Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
@marinho, poxa já estava até aliviada. Tem um tópico no formulário que parece que quem deixou em branco está entrando em exigência. Infelizmente meu pai também deixou em branco. Mas pelo que já li aqui, temos que esperar eles solicitarem a correção. Muito obrigada pela sua resposta
@alice , qual foi o tópico? Foi aquele que pergunta qual é a comprovação dos laços?
@RENANNMATTOS , pelo que eu vi aqui, tinha um tópico que perguntava, países que morou anteriormente. Meu pai me disse q deixou em branco e parece que as pessoas q fizeram isso entraram em exigência
Bom dia a todos ,liguei agora na LR e me informaram que meu processo de 25/09/2017 encontra-se em analise ainda,perguntei se ja estava em diligencia e me informaram que nao. 1 ano e na mesma....... fogo.... quando terminara ????? Quem atendeu foi a Sra. [xxx] ,que ja me atendeu varias vezes, sempre bem atenciosa.
Bom Dia, Pessoal.
Acabaram de me informar que meu processo já teve parecer favorável do Conservador (em 04/09) (Despacho) e ainda não foi encaminhado pedido de informações ao MJ. A solicitação de ratificação do despacho do conservador deverá ser solicitada em breve ao MJ (ou o SITPRO ainda não foi atualizado com a informação de envio já realizado).
Agora é aguardar o envio / retorno do MJ e, quando voltar, segue para registro... "Mais um cadinho", como dizem nosso(a)s amigo(a)s atendentes da LR..
Segue o Jogo...
abraços e ótima sorte a todos !
@alice , quem deixou em branco a informação "Quais Países que morou Anteriormente" foi instado a preencher uma declaração adicional e enviar para a CRCentrais.
abraços,
Leci, se o seu está como o meu, já deve ter despacho do Conservador e está aguardando envio/retorno do MJ. Aguardemos...
Abraços e boa sorte !
Bom, eu particularmente vou dar um tempo, tá lá à opção de me comunicarem por email, ? essa angústia e ansiedade está me fazendo mal e tenho certeza que pra um monte de gente. Espero não ligar mais e receber o tão sonhado email.
Jâ adotei esta atitude @marinho. Cansei!!
Liguei hoje na LR, não quiseram me passar informações sobre o processo de meu pai mesmo depois de me perguntarem todos os dados dele. E eu disse que desde a naturalização sou eu que faço e acompanho por ele pq ele não está apto para isso. E ela, um pouco rude, disse que é por isso e tem certeza que sempre ouço a mesma coisa "está em análise ". Que só ele ligando para ter mais informações sobre o processo. Sei que ainda está distante mas queria acompanhar
@marinho e @PACHECO ,
É realmente desmotivante aguardar por notícias que demoram a chegar. Porém as informações que coletamos e compartilhamos ao longo do últimos quase 15 meses (e muito mais, se olharmos o período anterior à entrada em vigor do regulamento que passou a vigorar em julho/17) foram nos dando os elementos necessários para que acompanhássemos nossos processos e jogássemos luz para aqueles que entraram com seus processos depois dos nossos.
Foi um balde de água fria recebermos previsões da própria diretoria da CRCentrais, com prazos já estendidos, e estas previsões não se realizarem conforme prometido. Da mesma forma me sinto órfão de políticos do PSD que aparentemente deixaram de acompanhar nossa luta, demandando que os prazos estabelecidos e prometidos fossem cumpridos.
No entanto, precisamos lembrar que nossa tabela só funciona se os processos forem minimamente acompanhados e novas informações compartilhadas, para que aqueles que vêm posteriormente possam acompanhar seus processos e ter um mínimo de previsão para seus processos.
Ao nosso ponto de vista e de muitos outros a CRCentrais é muito lenta e praticamente parou nos últimos 2 meses devido ao verão português e férias de muitos funcionários das conservatórias. Esse período acabou e todos esperamos que o ritmo "normal" volte e mais processos sejam concluídos, inclusive os de vocês dois.
