Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Muito obrigado pela atenção @CEGV
Boa tarde!
Alguém poderia me informar onde consigo o modelo de procuração para fazer a atribuição dos meus filhos maiores.
Pretendo entregar pessoalmente em Porto visto estar atualmente em Oslo, Noruega, onde minha filha acabou de ter uma filhinha.
O pagamento pode ser feito lá mesmo em dinheiro?
A procuração da minha filha pra mim precisa ser apostilada ou ela pode ir a embaixada portuguesa em Oslo e assinar presencialmente, senão ela tem q fazer a procuração na embaixada brasileira? Se for na embaixada brasileira tem q ser apostilada?
Vou fazer do meu filho tb mas ele mora no Brasil, então sei q precisa ser assinada presencialmente no cartório brasileiro e apostilada.
Agradeço desde já a ajuda. Abraços a todos.
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/24/formularios
Sim!
Não precisa ser apostilada e a assinatura deverá ser no Consulado/Embaixada de Portugal.
Somente com a assinatura presencial. É um documento português, não precisa de Apostila para ser válido em Portugal.
Boa tarde @Rafa1509.
Obrigadas pelas informações. Vc foi muito gentil e pretativo.
Grande abraço.
Boa tarde CEGV favor atualizar as informações na planilha de Marcelo_Olegário, está na fase 3 --> Aguarda consultas.
Descupe. Prestativo.
Estive lendo o modelo de procuração e lá o local de nascimento está como se fosse português e não estrangeiro. O que coloco nesses campos? Meus filhos são brasileiros e nascidos no Brasil, embora a minha filha resida na Noruega desde 2012.
O documento de identificação dela (passaporte brasileiro) também pode ser autenticado na embaixada portuguesa?
basta informar o local de Nascimento no Brasil
ideal (e mais barato) que a cópia seja autenticada e apostilada em cartório
abraços e boa sorte
Obrigada pela informação, mas minha filha reside na Noruega e está com uma bebê de 15 dias. Vou verificar na embaixada portuguesa e na brasileira em Oslo, o que pode ser feito, visto não poder fazer a autenticidade num cartório no Brasil.
Perfeito CEGV. É uma atitude coerente e correta.
Nesse caso o Consulado é o local indicado, pois é nele que se fazem os serviços de cartório brasileiro no exterior.
nem todos, @Raffles . Apostilamentos não são feitos em consulados.
abraços,
O que consegui descobrir até agora em relação às fases do processo de nacionalidade portuguesa é o que segue:
O processo de nacionalidade portuguesa compreende quatro fases: 1a Fase - Digitalização, 2 a Fase - Classificação, 3 a Fase - Análise e 4a Fase - Registro.
Faz sentido pra vocês isso?
Esperando a senha por 30 dias, ou mais, hoje chegou e...
Segundo o sítio ela não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.
Segue o jogo...
Normalmente esse horário e de atualização do sistema é assim mesmo o meu tá fora TB daqui a pouco tá normal
Boa Tarde, @CEGV > Finalizado. atualizar a planilha
12/10/17 --- C C 586xx/17 21/06/19 8 Finalizado.
1 ano e 8 meses, contados todos os dias. não somente dias úteis.
Seguiremos com os próximo da familia.
abraço,
30 dias você está exagerando né, o sistema só começou dia 1º junho!
Eu também sigo esperando a senha que pedi via email. O sistema pode ainda não ser o que se espera, mas já é um avanço que não se tinha ao longo desses últimos anos. E tenho fé que assim que sair da versão beta, ele será o melhor caminho para acompanhar o processo! Avante!
Fases como as vemos aqui (neste tópico e na nossa tabela):
0 - Recebido, 1 - Numerado, 2 - Contabilizado, 3 - Digitalizado, 4 - Em Analise
5 - Em Diligências externas / oficiosas, 6 - Em despacho, 7 - Em Registro
8 - Concluído
abraços,
Parabéns Flávio!!! Agora o caminho é mais curto! Sucesso!!!
Caro @Asferjunior,
A informação era de 03/5/19 Faltava a DGAJ(Foram meses).
Em 14/6 estava aparecer Análise do Pedido. (já haviam respondido todas as diligências)
abs.
de vez em quando o banco de dados sai do ar (talvez para atualizações) e aí aparece esta mensagem. Tente novamente, em outro horário.
abraços,
Em 17/6 Aguardava Registro,
Em 21/6 Registrado.
As datas são das consultas que fiz.
abs,
Parabéns, @fabiofloriano !!!
Aproveite a oportunidade para comemorar com filhos e familiares ! Foi uma longa jornada. Agora tudo será mais fácil !
abraços,
Em 17/6 Aguardava Registro,
Em 21/6 Registrado.
As datas são das consultas que fiz.
abs,
Talvez arredondando e não exagerando. Hoje é 24 de junho. Pra enviar uma senha é muito tempo, ainda mais solicitada 3 vezes.
Enviei e-mail comunicando o resultado da busca e a reposta foi que tentasse outro motor de busca. Ok.
Obrigado @CEGV, e demais participantes deste fantástico grupo, seguiremos por aqui, sempre que possível contribuindo também.
Já corre da mesma forma a do Irmão mod 1d.
