PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1125126128130131141

Comentários

• SchwarzeneggerSchwarzenegger Member 22 PontosPosts: 5

Estou curioso. Já é mais que 3 semanas meu processo de nacionalidade foi terminado. Até hoje estou esperando pra averbamento. Com mais algum demorou tanto?
    Processo foi terminado 18/10

Estado do processo 2xxxx/ 2017 (117 - Art. 2º - Aquisição de Nacionalidade)
    O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais

Arnold Schwarzenegger

Detalhe do estado do processo de nacionalidade
    1
    Foi recebido
    2
    Foi registado
    3
    Aguarda consultas
    4
    Verificação documentos
    5
    Análise pedido
    6
    Despacho
    7
    Terminado
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Bolinha 1 2 3 4 5 -verde
    Bolinha 6-branco
    Bolinha 7-marrom

• RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

Muita calma nessa hora ,o meu de Set/2017 foi para a 4 ha 2 semanas.

• OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

@Rodsamaral disse:
    Muita calma nessa hora ,o meu de Set/2017 foi para a 4 ha 2 semanas.

Era do gelo. O frio por lá não deixa nada funcionar direito.

• PvfbPvfb Member 86 PontosPosts: 15

Saudades das baciadas

dricajuliomarcelo_12mesesCEGVStellantonieta
  • NiqNiq Member 164 PontosPosts: 37

Aff, desde junho na bolinha 4!! Só nos resta ter paciência.

CEGVStellantonieta
  • mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

@Niq disse:

Só paciência não basta..Haja abundância de resiliência... todos os dias entro cedo e a tarde no site para ver se ...mudou essas lindas bolinhas...mas...na mesma fase 4 desde de junho.
    @ Niq qual data do seu processo?

CEGV
  • bolinhas99bolinhas99 Member 7 PontosPosts: 7

@Schwarzenegger disse:
    Estou curioso. Já é mais que 3 semanas meu processo de nacionalidade foi terminado. Até hoje estou esperando pra averbamento. Com mais algum demorou tanto?
    Processo foi terminado 18/10

Estado do processo 2xxxx/ 2017 (117 - Art. 2º - Aquisição de Nacionalidade)
    O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais

Arnold Schwarzenegger

Detalhe do estado do processo de nacionalidade
    1
    Foi recebido
    2
    Foi registado
    3
    Aguarda consultas
    4
    Verificação documentos
    5
    Análise pedido
    6
    Despacho
    7
    Terminado
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Bolinha 1 2 3 4 5 -verde
    Bolinha 6-branco
    Bolinha 7-marrom

Acredita que eu tmb estou n msm situação
    Ligei para eles e me disseram que para arranjar aquilo tinha

HJ liguei pra conservatória depois de 50min de espera atendeu e falou que pode demorar 8 meses pra registro ser criado. Agora estão preparar processo de março.

CEGV

@mmtacchi disse:

@Niq disse:

Só paciência não basta..Haja abundância de resiliência... todos os dias entro cedo e a tarde no site para ver se ...mudou essas lindas bolinhas...mas...na mesma fase 4 desde de junho.
    @ Niq qual data do seu processo?

Oi, @mmtacchi!! O meu processo é de junho de 2018.

Stellantonieta
  • cizocizo Member 236 PontosPosts: 49

Boa tarde.

O processo da minha mãe acaba de entrar na bolinha verde número 5:

"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

Eu enviei o processo em 18/01/19, recebi a carta da IRN em que eles declaram ter recebido o processo em 30/04/19 e na semana passada (acredito que no dia 11/07/19) ele passou da fase 3 para a fase 4 (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa). Hoje, dia 13 de novembro de 2019, passou para o número 5.

Detalhe que olhei hoje de manhã e estava na bolinha 4.

Muito feliz. Não esperava.

sarahcamposCEGVJoseCarlosCP

Ignorem essa parte do texto acima ===> "e na semana passada (acredito que no dia 11/07/19)"

sarahcampos
  • sarahcampossarahcampos Member 247 PontosPosts: 46

@cizo
    Parabéns!!! Logo será concluído.
    Vc me deu esperanças, pois o processo do meu pai está bem ao lado do seu (ele deu entrada dia 17/01/19). Não quer dizer muita coisa, mas quem sabe, né?

@sarahcampos disse:
    @cizo
    Vc me deu esperanças, pois o processo do meu pai está bem ao lado do seu (ele deu entrada dia 17/01/19). Não quer dizer muita coisa, mas quem sabe, né?

