PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

15557596061

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado outubro 2020

@SandrovonBorell disse:
    Isso que eu achei estranho! Porque o processo dela foi aprovado normal na ACP, me lembro que antes de mandar tudo eu verifiquei as informações aqui e tanto que mandei a certidão dela com o observação que houve mudança no nome de solteiro pra casado, como me instruiram por aqui e o processo foi aceito e aprovado com o nome dela de casada. E como citei, vi aqui no forum a informação que se o pai era declarante não haveria problema. Ambos meus avós são portugueses.
    Por isso quis pesquisar bem antes de mandar tudo e evitar problemas com ACP ou Consulado.
    E agora fiquei confuso...

Não tem nada de estranho... é assim que funciona. Pense no histórico da vida civil.. As transcrições legalmente devem seguir este mesmo sentido... Sua mãe nasceu e depois casou. Não importa que havia o averbamento do casamento na certidão de nascimento. Para mudar de nome terá que transcrever também o casamento. Não adianta só avisar no processo de nacionalidade. O nome só será alterado quando do registro do fato que gerou a mudança no nome, ou seja, do registro do casamento. Muitas pessoas não fazem porque o nome não foi alterado mas a rigor, todos os atos passados da vida civil devem ser registrados ou transcritos. A "brecha" na legislação é que não existe prazo, então podem ser feitos a qualquer tempo (mas terão que seguir a ordem temporal). No entanto, para atualização dos dados civis (como nome), o ato terá que ser transcrito.

Também, a rigor, sua mãe, se estivesse em Portugal, poderia pedir a emissão do Cartão cidadão mas este seria emitido com o nome de solteira dela, pois o Estado não pode deixar um cidadão indocumentado. Isso não é seguido pelos consulados de Portugal no Estrangeiro. Simplesmente "obrigam" os cidadãos a primeiro atualizarem seus registros antes da emissão do cartão cidadão e não há Cristo que mude este procedimento deles. Vendo de outra forma, como já disse, se sua mãe quer o nome dela correto no documento português, só há uma saída: A transcrição de todos os atos até que chegue ao nome atual dela. No caso dela, pelo que entendi, apenas um casamento. Agora imagine alguém que casou, separou casou novamente e, em todas as situações, mudou de nome... esta pessoa terá obrigatoriamente que transcrever todos os atos (1o casamento, separação e 2o casamento) para ter um documento português com nome idêntico ao que usa atualmente.

abraços,

TeresaFarias
  • SandrovonBorellSandrovonBorell Member 72 PontosPosts: 12

@CEGV disse:

@SandrovonBorell disse:
    Isso que eu achei estranho! Porque o processo dela foi aprovado normal na ACP, me lembro que antes de mandar tudo eu verifiquei as informações aqui e tanto que mandei a certidão dela com o observação que houve mudança no nome de solteiro pra casado, como me instruiram por aqui e o processo foi aceito e aprovado com o nome dela de casada. E como citei, vi aqui no forum a informação que se o pai era declarante não haveria problema. Ambos meus avós são portugueses.
    Por isso quis pesquisar bem antes de mandar tudo e evitar problemas com ACP ou Consulado.
    E agora fiquei confuso...

Não tem nada de estranho... é assim que funciona. Pense no histórico da vida civil.. As transcrições legalmente devem seguir este mesmo sentido... Sua mãe nasceu e depois casou. Não importa que havia o averbamento do casamento na certidão de nascimento. Para mudar de nome terá que transcrever também o casamento. Não adianta só avisar no processo de nacionalidade. O nome só será alterado quando do registro do fato que gerou a mudança no nome, ou seja, do registro do casamento. Muitas pessoas não fazem porque o nome não foi alterado mas a rigor, todos os atos passados da vida civil devem ser registrados ou transcritos. A "brecha" na legislação é que não existe prazo, então podem ser feitos a qualquer tempo (mas terão que seguir a ordem temporal). No entanto, para atualização dos dados civis (como nome), o ato terá que ser transcrito.

Também, a rigor, sua mãe, se estivesse em Portugal, poderia pedir a emissão do Cartão cidadão mas este seria emitido com o nome de solteira dela, pois o Estado não pode deixar um cidadão indocumentado. Isso não é seguido pelos consulados de Portugal no Estrangeiro. Simplesmente "obrigam" os cidadãos a primeiro atualizarem seus registros antes da emissão do cartão cidadão e não há Cristo que mude este procedimento deles. Vendo de outra forma, como já disse, se sua mãe quer o nome dela correto no documento português, só há uma saída: A transcrição de todos os atos até que chegue ao nome atual dela. No caso dela, pelo que entendi, apenas um casamento. Agora imagine alguém que casou, separou casou novamente e, em todas as situações, mudou de nome... esta pessoa terá obrigatoriamente que transcrever todos os atos (1o casamento, separação e 2o casamento) para ter um documento português com nome idêntico ao que usa atualmente.

abraços,

Agora lendo tudo faz todo sentido pra mim. Muito obrigado pela explicação! Bom, o processo já está pronto e não temos pressa pra ela ter o CC dela, já que a transcrição é outro investimento, então vamos esperar um pouco mais! Mais uma vez, obrigado por me aclarar essas dúvidas!

CEGVTeresaFarias
  • vitorFpvitorFp Member 58 PontosPosts: 8

Pessoal, venho informa-los que meu processo do numero 69XXX/2019 que estava aprovado desde o dia 21/01/20, foi deferido e o respetivo Registo criado no dia 09/10/2020.

Agora vou pra etapa de tirar o CC + Passaporte no Porto-Portugal em Dezembro... Porém, estou com receio se irei conseguir passar pela Imigração com a passagem de saída para Londres (irei visitar meu irmão)... Alguém tem informações a respeito?

