PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1161719212261

Comentários

• EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

Ja aqui sao as 20:12h, e eu terminei finalmente de preparar os papeis: requerimento 1.C, documentos de instruçao e uma carta-capa, explicando detalhadamente um aspecto bastante complexo e particular de minha situaçao notarial, a qual por sua vez exige muitos anexos fundamentando o escrito.

Amanha de manha, hora marcada no consulado português para a assinatura presencial e copia do passaporte.

Meu processo 1.C ficou muito lindo, e - mesmo saindo um pouco do padrao - acho que correra sem problemas.

Epidaura ajuda-me no que pode: com as patinhas trêmulas de emoçao, poe papel na impressora, vira as folhas para impressoes frente-e-verso, traz-me à mesa os impressos ja prontos etc. etc. Fez-me prometer-lhe que sera ela - amanha depois de eu voltar do consulado - que fechara o envelopao para postagem por correio registrado ao ACP, pois adora o sabor doce da cola do envelope.

Wish me good luck!

CEGVjulianambhiroyMeimarcelo_12mesesMalu
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado maio 2019

Amigo Paulão (@EpidauraMoreira), eu e certamente muitos outros amigos que te querem muito bem (estou seguro) te desejamos godspeed. Não vemos a hora de você se juntar ao nosso grupo de novos portugueses. Certamente celebraremos muito esta nossa vitória !

Abraços e muita sorte em seu processo !

EpidauraMoreiraMeiMalu
  • fabys_machadofabys_machado Member 241 PontosPosts: 72

Pessoal, estou com uma dúvida , tenho uma certidão do meu filho de inteiro teor e cópia reprografica ,essa certidão tem mais de 1 ano que foi emitida , preciso tirar outra com data mais recente ou essa que tem 2 anos de emissão é valida ?

@fabys_machado disse:
    Pessoal, estou com uma dúvida , tenho uma certidão do meu filho de inteiro teor e cópia reprografica ,essa certidão tem mais de 1 ano que foi emitida , preciso tirar outra com data mais recente ou essa que tem 2 anos de emissão é valida ?

fabys, certidões não têm validade
    O que pode acontecer é o conservador ou oficial ter alguma dúvida e, por preciosismo, pedir novamente um documento já enviado...

fabys_machadoSantiago
  • fabys_machadofabys_machado Member 241 PontosPosts: 72

@CEGV disse:

@fabys_machado disse:

fabys, certidões não têm validade
    O que pode acontecer é o conservador ou oficial ter alguma dúvida e, por preciosismo, pedir novamente um documento já enviado...

Obrigado .
    Fabiano Machado

CEGV
  • jhmferrazjhmferraz Member 145 PontosPosts: 44

Bom dia a todos! Para fins de parâmetro, os processos de meus filhos, menores, ambas de numeração aproximada de 145xx/2019 e cuja entrada foi 20/02/2019, e que seguiram para registo em 07/05/2019 foram registados em 22/5/19, ou seja, 16 dias entre as duas últimas etapas. Sucesso para todos!

CEGV
  • PACHECOPACHECO Member 707 PontosPosts: 197

@jhmferraz disse:
    Bom dia a todos! Para fins de parâmetro, os...

Na ACP?

• Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

Bom dia!!
    Liguei hoje para a LR e meu processo (182xx/19), numerado em 27/02/19, ainda encontrasse em análise.

CEGV
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

@Fernanda_Andrade27 disse:
    Bom dia!!
    Liguei hoje para a LR e meu processo (182xx/19), numerado em 27/02/19, ainda encontrasse em análise.

Encontra-se :)
    (Corretores sempre "corrigindo" nossas msgs)

• SantiagoSantiago Member 28 PontosPosts: 14

@Mei disse:
    @ziza o oficial são 6 meses ou 180 dias de validade de certidões.

Nossa, estou com dúvida, pois já li vários relatos a respeito disso. Tenho uma com 7 meses, será que convém enviar?? Já vou enviar uma de casamento para comprovar mudança nome de casado.

• jhmferrazjhmferraz Member 145 PontosPosts: 44

@PACHECO disse:

@jhmferraz disse:
    Bom dia a todos! Para fins de parâmetro, os...

Na ACP?

Sim!

editado maio 2019

@Santiago disse:

@Mei disse:
    @ziza o oficial são 6 meses ou 180 dias de validade de certidões.

