Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
61 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 71 Requerentes +180 dias, 8 entre 91 e 180 dias e 3 com até 90 dias
- Status (5 Pendentes , 6 Numerados , 43 em Análise , 16 em Diligências , 11 em Despacho )
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 402 dias, Média 322 dias
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 0 7 6 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 0 402 401 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 0 371 384 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 382 394 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7 6 6@CEGV O processo da Beth, de 31/08/17, já foi concluído. Eu converso com ela pelo whatsapp, concluiu dia 01/03/19, pode atualizar aí na tabela, por favor.
Poxa.. só o meu do dia 31/08 que não foi. To contando os dias!
Poxa, "brincadeira"? Achei que fosse sério! Kkkkkkkkkk
@lisandracf
Parabéns! Você é uma guerreira!
Valeu, @egtorres !
Abraços,
Obrigada @fabiocabrall
Calma, Isabela! Não é só o seu. O do meu tio que deu entrada no mesmo dia também não concluiu ainda. Mas já está na boca da caçapa! Aguenta firme!
CEGV quando esta em exigência campo 9 , já passou pela diligencia??? sabe dizer que fase pode estar???abraços
Pessoal, por isso que digo que esta tabela é uma fonte de informações, da para perceber que esta coerente com os trabalhos, afinal, ela mantem uma sequencia , com poucas diferenças.
No passado a exigência do campo 9 era informada antes/durante as diligências. Soubemos de diversos casos, posteriormente, que a exigência passou a ser realizada depois das diligências e antes do despacho da Conservadora. O motivo, não sabemos.
abraços,
Creio que para os novos processos vale só começar a se preocupar com o andamento depois de 1 ano e uns 3 meses, salvo o caso onde o processo esteja em exigência, tirando isso, não vejo o porquê ficar tenso... o negócio é esperar!
Valeu amigo, obrigado!
kkkkk, que nada, Jota, você agora é "não-indeferível", vai beber e comemorar, irmão!
Sim, exatamente!
Qualquer processo de nacionalidade 1D, que não tenha as ligações que estão explícitas no DL71/2017, passa pelo MJ (no próprio DL71 define isso)!
O que acontece é que uma Conservadora Auxiliar, dentro da CRCentrais, tem competência daquele órgão para estabelecer a ligação efetiva do requerente, portanto, o processo só sai da CRCentrais para obter 3 pareceres (SEF, DGAJ e PJ).
O parecer do MJ é dado dentro da CRCentrais, com essa competência sub-delegada do MJ a essa Conservadora Auxiliar...
O neto naturalizado já possui, explicitamente, a ligação efetiva (artigo 121º da Constituição Portuguesa, com o acréscimo do artigo 1.º-B da Lei Orgânica 03/2010), porém, como essa ligação efetiva (a que acabei de citar) não está explícita no DL71, ela passa pelo MJ (na competência subdelegada da Conservadora auxiliar)
Gente os políticos portugueses que inventaram essa tal de ligação efetiva, deviam ouvir o Presidente Marcelo, o cara é bom e coloca as questões históricas e de raiz Portuguesa no mundo que define o que é ser português.
Vc poderia indicar onde posso ouvir o que o presidente Marcelo falou ?
Bom dia foristas! Olá @CEGV , hoje consegui falar com a LR e soube que finalmente o processo do meu pai está "a ser trabalhado". Já temos resposta da PJ, aguardamos SEF e DGAJ (MJ também?). Não tinha certeza, mas achava que cairia na exigência do campo 9. O atendente disse que não há nenhuma. Já posso ficar tranquila então?
@DeboraB Se o campo 9 não foi preenchido corretamente, fatalmente cairá em exigência. Só se por um milagre o conservador não se atentar a esse detalhe.
Não há motivo de não ficar tranquila. O processo é simples e garantido. A única questão é o tempo de espera versus a idade e condição de saúde do requerente. Seu processo já tem 357 dias úteis, muito mais do que os 180 dias úteis normativos para a finalização de qualquer processo. Nesses casos, entendo, mesmo que o requerente faleça, o que obviamente torcemos para que não aconteça, a conclusão é garantida (reforçando: Sob meu ponto de vista.)
O que temos aconselhado, nos casos que o requerente já é bem idoso ou tem a saúde comprometida, é que eventuais pendências, tais como transcrições de casamentos e divórcios (se necessárias para registros dos descendentes) sejam feitas sem demora.
abraços
@marinho eu disse não ter certeza se cairia em exigência pq não sei se cometi essa falha no preenchimento. Por descuido não fiz cópia do formulário enviado e não me lembro com certeza...
@CEGV meu pai tem só 67 anos e espero que viva muitos anos como português atribuído ainda
Qdo perguntei sobre ficar tranquila, quis dizer que se chegar as diligências externas com resposta de um órgão já significaria que não há mais o risco de cair em exigência. Ou ainda pode?
Infelizmente ainda pode, sim... Sabemos de casos que caíram em exigência após completas todas as diligências e outros, bem lá atrás, que caíram em exigência durante o tempo em que o processo estava nas diligências externas. Os últimos que soube caíram em exigência depois das diligências.
Abraços e boa sorte !
@CEGV O usuário RafaMelo (mãe) está em vermelho na tabela, mas consta como finalizado...
