PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1151618202161

Comentários

  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado maio 2019

    Oi @rodrigocruz , parabens!

    Por favor informe: voce chegou a receber do ACP E-Mail ou oficio anunciando a feitura do registro (quer dizer, processo concluido com sucesso)?

    julianamb
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Obrigado @EpidauraMoreira !
    Não recebi nada, nem email nem ofício. No último contato que fiz com a LR (em 23/04), fui informado que já tinha ido a registro desde o dia 15/04 e me orientaram que retornasse a ligação para saber o número do assento em 15 dias após o despacho. Aí, no dia 30/04 resolvi arriscar, fiz o pedido no civilonline e recebi hoje a certidão.
    Já tenho cópia do assento e até agora nada de carta ou email rsrsrs

    EpidauraMoreirajulianamb
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2019

    @Igorpt2019 disse:
    Amigos, após entregue a exigência pessoalmente no balcão da acp, quanto tempo leva para concluir ?

    Veja o caso do Rodrigo, acima. Levaram 77 dias úteis para concluir (depois de numerado). O "normal" até o ano passado eram, no máximo, 70 dias. Enfim, os prazos estão subindo em todos os espaços do IRN. Para numerar, levavam no máximo 10 dias. Tenho processos de fevereiro que levaram 5 dias úteis para numerar.

    julianamb
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @rodrigocruz pergunta leiga. não precisa informar o número do assento no civil online para ter a certidão?

    julianamb
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Não precisa @mabarros até pq eu nem sabia se o assento já existia rsrsrs
    Informei só nome completo, data de nascimento, filiação, naturalidade (Brasil), telefone e email.

    julianambMalu
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @rodrigocruz disse:
    Não precisa @mabarros até pq eu nem sabia se o assento já existia rsrsrs
    Informei só nome completo, data de nascimento, filiação, naturalidade (Brasil), telefone e email.

    Ah! Maravilha!

    Malu
  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

    @rodrigocruz disse:
    Pessoal, só atualizando as informações do meu processo. Foi numerado em 09/01, encaminhado para registro em 15/04 e, em 30/04 resolvi arriscar e fazer um pedido de certidão no civilonline. Recebi hoje (02/05) a certidão, que foi lavrada em 30/04. Mais uma vez obrigado a todos deste espaço!

    @brasilhenrique acredito que a sua já esteja por lá tb! Abs

    Rodrigo, liguei hoje para a LR mas meu assento ainda não está pronto. Só me resta aguardar.

    Um abraço!

    fabiofloriano
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @rodrigocruz disse:
    Não precisa @mabarros até pq eu nem sabia se o assento já existia rsrsrs
    Informei só nome completo, data de nascimento, filiação, naturalidade (Brasil), telefone e email.

    Caro Rodrigo, por favor informe:

    1.
    durante seu pedido pelo Civil Online, houve alguma contra-verificaçao do pedido, enviada por E-Mail para você? Daquele tipo para dar continuidade ao seu pedido, clique no link abaixo....etc...?

    2.
    Se houve tal contra-verificaçao (ou nao), o Civil Online confirmou a existencia de seu assento, antes de exigir o pagamento (e obviamente, antes de emiti-lo)? Isto porque no meu caso, se o assento de meu irmaozao (velhao e ja alheio à Internet, nao gosta, odeia-a...) ainda nao existir, nao quero perder o dindim...

    Obrigado por informar.

    marcelo_12meses
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    @EpidauraMoreira Foi assim: no dia 30/04, pela manhã, tentei a primeira vez o pedido pelo civilonline. Após clicar em “efetuar o pagamento” ou algo parecido, foi recusado. Tentei de novo e novamente foi recusado. Como não recebi sms da recusa do cartão (o que ocorre no meu caso quando o cartão nega a compra) conclui que era instabilidade do sistema do civilonline.
    Esperei algumas horas e à tarde tentei de novo com o mesmo cartão. O pagamento foi aprovado!
    Imediatamente recebi um email instruindo sobre o pagamento dos custos (10 euros) da certidão. Mas o próprio email dizia que, caso o pagamento tivesse sido realizado por cartão de crédito, deveriam as instruções serem desconsideradas. Uns 10 minutos depois, ainda dia 30/04 à tarde, recebi outro email avisando que o status do pedido havia modificado para “pago”, ou seja, confirmou o pagamento.
    No dia 01/05, não recebi nenhum email ou sms, mas era feriado.
    Não houve qualquer verificação de existência ou não do assento antes do pagamento. Pelo menos não chegou nada pra mim nesse sentido.
    Aí hoje já recebi direto um email e no mesmo momento um sms no celular avisando que o pedido de certidão havia sido concluído com sucesso e dando um código de acesso que eu usei pra abrir a certidão no civilonline.
    Espero ter ajudado! Boa sorte pra vc! Abs

    EpidauraMoreiraMalumarcelo_12meses
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Obrigado, amigo @rodrigocruz !