Nossa, estou com dúvida, pois já li vários relatos a respeito disso. Tenho uma com 7 meses, será que convém enviar?? Já vou enviar uma de casamento para comprovar mudança nome de casado.

@Santiago , @Mei , @Ziza

Certidões não têm validade.
    O que pode acontecer é o conservador ou oficial ter alguma dúvida e, por preciosismo, pedir novamente um documento já enviado.

Que tipo de dúvidas ?
    Exemplos: Se um idoso já faleceu (e foi apresentada uma certidão velha, sem o averbamento do óbito), se um casamento foi dissolvido, etc...

O processo pode também cair em procedimento eventual de auditoria onde alguns documentos podem ser solicitados novamente, sem maiores justificativas. Eu e outros Já passamos por este tipo de experiência. Claro que não mencionam claramente isso mas se o mesmo documento é pedido novamente sem indicar erros, 99% de chances do processo ter caído em procedimento interno de auditoria.

vejam também o seguinte comentário
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/7555/#Comment_7555

abraços,

Santiago
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

Bom dia. Tenho o processo numerado 1 de fevereiro é até agora em análise. Ligamos hj sem previsão. Estamos muito ansiosos porque já estão saindo processos de 27 de fevereiro é esse nada. Disseram que não tem previsão. Não tá em exigência nada. Nem pegar ainda. Alguém do início de fevereiro tb que esteja ainda em análise. Por favor só para acalmar um pouco. Alguem ja passou por isso, uma diferença tão grande de prazos. POrque até entenderia alguma exigência, mas nem sequer analisado e sem previsão. obrigada

@TeresaFarias disse:
    Bom dia. Tenho o processo numerado 1 de fevereiro é até agora em análise. Ligamos hj sem previsão. Estamos muito ansiosos porque já estão saindo processos de 27 de fevereiro é esse nada. Disseram que não tem previsão. Não tá em exigência nada. Nem pegar ainda. Alguém do início de fevereiro tb que esteja ainda em análise. Por favor só para acalmar um pouco. Alguem ja passou por isso, uma diferença tão grande de prazos. POrque até entenderia alguma exigência, mas nem sequer analisado e sem previsão. obrigada

Teresa, alguns processos simplesmente não "andam" no mesmo ritmo que a média. E isto é normal, apesar das afirmações que "seguem a fila", etc, etc, etc. Este ritmo pode ser mais rápido ou mais lento. Isto ocorre porque processos são alocados a oficiais e nem todos oficiais têm a mesma performance. Seu processo pode ter caído na mão de alguém que teve o azar de pegar diversos processos complicados antes do seu.

O prazo no ACP não é mais o mesmo que de alguns meses atrás. Eu, pessoalmente, tenho dado prazos para o ACP de 3 a 4 meses, tendendo a aumentar. Eu, se fosse você, ficaria tranquilo por mais um mês ou 45 dias, pelo menos, antes de começar a ficar incomodado. Lembre, os prazos são "aproximados".

calma que logo logo termina.
    Abraços e ótima sorte,

Tomara @CEGV, realmente precisamos desse processo, é do pai da minha nora, ela mora em Portugal e precisa tirar a dela por conta de um doutorado. Os valores são bem menores para portugueses. Nossa preocupação é por que o nome de casada da avó dela em Portugal na transcrição não mudou como no Brasil porque a legislação portuguesa não permite a supressão total do apelido de família. Então no assento de casamento português está o nome dela de solteira, mas nos documentos do filho tem o nome de casada brasileiro. Chegamos a enviar junto o email da cRCentrais informando que isso não constituiria impedimento e a inscrição do nascimento seria feito sem problemas, mas vai la saber... também, se fosse o caso teria caído exigência... Processinho complicado desde o inicio. Já os documentos da mãe dele foi um stress,porque o apelido em Portugal tinha 2 versões diferentes, e no Brasil uma terceira. Também demorou muito , mas não tanto, e saiu sem exigência. Oremos...o jeito é esperar..

@TeresaFarias disse:
    Tomara @CEGV, ...

Se é o que você disse, sobre a supressão, não deve haver com o que se preocupar... verifique na LR se existe alguma menção de exigência. Se disserem que não, siga ligando a cada 15 dias.

abraços,

@CEGV , sim, ligamos hoje mesmo, não tem nada de exigência, apenas que continua em analise sem previsão...

