neste tópico, todos os processos listados são de Conversão de portugueses que adquiriram a nacionalidade portuguesa pelo extinto artigo 6.4
2) Entendo que os requisitos são iguais para processos entregues no balcão e enviados por e-mail pois a legislação aplicável é uma só.
3) Ninguém, pois todos os "Convertidos" (aqui) já são portugueses
Aproveite nosso portal e seja bem-vinda !
Abraços,
CEGV
Boa noite. Meu processo foi para despacho da Ministra, alguém sabe informar quanto tempo leva até ser finalizado e averbado?
Parabéns Morgado...que sua mãe nos traga muita luz e sorte....vamos precisar...
Pessoal, uma duvida. Meu marido ligou na sexta e o atendente disse que o processo de 23/08 ainda estava em Analise Inicial, só que ele confirmou meu nome e perguntou o grau de parentesco. A pergunta é??? isso é ´possível estar no inicio ou porque era meu marido eles não informam corretamente????
@EpidauraMoreira
“Não nos esqueçamos de que quando a tramitação efetiva é iniciada, a CRC muitas vêzes nos pede informações adicionais, que, ao serem fornecidas, são ponderadas por eles e julgadas dignas de aprovação ou não. Nos casos de apreciação positiva, os processos avançam um pouco mais rapidamente que outros.”
Quais as informações adicionais e O que são as tais diligências?
@PTUSA, 2 meses, em média...
@Soraia1975 , Eles não informam corretamente. Você tem que entender um pouco do "processo" e o que eles chamam de "análise". Se for "inocente" e não "cavar" por mais informações eles conseguirão te empurrar que seu processo está "em análise" e você vai aceitar pois não sabe o que e como perguntar. Infelizmente é assim que alguns atendentes tratam os leigos no assunto...
@Bianca ,
1) As informações adicionais podem ser um ou mais documentos, que ajudem a ratificar os documentos já enviados. Pode ser, inclusive, até mesmo um mesmo documento que já foi enviado (por incrível que pareça).
2) Diligências são questionamentos realizados pelas conservatórias a outros órgãos portugueses, mais especificamente SEF, PJ e DGAJ. Estes órgãos devem informar sobre registros e anotações (ou a ausência delas) sobre o requerente. É o famoso "nada consta" judiciário e criminal. Também são chamadas diligências quando documentos enviados são excepcionalmente "validados" através da rede consular portuguesa no país de origem de tais documentos. É um processo de auditoria por amostragem que algumas vezes acontece e atrasa bastante o processo "sorteado".
Abraço a todos,
Acabei de ligar na Linha de Registo, ainda aguardando resposta da DGAJ
Olá @dricajulio, seja bem-vinda!
Favor considerar SOMENTE a pagina 3 do arquivo pdf abaixo:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/procuracao-para/downloadFile/file/Procura_atrib_pinscri.pdf?nocache=1200303704.79
Boa sorte!
@dricajulio ,
1) Seu pai fez o processo de aquisição pelo extinto artigo 6.4 (processo de netos submetidos antes de 3/7/17) ?
2) O Assento de seu pai precisa ser lavrado antes que você possa dar entrada na convolação dele
3) Se você não é advogada ou solicitadora, registrada na Ordem dos Advogados portuguesa, não poderá assinar pelo seu pai no requerimento 1-D de nacionalidade, mesmo com procuração. O melhor é seu pai assinar presencialmente o requerimento em cartório ou no consulado e lhe enviar o requerimento já assinado e reconhecido. Aí sim você poderá dar entrada por ele.
Abraços,
Tem informaçao do tempo para concluir nessas novas CRCs?Grato
Tendo recebido ontem a informação de conclusão do processo de "convolação" da minha mãe, hoje na primeira hora da manhã fui direto ao ACP no Porto para dar entrada no meu pedido de atribuição da nacionalidade. Lá chegando a atendente nem sabia do que se tratava a averbação da alínea 1-D na certidão da minha mãe, foi preciso outra atendente, já a par da situação, para explicar e eu poder dar prosseguimento no pedido. O importante é que hoje mesmo já dei entrada e agora me resta aguardar.
Isso pode se tornar um problema para quem enviar pelos correios no futuro...
Com toda certeza que não. Conservador sabe perfeitamente quando é atribuição. > @Yohalin disse:
@Morgado Quando tiver uma posição sobre a sua atribuição, não deixe de compartilhar com a gente
Podíamos até fazer uma nova tabela sobre os descendentes atribuídos para até termos uma noção do tempo que vai levar.
Um abraço
Perfeito, @marinho ! Pessoalmente acho que não temos que conversar muito com atendentes, confirmar informações, etc... Vemos constantemente atendentes COMPLETAMENTE DESINFORMADOS e, como alguns portugueses dizem, "falamos Brasileiro" e às vezes a comunicação fica meio deficiente.
Concluído o processo de Conversão, sugiro que obtenham uma cópia atualizada e não certificada (simples) do assento de nascimento do Convertido, preparem a documentação e requerimento necessários, paguem e submetam na conservatória (Balcão de Nacionalidade) que convier a cada um.
