Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Enquanto não andamos, relaxemos, passemos o tempo e observemos a nossa volta...
Papo "Balcão de Consulado em São Paulo, com vistas à conservatóra", já no mais puro IRNês:
Marisete: Oi, 'cê puraki?! Tá fazenukê?!?!
Lurdilene: Tô peganu 1.C!
M: Ukê?!?! Eu num sabia di purtuguês na tua família!!!
L: Intão, minina, nem eu... Mais meu irmãu discubriu ki meu pai é netu. Daí, el'entrô cum pididu, retirô 6.4, mais issu foi anu passadu. Levô treis anu. I depois ki saiu u 73, aí eli pidiu convolaçãu 1.D. Levô um tempãu, mais saiu! Agora ki meu pai pegô cidadania, sô eu ki tô pidinu 1.C.
M.I dipois, vai fazê ukê?
L. Vô pra Loãndriêshsh. Minha irmã tá lá i vai mi dá uma força. Mais i tu? Táfazenukê aki?
M: Tô entranu cum 1.D.
L: Mais tu tem laçu?!
M: Tenhukê???
L: La-çu! La---çu---! Tão agora pidinu laçu! Agora só panha cidadania si tivé laçu. Tu num tá sabenu?!? Num tá nu forum? Ô num tá nu fêice? Kêntalí sabi....
M: Ah num sei, eças coiza num sei, é dimais pra minha cabeça. Eu tava num forum, daí riscaru meu nomi, neim sei purkê... sãu uns seim-noçãu...
L: Ah mais teim um beim melhor! Eu tô lá... Dá um papel, keu iscrevu unome, daí tu vai nu gúguel i acha i entra. Elizixplica tu-du, tu---din---hu---, kuméki tu teim ki fazê... elizali é déix... Teim até uma tabela ki tu vê teu processu andanu... Meu irmãu pegô tudu dali!
M. Da aki, keu vô entrá assim ki chagá in casa. Cê lembra du Emerson, ki vindia artesanatu rípi na fêra da Praça da República? Foi barradu in Lisboa! Tevi di voltá, passô vexami. Deus mi livri! Eu só vô cum passaporti i passagi i dinheru. Tão barranu mermo in Lisboa!
L. Essa genti pensa ké assim, entrá noropa i ficá... Nossa, kismalti é essi?! Kilonduuuu!
M: Colorama Sacy, minha mãi inda tinha um vidru ki ela usava...Nossa! Tá chaganu meu numru! 418 D!! Ollha lá na tela!!
L. Tá boum! Vai lá!! Num kéru ti prendê! Sorti, viu? Olha, depois mi liga i mi conta, kéru sabê tudo, tá? A genti pricisa marká num fimdisemana! Liga pra mim! Num iskéci! Prométi?
M. Tá bom, prometu. Vô nu balcãu ki é minha vez. Tchau!
(mi-tiiiiii-da... Loãndriêshsh.... "mi liga"... eu hein...inda diz "sorti" ... larga di sê falsa...)
Ahhh...Isso explica a demora em nossos processos.
Bom dia.
Dom Tenreiro 1 - Aguardando DGAJ - último contato 12/09/2018; e
Dom Tenreiro 2 - Aguardando DGAJ - último contato 03/09/2018.
Será que resolve enviar e-mail à DGAJ?
Caros,
Consegui contato com a CRC e tive a informação que meu processo está em "Analise". A primeira informação que tinha tido é que estava em "Diligencias". Ou o processo andou pra trás ou a informação estava errada. Peço corrigir a tabela. Mas vamos pra frente, daqui a um mês faço contato de novo.
Bom dia a todos, sou novo no portal e venho acompanhando-o a um tempo, obrigado a todos pelas contribuições! Surgiu um rumor/boato na Conservatória de Lisboa. A informação foi obtida informalmente e verbalmente, por profissional da advocacia com escritório sediado em Lisboa, onde: a) nacionalidades derivadas (art. 6, nº 4) concluídas até 02/07/2017 exata data anterior a entrada em vigor da nova lei, não precisam apresentar laços com a comunidade portuguesa; b) nacionalidades derivadas (art. 6, nº 4) concluídas a partir de 03/07/2017 em diante, precisam apresentar laços com a comunidade portuguesa. Em outras palavras, duas nacionalidades derivadas, concedidas sob o mesmo fundamento (art.6, nº 4), uma concluída 01 exato dia após a outra, têm tratamento administrativo diferente: uma precisa comprovar laços e a outra não. Alguém poderia comentar sobre este rumores?
Ótimo, EpidauraMoreira!!!! Assim, com humor, aguardo o meu processo que se encontra, ainda, pendente!!!! Parabéns! E abraços na Epidaura!!!!!!!