CEGV
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

CEGV
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130
    editado fevereiro 2020

@Sc4rcio disse:
    Olá, fiz toda a parte de envio de documentos sozinha, enviei por correios no dia 04/04, receberam dia 17/04. Liguei hoje para a LR e fui super bem atendida, fiquei uns 54 minutos na espera. Fui informada que o processo foi iniciado dia 02/05. Como faço para fazer parte da planilha? E gostaria de saber como funciona essa planilha e como conseguem acompanhar e colocar o número do processo pra acompanhamento. Obrigada

passa seu número de processo que adiciono você lá. só vc pode acompanhar o processo e você passa o status para atualização da planilha.

[Removido]

• julianambjulianamb Member 382 PontosPosts: 122

Liguei hoje para a LR e finalmente descobri a data que o processo da minha mãe foi numerado.

Processo: 227XX/2019
    Enviado via EMS: 25/02/2019
    Recebido: 06/03/2019
    Numerado: 15/03/2019
    Status: Analise

Espero que daqui a umas 2 semanas eu receba alguma noticia BOA! hehehe
    Sigo no aguardo! 🙏

CEGV

Tenho um processo do primo de minha esposa. Foi numerado em 20/2, despacho positivo já foi feito mas ainda não concluído. 3 meses entre numeração e despacho. Vai dar 4 meses entre envio e finalização.

Pelo que to vendo eles praticamente analisaram fevereiro todo e como fevereiro só vai até 28, já devem ter pego março pra analisar. Já tem alguns do dia 27/2 já pra registro. O meu é dia 8/3. Semana que vem dou uma ligada pra saber como anda.

CEGV
    editado maio 2019

@amigos, meu processo (de Paulo Moreira) acaba de ser recebido no ACP por Hermógenes.

Cruzem-me os dedos, por favor! Aqui e agora começo a vislumbrar a realizaçao de um sonho começado em Maio de 1980!!!!

Então, todos em côro:

Sorte, Paulo! Sorte, Paulo!!, Sorte, Paulo!!!

marcelo_12mesesMalu

@EpidauraMoreira disse:
    @amigos, meu processo (de Paulo Moreira) acaba de ser recebido no ACP por Hermógenes.

Uhu !!!! Go, Paulão, Go !!!! rssss

Cruzem-me os dedos, por favor! Aqui e agora começo a vislumbrar a realizaçao de um sonho começado em Maio de 1980!!!!

Paulão, falta pouco... muito pouco...
    O mesmo Sr mencionado recebeu ontem os requerimentos da 2ª geração do convolado da minha família.

Abraços e Godspeed !

EpidauraMoreiramarcelo_12mesesMalu
  • DKS2018DKS2018 Member 186 PontosPosts: 32

processo de 7/2 ..numerado pessoalmente...despacho de 2/5 foi registrado no dia 27/5... ACABOU!! demorou 25 dias pra registrar..boa sorte a todos.

CEGVEpidauraMoreiramabarrosjulianambmarcelo_12mesesMalu

@DKS2018 , Parabéns pela conquista !!!

DKS2018marcelo_12mesesMalu

Bom dia. Acabei de ligar p LR. O processo de 1/2 ainda em análise.. Já não sei o que pensar. Começando a achar que perderam o processo... Soube de um caso tb do dia 1/2 que ainda estava em análise mas foi despachado segunda feira dia 27 e o meu nada. Perguntei se tinha alguma informação sobre diligência algo é o rapaz disse que não apenas não havia sido analisado ainda. Pior que não se tem a quem recorrer. Muito triste.

editado maio 2019

@TeresaFarias disse:
    Bom dia. Acabei de ligar p LR. O processo de 1/2 ainda em análise.. Já não sei o que pensar. Começando a achar que perderam o processo... Soube de um caso tb do dia 1/2 que ainda estava em análise mas foi despachado segunda feira dia 27 e o meu nada. Perguntei se tinha alguma informação sobre diligência algo é o rapaz disse que não apenas não havia sido analisado ainda. Pior que não se tem a quem recorrer. Muito triste.

Cara Teresa, nada de desespero!

Francamente falando: eu acho um processo de 1 de Fevereiro extremamente "fresco" para que se espere uma finalizaçao por agora... E mais: Nao acredito mesmo que ali no ACP se percam processos...