    Mais completo, impossivel!

    Grande abraço!!!!!!¨¨¨¨¨¨

    marcelo_12meses
  • DKS2018DKS2018 Member 186 PontosPosts: 32

    @EpidauraMoreira disse:
    Obrigado, amigo @rodrigocruz !

    Mais completo, impossivel!

    Grande abraço!!!!!!¨¨¨¨¨¨

    Pensei a mesma coisa .. e se não estiver pronto !? Ainda assim vou cobrar !? Ficou bem explicadinho o caso mas ainda ficou a dúvida 😬

    marcelo_12meses
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    @DKS2018 acho que talvez eu tenha tido a sorte de fazer o pedido exatamente no dia certo (o assento está datado de 30/04, mesmo dia do pedido). Realmente não sei como seria se não estivesse pronto ainda. Acredito que fica aguardando e liberam quando estiver pronto, mas realmente é só achismo da minha parte.
    Abs e boa sorte pra vc!!

    EpidauraMoreiraMalu
  • DKS2018DKS2018 Member 186 PontosPosts: 32

    Notícia boa minha gente meu processo foi aprovado :) foi para registro ontem .. ele é de 7/2 e no dia 16/04 eu pessoalmente apresentei um pedido de urgencia junto com uma carta de proposto de emprego e agora finalmente saiu :) soube hj pela LR que a propósito liguei pelo skype as 9 em ponto e demorou só 18 min pra ser atendida. Primeira vez em 3 anos que demora menos de 1h. E agora !? Alguém sabe a média de dias pra ser registrado !?

    LeciiroAndieguesCEGVmarcelo_12meses
  • NovoTugaNovoTuga Member 383 PontosPosts: 74

    Caso: Atribuição 1C para filho de português originário, cujo pai nasceu em 1953 na então província ultramarina de Moçambique e foi lá mesmo registrado, o qual possui anos avós paternos portugueses originários, nascidos em Lisboa.

    Peculiaridade: Lembrando que Moçambique tornou-se independente de Portugal apenas em 1975 e que até então lá havia representação do registo civil português, havendo sido o pai do requerente registrado nesta condição. Em 1975, por ocasião da independência moçambicana, seu assento foi movido para a conservatória de Cascais e, mais tarde, por ocasião da digitalização, motivada por averbação de casamento, seu assento foi novamente movido, desta vez para a conservatória do Entroncamento.

    Pergunto: Haverá algum impedimento na condução do processo pela ACP, dado que o pai do requerente, único progenitor português, não nasceu nem na Europa nem no Brasil, mas em ex-provincia ultramarina na época em que ela ainda não havia tornado-se independente?

    Ps: Processo de um amigo meu, o qual estou ajudando em sua atribuição. Documentos já foram enviados para a ACP mas ainda não chegaram lá.

  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

    @DKS2018 disse:
    Notícia boa minha gente meu processo foi aprovado :) foi para registro ontem .. ele é de 7/2 e no dia 16/04 eu pessoalmente apresentei um pedido de urgencia junto com uma carta de proposto de emprego e agora finalmente saiu :) soube hj pela LR que a propósito liguei pelo skype as 9 em ponto e demorou só 18 min pra ser atendida. Primeira vez em 3 anos que demora menos de 1h. E agora !? Alguém sabe a média de dias pra ser registrado !?

    Meu processo de 09/01 também foi a registro. Liguei ontem para a LR e nada do assento. Me pediram pra ligar em 2 semanas. Semana que vem ligo de novo :wink:

    DKS2018EpidauraMoreira
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 324

    @NovoTuga disse:
    Caso: Atribuição 1C para filho de português originário, cujo pai nasceu em 1953 na então província ultramarina de Moçambique e foi lá mesmo registrado, o qual possui anos avós paternos portugueses originários, nascidos em Lisboa.