Gostaria de ler também. Obrigada
Valeu, Henrique... o código da fase dele estava como 5. Sairá certinho na próxima atualização...
abraços,
Obrigada. Muito bom
Olá! Novo no fórum. Também na expectativa do processo de conversão da minha mãe.
Dei entrada pessoalmente na CRC do Porto no Cenai. dia 12/12/18. Ainda há um caminho longo pela frente!
Numeração 890xx/2018. Está em análise!
Olá @CEGV,
O meu processo está em fase inicial de análise. No meu caso preenchi o campo 9 corretamente, então não terei problema quanto a isso.
Mas fico me perguntando: Quais seriam essas exigências? É a falta de documentos? Ou outra coisa qualquer?
Oi @jhonnypc , bem vindo.
O Processo deve ter sido encaminhado para a CRCentrais, em Lisboa para tramitação, análise e decisão.
Vou adicioná-la na nossa tabela de acompanhamento.
Abraços e boa sorte ! Lembre-se de manter-nos atualizados com as novidades, ok ?
abraços e boa sorte !
Nenhum problema !
O que vemos por aqui tem sido, principalmente, falta de preenchimento do campo 9 do quadro 2 e documento de identificação não certificado/apostilado ou documento de identificação português sem certificação (autenticação). Na verdade qualquer campo não preenchido ou mal preenchido pode ser motivo de exigência, assim como questões com a autenticação da firma do requerente ou questões relacionadas com procurações.
Abraços,
Companheiros de espera, alguém saberia dizer se somente o próprio requerente pode solicitar informações sobre andamento do processo? No meu caso o processo de convolação é do meu pai, só ele pode pedir este status para os atendentes da Conservatória? Pergunto para não correr o risco de ficar uma hora esperando atendimento e no final não poder consultar as informações. Como sempre, muito obrigado.
@Bruno como e seu pai e voce e homem (por causa da voz)eles nao vao saber quem e ,fale o numero do processo ,se por um acaso dar azar ,podem perguntar data de nascimento ,nome da mae e do pai ,muito raro ai voce tem que estar com o nome dos seus avos e data de nascimento na ponta da lingua,boa sorte ,ligue preferencialmente as 6 da manha,pois pode ser atendido um pouco mais rapido via Skype.
Muito obrigado, agora com o fuso a 4 horas de diferença fica mais puxado mas vou tentar a sorte lá! Valeu!
Eu sempre liguei e informei que o convolante era meu pai e nunca tive nenhum problema. Já liguei muitas vezes desde o de naturalização e agora convolação.
Bom saber, obrigado!
Pessoal, eu enviei a convolação da minha mãe em abril de 2018. Processo 49XXX (chegou lá em 30/04/18). Está em análise. Só que realmente não lembro se preenchi o campo 9 de forma correta (colocando Brasil em vez de deixar em branco). Algo me diz que tá certo, mas não tenho 100% de certeza. O que eu faço? Mando um formulário logo ou espero o pedido? Estou receosa de enviar, o de lá já estar correto e gerar uma confusão de papéis à toa rs
Alguma recomendação? (já tenho até um formulário novo preenchido e autenticado no consulado, só que datado de outubro/18).
Muito obrigada!
Não há nada a fazer senão esperar a comunicação de exigência caso de fato haver...
Seu processo ainda possui uns bons meses a serem trabalhados; o jeito é relaxar.
@Bruno e @brekbrek2005 ,
Acreditem na minha seguinte sugestão:
Sigam a sugestão do @Rodsamaral. Não existe coisa mais frustrante que ficar quase uma hora e meia aguardando ser atendido e alguém lhe dizer que não pode lhe dar informações porque você não é o requerente ou procurador (relacionado no requerimento) deste.
Abraços e boa sorte a todos,
Vou pelo approach mais seguro mesmo, por via das dúvidas. Galera usa o skype out para ficar pendurado no telefone a um custo razoável?
Veja o seguinte página, com orientações
https://Portupedia.com/wiki/LR
Concordo plenamente.
Mais uma semana acabando sem nenhuma novidade...
O processo da minha mãe completará 20 meses e até agora nada! Difícil essa situação. Minha advogada diz que não há nada a fazer, só esperar. Haja paciência!
Lamento por vocês mas é mais uma prova clara que não existe realmente diferença entre processos submetidos por advogados e direto por requerentes.
abraços e boa sorte !
@CEGV, verdade! Pena eu só ter descoberto isso depois que comecei a acompanhar esse grupo. Abs
Também cometi o mesmo erro, se eu tivesse feito por conta própria, teria enviado em julho e já estaria concluído, mas achei que pelo advogado seria mais rápido e o cidadão demorou para dar entrada no processo ( set 2017). Muito decepcionado com a minha escolha, sem falar na despesa desnecessária.
Pessoal, finalmente o processo do meu pai foi concluído. Processo de 14/08/2017.
O mais interessante é que liguei há uns 15 dias e ainda estava na dgaj. Até pedi ajuda aqui pra enviar e-mail pra esse órgão. Enviei, não recebi resposta, porém hj meu pai recebeu o tão esperado e-mail de conclusão. Agradeço imensamente a todos aqui e principalmente ao @CEGV, que não mede esforços pra nos ajudar. Muito obrigada mesmo.