PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1101102104106107141

Comentários

• mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

@CEGV disse:

Muito obrigado pela atenção @CEGV

• consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

Boa tarde!
    Alguém poderia me informar onde consigo o modelo de procuração para fazer a atribuição dos meus filhos maiores.
    Pretendo entregar pessoalmente em Porto visto estar atualmente em Oslo, Noruega, onde minha filha acabou de ter uma filhinha.
    O pagamento pode ser feito lá mesmo em dinheiro?
    A procuração da minha filha pra mim precisa ser apostilada ou ela pode ir a embaixada portuguesa em Oslo e assinar presencialmente, senão ela tem q fazer a procuração na embaixada brasileira? Se for na embaixada brasileira tem q ser apostilada?
    Vou fazer do meu filho tb mas ele mora no Brasil, então sei q precisa ser assinada presencialmente no cartório brasileiro e apostilada.
    Agradeço desde já a ajuda. Abraços a todos.

• Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

@consuelo52 disse:
    Boa tarde!
    Alguém poderia me informar onde consigo o modelo de procuração para fazer a atribuição dos meus filhos maiores.

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/24/formularios

Sim!

A procuração da minha filha pra mim precisa ser apostilada ou ela pode ir a embaixada portuguesa em Oslo e assinar presencialmente, senão ela tem q fazer a procuração na embaixada brasileira?

Não precisa ser apostilada e a assinatura deverá ser no Consulado/Embaixada de Portugal.

Vou fazer do meu filho tb mas ele mora no Brasil, então sei q precisa ser assinada presencialmente no cartório brasileiro e apostilada.

Somente com a assinatura presencial. É um documento português, não precisa de Apostila para ser válido em Portugal.

@Rafa1509 disse:

@consuelo52 disse:
    Boa tarde!

Sim!

A procuração da minha filha pra mim precisa ser apostilada ou ela pode ir a embaixada portuguesa em Oslo e assinar presencialmente, senão ela tem q fazer a procuração na embaixada brasileira?

Não precisa ser apostilada e a assinatura deverá ser no Consulado/Embaixada de Portugal.

Somente com a assinatura presencial. É um documento português, não precisa de Apostila para ser válido em Portugal.

Boa tarde @Rafa1509.
    Obrigadas pelas informações. Vc foi muito gentil e pretativo.
    Grande abraço.

CEGVRafa1509
  • Marcelo_OlegarioMarcelo_Olegario Member 98 PontosPosts: 8

Boa tarde CEGV favor atualizar as informações na planilha de Marcelo_Olegário, está na fase 3 --> Aguarda consultas.

marcos_petropolisCEGV

@consuelo52 disse:

@Rafa1509 disse:

@consuelo52 disse:
    Boa tarde!

Sim!

Boa tarde @Rafa1509.
    Obrigadas pelas informações. Vc foi muito gentil e pretativo.
    Grande abraço.

Descupe. Prestativo.

CEGV

Estive lendo o modelo de procuração e lá o local de nascimento está como se fosse português e não estrangeiro. O que coloco nesses campos? Meus filhos são brasileiros e nascidos no Brasil, embora a minha filha resida na Noruega desde 2012.
    O documento de identificação dela (passaporte brasileiro) também pode ser autenticado na embaixada portuguesa?

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@consuelo52 disse:
    Estive lendo o modelo de procuração e lá o local de nascimento está como se fosse português e não estrangeiro. O que coloco nesses campos? Meus filhos são brasileiros e nascidos no Brasil, embora a minha filha resida na Noruega desde 2012.

basta informar o local de Nascimento no Brasil

O documento de identificação dela (passaporte brasileiro) também pode ser autenticado na embaixada portuguesa?

ideal (e mais barato) que a cópia seja autenticada e apostilada em cartório

abraços e boa sorte

editado junho 2019

@CEGV disse:
    ...ideal (e mais barato) que a cópia seja autenticada e apostilada em cartório

Obrigada pela informação, mas minha filha reside na Noruega e está com uma bebê de 15 dias. Vou verificar na embaixada portuguesa e na brasileira em Oslo, o que pode ser feito, visto não poder fazer a autenticidade num cartório no Brasil.

• FaustoFausto Member 172 PontosPosts: 27
    editado junho 2019

@Admin disse:

Efetivo a partir de 21-06-2019

...

Perfeito CEGV. É uma atitude coerente e correta.