Grato pela atenção de todos! Abraço.

CEGVmarcelo_12mesesAsferjunior
  • rodrigobondrodrigobond Member 8 PontosPosts: 4

Com assento de nascimento em mãos não acredito que vá ter problemas...

@vitorFp disse:
    Pessoal, venho informa-los que meu processo do numero 69XXX/2019 que estava aprovado desde o dia 21/01/20, foi deferido e o respetivo Registo criado no dia 09/10/2020.

Agora vou pra etapa de tirar o CC + Passaporte no Porto-Portugal em Dezembro... Porém, estou com receio se irei conseguir passar pela Imigração com a passagem de saída para Londres (irei visitar meu irmão)... Alguém tem informações a respeito?

A pergunta importante é: Passar na imigração de qual país ? Inglaterra ou Portugal ?

Se você está indo para Londres e depois Portugal, na expectativa que a Inglaterra reconheça seu "assento de nascimento português" isto será um problema pois O Reino Unido não tem obrigação nenhuma em reconhecer seu assento de nascimento português como documento válido. Para fins internacionais o Passaporte é o documento a ser apresentado. Dentro do Espaço Schengen você poderá apresentar seu cartão cidadão. Se for o fato de você ter um irmão lá que vai lhe franquear a entrada na Inglaterra, é outra história.

O Assento português só pode ser usado como comprovante da nacionalidade portuguesa (para admissão) em aeroportos portugueses.

Então lhe sugiro pegar um voo direto para Portugal, entrar, emitir seu CC / passaporte e só então se dirigir para Londres.

abraços

vitorFp
  • vitorFpvitorFp Member 58 PontosPosts: 8

Obrigado pela atenção @CEGV.

Exato! Eu irei primeiro pegar um voo direto para Portugal, entrar, emitir meu CC / passaporte e só então me dirigir para Londres. Eu só fiquei com receio de ter algum tipo de dificuldade de passar pela imigração com uma passagem de saída para Londres e não para o Brasil... E com duvida se o assento iria facilitar passar pela imigração também.

Abraço.

CEGV
  • nabuconabuco Member 147 PontosPosts: 21

Consegue entrar em um país somente com o assento de nascimento? (passaporte BR + assento)

Se está com urgência, envie email para os consulados falando da urgencia. Até dezembro você consegue emitir o CC e passaporte aqui, sem problemas.

Fui em outubro (9) no consulado do RJ, vou pegar o CC dia 3 de novembro e ja fazer o passaporte.

vitorFpCEGV
  • m_ferreiram_ferreira Member 103 PontosPosts: 18

Nasci hoje!!! Todo o processo transcorreu pelo ACP Porto.

Processo de atribuição enviado em 13/01 e terminado hoje, 26/10.

Obrigado à todos, especialmente @CEGV .

MSVarolCEGVmarcelo_12mesesAsferjuniorMeijulianamb

@vitorFp disse:
    Obrigado pela atenção @CEGV.

Exato! Eu irei primeiro pegar um voo direto para Portugal, entrar, emitir meu CC / passaporte e só então me dirigir para Londres. Eu só fiquei com receio de ter algum tipo de dificuldade de passar pela imigração com uma passagem de saída para Londres e não para o Brasil...

Isto não é problema do SEF português.

E com duvida se o assento iria facilitar passar pela imigração também.

Na entrada em Portugal, sim. Ideal que emita um assento pelo civilonline (baratinho, 10 Euros) pois ele tem a certificação eletrônica e pode ser comprovada a um agente de companhia aérea mais chatinho, já que o link de confirmação é de um site do MJ português.

abraços,

vitorFp

@m_ferreira disse:
    Obrigado à todos, especialmente @CEGV .

Ficamos todos muito contentes com as conquistas de nossos amigos aqui do Portal.
    Parabéns, @m_ferreira. Curta a conquista com entes queridos, na segurança!

abraços e sucesso nos novos projetos !

m_ferreira
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@m_ferreira disse:

Nove meses!
    O prazo está começando a cair. O meu se concluiu em 11 meses, e já nos encontramos nos 9 meses.

m_ferreiraCEGVAsferjuniorMei
  • AndieguesAndiegues Member 113 PontosPosts: 29

@TeresaFarias disse:

@CEGV disse:

@Andiegues disse:
    Olá pessoal, boa tarde.

Ao consultar o site de nacionalidade, percebi que na parte superior eles remeteram o processo aparentemente a outra conservatória: "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha"
    Acham normal o processo de número 44xxx/2019 ainda estar com a última bola em marrom no site e constar a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Ví processos aqui que já foram finalizados com numerações maiores que a minha.
    Há alguma recomendação do que devemos fazer nestes casos? Enviar email, ligar e etc?
    Apesar de falarem

Sim, tenho um sobrinho que submeteu o processo dele no ACP em abril/19, despachado favoravelmente em Outubro/19, enviado do ACP para Abergaria em fevereiro/20 e ainda se encontra pendente, sem emissão do assento, até hoje. Não dá nem para dizer publicamente o que penso destes tipos de casos..

abraços, boa sorte e, principalmente, muita paciência.

Ele já tentou enviar email p o setor de avaliação do IRN? Todas as vezes q pedi ajuda la eles deram retorno e a conservatória reagiu. Uma pessoa num grupo q estou também estava c o processo parado em Albergaria a Velha desde junho. Fez a queixa no saigs. Recebeu um email deles no qual eles encaminharam p Albergaria a Velha e pediam que se posicionassem... o assento saiu no dia seguinte.