    Peculiaridade: Lembrando que Moçambique tornou-se independente de Portugal apenas em 1975 e que até então lá havia representação do registo civil português, havendo sido o pai do requerente registrado nesta condição. Em 1975, por ocasião da independência moçambicana, seu assento foi movido para a conservatória de Cascais e, mais tarde, por ocasião da digitalização, motivada por averbação de casamento, seu assento foi novamente movido, desta vez para a conservatória do Entroncamento.

    Pergunto: Haverá algum impedimento na condução do processo pela ACP, dado que o pai do requerente, único progenitor português, não nasceu nem na Europa nem no Brasil, mas em ex-provincia ultramarina na época em que ela ainda não havia tornado-se independente?

    Ps: Processo de um amigo meu, o qual estou ajudando em sua atribuição. Documentos já foram enviados para a ACP mas ainda não chegaram lá.

    ACP enviará para a Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa!

    ACP, Tondela, Ovar, etc só fazem nacionalidade quando o progenitor português nasceu no BR, Portugal ou 🇪🇺, caso contrario, somente é feito pela Conservatória dos Registos Centrais!

    CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Estive comentando aqui sobre minha dificuldade com o pagamento de uma certidao pelo Civil Online.

    Tentei um outro caminho e deu certo. Vou comenta-lo no topico sobre o Civil Online.

    Bisou, bisou, mes copains!

    CEGVMalumarcelo_12meses
  • DKS2018DKS2018 Member 186 PontosPosts: 32

    Fiz o sido do civil online sabendo que o meu processo já estava em fase de registro, na sexta fiz o pedido e já recebi a confirmação do pagamento, hj recebi um e-mail dizendo que ainda não consta o assento e que assim que constasse no sistema a certidão online seria liberada. Tirando a dúvida que surgiu. Então me cobraram e assim que estiver disponível creio que receberei o código de acesso.

    EpidauraMoreiraFSPMalumarcelo_12meses
  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

    @DKS2018 disse:
    Fiz o sido do civil online sabendo que o meu processo já estava em fase de registro, na sexta fiz o pedido e já recebi a confirmação do pagamento, hj recebi um e-mail dizendo que ainda não consta o assento e que assim que constasse no sistema a certidão online seria liberada. Tirando a dúvida que surgiu. Então me cobraram e assim que estiver disponível creio que receberei o código de acesso.

    Qual a numeração inicial de seu processo?

  • DKS2018DKS2018 Member 186 PontosPosts: 32

    @brasilhenrique disse:

    @DKS2018 disse:
    Fiz o sido do civil online sabendo que o meu processo já estava em fase de registro, na sexta fiz o pedido e já recebi a confirmação do pagamento, hj recebi um e-mail dizendo que ainda não consta o assento e que assim que constasse no sistema a certidão online seria liberada. Tirando a dúvida que surgiu. Então me cobraram e assim que estiver disponível creio que receberei o código de acesso.

    Qual a numeração inicial de seu processo?

    124 de 7/2 más apresentei pedido de urgencia por proposta de trabalho no día 17/4 e foi pra registro no día 2/5.

    brasilhenrique
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Boa tarde. Dia 29/4 entreguei pessoalmente no ACP a certidão de casamento p cumprir a exigência. Hj liga.os na LR é consta que a certidão de casamento foi anexada ao processo mas q continua em análise. Alguém sabe se demora muito analisarem o cumprimento da exigência? Obrigada

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @TeresaFarias disse:
    Boa tarde. Dia 29/4 entreguei pessoalmente no ACP a certidão de casamento p cumprir a exigência. Hj liga.os na LR é consta que a certidão de casamento foi anexada ao processo mas q continua em análise. Alguém sabe se demora muito analisarem o cumprimento da exigência? Obrigada

    Pela minha experiência, qualquer exigência no ACP pode te "roubar" quase um mês no processo. Se menos que isso, você está no lucro. Ou seja, se um processo normalmente leva 70 dias para concluir (10 para numerar + 60 para concluir), ele passará para aproximadamente 100 dias (10 + 70).

    abraços e boa sorte !

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Obrigada! É a ansiedade que é grande!

    CEGV
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Pessoal. Liguei hoje muito atrasado às 9h20 aqui do Brasil e depois de 1:09 de espera, consegui falar na LR. Acho que dei sorte! Meu processo é do início de março, já sabia a resposta, mas queria saber se estava com exigência, o que não está (ufa!). Ia pedir pra alguém incluir na planilha o processo da minha irmã que até hoje a gente não sabia a numeração: 225xx/19. Também em análise. Numerado em 8/3. Valeu!