Uma leitura detida e refletida das postagens aqui ajuda a compreender por quê os prazos estao aumentando mais e mais: O numero de processos cresce assustadoramente! Cada processo de atribuiçao, seja por que caminho for que se a ela chegue, gera filhotes. A atribuiçao de meu pai - por exemplo - esta gerando 12 novos processos no ACP...

Nada de se entregar ao pessimismo. Seu processo sera concluido positivamente, caso os documentos de instruçao estejam absolutamente em ordem.

Sorte! Sorte!! Sorte!!!

CEGVMalu

@EpidauraMoreira disse:

@TeresaFarias disse:

Acho que vc não compreendeu, não é desespero. Eu sei que os processos tem demorado mais, a minha preocupação é que no ACP os processos de final de fevereiro já estão saindo, e o meu é de 1 de fevereiro. Queria entender porque esse de 1 de fevereiro está demorando mais do que aqueles posteriores, se os prazos estão mesmo aumentando, deveria aumentar para todos, não?Eu queria só saber se mais alguem na mesma situação. Com esse já são 12 processso que eu entrei no ACP e todos os anteriores sairam normalmente. é no minimo estranho um processo do dia 1 do mês estar em analise, enquanto processo de 27 do mesmo mês já sairam ha mais de uma semana.

Quanto a extraviarem ja soube de um caso em Vila NOva de Gaia, que só depois de uma reclamação formal nas CRCentrais foi feita uma busca na Conservatória e acharam o processo em algum lugar.

O dificil é não se ter a quem recorrer..

obrigada

@TeresaFarias disse:

@EpidauraMoreira disse:

@TeresaFarias disse:

Acho que vc não compreendeu, não é desespero. Eu sei que os processos tem demorado mais, a minha preocupação é que no ACP os processos de final de fevereiro já estão saindo, e o meu é de 1 de fevereiro. Queria entender porque esse de 1 de fevereiro está demorando mais do que aqueles posteriores, se os prazos estão mesmo aumentando, deveria aumentar para todos, não?Eu queria só saber se mais alguem na mesma situação. Com esse já são 12 processso que eu entrei no ACP e todos os anteriores sairam normalmente. é no minimo estranho um processo do dia 1 do mês estar em analise, enquanto processo de 27 do mesmo mês já sairam ha mais de uma semana.

Quanto a extraviarem ja soube de um caso em Vila NOva de Gaia, que só depois de uma reclamação formal nas CRCentrais foi feita uma busca na Conservatória e acharam o processo em algum lugar.

O dificil é não se ter a quem recorrer..

obrigada

Além de ainda estar em um prazo totalmente previsto (nem 4 meses), a planilha é apenas uma amostra. Existem muito mais processos tramitando lá do que o que está adicionado naquele excel. Provavemente você deu o azar de pegar um conservador mais lento ou mais atarefado. Tem gente do dia 11/2 que também não finalizou que tava perguntando no facebook. Continue ligando. O processo do meu pai de convolação entrou como um dos primeiros em julho/17 e muitos de agosto finalizaram antes do nosso. Os processos tem numeração, mas não seguem uma ordem exata. Se até o fim de junho não finalizar, pode ser preocupante pelo fato da fila ter andado muito, mas não significa que há um problema, apenas está atrasado mesmo.

CEGVEpidauraMoreiraMalu

@mabarros, obrigada, vamos continuar aguardando, não há muito que fazer mesmo... se demorar muto mais vou ver se o filho dessa pessoas que ora em Lisboa dá um pulo no Porto para saber pessoalmente o que aconteceu.

@TeresaFarias disse:
    @mabarros, obrigada, vamos continuar aguardando, não há muito que fazer mesmo... se demorar muto mais vou ver se o filho dessa pessoas que ora em Lisboa dá um pulo no Porto para saber pessoalmente o que aconteceu.

Oi Teresa, bom dia.

Não se preocupe. Não se assuste. Não se deixe levar pela ansiedade.

As conservatórias, principalmente as maiores, trabalham com equipes de funcionários fazendo diversas funções. Depois que entram os processos são direcionados para equipes / pessoas e cada um tem uma performance própria. Pode ser que o oficial a que seu processo foi direcionado tenha pego, antes do seu, alguns processos problemáticos. Simplesmente acontece.