Olá Teresa. Obrigado pela sua resposta. Confesso que sou leigo e não conheço esta possibilidade de email para tal setor. Caso possa esclarecer esta alternativa, email e etc, agradecerei muito.

Desde já obrigado.

• TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

@Andiegues disse:

@TeresaFarias disse:

@CEGV disse:

@Andiegues disse:
    Olá pessoal, boa tarde.

Ao consultar o site de nacionalidade, percebi que na parte superior eles remeteram o processo aparentemente a outra conservatória: "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha"
    Acham normal o processo de número 44xxx/2019 ainda estar com a última bola em marrom no site e constar a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Ví processos aqui que já foram finalizados com numerações maiores que a minha.
    Há alguma recomendação do que devemos fazer nestes casos? Enviar email, ligar e etc?
    Apesar de falarem

Sim, tenho um sobrinho que submeteu o processo dele no ACP em abril/19, despachado favoravelmente em Outubro/19, enviado do ACP para Abergaria em fevereiro/20 e ainda se encontra pendente, sem emissão do assento, até hoje. Não dá nem para dizer publicamente o que penso destes tipos de casos..

abraços, boa sorte e, principalmente, muita paciência.

Ele já tentou enviar email p o setor de avaliação do IRN? Todas as vezes q pedi ajuda la eles deram retorno e a conservatória reagiu. Uma pessoa num grupo q estou também estava c o processo parado em Albergaria a Velha desde junho. Fez a queixa no saigs. Recebeu um email deles no qual eles encaminharam p Albergaria a Velha e pediam que se posicionassem... o assento saiu no dia seguinte.

Olá Teresa. Obrigado pela sua resposta. Confesso que sou leigo e não conheço esta possibilidade de email para tal setor. Caso possa esclarecer esta alternativa, email e etc, agradecerei muito.

Desde já obrigado.

Olá, te mandei por mensagem a explicação

• alicealice Member 217 PontosPosts: 31

Olá @TeresaFarias!! Se vc puder me mandar a explicação eu tb te agradeceria. Meu processo saiu do Porto e está parado na Albergaria A velha desde junho. Os processos enviados depois o meu e que ficaram no Porto já tiveram o registro realizado. Já mandei 2 e-mails pra conservatória e nem me respondem

CEGV
    editado novembro 2020

@alice disse:
    Olá @TeresaFarias!! Se vc puder me mandar a explicação eu tb te agradeceria. Meu processo saiu do Porto e está parado na Albergaria A velha desde junho. Os processos enviados depois o meu e que ficaram no Porto já tiveram o registro realizado. Já mandei 2 e-mails pra conservatória e nem me respondem

A conservadora de lá (albergaria) falou para meu sobrinho que tem 450 processos ainda pendentes com ela... alguns até de 2016... A carta que meu sobrinho recebeu do IGSJ referente a seu processo de atribuição que foi submetido no ACP em Abril do ano passado, despachado favoravelmente no ACP em Outubro do ano passado e transferido para Albergaria-a-Velha no começo deste ano está abaixo...

Exmo. Sr.

Informa-se que foi recebida na Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça (IGSJ), a exposição apresentada por V.Ex.ª, a qual mereceu toda a nossa atenção, e que deu internamente origem ao processo acima identificado.

A demora na tramitação de processos de aquisição de nacionalidade, particularmente na fase final do registo, é uma questão que se encontra amplamente sinalizada pela IGSJ, e em relação à qual se tem procurado e em colaboração com o Instituto dos Registos e do Notariado, IP (IRN), enquanto entidade que tutela as conservatórias, encontrar formas de atuação que permitam combater uma situação que se tem vindo a tornar estrutural nos últimos anos, em resultado de um exponencial aumento de solicitações apresentadas junto dos serviços de registo, acompanhado de uma diminuição dos recursos humanos disponíveis para lhe fazer face.

Neste sentido, o IRN tem mantido esta Inspeção-Geral ao corrente da situação, informando que, face ao elevado número de novos processos de nacionalidade que são requeridos anualmente bem como ao aumento da capacidade decisória dos processos em virtude do reforço de conservadores da Conservatória dos Registo Centrais, verifica-se acumulação de processos decididos favoravelmente cuja conclusão aguarda a transcrição na ordem jurídica portuguesa do registo de nascimento do requerente e respetivo averbamento de concessão de nacionalidade.

Nesta conformidade e para debelar a dilação existente na conclusão dos processos de nacionalidade decididos favoravelmente, o IRN, no âmbito do plano nacional de recuperação da nacionalidade irá reforçar em regime de backoffice os recursos humanos adstritos à tarefa de transcrição dos registos de nascimento dos requerentes de processos de nacionalidade deferidos e respetivo averbamento de concessão de nacionalidade, reduzindo o tempo de conclusão dos processos e permitindo por consequência, aos cidadãos obter com maior celeridade o seu cartão de cidadão nacional.

Estão a ser efetuados com carácter de urgência esforços no sentido de serem efetuados os ajustamentos necessários na aplicação de suporte à nacionalidade, encontrando-se em cumprimento o Plano Estratégico da Recuperação da Nacionalidade pelo IRN de modo a que a análise dos processos em causa se verifique no mais curto espaço de tempo possível.

Mais esclareceu o IRN que os processos entrados na Conservatória dos Registos Centrais são analisados e decididos por ordem de entrada, salvo os casos de urgência devidamente fundamentados e comprovados, sujeitos naturalmente à apreciação do conservador. Sendo que o critério da análise do processo pela ordem de entrada do mesmo, estende-se às fases seguintes do processo até á feitura do registo, após despacho do conservador.