Não vejo muito o que comentar. Não faz sentido algum isto. Vamos ao fato, meu pai se naturalizou pelo 6.4 em 2016, após isto ficou apenas com o assento engavetado aguardando a alteração da lei. Tão logo a alteração da lei entrou, contratou um advogado para fazer o processo 1.d (concluído na última semana de agosto) e deu tudo certo. Meu pai não tem CC, tampouco recenseamento eleitoral.
Agora pense comigo, qual a diferença entre quem obteve o 6.4 APÓS julho de 2017 para o meu pai? Penso que NENHUMA.
Obrigado pela sua breve resposta @RODRIGO. Penso exatamente da mesma forma, que não há plausibilidade jurídica para tal colocação. Porém a informação partiu de profissional de confiança, do escritório onde concluí com sucesso o processo de naturalização derivada de minha mãe em 24/05/2018.
Alessadro, bom dia.
Sugiro a leitura ATENTA da seguinte publicação, de ontem.
Esses boatos se alastram e, infelizmente, assustam quem não acompanha de perto o que acontece. Existem questões legais envolvidas que protegem os direitos dos netos 6.4 que desejem se converter através do 1.1-D e, até que Leis e o ordenamento jurídico português mudem, continuará da forma com que está, ou seja, NETOS NATURALIZADOS PELO EXTINTO ARTIGO 6.4 PODEM SE TORNAR PORTUGUESES ORIGINÁRIOS ATRAVÉS DE NOVO REQUERIMENTO, DO TIPO 1.1-D, SEM PROVAR LAÇOS EFETIVOS.
veja a publicação e a LEI que nos dá tranquilidade, na publicação abaixo.
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/3965/#Comment_3965
abraços,
CEGV, acredito plenamente que esta colocação não faz sentido algum. Porém como a informação partiu de dentro Conservatória, em uma reunião entre advogado português confiável e funcionários da Conservatória, não posso negar que criei apreensão.
Não restam duvidas que o PS tentou e muito colocar "água no chopp" dos netos. Começou com a bizarrice dos "contactos regulares" na LN. Logo veio o regulamento e toda incerteza para quem já era naturalizado 6.4. Lembro da Sra. Ministra da Justiça falar em audiencia com o deputado Carlos Páscoa que não via problema em quem já era naturalizado conseguir o novo status desde que comprovasse os requisitos do novo diploma, isto causou mais incerteza ainda.
Confesso que tive toda esta incerteza até ver concluído o processo de uma amiga agora em julho deste ano.
O 6.4 virar 1.D não é mais uma incerteza, isto virou realidade e até que exista uma nova alteração de diplomas, continuará desta forma. Fiquem tranquilos.
Alessandro, desculpe mas qualquer advogado confiável que realmente conheça a legislação pertinente saberá a besteira que falaram. Então já temos um problema nesse quesito.
Posso até acreditar que alguém, dentro de uma CRC ou da CRCentrais possa, por COMPLETA DESINFORMAÇÃO, ter falado uma besteira dessas. Mas acho improvável que tenha sido um conservador pois normalmente estes conhecem profundamente ou, no mínimo, razoavelmente bem as leis que norteiam sua atividade.
Minha Opinião pessoal é que escritórios de advocacia (realizando unicamente trabalho de despachantes) lucraram muito com a corrida dos últimos 6.4 até o fim de junho/17. Tiveram que contratar mais gente, aumentar seus contingentes e aquilo que era muito fácil deixou de ser. Uma das infelizes atitudes de alguns (Não importa se advogado(s) ou Funcionário(s) de Conservatória(s)) é ficar propagando fake news ou exercitando a "achologia" para que indecisos e desinformados se preocupem e se assustem com "novidades" e "informações extra oficiais" obtidas de supostos funcionários de conservatórias. Existe aqui desinformação ou má fé de alguma parte e exorto a todos, para o bem de todos, que não propaguem informações PROFUNDAMENTE EQUIVOCADAS, do ponto de vista legal e normativo.
Abraços,
Estou de pleno acordo com todos os comentários de vocês, muito obrigado! Todos os fatos com conclusões bem sucedidas indicam e demonstram claramente no sentido que não há necessidade de laços aos 6.4. Por um simples boato acabo por criar enorme ansiedade! Em breve estarei enviando processo para a CRC e tentarei trazer informações úteis para eventuais futuras discussões. Abraços.
Valeu, @alessandrojloss !
abraços e aproveite nosso Portal !
Amigos queridos, acabo de saber que meu processo está para averbamento !!!
Uhu !!!
Que maravilha, CEGV!! Que nossa tabela continue de vento em popa!!
Conselho ao amigo: TROQUE DE ADVOGADO, vc está muito mal de advogado.