Em breve estarei fazendo atribuição mod 1C do Filho.
Sem falar nos outros familiares
em andamento.
Referente ao envio de Assento de Nascimento com a averbação da convolação por correio!
Informo que já tivemos a experiência do JAAM meu tio 1D, isto NÃO é enviado. Há Aa possibilidade sim de pedir no CRC ou consulado, ou via IRN Online a cópia Certificada, há no entanto o informe por e-mail.
Novamente recebemos a mesma informação no meu processo, cópia abaixo.
" Exmos(as) Senhores(as) drs(as)
Relativamente ao processo mencionado em assunto, tenho a honra de informar V. Exa de que, na presente data, foi efetuado o averbamento de atribuição de nacionalidade, nos termos do artº 1º al.d).
Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, ou a um consulado português, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC).
Com os melhores cumprimentos
Oficial de Registos "
abraços a todos
Parabéns, @fabiofloriano ! A sua vitória certamente reanima aquela esperança que por vezes dá uma fraquejada.
Processo de 12/10 finalizado agora, adoraria cair na tentação de imaginar que o processo do meu pai, que é de 08/11/17, estaria então a praticamente 1 mês de ser finalmente concluído mas vou tentar evitar frustrações adicionais.
Pelo site o processo se encontra desgraçadamente estacionado na etapa 3 de diligências externas, resta esperar que as etapas subsequentes transcorram nesta velocidade aí, nos vemos no tópico de filhos então, celebre muito!
@Asferjunior, eu imaginava isso, enfim, pelo menos tenho certeza que o meu está realmente nesta fase 3, pois recentemente a conservadora disse pessoalmente para a advogada, mas bola para frente, temos que aguardar, espero que passe logo e que as coisas passem a ser mais rápidas para todos.
Parabéns Flavio abraços a vc e familia!!!
@fabiofloriano te felicito pela conquista! Estava realemente ansiosa pela conclusão do seu processo, ja que o da minha mae vem na sequencia, sendo ele de 02/11/17, ou seja aprox 20 dias depois do seu. Na tabela da consulta lesmaweb esta na fase 4, na nossa que é conforme a LR, esta na 6. É só com muita longanimidade. Paciência é pouco.
Parabéns a vc e nos vemos em breve no tópico dos filhos 1c! Abraço!
Prezados colegas de causa, bom dia!
Ontem tive a grata surpresa ao verificar que meu processo foi atualizado no sistema de consultas via web. Na consulta ao site consta: “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.” No meu entendimento só falta registrar a averbação da nacionalidade originária no meu registro de nascimento.
Ou seja, os processos estão sendo atualizados e brevemente a situação estará alinhada para todos aqueles que pediram a senha para acesso.
Soraia, a situação de seu processo também evoluiu?
Forte abraço, parabéns aos novos convolados, boa sorte e agilidade nos processos de todos os demais.
Pessoal, bom dia!
o meu processo também evoluiu no sistema de consulta via WEB. Pela manhã estava na fase 3. Agora encontra-se na fase 5. Processo de 04/09/2017.
Sorte à todos
abraços
Renato Andrade
Na verdade a fase 5 também já foi concluída, faltando somente a 6 e 7.
Perfeito, Glênio, Parabéns ! Você está em fase de "registro". A conclusão deve se dar muito em breve.
Abraços e Boa sorte !
Diligências oficiosas (SEF,PJ e DGAJ) concluídas e exigência recebida. Agora fazem a análise final, envio para despacho do MJ e despacho de deferimento. Quase lá...
Abraços,
CEGV,
me empolguei tando com a mudança de status que não li por completo.
Abaixo o restante da mensagem:
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
no caso dos convolantes é "averbamento"....
(Coisas do "Limbo legal" em que os convolantes se encontram)
Abraços e esperemos que este averbamento venha logo !
Meu status também mudou e está igual ao seu! Tá chegando a nossa hora!
@IsabelaMT
Falta Pouco!!
Parabéns!!! Aproveite bastante. Que venham mais finalizações. Abraços.
É a BACIADA de JUNHO!!!
Eu não ia falar nada não, mas já que você se atreveu @Malu ...também estou achando hein, há algo no ar.
Na consulta ao site sobre o meu processo aparece o seguinte comentário:
"O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."
Estou em duvidas do que isso corresponde nos critérios de nossa tabela. Agradeço os possíveis esclarecimentos.
Estamos juntos, @Otaciano
Nos critérios da tabela do Forum estamos em 5 - Em Diligências externas / oficiosas
Abc
Segundo nossos critérios, está na fase de Diligências
Sua informação é ótima pois mostra que seguem melhorando o sistema de Consultas e as informações começam já a ficar mais específicas.
abraços e boa sorte !
Pois eh, subi de nivel. Otaciano - 20/03/18 313 A C 213xx/18 foi pro nivel 5
Prezado Glenio, para mim aconteceu a mesma coisa na atualização recebi a mesma informação, será que esta na situação que vc mencionou???
Caríssima Soraia. Se for como você disse, seu processo está praticamente concluído, como o meu. Falta somente a averbação da nacionalidade originária em seu assento de nascimento. Creio que tal informação chegará via e-mail, antes mesmo do portal ser atualizado. Vamos torcer pra que seja muito em breve.