CEGV
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

@consuelo52 disse:

@CEGV disse:

@consuelo52 disse:

basta informar o local de Nascimento no Brasil

ideal (e mais barato) que a cópia seja autenticada e apostilada em cartório

abraços e boa sorte

Obrigada pela informação, mas minha filha reside na Noruega e está com uma bebê de 15 dias. Vou verificar na embaixada portuguesa e na brasileira em Oslo, o que pode ser feito, visto não poder fazer a autenticidade num cartório no Brasil.

Nesse caso o Consulado é o local indicado, pois é nele que se fazem os serviços de cartório brasileiro no exterior.

@Raffles disse:
    Nesse caso o Consulado é o local indicado, pois é nele que se fazem os serviços de cartório brasileiro no exterior.

nem todos, @Raffles . Apostilamentos não são feitos em consulados.

abraços,

Raffles
    editado junho 2019

@CEGV disse:

@mmtacchi disse:
    ...
    A planilha do fórum segue com o mesmo critério das informações de análises com o do site da Justiça GOV. PT ?.

não... nossos critérios de "fases" foram definidos a quase 2 anos atrás.

As NOSSAS fases:
    0 - Recebido...

O que consegui descobrir até agora em relação às fases do processo de nacionalidade portuguesa é o que segue:

O processo de nacionalidade portuguesa compreende quatro fases: 1a Fase - Digitalização, 2 a Fase - Classificação, 3 a Fase - Análise e 4a Fase - Registro.

Faz sentido pra vocês isso?

Esperando a senha por 30 dias, ou mais, hoje chegou e...

Segundo o sítio ela não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

Segue o jogo...

CEGV
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

@Fausto disse:

Segue o jogo...

Normalmente esse horário e de atualização do sistema é assim mesmo o meu tá fora TB daqui a pouco tá normal

CEGVBruno
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86

Boa Tarde, @CEGV > Finalizado. atualizar a planilha

12/10/17 --- C C 586xx/17 21/06/19 8 Finalizado.

1 ano e 8 meses, contados todos os dias. não somente dias úteis. ;)

Seguiremos com os próximo da familia.

abraço,

jhonnypcCEGVBrunoPedroFPStellantonietaMaluanareismarcelo_12mesesSeverDoVouga
  • jhonnypcjhonnypc Member 314 PontosPosts: 50

@jhonnypc disse:
    Olha que coisa boa... E o website já está funcionando, mas vai faltar a senha que segundo a matéria pode ser solicitada pelo telefone. É o que sempre falamos... era uma coisa simples de se fazer e que irá trazer mais transparência ao processo!! Muito bom!!!

@Fausto disse:

Segue o jogo...

30 dias você está exagerando né, o sistema só começou dia 1º junho!

Eu também sigo esperando a senha que pedi via email. O sistema pode ainda não ser o que se espera, mas já é um avanço que não se tinha ao longo desses últimos anos. E tenho fé que assim que sair da versão beta, ele será o melhor caminho para acompanhar o processo! Avante!

MaluCEGV

@Fausto disse:
    O que consegui descobrir até agora em relação às fases do processo de nacionalidade portuguesa é o que segue:
    O processo de nacionalidade portuguesa compreende quatro fases: 1a Fase - Digitalização, 2 a Fase - Classificação, 3 a Fase - Análise e 4a Fase - Registro.
    Faz sentido pra vocês isso?

Fases como as vemos aqui (neste tópico e na nossa tabela):
    0 - Recebido, 1 - Numerado, 2 - Contabilizado, 3 - Digitalizado, 4 - Em Analise
    5 - Em Diligências externas / oficiosas, 6 - Em despacho, 7 - Em Registro
    8 - Concluído

abraços,

• jhonnypcjhonnypc Member 314 PontosPosts: 50

@fabiofloriano disse:

abraço,

Parabéns Flávio!!! Agora o caminho é mais curto! Sucesso!!!

fabioflorianomarcelo_12meses

@Asferjunior disse:

@fabiofloriano disse:
    Boa tarde @CEGV - reta final favor atualizar.
    12/10/17 --- C C 586xx/17 17/06/19 7 aguarda Registo-

O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
    Obrigado abs

@fabiofloriano , em primeiro lugar parabéns!