Como o Paulão e o Mabarros disseram, não há com o que se preocupar ainda. Essa estória que seguem a fila, não é bem assim. (Seguem de acordo com os critérios deles)

Fica tranquila... já está no final... daqui a pouco sai.. Dê uma ligada para a LR no começo da semana que vem. Evite ligar todos os dias pois só aumentará sua ansiedade.

abraços e ótima sorte.

EpidauraMoreira

@CEGV , sim, so vou ligar na quarta que vem. Ligo uma vez por semana somente. Tinha ligado semana passada no dia 20/5 e agora hoje... Obrigada.. esse caso é do pai da minha nora, ela depende do dele para se regularizar em Portugal, ela e o irmão que já estão lá, por isso a ansiedade.. mas vamos segurar!

@TeresaFarias, entendo agora a ansiedade. Mais um pouquinho a situação deles se regulariza. Um pouquinho mais de paciência. Seu filho também esta lá, com sua nora ?

abs

@TeresaFarias o conservador que pegou os processos do dia 20/2 é uma máquina. Só hoje dessa data foram 5 pra registro.

@CEGV disse:
    @TeresaFarias, entendo agora a ansiedade. Mais um pouquinho a situação deles se regulariza. Um pouquinho mais de paciência. Seu filho também esta lá, com sua nora ?

abs

Sim. Está. Não vejo a hora de sair isso...

@mabarros disse:
    @TeresaFarias o conservador que pegou os processos do dia 20/2 é uma máquina. Só hoje dessa data foram 5 pra registro.

Pois é! Imagina angústia vendo esses processos todos saírem hehe

CEGV

Bom dia. Queria comentar um caso . Estou ajudando uma amiga c a nacionalidade da avó dela. O processo foi numerado em 4/1. Em 23/4 caiu em exigência no ACP p apresentar certidão de casamento p comprovar nome de casada apesar de estar tudo isso averbado na de nascimento. Enfim. Como eu estava em Portugal c esse documento fui pessoalmente no ACP em 29/4 entregar a certidão. Desde então a menina tem ligado semanalmente é a informação de q a certidão tinha sido recebida e ainda estava em análise. Ela ligou dia 20/5 É falaram q ainda estava em análise p aguardar. Ela ligou hoje é olinfornaram o número do assento! Assento frito 22/2 ou seja 2 dias depois q ela ligou. É tenho visto demora de 15 a 2p dias p sair assento depois que o processo é liberado. Ser a q a LR está c informação atrasada ou não está sendo atualizada certinho? Obrigada

CEGV

@Denniscgf666 disse:
    Dennis Castro Gonçalves de Freitas
    Via CTT de Leiria para CRC LISBOA
    N.Registro Postal - DA188673789PT
    Dia 21/05/2019

???

@TeresaFarias disse:
    Bom dia. Queria comentar um caso . Estou ajudando uma amiga c a nacionalidade da avó dela. O processo foi numerado em 4/1. Em 23/4 caiu em exigência no ACP p apresentar certidão de casamento p comprovar nome de casada apesar de estar tudo isso averbado na de nascimento.

Não tem funcionado mais assim... tem que enviar certidão de casamento. O averbamento não tem sido mais aceito. Ainda existem oficiais e conservadores que "deixam passar" mas é um risco desnecessário. Por isso caiu em exigência.

Enfim. Como eu estava em Portugal c esse documento fui pessoalmente no ACP em 29/4 entregar a certidão. Desde então a menina tem ligado semanalmente é a informação de q a certidão tinha sido recebida e ainda estava em análise. Ela ligou dia 20/5 É falaram q ainda estava em análise p aguardar.

demora "um cadinho" para ser analisado o cumprimento de qualquer exigência.

Ela ligou hoje é informaram o número do assento! Assento feito 22/2 ou seja 2 dias depois q ela ligou. É tenho visto demora de 15 a 20 dias p sair assento depois que o processo é liberado. Será q a LR está c informação atrasada ou não está sendo atualizada certinho? Obrigada

A LR só informa o que está em sistema e as conservatórias/ACP levam um tempinho para registrar o acontecido no sistema que a LR acessa. Tem um pequeno prazo entre o que acontece efetivamente nas conservatórias e o registro destes fatos nos sistemas administrativos do IRN, que são a origem das declarações prestadas pela LR. Algumas conservatórias, inclusive, para processos rápidos como os de transcrição, fazem tudo que é necessário (normalmente dentro do mesmo dia que "pegam" no processo) e só atualizam o sistema que a LR acessa no Final. Ou seja, vai de numerado a finalizado no mesmo dia, depois de aguardar em uma estante por algum tempo. Os procedimentos variam de CRC para CRC.