A linha de chegada para vocês dois já salta aos olhos e pode ser claramente vista. Não desanimem pois falta muito pouco para ambos.
Forte Abraço,
CEGV
Sim @CEGV, compreendo, e mesmo acostumado a longos processos judiciais em meu cotidiano, sempre podemos acompanhar cada etapa deles, sejam físicos ou eletrônicos. O desconfortável, no caso da CRCentrais, é a ausência absoluta de informações e o desencontro delas em cada um dos atendentes.
É mesmo frustrante e desanimador.
Mas vamos que vamos!!
Ligarei ainda este mês para mais um "cadinho" de sofrência.
Segue o jogo!
Um abraço.
Semana passada tive o prazer de colocar o meu processo e de meus irmãos em um envelope com destino a ACP. De fato o averbamento ao 1.D foi um grande peso tirado das costas, eu mesmo acompanho esta questão desde 2006, ainda quando se discutia os efeitos da naturalização 6.4.
Compreendo perfeitamente a exposição dos confrades marinho e Pacheco, mas peço a vocês um pouco mais de paciência, sei que é difícil. O final esta próximo e o acompanhamento de perto dos processos e a constante atualização da nossa tabela é fundamental também para o bem-estar de cada um de nós, afinal ver que os processos estão a finalizar e ser trabalhados não apaga esta chama.
A guerra esta próxima do fim, mas não acabou. Vamos seguir meus amigos!
Prezados, boa tarde.
Hoje recebi, através dos correios, (não foi e-mail, foi papel mesmo) uma correspondência do IRN, cujo assunto transcrevo:
“Assunto: Rececção do processo de Glênio ...
Comunica-se que o processo em epigrafe foi recebido na Conservatória dos Registros Centrais, tendo-lhe sido atribuído o número 504XX/17
A instrução oficiosa do processo será efectuada segundo a ordem de entrada.
No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória.
Logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento
Com os melhores cumprimentos,
O Oficial dos Registros e do Notariado
Xxxxxx ”
Fiquei na maior dúvida, pois meu processo foi numerado novembro de 2017, obviamente com o tal número acima.
Alguém já passou pela mesma experiência?
Essa instrução oficiosa deve corresponder a qual das etapas que nós destacamos?
Acho o maior porre ligar para CRC, pois além da espera demasiada, normalmente as informações são vagas.
Muito obrigado, parabéns aos colegas que já conseguiram o objetivo e muita, mas muita sorte para todos nós. Penso que é uma questão de tempo! Abraço a todos
O processo foi recebido em 11/08/2017!
Liguei hoje e me disseram q continua aguardando resposta do DGaj. Perguntei se essa resposta não costumava levar uns três meses, a atendente disse q agora “está levando muito mais”. Perguntei se pode ter caído em exigências, já q acho q preenchi em branco os países q morou anteriormente, ela me disse apenas q não foi expedido nenhum documento para nós até agora.
@Glênio, são enviadas cartas como a que você recebeu para alguns processos. Apenas significa que após o período que chamam de "Análise inicial" (onde os processos ficam parados em estantes ou arquivos) seu processo finalmente chegou no departamento que realizará a análise e instrução. A partir de agora (ou do momento em que a carta foi enviada) seu processo finalmente começou a realmente ser trabalhado.
abraços,
Imagino que tenha sido preenchido direitinho seu formulário. A esta altura, se houvesse alguma coisa pendente no requerimento, creio que você já deveria ter recebido informação ou, no mínimo, constar em sistema.
abraços,
10 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Bom dia senhores, liguei hoje para a LR e o meu processo continua no mesmo. Aguardando análise da DGAJ. Boa sorte a todos!
Quanto tempo demorou para ser atendido @JR494 ?
Acabei de ligar, 1h de espera para ser atendido, meu processo continua aguardando retorno da DGAJ, desde de 09/05.. acho que esqueceram meu processo. Todos que entraram junto com o meu já foram para parecer e o meu lá aguardando DGAJ, complicado viu? Acho que agora só ligo ano que vem! kkkk
Oi Any, bom dia.