Recebi notícias hoje que o IRN está trabalhando em um sistema informatizado (web) para que os interessados possam acompanhar o andamento de seus requerimentos. Já entenderam que a melhor solução é permitir o acompanhamento online, desafogando funcionários das conservatórias e a LR
Elementar... Já passou da hora de disponibilizarem um canal Web para acompanhamento.
@CEGV, que otima noticia!! Parabens!!!
Aeeeeeeeeeeeeeeeee, já não era sem tempo ⌛️.
10 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
@CEGV soube da notícia via LR ou outro meio ?
QUE FELICIDADE @CEGV !!!!!!!! Em caixa alta porque não sei qual notícia é melhor: o seu averbamento ou a disponibilização para consulta online
Há 2 dias eu falei que não ia mais entrar aqui no portal até ter notícias do processo de minha avó. Essa tortura estava me matando, mas não aguentei e cá estou hahahahahahaha
Valeu, @lets. Não custa nada dar uma clicadinha para ver as novidades....
Mas não se torture... O processo está aí, já creio que entendemos a totalidade ou maior parte do procedimento e pouco podemos fazer para agilizar a conclusão de nossos processos, a não ser evitar enviar e-mails para a CRCentrais. No mais, os processos têm seu tempo próprio. É ter calma, aguardar, estar atento para mudanças de fases e eventuais exigências que possam surgir. Definitivamente não precisa ser algo angustiante para a maioria de nós. São realmente muito poucos casos em que o tempo alongado do processo pode criar constrangimentos ou prejuízos. É preciso ter paciência e resiliência.
Abraço apertado,
@CEGV
O prosseguimento para registro foi-me confirmado pela LR. Acho que eles não aguentam mais ouvir a minha voz... kkkkk
@CEGV chegou a sua vez!!!
Quando começam os acompanhamentos online? De que forma se dará?
Parabéns @CEGV! Vc merece!
Muita dedicação!
Aliás, todos nós merecemos e aguardamos ansiosos! Novamente ....meus parabéns! ??????????
Amanhã completa 1 ano e 2 meses da entrada do meu processo. Não ia ligar, mas com a boa notícia do @CEGV não custa nada tentar.
Leci, era um projeto engavetado que voltou à tona. Não informaram prazos.
@CEGV > @CEGV disse:
@CEGV que notícia boa! É o Sol de Primavera brilhando para todos nós!
Quer dizer então que em breve o nosso "13º Elemento" estará finalizado, rs rs rs
Abraço.
Que venha o quanto antes. Já era tempo pois. Nisso Portugal é muito parecido com o Brasil: para algumas coisas é um país super moderno, enquanto para outras ainda estão no na década de 80 do século 20, como essa tal de LR.
"Vouga", Sou o 12º da nossa lista.
O Raul não conta... Ele foi um mau menino, passou na frente de todo mundo e descobrimos a malandragem. Aqui não damos pernadas nos nossos irmãos. A presença constante dele é para mostrar as discrepâncias do processo. Viu que ele está com cor marrom ? Pela cor já dá para imaginar o que representa...
abraços,
É mesmo. Esqueci que o Raul é o foragido da Lava-Jato.
KKKKKKKKKK @CEGV, a vida e suas ironias, não é?. Então o "Raul Lava- Jato" te livrou de ser o 13º da lista. Sinal de boa sorte para você.
Parabéns @CEGV pela sua conquista! Aproveitando a oportunidade, me tire uma dúvida, por favor. Após o processo ser finalizado a CRC nos envia, por correio, uma nova cópia na nossa certidão com averbamento? Ou nós teremos que solicitar o envio?
Obrigado!
Digo: da nossa certidão...
M> @claudiocbernardo disse:
Boa noite, Claudio. Vc poderá solicitar a certidão atualizada pelo portal civil online.
http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
Obrigado pelas gentis palavras, Claudio.
Infelizmente, não. Como trata-se de um averbamento eles não mandam uma nova certidão. Apenas uma carta informando da conclusão do processo. Como o Renan falou acima, você pode, a qualquer tempo, pedir uma cópia atualizada através do site CivilOnline.
As instruções para emissão podem ser encontradas em
https://Portupedia.com/wiki/Civilonline
abraços,
Bom dia pessoal!! Acabei de ligar para a LR e fui informada que o meu processo aguarda somente o averbamento.
A atendente T. disse que em média duas semanas fica pronto!! ???
Parabéns @Leciiro ....
Obrigada @marinho, a sua hora tbm tá chegando!?
Parabéns @Leciiro . Estamos de olho...segue o jogo!!!
Parabéns, @Leciiro !!!!