Em segundo lugar, por favor me confirme se entendi direito:

Em 14/06 segundo o site seu pedido estava na fase 3;
    Em 17/06, apenas 3 dias após, no mesmo sítio, já aparecia na fase se apenas aguardar registro... é isso mesmo??? Se for, me chama atenção o tamanho da defasagem mas ao mesmo tempo a velocidade de atualização quando o processo encontra-se quase no fim...

Abcs

Caro @Asferjunior,

A informação era de 03/5/19 Faltava a DGAJ(Foram meses).
    Em 14/6 estava aparecer Análise do Pedido. (já haviam respondido todas as diligências)
    abs.

Malumarcelo_12mesesCEGV

@Fausto disse:
    Segue o jogo...

de vez em quando o banco de dados sai do ar (talvez para atualizações) e aí aparece esta mensagem. Tente novamente, em outro horário.

abraços,

Em 17/6 Aguardava Registro,

Em 21/6 Registrado.

As datas são das consultas que fiz.

abs,

Malumarcelo_12meses

Parabéns, @fabiofloriano !!!

Aproveite a oportunidade para comemorar com filhos e familiares ! Foi uma longa jornada. Agora tudo será mais fácil !
    abraços,

marcelo_12meses

@fabiofloriano disse:

@Asferjunior disse:

@fabiofloriano disse:
    Boa tarde @CEGV - reta final favor atualizar.
    12/10/17 --- C C 586xx/17 17/06/19 7 aguarda Registo-

O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
    Obrigado abs

@fabiofloriano , em primeiro lugar parabéns!

Em segundo lugar, por favor me confirme se entendi direito:

Em 14/06 segundo o site seu pedido estava na fase 3;
    Em 17/06, apenas 3 dias após, no mesmo sítio, já aparecia na fase se apenas aguardar registro... é isso mesmo??? Se for, me chama atenção o tamanho da defasagem mas ao mesmo tempo a velocidade de atualização quando o processo encontra-se quase no fim...

Abcs

Caro @Asferjunior,

A informação era de 03/5/19 Faltava a DGAJ(Foram meses).
    Em 14/6 estava aparecer Análise do Pedido. (já haviam respondido todas as diligências)
    abs.

Em 21/6 Registrado.
    abs,

marcelo_12meses

@jhonnypc disse:

@jhonnypc disse:
    Olha que coisa boa... E o website já está funcionando, mas vai faltar a senha que segundo a matéria pode ser solicitada pelo telefone. É o que sempre falamos... era uma coisa simples de se fazer e que irá trazer mais transparência ao processo!! Muito bom!!!

@Fausto disse:

Segue o jogo...

30 dias você está exagerando né, o sistema só começou dia 1º junho!

Eu também sigo esperando a senha que pedi via email. O sistema pode ainda não ser o que se espera, mas já é um avanço que não se tinha ao longo desses últimos anos. E tenho fé que assim que sair da versão beta, ele será o melhor caminho para acompanhar o processo! Avante!

Talvez arredondando e não exagerando. Hoje é 24 de junho. Pra enviar uma senha é muito tempo, ainda mais solicitada 3 vezes.

Enviei e-mail comunicando o resultado da busca e a reposta foi que tentasse outro motor de busca. Ok.

@CEGV disse:
    Parabéns, @fabiofloriano !!!

Aproveite a oportunidade para comemorar com filhos e familiares ! Foi uma longa jornada. Agora tudo será mais fácil !
    abraços,

Obrigado @CEGV, e demais participantes deste fantástico grupo, seguiremos por aqui, sempre que possível contribuindo também.

Já corre da mesma forma a do Irmão mod 1d.

Em breve estarei fazendo atribuição mod 1C do Filho.

Sem falar nos outros familiares ;) em andamento.

Referente ao envio de Assento de Nascimento com a averbação da convolação por correio!

• Informo que já tivemos a experiência do JAAM meu tio 1D, isto NÃO é enviado. Há Aa possibilidade sim de pedir no CRC ou consulado, ou via IRN Online a cópia Certificada, há no entanto o informe por e-mail.

• Novamente recebemos a mesma informação no meu processo, cópia abaixo.

" Exmos(as) Senhores(as) drs(as)

Relativamente ao processo mencionado em assunto, tenho a honra de informar V. Exa de que, na presente data, foi efetuado o averbamento de atribuição de nacionalidade, nos termos do artº 1º al.d).
    Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, ou a um consulado português, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC).