Agradeço. Comparado aos demais, achei que o da minha mãe foi relativamente rápido. Pelo menos as 5 primeiras fases. Mas pelo que consta é loteria. E como disseram aqui, essa última fase, a do registro, tem demorado bastante também. Mas confesso que foi delicioso ver a bolinha mudando de cor...

Stellantonieta
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Schwarzenegger disse:
    HJ liguei pra conservatória depois de 50min de espera atendeu e falou que pode demorar 8 meses pra registro ser criado. Agora estão preparar processo de março.

não acredite nessas coisas... é para afastar e você não ligar...

@CEGV disse:

@Schwarzenegger disse:

Quanto tempo demora pra em média então?

• JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

@cizo disse:

@sarahcampos disse:
    @cizo

Agradeço. Comparado aos demais, achei que o da minha mãe foi relativamente rápido. Pelo menos as 5 primeiras fases. Mas pelo que consta é loteria. E como disseram aqui, essa última fase, a do registro, tem demorado bastante também. Mas confesso que foi delicioso ver a bolinha mudando de cor...

Vi agora sua mensagem, TOP..
    Eu como não dou sorte em nada.. para variar, preso na 3 bolinha ainda. :(

@JoseCarlosCP disse:

Cacete, quando se deu entrada? Acho que foi praticamente junto comigo, não foi?

Agora é a ansiedade da reta final...

• StellantonietaStellantonieta Member 154 PontosPosts: 30

@CEGV disse:

@Schwarzenegger disse:

Boa noite !!! Você acha importante esse contato ?
    Bom feriado <3

• aferreiraaferreira Member 128 PontosPosts: 18

Gente, pela primeira vez vi minha bolinha andar! Pena que foi pta trás :( Foi da eterna bolinha 4 para a bolinha 3.
    "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."
    Acho que demorou tanto que farão as consultas novamente. Meu processo é de abril/2018.

Guilherme99

@aferreira
    Estão com problemas. Meu voltou pra 3, depois pra 4, e agora pra 3 novamente, em questão de minutos. Devem estar com problemas.

Guilherme99
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

Por favor pessoal! Meu processo estava na fase 4 durante 5 meses !! Hoje entrei no site, e vi que o processo voltou para a fase 3!!!! LOL está a andar no sentido contrario!!!! Alguém pode saber porque? Obrigado

• Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

Tbm tive a mesma coisa.....
    5 meses na fase 4, hoje entrei no site e vi que esta na fase 3 LOL

@aferreira disse:
    Gente, pela primeira vez vi minha bolinha andar! Pena que foi pta trás :( Foi da eterna bolinha 4 para a bolinha 3.
    "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."
    Acho que demorou tanto que farão as consultas novamente. Meu processo é de abril/2018.

@aferreira disse:

• OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

@aferreira disse:

Afff... Mesma coisa por aqui.

• WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

Achei que fosse só comigo. Estava na fase 4 e voltei para a 3.

• Marcelo_OlegarioMarcelo_Olegario Member 98 PontosPosts: 8

O processo de meu pai também ! da fase 4 para 3, O que é isso !!

@dricajulio disse:
    Será que os documentos do SEF, da Polícia Judiciária e do Registro Criminal Português, venceram?

aconteceu algumas vezes isso (expiração das certidões da PJ, DGAJ e SEF) com meu processo e isso que, na época, gerou muito atraso e trabalho. Mas naquela época não existia o sistema de consultas. Então esta pode ser uma das possibilidades.

O melhor é ligar na LR, comentar o ocorrido e ver o que dizem. Não que eles sejam a melhor fonte de informações pois já os vi passarem informações equivocadas mas, infelizmente, são a única adequada.

Desaconselho enviar e-mails para o setor de análise para perguntar algo assim pois, entendo, é gastar tempo de alguém que deveria trabalhar nos processos e não ficar respondendo e-mails de dúvidas que, ao fim e ao cabo, não gerarão maior celeridade aos processos.

realmente esse tipo de coisa é extremamente chata e inconveniente..

Abraços e ótima sorte,

• PvfbPvfb Member 86 PontosPosts: 15

Por aqui também. O processo de Convolacao do meu pai foi da bolinha 4 pra 3. O de atribuiçao de neta da prima do meu pai tambem foi da 4 pra 3.

Gente, alguém com o processo na fase 4 e permaneceu nela mesmo depois desses últimos relatos? É importante saber se isso é geral ou se atingiu apenas alguns casos.

Esses casos recentes me assusta um pouco, visto que o status 4 em tese está nas mãos da conservatória, se eles não estão dando conta, e ao pegar no processo retornam para as diligencias, é uma indicação que possivelmente estejam assoberbados!