@CEGV o caso de não aceitarem a averbação está rec2nte. Aliás o primeiro cas o q vi foi este da minha amiga. Tive um finalizado em janeiro q não pedirá. Outros em novembro e dezembro. Aslgora tb já vou mandar junto. Mas até então sempre vi q bastava constar na certidão de nascimento

@TeresaFarias disse:
    @CEGV o caso de não aceitarem a averbação está recente. Aliás o primeiro cas o q vi foi este da minha amiga. ...

depende do analista mas têm se tornado constante este tipo de demanda. Talvez tenham mudado alguma orientação geral recentemente.

• HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

Boa Tarde ,
    Grande CEGV , enviei para ACP o processo de nacionalidade da minha esposa após a convolação da minha sogra.Na sua certidão de nascimento constava sua mudança de nome como consequência do casamento, razão pela qual não enviei a certidão de casamento.
    Você acha que cairá em exigência ?

Agradecendo antecipadamente pela sua valorosa ajuda.
    Forte Abraço

editado maio 2019

@HectorB disse:
    Boa Tarde ,
    Grande CEGV , enviei para ACP o processo de nacionalidade da minha esposa após a convolação da minha sogra.Na sua certidão de nascimento constava sua mudança de nome como consequência do casamento, razão pela qual não enviei a certidão de casamento.
    Você acha que cairá em exigência ?

Atualmente e infelizmente, tem grande chance de cair em exigência, sim. ACP já era um dos espaços mais rígidos em relação a determinadas normas e, aparentemente, passaram recentemente a exigir das mulheres que mudaram de nome após casamento o envio da certidão de casamento por Inteiro teor digitada, mesmo quando o casamento está averbado na certidão de nascimento reprográfica enviada.

Como não é (ainda) algo que acontece em 100% das vezes e você já enviou o processo da sua esposa, aguarde cair em exigência para emitir a certidão. Evitará despesas caso vocês tenham sorte e peguem um oficial ou Conservadora mais leniente.

O que vocês podem também fazer é ligar a cada 10 dias para a LR e, com jeitinho, pedir para a(o) atendente verificar se existe alguma menção de exigência enviada. Se informarem que sim, já saberão, muito provavelmente, o problema. Se sentir que o(a) oficial da LR está de bom humor e ele(a) lhes confirmar a exigência, tente ver (com jeito) se ele(a) não consegue abrir o ofício e ver o que lhe pediram.

abraços e boa sorte

• PatyKieferPatyKiefer Member 23 PontosPosts: 6

@CEGV , sou novata neste fórum e vim parar aqui quando pesquisei "ACP PORTO Portugal" no Google. O meu avô era português e semana passada, após finalizarmos o pagamento de atribuição via cartão de crédito pelo portal IRN, enviamos a documentação do meu pai (que está vivo), do meu avô (que já morreu) e o formulário 1-C para o endereço do ACP PORTO. Vocês tem ideia do prazo total entre o envio da documentação e finalização do processo? E como faço para ver o andamento deste processo?

editado maio 2019

Oi, @PatyKiefer . bem vinda !

@PatyKiefer disse:
    @CEGV , sou novata neste fórum e vim parar aqui quando pesquisei "ACP PORTO Portugal" no Google. O meu avô era português e semana passada, após finalizarmos o pagamento de atribuição via cartão de crédito pelo portal IRN, enviamos a documentação do meu pai (que está vivo), do meu avô (que já morreu) e o formulário 1-C para o endereço do ACP PORTO. Vocês tem ideia do prazo total entre o envio da documentação e finalização do processo?

Prazo médio que tenho divulgado atualmente para processos do tipo 1C, de maiores de idade, no ACP, é de 4 meses, a partir do recebimento do envelope no ACP. Continuamos, importante mencionar, com tendência de aumento gradual / vagaroso de prazos.

E como faço para ver o andamento deste processo?

