PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1555657585961»

Comentários

  • MatheusMatheus Member 124 PontosPosts: 15

    Me esqueci de um detalhe. Considerando sua informacao de que a ACP esta exigindo q a transcricao de casamento dos pais seja feita ANTES de pedir a cidadania dos filhos, posso mandar cópia do assento de casamento junto da cópia do assento de nascimento do pai portugues? obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Matheus disse:
    Bom dia @CEGV
    Atualmente vc considera a ACP como a melhor opcao para envio de processos de atribuicao de nacionalidade?

    Matheus, do jeito que o IRN está é impossível indicar "melhores opções"

    Pergunto pq tenho a impressao de que estao demorando bastante para analise e finalizacao dos processos. Obrigado.

    isso está ocorrendo em todos os espaços do IRN

    Me esqueci de um detalhe. Considerando sua informacao de que a ACP esta exigindo q a transcricao de casamento dos pais seja feita ANTES de pedir a cidadania dos filhos, posso mandar cópia do assento de casamento junto da cópia do assento de nascimento do pai portugues? obrigado

    Entendo que não ajuda em nada e lhe gerará gastos dispensáveis.

    Se o entendimento atual é que a transcrição deve ser realizada, nada farão (e o processo ficará suspenso) enquanto a transcrição não for concluída. Vão provavelmente lhe oficiar que a transcrição é necessária e aguardar até que a pendência seja resolvida.

    abraços,

  • MatheusMatheus Member 124 PontosPosts: 15

    Bom dia, @CEGV.
    Não fui suficientemente claro. Encaminhei ontem requerimento 1C para a ACP para que seja atribuída nacionalidade à minha prima. Instruí o mesmo com todos os documentos indicados em seus roteiros + o assento de casamento português de minha tia (portuguesa) com meu tio brasileiro, declarante do nascimento de minha prima (transcrição já feita há tempos).

    Fiz isso simplesmente pelo fato de que no assento de nascimento português de minha tia consta seu o nome de solteira, enquanto que em seu assento de casamento português consta seu nome de casada, que é justamente como aparece seu nome (de casada) na certidão de nascimento brasileira de minha prima, sua filha.

    Sendo assim, mandei:
    a) requerimento;
    b) Cópia RG;
    c) certidão nascimento cópia reprográfica da interessada;
    d) cópia simples do assento nascimento português da mãe portuguesa;
    e) cópia simples do assento casamento português da mãe portuguesa;
    f) certidão casamento inteiro teor brasileira da interessada;

    Docs. apostilados, com firma reconhecida, etc, como vc recomenda.

    Espero não haver prejuízos por ter mandado o item "e", que não consta de seu roteiro. obrigado.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado novembro 2022

    @Matheus disse:
    Bom dia, @CEGV.
    Não fui suficientemente claro. Encaminhei ontem requerimento 1C para a ACP para que seja atribuída nacionalidade à minha prima. Instruí o mesmo com todos os documentos indicados em seus roteiros + o assento de casamento português de minha tia (portuguesa) com meu tio brasileiro, declarante do nascimento de minha prima (transcrição já feita há tempos).

    Fiz isso simplesmente pelo fato de que no assento de nascimento português de minha tia consta seu o nome de solteira, enquanto que em seu assento de casamento português consta seu nome de casada, que é justamente como aparece seu nome (de casada) na certidão de nascimento brasileira de minha prima, sua filha.
    Espero não haver prejuízos por ter mandado o item "e", que não consta de seu roteiro. obrigado.

    se o documento não é necessário ou não "explicar" algo, talvez nem analisem. Só analisam o que é necessário. Descartam o resto. Se na análise do "necessário" acharem alguma diferença, aí que partirão para os documentos acessórios, quando enviados. É mais ou menos assim que normalmente analisam. Claro, isso se uma cartinha de justificativa não tiver sido enviada. ;-)

    Abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @levoto disse:
    Olá, obrigado por compartilhar esta informação valiosa sobre o processo de obtenção da cidadania portuguesa. É muito útil saber que a ACP está atualmente processando pedidos em um prazo razoável, e também é interessante saber que eles não exigem a transcrição do casamento quando o pai português foi o declarante do nascimento.

    Não é bem assim, infelizmente. Na verdade temos visto alguns casos em que mesmo quando o pai foi o declarante, alguns conservadores e oficiais têm pedido a transcrição.

    Isso certamente ajudará muitas pessoas que estão buscando obter sua cidadania portuguesa. Obrigado novamente!

    abraços,

  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    Meu boa noite a todos. Dei entrada no pedido de cidadania da minha esposa em 25 de abril do ano de 2022. Ocorre que até o presente momento não houve nenhuma movimentação, estando apenas na primeira bolinha verde. Isto é normal ou as análises estão realmente atrasadas?

    CEGV
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Normal, estão.

  • MartaCombsMartaCombs Member 58 PontosPosts: 4

    Quem poderia me informar os links para as tabelas de acompanhamentos dos processos?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado outubro 2023

    Oi Marta.

    Não fazemos mais tabelas de acompanhamento de processos, já há alguns anos.
    Acompanhamento é feito no site do IRN.
    https://nacionalidade.justica.gov.pt/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.