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Já consegui inserir!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2019

    FATO RELEVANTE

    Senhores e Senhoras,

    Soubemos ainda a pouco que o processo de dois irmãos, requerentes, que enviaram no mesmo envelope seus processos para o ACP tiveram os processos separados. Um permaneceu para trâmite no próprio ACP e o outro foi enviado para a CRC de Conde.

    Em resposta a questionamentos sobre porque ocorreu desta forma, um setor da CRCentrais respondeu:que devido ao número elevado de processos e atrasos nas conservatórias os processos estão sendo redistribuídos para serem trabalhados em outras conservatórias

    e termina com "Apenas Isto"

    Rosejulianamb
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    @CEGV notícia preocupante não só quanto aos prazos, pois não sabemos como anda a velocidade na Crc de Conde, mas a meu ver, principalmente quanto aos critérios de análise, por exemplo, na Crc quando o português é o declarante, não há necessidade de transcrição prévia do casamento. Será que a Crc Conde pensa assim tb? Ou vão todos nessa situação cair em exigência? Vamos ver como vai ser..

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @rodrigocruz disse:
    @CEGV notícia preocupante não só quanto aos prazos, pois não sabemos como anda a velocidade na Crc de Conde, mas a meu ver, principalmente quanto aos critérios de análise, por exemplo, na Crc quando o português é o declarante, não há necessidade de transcrição prévia do casamento. Será que a Crc Conde pensa assim tb? Ou vão todos nessa situação cair em exigência? Vamos ver como vai ser..

    Você entendeu exatamente o ponto que mencionei neste meu comentário
    (https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/8914/#Comment_8914)

    Criei também um tópico para acompanharmos e centralizarmos as discussões sobre este assunto. Note que, por enquanto, é um fato isolado que junto com outros confirma decisões que aparentemente já foram tomadas e agora estão sendo implementadas pela direção do IRN. Mais "trocas" no tópico específico.

    abraços,

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Como eles ficaram sabendo que o processo foi enviado para CRC Conde? Eles perguntaram na ligação para LR?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @julianamb disse:
    Como eles ficaram sabendo que o processo foi enviado para CRC Conde? Eles perguntaram na ligação para LR?

    Entrando em contato com a LR, que informou sobre a transferência e, posteriormente, questionando um setor do IRN, a explicação veio. A moça que passou por isso inclusive colocou a imagem do e-mail recebido no grupo (outro) e reproduzi o texto na minha publicação.

    É o que nós, moderadores, fazemos diariamente para trazer e confirmar boas informações aqui... rastrear diversos meios, mídias e origens, inclusive o IRN, por notícias atualizadas e novidades que possam gerar algum tipo de impacto (positivo ou negativo) nos procedimentos e entendimentos para os correntes e futuros processos de nossos colegas aqui do Portal.

    abraços,

    julianamb
  • EduardoeEduardoe Member 2 PontosPosts: 1

    Ola pessoal, boa tarde a todos, sou novo aqui ..
    Dei entrada no meu processo diretamente no Porto.
    Se for possivel, gostaria de inclui-lo na planilha, uma vez que resido na Europa, sera muito facil para mim acompanha-lo e atualizar as informacoes para conhecimento de todos.
    Obrigado

  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    @CEGV disse:

    @Igorpt2019 disse:
    Amigos, após entregue a exigência pessoalmente no balcão da acp, quanto tempo leva para concluir ?

    Veja o caso do Rodrigo, acima. Levaram 77 dias úteis para concluir (depois de numerado). O "normal" até o ano passado eram, no máximo, 70 dias. Enfim, os prazos estão subindo em todos os espaços do IRN. Para numerar, levavam no máximo 10 dias. Tenho processos de fevereiro que levaram 5 dias úteis para numerar.

    Amigos sabem me dizer se depois que o processo cai em exigência e são entregues os documentos solicitados pessoalmente, o tempo de demora para conclusão é mais rápido ou começa do zero (3 meses)?

    (Minha dúvida é da exigência entendeu? Meu processo já foi numerado.)

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Igorpt2019 disse:
    Amigos sabem me dizer se depois que o processo cai em exigência e são entregues os documentos solicitados pessoalmente, o tempo de demora para conclusão é mais rápido ou começa do zero (3 meses)?

