Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Me esqueci de um detalhe. Considerando sua informacao de que a ACP esta exigindo q a transcricao de casamento dos pais seja feita ANTES de pedir a cidadania dos filhos, posso mandar cópia do assento de casamento junto da cópia do assento de nascimento do pai portugues? obrigado
Matheus, do jeito que o IRN está é impossível indicar "melhores opções"
isso está ocorrendo em todos os espaços do IRN
Entendo que não ajuda em nada e lhe gerará gastos dispensáveis.
Se o entendimento atual é que a transcrição deve ser realizada, nada farão (e o processo ficará suspenso) enquanto a transcrição não for concluída. Vão provavelmente lhe oficiar que a transcrição é necessária e aguardar até que a pendência seja resolvida.
abraços,
Bom dia, @CEGV.
Não fui suficientemente claro. Encaminhei ontem requerimento 1C para a ACP para que seja atribuída nacionalidade à minha prima. Instruí o mesmo com todos os documentos indicados em seus roteiros + o assento de casamento português de minha tia (portuguesa) com meu tio brasileiro, declarante do nascimento de minha prima (transcrição já feita há tempos).
Fiz isso simplesmente pelo fato de que no assento de nascimento português de minha tia consta seu o nome de solteira, enquanto que em seu assento de casamento português consta seu nome de casada, que é justamente como aparece seu nome (de casada) na certidão de nascimento brasileira de minha prima, sua filha.
Sendo assim, mandei:
a) requerimento;
b) Cópia RG;
c) certidão nascimento cópia reprográfica da interessada;
d) cópia simples do assento nascimento português da mãe portuguesa;
e) cópia simples do assento casamento português da mãe portuguesa;
f) certidão casamento inteiro teor brasileira da interessada;
Docs. apostilados, com firma reconhecida, etc, como vc recomenda.
Espero não haver prejuízos por ter mandado o item "e", que não consta de seu roteiro. obrigado.
se o documento não é necessário ou não "explicar" algo, talvez nem analisem. Só analisam o que é necessário. Descartam o resto. Se na análise do "necessário" acharem alguma diferença, aí que partirão para os documentos acessórios, quando enviados. É mais ou menos assim que normalmente analisam. Claro, isso se uma cartinha de justificativa não tiver sido enviada. ;-)
Abraços,
Não é bem assim, infelizmente. Na verdade temos visto alguns casos em que mesmo quando o pai foi o declarante, alguns conservadores e oficiais têm pedido a transcrição.
abraços,
Meu boa noite a todos. Dei entrada no pedido de cidadania da minha esposa em 25 de abril do ano de 2022. Ocorre que até o presente momento não houve nenhuma movimentação, estando apenas na primeira bolinha verde. Isto é normal ou as análises estão realmente atrasadas?
Normal, estão.