Com os melhores cumprimentos
    Oficial de Registos "

abraços a todos

CEGVMalumarcelo_12mesesPedroFP
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

@fabiofloriano disse:

abraço,

Parabéns, @fabiofloriano ! A sua vitória certamente reanima aquela esperança que por vezes dá uma fraquejada.

Processo de 12/10 finalizado agora, adoraria cair na tentação de imaginar que o processo do meu pai, que é de 08/11/17, estaria então a praticamente 1 mês de ser finalmente concluído mas vou tentar evitar frustrações adicionais.

Pelo site o processo se encontra desgraçadamente estacionado na etapa 3 de diligências externas, resta esperar que as etapas subsequentes transcorram nesta velocidade aí, nos vemos no tópico de filhos então, celebre muito!

NanaMafabioflorianoheliobmarcelo_12mesesPedroFP
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

@Asferjunior disse:
    ...
    Amigo, o processo de meu sogro, de 02/out/17segundo o site está na fase 3, apesar de eu saber que seu estágio está bem mais avançado...
    Acho que ficaremos ainda um bom tempo reféns da linha de registos

@Asferjunior, eu imaginava isso, enfim, pelo menos tenho certeza que o meu está realmente nesta fase 3, pois recentemente a conservadora disse pessoalmente para a advogada, mas bola para frente, temos que aguardar, espero que passe logo e que as coisas passem a ser mais rápidas para todos.

• Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

Parabéns Flavio abraços a vc e familia!!!

marcelo_12meses
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

@fabiofloriano disse:

Em 21/6 Registrado.

abs,

@fabiofloriano te felicito pela conquista! Estava realemente ansiosa pela conclusão do seu processo, ja que o da minha mae vem na sequencia, sendo ele de 02/11/17, ou seja aprox 20 dias depois do seu. Na tabela da consulta lesmaweb esta na fase 4, na nossa que é conforme a LR, esta na 6. É só com muita longanimidade. Paciência é pouco.
    Parabéns a vc e nos vemos em breve no tópico dos filhos 1c! Abraço!

CEGVMalumarcelo_12mesesfabiofloriano
  • GlênioGlênio Member 215 PontosPosts: 25

@Soraia1975 disse:

@Glênio disse:
    Apesar de meu processo ser o mais antigo, ainda em aberto em nossa planilha, a resposta do site foi que se encontra na fase 3

Prezado Glenio, sou logo apos você e meu processo tambem esta na fase 3 conforme a informação dada no site onde colocamos a "chave"...Não vejo diferença alguma na famosa fase "Analise" e a Fase 3, mas vida que segue...

Prezados colegas de causa, bom dia!
    Ontem tive a grata surpresa ao verificar que meu processo foi atualizado no sistema de consultas via web. Na consulta ao site consta: “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.” No meu entendimento só falta registrar a averbação da nacionalidade originária no meu registro de nascimento.
    Ou seja, os processos estão sendo atualizados e brevemente a situação estará alinhada para todos aqueles que pediram a senha para acesso.
    Soraia, a situação de seu processo também evoluiu?
    Forte abraço, parabéns aos novos convolados, boa sorte e agilidade nos processos de todos os demais.

BrunoCEGVRafflesLeciiroPedroFPmarcelo_12mesesMaluheliobSeverDoVougaEpidauraMoreira
  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

Pessoal, bom dia!
    o meu processo também evoluiu no sistema de consulta via WEB. Pela manhã estava na fase 3. Agora encontra-se na fase 5. Processo de 04/09/2017.

Sorte à todos

abraços

Renato Andrade

RafflesAsferjuniorCEGV

Na verdade a fase 5 também já foi concluída, faltando somente a 6 e 7.

CEGVMalu

@Glênio disse:
    Prezados colegas de causa, bom dia!
    Ontem tive a grata surpresa ao verificar que meu processo foi atualizado no sistema de consultas via web. Na consulta ao site consta: “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.” No meu entendimento só falta registrar a averbação da nacionalidade originária no meu registro de nascimento.

Perfeito, Glênio, Parabéns ! Você está em fase de "registro". A conclusão deve se dar muito em breve.

Abraços e Boa sorte !

RafflesPedroFPmarcelo_12mesesMaluGlênioAsferjunior

@Renato_Andrade disse:
    Na verdade a fase 5 também já foi concluída, faltando somente a 6 e 7.