Em consequência do atrás ao exposto e com base nos esclarecimentos prestados pelo IRN, não se justifica, de momento, o desenvolvimento de qualquer outra diligência relativa a esta matéria por parte desta Inspeção-Geral, pelo que se procedeu ao arquivamento do presente processo, mantendo-se, no entanto, um estreito acompanhamento da temática em apreço.

Com os melhores cumprimentos,

O Inspetor-Geral,

para mim este Plano Estratégico da Recuperação da Nacionalidade é uma enrolação ou foi multo mal organizado. O IGSJ que deveria fiscalizar e cobrar do IRN ações saneadoras acabou se tornando um validador dos atrasos injustificados... lamentável.

abraços,

• felipesilveirafelipesilveira Member 150 PontosPosts: 43

Terminou o processo de minha avó. Fiz uma queixa ao IGSJ, fundamentada, pelo tempo exacerbado de duração do processo. Aparentemente deu certo, 10 dias depois, assento lavrado por Lisboa. Numeração 93XXX/19, Aprovado 16/03 e Concluído hoje, 04/11.

CEGVfabiofloriano
  • mateusandrademateusandrade Member 25 PontosPosts: 4

Boa noite. Realizei o envio dos documentos para a ACP via correio desde Albufeira no dia 25 de setembro. Solicitei pedido de urgência por ser estudante de uma universidade espanhola, creio que o pedido foi aceito e hoje 06/11 me encontro na fase 5 do processo de nacionalização. Qual o tempo médio para a finalização de um processo como esse que teve o pedido de urgência aceito?

CEGV

@mateusandrade disse:
    Boa noite. Realizei o envio dos documentos para a ACP via correio desde Albufeira no dia 25 de setembro. Solicitei pedido de urgência por ser estudante de uma universidade espanhola, creio que o pedido foi aceito e hoje 06/11 me encontro na fase 5 do processo de nacionalização. Qual o tempo médio para a finalização de um processo como esse que teve o pedido de urgência aceito?

Correção: Fase 5 (Verde) e Fase 6 (Marrom).

@mateusandrade disse:

No ACP ? Uns 3 meses para ser analisado e depois de deferido imagino que poucos dias. Apesar que, falando claramente, lá no fundo não há regras nem prazos.. muitas vezes reais necessidades têm que ser tiradas no IRN à base de forceps... primeira coisa a saber é se já analisaram seu pedido e qual o resultado.

felipesilveira

@CEGV disse:

@mateusandrade disse:

No ACP ? Uns 3 meses para ser analisado e depois de deferido imagino que poucos dias. Apesar que, falando claramente, lá no fundo não há regras nem prazos.. muitas vezes reais necessidades têm que ser tiradas no IRN à base de forceps... primeira coisa a saber é se já analisaram seu pedido e qual o resultado.

No caso o processo já foi analisado, agora encontra-se no passo 6: "O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho". Geralmente esse passo é demorado? Minha pressa se dá pois me visto de estudante se vencerá em breve. Desde já obrigado pela resposta.

@mateusandrade disse:

@CEGV disse:

@mateusandrade disse:

No caso o processo já foi analisado, agora encontra-se no passo 6: "O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho". Geralmente esse passo é demorado? Minha pressa se dá pois me visto de estudante se vencerá em breve. Desde já obrigado pela resposta.

Elabora um pedido de urgência e mande por email e por carta com a sua assinatura autenticada, para emails da acp e Lisboa. A carta ao sítio em que está o processo.

Explica que seu visto está para expirar, mostra o comprovante de matrícula, histórico, uma carta se possível da escola. No mais, pedido de extensão desse visto junto ao SEF, por se tratar de filho de nacional português com processo em vias de despacho, com curso e moradia; não acho que seja difícil, só ser feito da maneira correta. Boa sorte.

CEGV

As queixas ao IGSJ têm se mostrado produtivas, como sempre bem apontou @CEGV, se você ler bem o valioso conteúdo que disponibilizam aqui os foristas.

CEGV

@felipesilveira disse:
    As queixas ao IGSJ têm se mostrado produtivas, como sempre bem apontou @CEGV, se você ler bem o valioso conteúdo que disponibilizam aqui os foristas.

É um cabo-de-guerra, um funil (muitos pedem e poucos são atendidos) e, principalmente, um exercício de paciência e persistência CASO o pedido realmente seja bem elaborado e a documentação seja adequada e aceitável para um pedido de urgência.

Apenas reclamar com o IGSJ e outros órgãos, embasando-se somente na lentidão da tramitação, 99% de chance de não ser aceito o pedido.

abraços,

• RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

Boa tarde ,gostaria de dividir minha alegria com vocs ,agradecer a todos ,especialmente ao @CEGV ,que que ajudou muito com a convolaçao do meu pai a qual demorou 29 meses ,agora foi a minha vez,processo 26xxx/2020 ,entrada ACP 13 agosto 2020,aprovada 6 /6 ,registo 13/11 ,grande abraço,Vivas Portugal,Vivas Cabral, vivas Camoes,mais um Tuga ,depois de 5 anos desde do inicio do envio dos documentos da aquisiçao do meu pai como neto no final de 2015.

CEGVMSVarolSeverDoVougajulianamb
  • MarceloRosmaninhoMarceloRosmaninho Member 22 PontosPosts: 2

@Rodsamaral disse:
    Boa tarde ,gostaria de dividir minha alegria com vocs ,agradecer a todos ,especialmente ao @CEGV ,que que ajudou muito com a convolaçao do meu pai a qual demorou 29 meses ,agora foi a minha vez,processo 26xxx/2020 ,entrada ACP 13 agosto 2020,aprovada 6 /6 ,registo 13/11 ,grande abraço,Vivas Portugal,Vivas Cabral, vivas Camoes,mais um Tuga ,depois de 5 anos desde do inicio do envio dos documentos da aquisiçao do meu pai como neto no final de 2015.