    O processo volta a tramitar normalmente. Só leva um tempinho, depois do recebimento, para processarem as respostas.

    abraços,

    EpidauraMoreira
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Vi em outro grupo que teve processo do dia 8/2 despachado ontem. Pessoal do início de fevereiro é uma boa dar uma ligada na LR.

    brasilhenriquejulianambEpidauraMoreira
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    Nossa como esse tópico cresceu! 😊

    EpidauraMoreiraCEGVbrasilhenrique
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado maio 2019

    Bom dia!

    Gente, eu (Paulo) nem acredito:

    1) Acabo de receber das mãos do carteiro o tão esperado pacote do Brasil contendo minhas 2 certidões com os nomes de pais/avós retificados! Foram longos meses mexendo com isto, desembarançando a linha embolada desde há três gerações atrás!

    2) E mais: Consegui agora mesmo agendar por Internet no Consulado Português de Zurique uma hora para fazer o reconhecimento presencial das assinaturas e cópia autenticada de meu passaporte. Será semana que vem.

    Espero que até o final da semana que vem, meu req 1.C com anexos já esteja seguindo por via postal registrada para o ACP em Portugal!

    Epidaura - alentejando como de costume em seu ambiente doméstico e cuidando com todo o amor de nossa quinta - não se agüenta de tanta expectativa :smile:

    Abração para todos e sorte! Sorte!! Sorte!!!

    CEGVmarcelo_12meses
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @Mei disse:
    Nossa como esse tópico cresceu! 😊

    Cara @Mei , era de se esperar que crescesse mesmo...

    Lembremos que cada "conversão" 6.4 >> 1.D gera muitos filhotes 1.C: filhos, netos, bisnetos do convolado (e até mesmo seus respectivos cônjuges, em outro tópico).

    Portugal vai ficar cheio de gente, veremos só :smile:

    Mei
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @mabarros pois é soube até de um do dia 14/2 Que saiu. Liguei p saber do meu sogro numerado 1/2. A atendente não queria informar pq não era o próprio. Depois de insistir disse que ia ver o q podia fazer e disse q ainda estava em análise! Agora não sei se é isso mesmo. Vários casos muito posteriores e o dele nada

  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado maio 2019

    Bom dia mais uma vez a todos. Posso pedir-lhes atençao a uma postagem minha no topico tratando dos Campeoes de Exigência?

    Agradeço desde ja qualquer relato (lá naquele tópico!) sobre experiencia no caso!

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/116/caiu-em-exigencia-veja-os-principais-motivos-e-solucoes-para-as-pendencias-dos-nossos-processos#latest

    CEGVmarcelo_12meses
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @TeresaFarias disse:
    @mabarros pois é soube até de um do dia 14/2 Que saiu. Liguei p saber do meu sogro numerado 1/2. A atendente não queria informar pq não era o próprio. Depois de insistir disse que ia ver o q podia fazer e disse q ainda estava em análise! Agora não sei se é isso mesmo. Vários casos muito posteriores e o dele nada

    vai sair em breve. eles não seguem uma ordem exata, mas a galera de fevereiro é a da vez. ligue daqui 1 semana ou uns 10 dias, mas peça pra um "homem" falar para não ter problemas com o atendente. vi também um pessoal com data de 14,15 e 18/2 indo para registro.

    CEGVTeresaFariasbrasilhenrique
  • AndieguesAndiegues Member 88 PontosPosts: 27

    Pessoal, processo da minha avó chegou em 01/02 e numerado até dia 11/02 (não me informaram a data exata) já saiu para registro (liguei hoje e não me informaram quando foi para registro também).
    Em tempo, não necessitei fazer a transcrição do casamento dela pois já constava em sua certidão de nascimento a averbação (cito isto pois estamos a observar estes processos e saber se ACP ainda segue sem exigir transcrição para filhos de portugueses e etc).
    Mais uma vez obrigado a todos pelos esclarecimentos e ajuda, sem vocês não teria conseguido.

    Rafa1509
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2019

    @Andiegues disse:
    Em tempo, não necessitei fazer a transcrição do casamento dela pois já constava em sua certidão de nascimento a averbação (cito isto pois estamos a observar estes processos e saber se ACP ainda segue sem exigir transcrição para filhos de portugueses e etc).