Os processos ficaram meio parados nos últimos 2 meses. A minha resposta da DGAJ veio no começo de Julho e era de 29/3. Imagino que devam estar respondendo os pedidos de Abril ainda. Daqui a pouco respondem a sua. O que dá também para fazer é mandar um e-mail para a DGAJ e ver se eles respondem, informando quando receberam, se já responderam e, se ainda não, de quando eles estão respondendo atualmente. Os e-mails para contato estão no próprio site da DGAJ (http://dgaj.mj.pt)
abraços,
Eu gostaria IMENSAMENTE de desvendar o fluxo de trabalho DENTRO da DGAJ, desde a entrada (por via eletrônica) de um pedido de informação (pela CRC) até a emissão do respectivo parecer (também por via eletrônica).
Eu acredito que ali por perto das dependências do MJ haja muitos cafés e tascas...

Pessoal. Venho acompanhando aqui a agonia de todos. Fiz todo o processo sozinho mas não consegui mas acompanhar e coloquei na mão de um advogado que responde sempre e com agilidade mas sempre com respostas curtas e sem muito detalhe. Nunca liguei na LR mas mandei email e depois de uns 4 dias responderam que meu processo número 47xxx/17 de 19/7 está em análise. O que me deixa ainda mais frustrado. Eu já caí em exigência naquela alínea sobre "países anteriores" mas já retificamos via o advogado. O processo é a convolação do meu pai. Se acharem necessário, adicionem na planilha e seguimos na esperança de que se resolva esse ano. Obrigado. Marcio.
... e muitas porras também!
"Você já comeu porras?": http://www.conexaoportugal.com/2011/01/voce-ja-comeu-porras.html
Vamos lá!
Após 61 minutos de espera fui atendido.
Disse que buscava informações sobre o processo 463XX/17.
Ela fez alguns questionamentos:
Nome Completo
Data de Nascimento
Nome do Pai
Nome da Mãe
Endereço de domicílio.
Após este questionário, ela informou que o processo continua na mesma (despacho).
Questionei sobre o parecer do conservado r e o encaminhamento ao MJ.
Ela disse que não havia parecer do Conservador.
Segue o jogo..............
@mabarros (Marcio), boa tarde e bem-vindo ao nosso Portal.
Certamente seu processo já está em Diligências mas lhe adicionarei na nossa lista como ainda em Análise, dada sua informação. Já está na reta final... não desanime, siga nos acompanhando e informando sobre as suas novidades, ok ?
Sobre o termo "Análise", já comentamos aqui algumas vezes que é o termo mais amplo possível e, devido a isto, o mais usado pelos atendentes do IRN. Basicamente quer dizer que reconhecem que o processo está lá e segue em tramitação. Resposta mais inócua, impossível. E é por isso que incentivamos a todos que ligam e se comunicam com a LR e a CRCentrais a "cavar" outras informações, realizando questões que façam com que efetivamente os atendentes olhem o prontuário eletrônico de nossos processos e vejam efetivamente a situação atual. Acredito que o seu esteja em Diligências e nesta "fase" podemos perguntar se já foram enviadas solicitações para o SEF, PJ e DGAJ, quando foram enviadas estas solicitações, se já foram todas recebidas, se existe alguma pendência, se o conservador já deu seu parecer, etc... Enfim, todas informações contribuem para o nosso melhor entendimento do processo interno da CRCentrais e permitem que acompanhemos (como grupo e individualmente) melhor os tempos e prazos.