Rodsamaral, parabéns!
    Poderia apenas confirmar, do momento da entrada dos documentos até o registro do assento de nascimento foram apenas 3 meses?

Desculpa, aço que devido a emoção errei, entrada 13 de Abril, abraço a todos

CEGVSeverDoVouga

Saiu da minha irmã, chegou na ACP em 13 de Abril, caiu em exigência, (certidão de casamento) documentos chegaram inicio de agosto,, aprovado no dia seguinte à chegada, registo criado ontem 17/11 processo 26xxx/2020 de filho

CEGVSeverDoVouga
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

Hoje foi concluído o processo do do meu filho mais velho. Os documentos deram entrada em 16/03 , foi aprovado em 17/07 e o registro foi feito em 19/11 (9 meses). Um outro filho que chegou na ACP no mesmo dia 16/03 na ACP, continua na bola 7 vermelha. O terceiro filho que resolveu entrar na CRC em Lisboa, um mês depois, ainda não saiu da bola 2.

CEGVSeverDoVouga
  • GabriellnGabrielln Member 37 PontosPosts: 14

Meu processo terminou hoje, enviado pra ACP 10/03/2020. Finalizado em 20/11/2020. Obrigado a todos do forum pelo suporte!

CEGVMeiSeverDoVougajulianamb

Bom dia a todos! Gostaria de compartilhar com vocês que após menos de dois meses do envio da documentação para o ACP (pedi urgência) obtive a nacionalidade portuguesa. O processo está com todas as etapas verdes com exceção da etapa 7. Aparece a seguinte mensagem para mim: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Muito obrigado a todos! Espero que a criação do registro não demore tanto assim.

CEGVSeverDoVougajulianamb
  • SPasqualSPasqual Member 54 PontosPosts: 6

Pessoal boa noite!
    Queria contribuir com a experiência que tive na atribuição de nacionalidade para meu filho de 1 ano.
    Em dezembro/2019 dei entrada pessoalmente no processo dele e saiu apenas este mês, praticamente 1 ano depois. Fiz o processo pelo Campus da Justiça na Expo/Lisboa.
    Na época vim de férias e resolvi resolver isso por aqui pensando ser mais rápido que o consulado e de fato deve ter sido, ainda mais com tudo parado este ano.
    Estou morando em Lisboa e queria ajudar meus irmãos a atribuir a nacionalidade também (eles moram no Brasil). Antes de entrar no fórum pensei que era necessário as 2 certidões (inteiro teor e fotocópia) mas vejo que somente a fotocópia do livro de registos de nascimento é suficiente.
    Fiquei com dúvida com relação a procuração. Pelo que li aqui não há necessidade de ser procuradora, uma vez que podem preencher o formulário 1C, assinar, reconhecer a assinatura por autenticidade, apostilar e enviar para mim que posso ir pessoalmente dar entrada no processo ou mesmo enviar pelo correio para o Porto, uma vez que me parece ser o lugar mais rápido para andamento do processo. É isso mesmo, está certo meu pensamento?
    Além disso tenho dúvidas quanto a certidão de nascimento do meu pai (português). Tenho uma cópia de quando fiz meu processo em 2004.
    Somente uma cópia simples é suficiente ou preciso tirar uma recente aqui em Portugal?
    Agradeço pela ajuda e parabéns pelo fórum.

CEGV

@SPasqual disse:
    Pessoal boa noite!
    Queria contribuir com a experiência que tive na atribuição de nacionalidade para meu filho de 1 ano.
    Em dezembro/2019 dei entrada pessoalmente no processo dele e saiu apenas este mês, praticamente 1 ano depois. Fiz o processo pelo Campus da Justiça na Expo/Lisboa.
    Na época vim de férias e resolvi resolver isso por aqui pensando ser mais rápido que o consulado e de fato deve ter sido, ainda mais com tudo parado este ano.
    Estou morando em Lisboa e queria ajudar meus irmãos a atribuir a nacionalidade também (eles moram no Brasil). Antes de entrar no fórum pensei que era necessário as 2 certidões (inteiro teor e fotocópia) mas vejo que somente a fotocópia do livro de registos de nascimento é suficiente.

Somente se estiver falando do assento civil informatizado que não necessariamente é uma cópia de um livro (já que informatizado). O envio de uma cópia do livro de registro civil é aceita mas a CRC que tramitará o processo precisará necessariamente pedir que a CRC onde o assento foi lavrado que envie para a CRC onde o processo está sendo tramitado uma nova cópia do assento, confirmando sua veracidade. Isto tomará tempo no processo de nacionalidade. Se estivermos falando, por outro lado, de um assento de batismo, arquivado em um Arquivo Distrital, precisará necessariamente enviar uma cópia CERTIFICADA deste assento para que o processo prossiga, não sendo adequado o envio de cópia simples do assento de batismo. Neste último caso, caso enviada cópia simples da imagem o mais comum é que isto faça o processo ser suspenso por exigência, lhe obrigando ao envio do documento certificado.

Fiquei com dúvida com relação a procuração. Pelo que li aqui não há necessidade de ser procuradora, uma vez que podem preencher o formulário 1C, assinar, reconhecer a assinatura por autenticidade, apostilar e enviar para mim que posso ir pessoalmente dar entrada no processo ou mesmo enviar pelo correio para o Porto, uma vez que me parece ser o lugar mais rápido para andamento do processo. É isso mesmo, está certo meu pensamento?