CEGV
  • mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

@sarahcampos disse:
    Gente, alguém com o processo na fase 4 e permaneceu nela mesmo depois desses últimos relatos? É importante saber se isso é geral ou se atingiu apenas alguns casos.

Aconteceu o mesmo voltou para a fase 3...sentimento de repulsa...bulhufas algumas justifica o ilimitado desrespeito de nossos processos e direito a retratações pelo IRN.

Euder

@cizo disse:

@JoseCarlosCP disse:

Cacete, quando se deu entrada? Acho que foi praticamente junto comigo, não foi?

Agora é a ansiedade da reta final...

exato.

• EsperançaEsperança Member 78 PontosPosts: 27

@Wesley disse:
    Achei que fosse só comigo. Estava na fase 4 e voltei para a 3.

Para minha surpresa o processo de minha mãe pulou da 4 para a bolinha 3. Que desânimo. Entrada em julho 2018, Quer dizer quase 1 ano e meio.

• afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

O processo de minha mãe tb retrocedeu da fase 4 para 3! Que sentimento de desespero!

• EsperançaEsperança Member 78 PontosPosts: 27

Aconteceu comigo! Processo de minha mãe de julho 2018 que estava na bolinha 4 há mais de 6 meses pulou para bolinha 3! Triste.

Pessoal, estas mudanças vocês estão vendo "no sistema" do IRN. Se a quantidade de processos que aparentemente "retrocederam" é grande, existe também a possibilidade que isto tenha ocorrido por alguma atualização do sistema de consultas do IRN. Antes de crescer a ansiedade de todos os afetados é bom dar uma checada, ligando na Linha de Registos. Lembro a todos que temos aqui no Portal orientações sobre como ligar para a Linha de Registos de forma econômica, evitando os altos custos das ligações internacionais. O tempo para aguardar ser atendido na LR continua alto. Então ligar direto das linhas convencionais do Brasil para Portugal é quase proibitivo.

Abraços a todos,

JoseCarlosCP
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

O meu tambem ,estava na 4 voltou para 3.

JoseCarlosCPklaudio

Triste!! O meu também voltou para fase 3. Imagina a quantidade de pessoas ligando para a Linha de Registros.

editado novembro 2019

Então... pela quantidade de ocorrências semelhantes, como são muitas, me leva a crer em algum tipo de ajuste fino no sistema de acompanhamento. Pouco provável que tenham, de uma só vez, atualizado centenas de processos, retrocedendo o andamento de todos eles. Lembremos que o sistema de acompanhamento ainda está em "fase beta", ou seja, em modo de testes e implantação. Neste "modo" beta, as informações são corretas, coerentes mas sujeitas sempre a ajustes. É um baita inconveniente para todos que aguardam ansiosamente suas tramitações e desfechos mas, infelizmente, ocorre.

Outra possibilidade é que no sistema de acompanhamento de processos (SITPRO) tenham registrado as datas dos documentos emitidos pelo SEF, PJ e DGAJ e que o próprio sistema, interpretando que as validades destes documentos venceram, tenha re-ajustado o status dos processos automaticamente.

Explicando: Você coloca em um sistema que uma certidão importante foi emitida em 15/08/19 e o sistema tem registrado que aquela certidão é válida até o dia 14/11/19. Dia 15 o sistema automaticamente "descarta" aquelas certidões (vencidas) pois não foram usadas em tempo e, automaticamente, cria as pendências de novas certidões, retornando o status dos processos cujas certidões venceram ao status anterior (3).

Acho pouco provável que alguém do IRN diga publicamente que todo este movimento é porque o prazo de centenas de certidões venceram e que isto fará com que novos pedidos de certidões sejam emitidos ao SEF/PJ/DGAJ. É uma baita perda de tempo, principalmente para os convolantes e muito retrabalho para o pessoal do SEF/PJ/DGAJ.

Torço para que seja apenas um bug e mal entendido...

abraços e ótima sorte a todos,

marcelo_12meses

Creio que algo aconteceu, mas não creio que seja data de validade de documentos. Meu processo saiu do 3 para o 4 a alguns dias. Não faz sentido as certidões de todos terem expirado ontem.