Diligências oficiosas (SEF,PJ e DGAJ) concluídas e exigência recebida. Agora fazem a análise final, envio para despacho do MJ e despacho de deferimento. Quase lá...

Abraços,

Rose

CEGV,

me empolguei tando com a mudança de status que não li por completo.

Abaixo o restante da mensagem:

"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

CEGVmarcelo_12mesesMaluStellantonietaAndreaRose

@Renato_Andrade disse:
    CEGV,
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

no caso dos convolantes é "averbamento".... :wink:
    (Coisas do "Limbo legal" em que os convolantes se encontram)

Abraços e esperemos que este averbamento venha logo !

Rose
  • IsabelaMTIsabelaMT Member 251 PontosPosts: 45

@Renato_Andrade disse:
    CEGV,

Meu status também mudou e está igual ao seu! Tá chegando a nossa hora!

PedroFPmarcelo_12mesesMaluheliobStellantonietaRoseCEGV

@IsabelaMT

Falta Pouco!!

IsabelaMTCEGVmarcelo_12mesesStellantonietaRose

@fabiofloriano disse:

abraço,

Parabéns!!! Aproveite bastante. Que venham mais finalizações. Abraços.

marcelo_12mesesStellantonietafabioflorianoRose
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

@IsabelaMT disse:

@Renato_Andrade disse:
    CEGV,

É a BACIADA de JUNHO!!!

CEGVIsabelaMTBrunoheliobmarcelo_12mesesStellantonietajhonnypcPedroFPAndreaRose

@Malu disse:

@IsabelaMT disse:

@Renato_Andrade disse:
    CEGV,

É a BACIADA de JUNHO!!!

Eu não ia falar nada não, mas já que você se atreveu @Malu ...também estou achando hein, há algo no ar.

heliobCEGVmarcelo_12mesesfabys_machadoStellantonietaMaluIsabelaMTjhonnypcPedroFPRose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243
    imageBACIADAAAAAAAAAAAAAA
    RafflesCEGVMaluBrunoPedroFPRosariaRafa1509AndreaheliobDom_Tenreiro
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

Na consulta ao site sobre o meu processo aparece o seguinte comentário:

"O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

Estou em duvidas do que isso corresponde nos critérios de nossa tabela. Agradeço os possíveis esclarecimentos.

CEGV

@Otaciano disse:

"O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

Estou em duvidas do que isso corresponde nos critérios de nossa tabela. Agradeço os possíveis esclarecimentos.

Estamos juntos, @Otaciano
    Nos critérios da tabela do Forum estamos em 5 - Em Diligências externas / oficiosas
    Abc

CEGV

@Otaciano disse:

Segundo nossos critérios, está na fase de Diligências

Sua informação é ótima pois mostra que seguem melhorando o sistema de Consultas e as informações começam já a ficar mais específicas.

abraços e boa sorte !

• OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

@Bruno disse:

@Otaciano disse:

Estamos juntos, @Otaciano
    Nos critérios da tabela do Forum estamos em 5 - Em Diligências externas / oficiosas
    Abc

Pois eh, subi de nivel. Otaciano - 20/03/18 313 A C 213xx/18 foi pro nivel 5

• Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

@Raffles disse:

@fabiofloriano disse:

Em 21/6 Registrado.

abs,

@fabiofloriano te felicito pela conquista! Estava realemente ansiosa pela conclusão do seu processo, ja que o da minha mae vem na sequencia, sendo ele de 02/11/17, ou seja aprox 20 dias depois do seu. Na tabela da consulta lesmaweb esta na fase 4, na nossa que é conforme a LR, esta na 6. É só com muita longanimidade. Paciência é pouco.
    Parabéns a vc e nos vemos em breve no tópico dos filhos 1c! Abraço!

Prezado Glenio, para mim aconteceu a mesma coisa na atualização recebi a mesma informação, será que esta na situação que vc mencionou???

fabioflorianoCEGV
  • GlênioGlênio Member 215 PontosPosts: 25

Caríssima Soraia. Se for como você disse, seu processo está praticamente concluído, como o meu. Falta somente a averbação da nacionalidade originária em seu assento de nascimento. Creio que tal informação chegará via e-mail, antes mesmo do portal ser atualizado. Vamos torcer pra que seja muito em breve.

MaluheliobfabioflorianoCEGVRose
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.