Abraços e boa sorte,
@CEGV
@jlacarvalho , como disse ontem, recebi informação que para o meu já havia despacho positivo da conservadora, aguardando agora envio e retorno ao MJ. O seu deve estar para receber o parecer nesta semana ou muito em breve. Seguimos acompanhando pois estamos "na boca"...
grande abraço,
CEGV
OLa pessoal
Vim falar sobre a inscrição da minha de 13 anos no registro português. Foram 4 horas de espera no irn da fontes Pereira de Melo. ( uma loucura aquilo lá) Eu e meu esposo tivemos que assinar. Documentação básica: cartão do cidadão meu, passaporte e autorização de residência do meu esposo, certidão de nascimento de inteiro teor e apostilada da minha filha, seu passaporte também e autorização de residência. A atendente nos informou que devem entrar em contato em até duas semanas para fazer o registro do nascimento no livro. Custo zero. Agora é esperar para sair o mais rápido possível e dar esse presente para ela!!
Obs: a certidão de nascimento dela brasileira original ficou com eles. Na hora perguntei se era necessário. E a atendente riu e perguntou: minha senhora, agora sua filha será portuguesa, não vai mais precisar disso! Virei pro meu esposo e disse: acho que ela omitiu o “ precisar dessa M...”
mas vamos lá. Dou notícias assim que eu tiver a certidão da minha futura tuga!
Abraços a todos
Pessoal, boa tarde! Estou em Lisboa e hj resolvi ir à CRC...fui pela manhã e à tarde. Um caos! Em ambos os horários, estavam sem sistema. Mas a recepcionista foi muito educada. Falei que havia tentado ligar p LR e ela riu ironicamente e disse: esquece! lá é uma confusão! rs! Enfim...fiquei sem qq notícia do processo. Mas o melhor: Portugal é lindo e todo o esforço vale a pena. Confiantes e esperançosos, prossigamos! Grande abc!
@dsgalhardo Que legal, nada como receber informações ao vivo. Além de todos os problemas ainda tem essa que às vezes o sistema fica fora do ar, quando tiver notícias não deixe de compartilhar por favor. > @dsgalhardo disse:
@CEGV Muito obrigado pela atenção e palavras de incentivo! Continuarei contribuindo com vocês sempre que puder e vou tentar contato novamente no início de outubro. Forte abraço!
Fico muito contente, e tenho certeza que "todos" compartilham da minha animação e emoção, com as notícias vindas dos já convertidos que já estão submetendo os processos de seus filhos.
Chegam-me notícias por todos os lados, pública e privativamente. É fantástico fazer parte deste grupo e ver os primeiros resultados. Isto, naturalmente, nos dá ânimo continuado para seguir o caminho que todos nós começamos e compartilhamos, alguns a mais e outros a menos tempo, mas na mesma direção.
Que os objetivos e sonhos de todos aqui se realizem !!!
Abraço apertado a todos,
@CEGV
Vou enviar email, obrigada @CEGV !!!
@anycastro não é só o seu processo não, o da minha mãe, também de 9/05, ainda aguarda retorno da DGAJ, assim como outros convolantes da tabela. Extremamente frustrante! Parece que a DGAJ parou nos pedidos desta data! Muito desanimador
Mandem e-mails para o DGAJ para saber... no site deles têm os e-mails de contato..
Prezados, nada mais apropriado para o momento do que reproduzir a letra da belíssima canção de Beto Guedes, "Sol de Primavera":
"Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez"
"Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar"
"Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez
Parece que era isso que faltava: entrar setembro, o sol da primavera que se anuncia, para renovar a esperança no coração de todos os netos que buscam a conversão, depois de tanta apreensão que vivemos e sofremos juntos.
PARABÉNS A TODOS OS CONVOLANTES!!!!!!!!!!!!!!!
E em especial à @Andrea, e a seu pai, cuja luta acompanho desde o Fórum. De emocionar a sua mensagem informando a atribuição de seu pai e saber que os laços lusitanos da sua família agora estão agora preservados e poderão ser passados por sucessivas gerações.
Iiiiihhhhh!!!!! Acho que deu algum problema ao copiar a letra. São só as três primeiras estrofes. Peço que alguém conserte.
Ontem, 10 set, finalmente enviei pelo Correio o meu pedido de conversão para a CRC Lisboa. Quando for recebido por lá vou informar aqui.