Se o formulário de requerimento for assinado, com firma do requerente reconhecida por AUTENTICIDADE, você poderá servir de intermediária para a submissão do processo, caso permitido pelo oficial que lhe atender no balcão. A função de procurador para processos de nacionalidade, como já mencionado diversas vezes aqui no Portal é atividade exclusiva de advogados e solicitadores portugueses, registrados nas respectivas ordens em Portugal e a procuradoria ilícita em Portugal é considerada crime. Algumas poucas CRCs excepcionalmente aceitam mas isto pode trazer inconvenientes futuros aos requerentes e aos seus procuradores.

Além disso tenho dúvidas quanto a certidão de nascimento do meu pai (português). Tenho uma cópia de quando fiz meu processo em 2004.
    Somente uma cópia simples é suficiente ou preciso tirar uma recente aqui em Portugal?

Se o assento que você tem for do tipo informatizado, sem problemas pois durante o processo emitirão uma nova via servindo o assento enviado apenas como referência.

Agradeço pela ajuda e parabéns pelo fórum.

Abraços e ótima sorte,

Agradeço pela ajuda!
    No primeiro parágrafo refiro-me a certidão de nascimento do meu irmão, no Brasil. No site do consulado menciona que é necessário cópia autenticada e apostilada da certidão de nascimento de inteiro teor e da fotocópia do livro de registro. Foi assim que fiz quando dei entrada no processo do meu filho ano passado. Porém pelo que li no fórum, a de inteiro teor não é necessário, correto? Não sei se estou conseguindo explicar bem. São 2 certidões, uma no sistema informatizado e a outra manuscrita. Preciso apenas da manuscrita, é isso? Falo isso apenas para não desperdiçar dinheiro sem necessidade. Poderia pedir as as certidões, porém se não precisa, não tem pq pedir.
    Em relação a enviar a documentação do meu irmão, aconselha-me a enviar tudo pelo correio então? Meu sobrinho vem vindo pra cá mês que vem e quero aproveitar para ele trazer toda documentação e ajudar meu irmão com isso.
    Muito obrigada,
    Sandra

CEGV

@SPasqual disse:
    Agradeço pela ajuda!
    No primeiro parágrafo refiro-me a certidão de nascimento do meu irmão, no Brasil. No site do consulado menciona que é necessário cópia autenticada e apostilada da certidão de nascimento de inteiro teor e da fotocópia do livro de registro. Foi assim que fiz quando dei entrada no processo do meu filho ano passado. Porém pelo que li no fórum, a de inteiro teor não é necessário, correto? Não sei se estou conseguindo explicar bem.

Sandra, se seu irmão pretende submeter o processo dele através de algum consulado deve seguir os procedimentos daquele consulado a fim de evitar dores de cabeça posteriores. A maior parte das orientações que fornecemos aqui no Portal são para envio do processo diretamente para o IRN em Portugal. Consulados em geral são mais burocráticos, pedem procedimentos e documentos que em geral não são pedidos pelas conservatórias portuguesas e é por isso que indicamos sempre o envio dos requerimentos diretamente ao IRN em Portugal.

São 2 certidões, uma no sistema informatizado e a outra manuscrita. Preciso apenas da manuscrita, é isso? Falo isso apenas para não desperdiçar dinheiro sem necessidade. Poderia pedir as as certidões, porém se não precisa, não tem pq pedir.

Como disse, se ele vai fazer pelo consulado, deve seguir as orientações do consulado. Como você viu, são pedidos documentos que em geral não são pedidos quando os requerimentos são enviados para CRCs em Portugal.

Em relação a enviar a documentação do meu irmão, aconselha-me a enviar tudo pelo correio então? Meu sobrinho vem vindo pra cá mês que vem e quero aproveitar para ele trazer toda documentação e ajudar meu irmão com isso.
    Muito obrigada,
    Sandra

Abraços,

Sim, entendi perfeitamente o que você disse. Ele não quer fazer pelo consulado. Aliás, sou eu quem estou querendo que ele faça por aqui, pois acredito ser menos burocrático, mais barato e mais rápido.
    Acredito que esse é um bem que deixamos para nossos filhos no futuro.
    Eu quero e vou fazer por Portugal, para ajudá-lo. A única coisa que fiquei confusa foi com o excesso de documentos que o consulado pede e aqui não. Na verdade fico com medo de enviar “faltando” documentos e ao invés de ajudar, possa atrapalhar.
    De qualquer forma, li horas a fio esse fórum e j estou ficando “vesga” com tantas informações hahahahah.
    Quando fiz meu processo em 2004, foi completamente diferente, demorou uma eternidade e foi absurdamente caro. Como tudo mudou, queria acompanhar essa evolução positiva.
    Você consegue colocar pra mim o link onde encontro rapidamente a lista de documentos e dicas de preenchimento do formulário?
    Agradeço imensamente sua ajuda!
    Venho de uma família simples e enorme. Sinto que devo ajudar quem precisa e não tem condições, entende?

CEGV
    editado novembro 2020

@SPasqual disse:
    Sim, entendi perfeitamente o que você disse. Ele não quer fazer pelo consulado. Aliás, sou eu quem estou querendo que ele faça por aqui, pois acredito ser menos burocrático, mais barato e mais rápido.

Consulados são mais caros e burocráticos que processos feitos em Portugal. O que precisa ser observado é ter tudo "redondo" para evitar atrasos e exigências que, caso ocorram, aí sim elevam o valor total gasto dada o gasto de serviços expressos de envio de documentos para Portugal.

Acredito que esse é um bem que deixamos para nossos filhos no futuro.

Não somente para os filhos. Para todas futuras gerações.