Dê uma lida no nosso tópico, link abaixo:

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

abraços e boa sorte

Ainda Sobre os Prazos do IRN

Imagine que 1.000 pessoas querem entrar em um auditório que tem somente 200 cadeiras. Esta é uma metáfora do problema que o governo tem em relação aos processos do IRN. O governo não resolve o problema trazendo mais cadeiras mas tenta reduzi-lo mudando a disposição das cadeiras ou unindo-as para ver se consegue fazer com que mais gente sente no mesmo número insuficiente de cadeiras. Qualquer criança que já brincou de "dança das cadeiras" sabe, assim como o governo, que é óbvio que não solucionará a questão. A questão só será resolvida com a contratação de mais gente e investimentos na estrutura do IRN. E, mesmo que o governo realizasse investimentos e contratações hoje, ainda levaria um tempinho para começarmos a ver resultados pois novos profissionais precisam ser treinados e se ambientar ao trabalho. A "conexão" entre minha metáfora e o IRN é que, assim como na brincadeira da dança das cadeiras, o IRN continua paulatinamente perdendo profissionais (para a reforma/aposentadoria e por outros motivos) sem, no entanto, realizar novas contratações nem para a reposição de pessoal.

Por isso falo de aumento gradual / vagaroso de prazos.

• PatyKieferPatyKiefer Member 23 PontosPosts: 6

Muito obrigada, @CEGV! Você me ajudou muito! Como enviei a documentação via carta registrada, assim que chegar no ACP PORTO, ficarei sabendo. Entre a documentação chegar no ACP PORTO e ser gerado este número de processo, qual o prazo médio? Em qual postagem do fórum eu devo informar o número de processo do meu pai para acompanhamento e atualização?

editado maio 2019

@PatyKiefer disse:
    Muito obrigada, @CEGV! Você me ajudou muito! Como enviei a documentação via carta registrada, assim que chegar no ACP PORTO, ficarei sabendo. Entre a documentação chegar no ACP PORTO e ser gerado este número de processo, qual o prazo médio?

Eram 10 dias em média... Agora acho que está levando um mês para numerar.

Efetivamente, para o requerente eventual, numeração não serve para nada a não ser acompanhar processo. A não ser que você seja muiiito ansiosa, se você sabe que seu processo deve durar 4 meses, vai ligar antes para quê ? Para saber o número ? Depois para saber se caiu em exigência (que não acontece se você faz o "processo" direitinho), se foi despachado ?

Em qual postagem do fórum eu devo informar o número de processo do meu pai para acompanhamento e atualização?

Paty, aqui quem faz o acompanhamento é a própria pessoa. Compartilhar suas informações não pessoais de acompanhamento aqui no Portal é uma gentileza e uma "troca" com todos os nossos outros colegas, que também compartilham as deles.

A ideia de fundo é que se "todos" compartilham suas informações, "todos" ligam menos para Portugal, pois utilizam as informações dos processos dos colegas para saber mais ou menos a situação de seus processos.

É mais ou menos assim:
    Se processos que chegaram em dd/mm já foram numerados e o seu chegou próximo a aquela data, provavelmente o seu já foi (ou está para ser) numerado.

O mesmo raciocínio pode ser usado para as "fases" de análise, despacho e registro dos processos.

abraços,

• HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

Muito obrigado pela resposta CEGV.Você acha que eu deveria providenciar a certidão de casamento de inteiro teor digitada e enviar logo para a ACP ?
    Como faço para conseguir que essa certidão seja juntada com o restante da minha documentação enviada anteriormente?

agradeço novamente sua grande ajuda .
    Forte Abraço

@HectorB disse:
    Muito obrigado pela resposta CEGV.Você acha que eu deveria providenciar a certidão de casamento de inteiro teor digitada e enviar logo para a ACP ?
    Como faço para conseguir que essa certidão seja juntada com o restante da minha documentação enviada anteriormente?

como disse, meu conselho é aguardar cair em exigência.

Se você estiver irredutível, aguarde o processo ser numerado e envie o documento junto com uma carta pedindo que ele seja apensado ao processo de número xxxx/xx

Mas pense o que poderá acontecer se você mandar o documento e posteriormente for informado que existiam outras "pendências" ou "erros" que precisarão ser corrigidos. Terá que enviar novamente mais uma correspondência ? Mais custos de envio ?

Abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.