Caro @CEGV,
Felicidade não cabe em mim com tamanha notícia boa por aqui, mas, a sua, em especial, me comove mais (e pensar que você, inicialmente, recusou meu convite de entrar nakele nosso seleto grupo, hein?!).
Tantos debates, análise de leis, a tal carta do nosso outro amigo (que deu o tiro final, com a Constituição Portuguesa debaixo do braço, mostrando a questão do recenseamento eleitoral como prova de ligação efetiva), nossas agonías, comemoração do fim, mesmo discordando dos meios, do processo do Raul, e, até que veio o da Fernandinha, para alivio geral da nação!
Quantas coisas já passamos, vimos, discutimos, seja naquele nosso grupo ou sentado em uma mesa de bar (siiiiimmmmm, até isso já fizemos, lembra?), tudo em prol de como íamos nos organizar e ajudar na causa!
Vocês, restantes membros, não sabem do coração de ouro que se esconde atrás desse bonequinho amarelo que sorri (esqueci o nome e não quero ir no Google pra não perder a narrativa), não sabem das madrugadas em claro que alguns passaram, principalmente esse cara, que teço comentários, em prol desta causa que, hoje, com todo louvor, vai se desenhando o desfecho, pra ele...
Se nos tornaremos "órfãos" deste carinha depois que ele conseguir a convolação?
DU-VI-DO!
O mosquitinho da nacionalidade, leis e afins já picou essa pessoa, impossível isso acontecer!
Abraços, meu querido irmão (mais que amigo), CEGV!
EXCELENTE, Leci !!! Parabéns !!! A fila está andando !!!
@SeverDoVouga disse:
PARABÉNS A TODOS OS CONVOLANTES!!!!!!!!!!!!!!!
E em especial à @Andrea, e a seu pai, cuja luta acompanho desde o Fórum. De emocionar a sua mensagem informando a atribuição de seu pai e saber que os laços lusitanos da sua família agora estão agora preservados e poderão ser passados por sucessivas
@SeverDoVouga fiquei emocionada pelo seu depoimento, estive mesmo batalhando sem trégua, e com altíssimo risco por 3 anos e meio nessa incerteza e preocupação com meu pai que já conta com 94 anos. Passamos por muitas fases juntos, todos aqueles anos de promessa de mudança da lei, para muitos a espera ultrapassou 1 década, depois em 2015 veio a mudança para netos de portugueses, mas não como esperávamos, veio com o apêndice venenoso da ligação efetiva à comunidade portuguesa. Algo exdrúxulo e incompreensível que causou estranheza e revolta. Após 2 longos anos de discussão sobre o objeto não identificado, criaram o Frankenstein do DL 71/2017, algo híbrido para possibilitar a regulamentação da lei exdrúxula. Deu um nó na cabeça de muitos, que até hoje não compreenderam a relação dos itens de comprovação de ligação efetiva à comunidade portuguesa, em itens tais como morar ou pertencer a comunidade portuguesa no estrangeiro, mas alguns advogados admitem que houve algum avanço, pois a obscuridade era ainda maior. Após toda essa incerteza, continuamos sem saber por algum tempo, qual seria a sina dos netos já naturalizados e dos “naturalizandos” em andamento, porque não nos citaram no DL.
Houve grande movimentação dos netos, e a incrível carta do Henrique ao IRN, mostrando que a constituição protege o cidadão português em seus direitos, e demonstrando a segurança da ligação efetiva à comunidade portuguesa citada na constituição para o cidadão português, no caso o neto já naturalizado. Não puderam mais discordar, e então a partir daí, nossas esperanças foram renovadas. Porém eu continuava na incerteza pela idade avançada de meu pai, e as complicações de saúde. Haja coração! Hoje vejo que toda aquela luta valeu a pena, e que as amizades e coleguismo que fiz ao longo desses anos são preciosas, e eu realmente nunca esquecerei o apoio e troca de incentivo, afeto, como essa torcida por mim, que os amigos manifestaram e manifestam
Digo de coração, obrigada à todos, sem vocês eu não teria conseguido! ????
@Andrea,
Justiça seja feita, no meu comentário acima, estendendo minhas felicitações tbm a você!
Aliás, sempre disse que vc e o @EpidauraMoreira, junto com o @Luis_D eram nossa fonte de inspiração e luta, dado a avançada idade de seus progenitores...
Hoje colhemos os frutos do que plantamos, graças ao incessante trabalho de vocês!
Obrigado a todos, de coração!
@CEGV e @Leciiro PARABÉÉNS!!! Fico muito feliz por vocês!! Estamos todos juntos nessa!! Que venham as averbações!!
Nossa tabela é a tabela da sorte! As energias do Portal são altíssimas!!! Parabéns @CEGV , @Leciiro seus nomes logo estarão em azul celestial na nossa tabela ????????????????????????