Eu quero e vou fazer por Portugal, para ajudá-lo. A única coisa que fiquei confusa foi com o excesso de documentos que o consulado pede e aqui não. Na verdade fico com medo de enviar “faltando” documentos e ao invés de ajudar, possa atrapalhar.

A solução é simples. Não fazer pelos consulados.

De qualquer forma, li horas a fio esse fórum e j estou ficando “vesga” com tantas informações hahahahah.

são milhares de publicações, histórias e orientações que já fornecemos gratuitamente aqui no Portal ao longo dos últimos anos.

Quando fiz meu processo em 2004, foi completamente diferente, demorou uma eternidade e foi absurdamente caro. Como tudo mudou, queria acompanhar essa evolução positiva.
    Você consegue colocar pra mim o link onde encontro rapidamente a lista de documentos e dicas de preenchimento do formulário?

Nossos guias estão sempre na primeira página de cada tópico. No caso de filhos
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Agradeço imensamente sua ajuda!
    Venho de uma família simples e enorme. Sinto que devo ajudar quem precisa e não tem condições, entende?

Sandra, entendo e muitas pessoas que conseguem começam assim. No entanto é importante que ressalte que cada processo é único. Cada documento deve ser analisado, revisado, comparado e conferido com os outros documentos para ver se todas as informações são coerentes e que todas se encontram. Esta é um dos lados da moeda.
    O outro lado é o conhecimento dos processos e procedimentos e isto só se aprende com experiências e estudando muito. Aí, sim, dá para ajudar com sucesso outros parentes.

Importante lembrar: Cada tipo de processo tem suas regras e não são poucas... Além disso, dependendo da CRC para onde os requerimentos serão enviados, mais "características" (regras de cada CRC) devem ser observadas. Então, já que está começando, revise tudo 10 vezes antes de submeter qualquer coisa. Esta é a sugestão que dou a todos que estão começando e se animam a ajudar parentes e amigos. Vemos muitos colegas submetendo com sucesso seus processos mas, ressalto, muitos também falham por equivocadamente achar que é muito fácil e não conhecer todas as regras, leis e normas processuais.

O ideal é não subestimar o procedimento e, dependendo do caso, contar com ajuda especializada. Nos fóruns abertos como o Portal vemos muitas histórias bonitas porque poucos se aventuram a mostrar publicamente suas tentativas frustradas.

As "tentativas frustradas" e seus consequentes pedidos de ajuda para solução de exigências "inesperadas", nós que ajudamos muitos diuturnamente, as recebemos privativamente em nossas caixas postais.

abraços e ótima sorte,

• yuportoyuporto Member 116 PontosPosts: 16

Processo nº 768XX/20, recebido na ACP em 03/11/2020. Quanto tempo, em média, até alcançar a próxima bolinha?

CEGV
    editado novembro 2020

@yuporto disse:
    Processo nº 768XX/20, recebido na ACP em 03/11/2020. Quanto tempo, em média, até alcançar a próxima bolinha?

Os tempos entre as bolinhas (diferentes fases do processo) não são equilibrados. Espere em torno de 9 a 12 meses para que seu processo seja concluído.

abraços,

• ElbaElba Member 289 PontosPosts: 46

Prezados, poderiam me ajudar? Recebi hoje 23/11/2020 o e-mail com a chave de acesso da ACP ref ao processo 819XX/20 (bolinha 1). No entanto percebi que erraram na digitação do nome. N e-mail da chave de acesso ja veio errado e no site após digitar chave de acesso e aparecerem as bolinhas também, o apelido é GURGEL e digitaram "GRUGEL". No processo estava perfeito, foi erro deles mesmos, porém, receio que possa dar problemas mais tarde. Cheguei ate a responder o e-mail da oficial que enviou o recibo e a informação de que eu receberia a chave de acesso, mas sei que e-mail não é suficiente. Será que terei problemas com o erro deles? Ou essa parte do site é irrelevante ao processo? Segue parte a que me refiro...
    "Estado do processo 819xx / 2020 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto"
    MARIA XXXXXX "GRUGEL" XXXXXXXX XXXXXXXX

@Elba disse:
    Prezados, poderiam me ajudar? Recebi hoje 23/11/2020 o e-mail com a chave de acesso da ACP ref ao processo 819XX/20 (bolinha 1). No entanto percebi que erraram na digitação do nome. N e-mail da chave de acesso ja veio errado e no site após digitar chave de acesso e aparecerem as bolinhas também, o apelido é GURGEL e digitaram "GRUGEL". No processo estava perfeito, foi erro deles mesmos, porém, receio que possa dar problemas mais tarde. Cheguei ate a responder o e-mail da oficial que enviou o recibo e a informação de que eu receberia a chave de acesso, mas sei que e-mail não é suficiente. Será que terei problemas com o erro deles? Ou essa parte do site é irrelevante ao processo? Segue parte a que me refiro...
    "Estado do processo 819xx / 2020 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

Tive um problema com o sobrenome do meu marido no registro do meu filho, que registraram incorretamente, então enviei e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e eles arrumaram no mesmo dia.
    Talvez seja o caso.

CEGVjulianamb

@SPasqual
    Obrigada!!!!! Mandei e-mail e realmente foram rápidos. Ja resolveram.

CEGV

@SPasqual disse:

@Elba disse:

Tive um problema com o sobrenome do meu marido no registro do meu filho, que registraram incorretamente, então enviei e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e eles arrumaram no mesmo dia.
    Talvez seja o caso.

Obrigada!!!!! Mandei e-mail e realmente foram rápidos. Ja resolveram.

CEGVjulianamb
  • SeverDoVougaSeverDoVouga Member 501 PontosPosts: 94

@Rodsamaral disse:

Felicitações @Rodsamaral. Mais um desfecho feliz de uma longa jornada para resgatar os laços lusitanos. Tudo de bom e aproveite a cidadania portuguesa. Abraço.