@Wesley disse:
    Creio que algo aconteceu, mas não creio que seja data de validade de documentos. Meu processo saiu do 3 para o 4 a alguns dias. Não faz sentido as certidões de todos terem expirado ontem.

depende muito do que fizeram no passado para "agilizar" os processos. Talvez SEF/DGAJ/PJ tenham, algum tempo atrás, montado algum tipo de força tarefa para emitir todas as (ou boa parte das) certidões pendentes e, com isso, tenham sido "geradas" todas com uma determinada data ou a maioria com datas próximas. Só que depois de um "tempo", oficialmente, as certidões expiram. Como o IRN não dá conta de processar tudo pendente, talvez boa parte tenha expirado "automaticamente". É terrível, todos sabemos, mas não seria a primeira vez que vemos certidões expirando e comprometendo o trâmite dos processos. A diferença é que agora o sistema "automatizado" aponta que o(s) processo(s) andou para trás.

abraços,

marcelo_12mesesheliob

Talvez tenha algo a ver com a quadrilha que foi presa no fim de outubro. Talvez queiram verificar os processos. Muitas pessoas voltaram para a fase 3

CEGV
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

@Wesley disse:
    Talvez tenha algo a ver com a quadrilha que foi presa no fim de outubro. Talvez queiram verificar os processos. Muitas pessoas voltaram para a fase 3

Quadrilha? Que quadrilha?

Acho que não tem nada haver.. visto que esse esquema pegava pessoas tentando conquistar uma nacionalidade, ou visto de residência.. e todos aqui no Grupo já são Portugueses, não teriam que provar nada deste tipo.

Na verdade nossos processos não deveriam passar por muitas etapas que passam, mas passam. O caso é algo aconteceu, porque foram muitos processos, no face book por exemplo tem várias pessoas relatando o mesmo problema, algumas ligaram para LR e eles não sabiam informar o que houve, mas falaram que várias pessoas estavam ligando pra falar a mesma coisa

Vi Agora que uma pessoa ligou para a LR e foi informado que é uma falha do sistema que foi incorretamente atualizado para muitas pessoas. Vamos aguardar

CEGVmarcelo_12mesesgalvesStellantonieta

Bom dia!
    Verifiquei meu processo e ele está APROVADO (bolinhas verdes até a 5, bolinha branca na 6 e a 7 marrom).
    Detalhe que meu processo recuou de fase (da 4 pra 3) no dia 15/11 e mais tarde foi pra 7.
    Liguei na LR agora pela manhã e a atendente confirmou o despacho na sexta-feira (15/11) mesmo. Só aguardar o averbamento.
    Quero aproveitar e agradecer a todos e principalmente ao @CEGV , responsável por esse fantástico fórum. Através dele e suas valiosas informações consegui concluir a transcrição de casamento e convolação do meu pai.
    Aguardo todos em breve no tópico de atribuição de filhos!! :))

anareisCEGVmarcelo_12mesesheliobJoseCarlosCPgalvescizoACosta
  • alessandrojlossalessandrojloss Member 151 PontosPosts: 26

@sarahcampos disse:
    Bom dia!
    Verifiquei meu processo e ele está APROVADO (bolinhas verdes até a 5, bolinha branca na 6 e a 7 marrom).
    Detalhe que meu processo recuou de fase (da 4 pra 3) no dia 15/11 e mais tarde foi pra 7.
    Liguei na LR agora pela manhã e a atendente confirmou o despacho na sexta-feira (15/11) mesmo. Só aguardar o averbamento.
    Quero aproveitar e agradecer a todos e principalmente ao @CEGV , responsável por esse fantástico fórum. Através dele e suas valiosas informações consegui concluir a transcrição de casamento e convolação do meu pai.
    Aguardo todos em breve no tópico de atribuição de filhos!! :))

Bom dia Sarah,
    Antes de tudo, parabéns pela finalização de seu processo!
    Somos (éramos!) vizinhos na lista de espera e como meu processo também recuou da bolinha 4 para a 3, fiquei confuso e ao mesmo tempo ansioso, que dilema!. De um lado diversos processos recuando de fase e de outro lado você com a excelente notícia sobre sua conclusão.
    Vamos ficar na torcida para que o recuo inesperado traga breves conclusões!!

marcelo_12mesesheliobsarahcamposStellantonieta

@soarahcampos, parabéns ! Mas, como sempre lembro, processo aprovado não é processo concluído. Ainda levará alguns dias ou semanas para que o processo seja concluído e o averbamento realizado no seu assento de nascimento. Após isso, poderá dar prosseguimento aos outros processos. A hora é de comemorar e começar a organizar os documentos do(s) próximo(s) processo(s).

Abraços e ótima sorte !

marcelo_12mesesheliobsarahcampos
  • galvesgalves Member 186 PontosPosts: 38

Apenas para registro do meu caso: da etapa 4 voltou para a 3, como vários casos recentes relatados aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.