Abraço a todos.
Espero que o meu processo não demore tanto e que as coisas possam fluir mais ágil daqui por diante. Mas vou aguardar tranquilamente, sem estrese.
Oi Pacheco, liguei as 07:00 e fui atendido somente as 08:10. Abraço
Pessoal vocês têm ideia se as pessoas que já conseguiram a conversão já tinham algum outro vínculo com Portugal além da nacionalização? É que hoje recebi um email da nossa advogada em Portugal que, em reunião na conservatória, disseram que exigirão dos netos nacionalizados pela lei antiga os vínculos com a comunidade portuguesa para a conversão. Recomendou que minha mãe mantivesse a associação luso-brasileira e juntasse todos os comprovantes de viagens caso recebêsemos um ofício da Conservatória exigindo esses vínculos. Ela mesma ficou surpreendida e lamentou essa mudança no entendimento.
Argumentei que já há casos de conversão, mas agora penso se essas pessoas já não tinham vínculos, como aquele criminoso da Lava Jato, que morava lá em Portugal...
Não quero ser alarmista, mas fiquei pensando nesse represamento todo...Desculpem se compartilho essa inquietação.
@MMac , acho que é desinformação da pessoa com quem seu advogado conversou e é um assunto que volta e meia ressurge.
Vamos por partes:
O mais óbvio:
Razões menos óbvias:
1) O presidente Marcelo acaba de promulgar uma lei determinando que os residentes no estrangeiro não precisarão mais solicitar seu recenseamento eleitoral, sendo o recenseamento agora automático para residentes em Portugal e no estrangeiro (já explico...).
2) Segundo a Legislação portuguesa o cidadão português que realizou seu recenseamento eleitoral TEM EFETIVA LIGAÇÃO com a comunidade portuguesa.
Esta última informação legal sempre foi um ÁS na nossa manga para, se legalmente necessário, comprovar a efetiva ligação dos já naturalizados.
Existem alguns outros elementos mas os mais gritantes e ululantes são os acima.
Então eu, pessoalmente, entendo que é conversa de advogado ou de funcionário notarial desinformado. Caso queira exibir a lei para seu advogado me avise que busco nos meus históricos a lei específica.
Aos que leem esta publicação:
grande abraço,
@CEGV
Artigo 1.º-B
[...]
A nacionalidade portuguesa e a inscrição no recenseamento eleitoral no estrangeiro são provas suficientes da existência de laços de efectiva ligação à comunidade nacional.
fonte:https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/116111076/201809120211/diploma?did=34568075
Boa noite. Como vcs foram notificados quando entraram em exigência devido o não preenchimento da alínea dos países que já residiram anteriormente? Foi por e-mail? Obrigada
Alice, Alguns por e-mail, outros por ofício (carta) e outros foram informados durante consulta à situação de seus processos, através da Linha de Registos. Quando uma exigência é "criada" o envio do ofício e informação é guardada no registro digital (prontuário do processo) ao qual a LR tem acesso.
abraços,
Caro @CEGV, para a próxima edição da tabela: "meu" processo seguiu a 7/9 para diligências oficiosas. Muito obrigado.
Pessoal, bom dia! Hoje finalmente consegui contato com a LR. O meu processo ainda está aguardando DGAJ - desde Maio. No entanto, desvendei o mistério...a demora deve-se à própria CRC, que depois de receber a resposta não consegue dá desenvolvimento ao processo e a “certidão” emitida por eles, que tem prazo de validade, expira! Assim, como disse a atendente, há processos que precisam fazer 3, 4, 5 consultas ao órgão.No entanto, segundo ela, essa política vai mudar a partir desse mês, e a DGAJ emitirá “certidões” com maior prazo ou sem prazo, digamos assim! Enfim, vamos aguardar. Abc!
Ah, como já mencionado aqui, acredito que cada processo tem um prazo em razão da produtividade de cada funcionário responsável pelo mesmo.