CEGVRodsamaral
  • SeverDoVougaSeverDoVouga Member 501 PontosPosts: 94

@mateusandrade disse:
    Bom dia a todos! Gostaria de compartilhar com vocês que após menos de dois meses do envio da documentação para o ACP (pedi urgência) obtive a nacionalidade portuguesa. O processo está com todas as etapas verdes com exceção da etapa 7. Aparece a seguinte mensagem para mim: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Muito obrigado a todos! Espero que a criação do registro não demore tanto assim.

@mateusandrade congratulações pela aprovação do seu pedido. Pelo que tenho visto aqui os registros estão levando de 5 a 6 meses, no mínimo, para serem criados na ACP. Espero que você consiga antes.
    Se importa em informar aqui qual o motivo apresentado para o seu pedido de urgência?
    Abraço.

CEGV
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86

Boa noite a todos,
    @CEGV, te consulto meu sobrinho está estudando em Camberra, Austrália, dia 26/11/20 a mãe dele, teve emitido o Assento finalizando o processo atribuição de nacionalidade Portuguesa, (Mais uma Obrigado GEGV), no entanto, estive verificando para ele fazer o requerimento Mod 1C, lá na Austrália,
    1) Ele consegue ir ao Consulado portugues e certificar a assinatura no Requerimento Mod 1C,
    2) No entanto , o problema está em como fazer uma cópia apostilada do Passaporte se nenhum Consulado Brasileiro Apostila,
    3)Será que o Consulado Portugues, visto reconhecer a assinatura dele no documento não certificaria uma cópia para anexar no processo?
    O que sugeres, grande abraço e sorte a todos.

CEGV

@fabiofloriano disse:
    Boa noite a todos,
    @CEGV, te consulto meu sobrinho está estudando em Camberra, Austrália, dia 26/11/20 a mãe dele, teve emitido o Assento finalizando o processo atribuição de nacionalidade Portuguesa, (Mais uma Obrigado GEGV), no entanto, estive verificando para ele fazer o requerimento Mod 1C, lá na Austrália,
    1) Ele consegue ir ao Consulado portugues e certificar a assinatura no Requerimento Mod 1C,

A rigor, sim.

2) No entanto , o problema está em como fazer uma cópia apostilada do Passaporte se nenhum Consulado Brasileiro Apostila,

Cópia do passaporte poderá ser certificada no próprio consulado português.

3)Será que o Consulado Portugues, visto reconhecer a assinatura dele no documento não certificaria uma cópia para anexar no processo?

foi o que disse acima.

abraços e ótima sorte,

• OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

@Otaciano disse:
    Hoje foi concluído o processo do meu filho mais velho. Os documentos deram entrada em 16/03 , foi aprovado em 17/07 e o registro foi feito em 19/11 (9 meses). Um outro filho que chegou na ACP no mesmo dia 16/03 na ACP, continua na bola 7 vermelha. O terceiro filho que resolveu entrar na CRC em Lisboa, um mês depois, ainda não saiu da bola 2.

Mais um filho teve o registro concluído. Falta agora o ultimo, filho do meio, que está parado na bola 2.

CEGVSeverDoVouga
  • stavrocstavroc Member 86 PontosPosts: 14

Olá a todos, já obtive a cidadania em Novembro. Estou a candidatar-me ao meu filho. Ele nasceu em Portugal e tem 4 anos. Quero saber a que cidade vou candidatar-me mais cedo. Existe alguma maneira de solicitar um caso de emergência?

CEGV

@stavroc disse:
    Olá a todos, já obtive a cidadania em Novembro. Estou a candidatar-me ao meu filho. Ele nasceu em Portugal e tem 4 anos. Quero saber a que cidade vou candidatar-me mais cedo. Existe alguma maneira de solicitar um caso de emergência?

@stavroc, você é português, seu filho nasceu em Portugal enquanto você ainda era "estrangeiro" e, se você pretende pedir a nacionalidade dele, infere-se que ele, apesar de nascer em Portugal, a ele não foi atribuída ou adquirida a nacionalidade portuguesa. Fica a pergunta (e justificativa) do porquê da emergência ? Pedidos de urgência devem ter justificativa e demonstrar prejuízo em caso de demora. Se você conseguir comprovar tais prejuízos, é muito provável que a tramitação em urgência lhe seja deferida. Importante lembrar que é de domínio público que a CRC de Tondela dá prioridade à tramitação de processos de menores.

abraços e ótima sorte,

• stavrocstavroc Member 86 PontosPosts: 14

@CEGV disse:

@stavroc disse:

@stavroc, você é português, seu filho nasceu em Portugal enquanto você ainda era "estrangeiro" e, se você pretende pedir a nacionalidade dele, infere-se que ele, apesar de nascer em Portugal, a ele não foi atribuída ou adquirida a nacionalidade portuguesa. Fica a pergunta (e justificativa) do porquê da emergência ? Pedidos de urgência devem ter justificativa e demonstrar prejuízo em caso de demora. Se você conseguir comprovar tais prejuízos, é muito provável que a tramitação em urgência lhe seja deferida. Importante lembrar que é de domínio público que a CRC de Tondela dá prioridade à tramitação de processos de menores.

abraços e ótima sorte,

muito obrigado!@CEGV
    Se muitos documentos forem exigidos com urgência, talvez eu não consiga fazer isso. Depois continuo a candidatar-me ao CRC de Tondela, posso enviar directamente? Ou preciso ligar e perguntar, alguém sabe quanto tempo vai demorar para aprovar?

CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.