    @Andiegues, Parabéns para sua avó !!!

    Sobre a menção sobre a transcrição, muita calma nessa hora... cada caso é um caso

    O ideal é não generalizar. Observem as menções que fazemos na publicação "guia" sobre atribuição de filhos.

    abraços,

    Andiegues
  • frantiescofrantiesco Member 51 PontosPosts: 15
    editado maio 2019

    bom dia e com grande alegria que venho informa que o assento da minha sogra que eu envie deu certo Gostaria de dar um feedback ao grupo para dar uma ideia dos prazos do processo da minha sogra.

    processo de atribuição: enviado quarta-feira, 12 Dezembro 2018 as14:02 por EMS.
    Entregue:quarta-feira, 2 Janeiro 2019 as 13:28 e recebido por MARIA CEU na ACP.
    vale postal retirado: dia sexta- feira , dia 11 de janeiro 2019 as 10:21.
    numerado: 020xx/19 - segunda - feira, dia 21 de janeiro 2019 as 11:45.
    assento de nascimento - 25xxx dia 29 de abril de 2019 as 14:42.

    E o mais legal que chegou em casa pelo correio não precisei entrar no civil online muito obrigado pela ajuda de todos de cada um!! agora e parti para a transcrição de casamento

    CEGVEpidauraMoreira
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    parabéns, @frantiesco. Agora é seguir para a transcrição do casamento da sua sogra, caso necessário e posteriormente, processo de atribuição da sua esposa.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Junior disse:
    Entrei com o processo de cidadania no porto e foi numerado e o processo, vem escrito assim: Processo de nacionalidade (nascimento/intermediação) número do ****/2019
    O que significa nascimento/intermediação?
    Eu não entendi nada!...

    É apenas o número do seu processo para, caso deseje, realizar o acompanhamento. Quando for concluído, se tudo estiver ok, você receberá outra carta, com o número de seu assento de nascimento. Caso identifiquem alguma deficiência, receberá um ofício (carta) com demandas que deverão ser atendidas.

    abraços e boa sorte,

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Bom dia. Acabei de ligar p LR é o processo do meu sogro de 1 de fevereiro ainda em análise. O rapaz q atendeu super simpático confirmou q o processo está no ACP, que não consta nada de exigência é que está apenas ainda em análise! Que tortura! Daqui a pouco começam a sair os processos de março e o dele de 1 de fevereiro nada!!

    CEGV
  • jhmferrazjhmferraz Member 145 PontosPosts: 44

    Bom dia a todos! Liguei a pouco para a LR e os processos de meus filhos, menores, ambas de numeração aproximada de 145xx/2019 e cuja entrada foi 20/02/2019, seguiram para registo desde 07/05/2019.

    CEGV
  • frantiescofrantiesco Member 51 PontosPosts: 15
    editado maio 2019

    @CEGV disse:
    parabéns, @frantiesco. Agora é seguir para a transcrição do casamento da sua sogra, caso necessário e posteriormente, processo de atribuição da sua esposa.

    obrigado @CEGV agora e focar e começa de novo!! mais processos kk.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Junior disse:
    Esse processo não tem indeferimento de filhos de convolados?

    claro que pode ter... é um processo como outro qualquer. Qualquer processo tem pré-requisitos, apresentação de documentos e requerimento, pagamento (exceto para filhos menores de idade) e procedimentos de apresentação. Se algo não estiver adequado cairá em exigência e se não forem atendidas o processo poderá ser indeferido.

    É só esperar ?

    se tudo estiver correto, sim.

    Meu processo já foi número e que eu vejo é de 3 a 4 meses de espera.
    Um abraço a todos e gosto muito desse fórum.

    Para saber do meu processo que está sendo no porto, tem que mandar e-mail na CRC do Porto? ou pode ligar para o porto? ou na lr de Lisboa?

    Saber da situação do seu processo, depois de numerado, idealmente através de ligação para a Linha de Registos.

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1 e
    https://Portupedia.com/wiki/LR

  • DKS2018DKS2018 Member 186 PontosPosts: 32

    Liguei hj na LR e meu processo que foi para registro no dia 2/5 ainda aguarda assento .. mas a moça disse que eles estão levando 3 semanas na fase de registro .. se ela estiver certa o meu assento sai na quinta feira. Se ela acerta aviso aqui assim podemos ter uma ideia de qto tempo está demorando o despacho

    jhmferrazCEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.