Ao perguntar a atendentes o interessado corre o risco de, para cada nova resposta, obter uma resposta diferente. Como conhecemos o processo e as leis, podemos seguir sem "muito papo" com atendentes. Isto vale para os Correios Brasileiros (no caso dos Vales Postais) e vale para nossos processos.
Abraços a todos !
No caso de submissões nos balcões e ACP pela via presencial, se houver algum tipo de problema ou recusa de atendentes, exiba o averbamento 2 (1-D) ou 3 (em caso de averbamento prévio de casamento), explicando que o português é originário.
Acho que não, Yohalin. Aqueles que tratam os pedidos que chegam por Correios, DHL, etc, não parecem recusar tão rapidamente um processo tendo em vista a própria ignorância pois sempre podem, tão simplesmente, largar tudo para outras mãos. Já quando o cliente está presente, a pessoa ignorante se vê obrigada a se livrar do cliente e, então, se põe a alegar qualquer impedimento. Assim, penso eu.
CEGV , tem alguma dica como devemos "cavar" ou não adianta.... é esperar mesmo....
E eles lhe deram um prazo?
@Soraia1975, neste nosso tópico, nas páginas anteriores, temos diversas informações e dicas de como, em cada "fase" do processo, realizar perguntas pertinentes a cada "fase", de forma que os atendentes da LR (e eventualmente atendentes dos balcões) tenham que efetivamente buscar as informações no SITPRO (sistema de processos das conservatórias). Em geral, se você chegar ao atendente informando que já na última atualização a informação que lhe foi dada foi "x" e que você "entende" que o próximo passo é "y", o(a) atendente não terá muita alternativa a não ser abrir o seu processo para confirmar as informações recebidas e lhe informar o que aconteceu (ou não) com a instrução do seu processo.
O que sempre lembro é que o atendente, ao fim e ao cabo, não é o responsável pela instrução e conclusão do seu processo. Desta forma um papo e início amistoso de conversa, sendo cordial e atencioso com os atendentes, só facilitará a sua obtenção de novas informações. Reclamar em um primeiro momento de demora ou do tempo de espera pela conclusão do seu processo não facilitará sua tarefa de obter novidades sobre seu processo.
Abraços e boa sorte !
Caro @Morgado , parabéns pelo passo.
Por favor veja o que postei para si no tópico referente às atribuições por LN 1.C.
Obrigado.
Estou hj aqui no irn da Expo dando entrada na nacionalidade da minha filha. Vão ser umas 5 horas de espera no mínimo! ( Jesus). Como ela é menor, o processo é mais rápido ( sou muito otimista). Saindo daqui (zzzzzzzzzz) dou notícias sobre prazos. Abraços a todos
Disseram que de 2 a 3 meses, pois estão com muitos processos e tentando recuperar o período de férias
Olá! Liguei hoje espera de 1 hora, processo 51xxx de 23-08-17 em Analise Inicial, perguntei se o processo estava em algum departamento e a atendente disse que receberia correspondência informando que o processo foi numerado!!!
(silêncio funesto no forum. Não sei se causado pelo 7 de Setembro, pela facada no Bolsonaro, ou pela bola-fora dada pelo Fachin ao Lula...)
Realmente @EpidauraMoreira, entrei várias vezes pra ver se tinha alguma novidade, e ... Nada!
Hj pela terceira vez nesta semana ? liguei pra a LR e o meu processo continua na interminável análise.
Tento me controlar, mas não consigo e ligo.
Ainda mais pq vejo algumas convolacões saindo.
Boa sorte e bom fim de semana a todos.
@Leciiro Olha deve tá difícil segurar à ansiedade de vocês do dia 13, @CEGV que o diga. O seu processo já recebeu parecer do MJ ? não esta para registo ?
@Leciiro , de certeza que seu processo andará. Estou com um bom presentimento de que o ritmo de trabalho da CRC já voltou ao normal.
Desejo-lhe sorte! sorte!! sorte!!!
Parabéns aos novos convolantes,que saiam os outros logo
@marinho, na tabela o meu processo consta como para despacho, mas segundo a LR. ainda está para análise, e perguntei se já tinha parecer do MJ. fui informada qua ainda não foi para o MJ. se manifestar.
São muitas informações desencontradas.?
Liguei para a LN, no dia 07/09, e a minha situação continua a mesma. Aguardando resposta da FGAJ.
Digo: DGAJ
Olá pessoal! Sexta feira meu pai ligou às 5:00h para Linha de registros. 56 minutos de espera. Perguntou sobre o processo dele de 14/08/2017 e a princípio falaram q está a em Análise e após ele pedir um pouco mais eles falaram que tinha seguido pra PJ. Estava com medo de ter caído em alguma exigência, como o preenchimento incorreto daquele primeiro formulário. Se já entrou em diligências quer dizer que não teve exigência?
Obrigada e poderiam atualizar a tabela por favor?
@alice Diversos processos caíram em exigência estando em diligências, o meu mesmo faltava o DGAJ e veio a existência.
Exigência.