PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1126127129131132141

Comentários

• galvesgalves Member 186 PontosPosts: 38

@Wesley disse:
    Vi Agora que uma pessoa ligou para a LR e foi informado que é uma falha do sistema que foi incorretamente atualizado para muitas pessoas. Vamos aguardar

Tomara que a incoerência fora de tentar atualizar os processos para o passo 5, quando por engano retrocederam para a 3, rs. Vamos torcer

• isadorasiqisadorasiq Member 133 PontosPosts: 19

@sarahcampos disse:
    Bom dia!
    Verifiquei meu processo e ele está APROVADO (bolinhas verdes até a 5, bolinha branca na 6 e a 7 marrom).
    Detalhe que meu processo recuou de fase (da 4 pra 3) no dia 15/11 e mais tarde foi pra 7.
    Liguei na LR agora pela manhã e a atendente confirmou o despacho na sexta-feira (15/11) mesmo. Só aguardar o averbamento.
    Quero aproveitar e agradecer a todos e principalmente ao @CEGV , responsável por esse fantástico fórum. Através dele e suas valiosas informações consegui concluir a transcrição de casamento e convolação do meu pai.
    Aguardo todos em breve no tópico de atribuição de filhos!! :))

Parabens @sarahcampos !!
    O seu processo é de 2019 mesmo? Teve algum pedido de urgência ou prioridade? Quantos anos seu pai tem? Pergunto pq meu processo é de Agosto de 2018 e ainda está na fase 4

sarahcamposStellantonietamarcelo_12meses
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

Podemos dizer, que as pessoas que tiveram o processo na fase 4 e voltou para 3, significa normalmente que o processo avançou?

• sarahcampossarahcampos Member 247 PontosPosts: 46

@alessandrojloss, obrigada!
    Eu acho que esse recuo não é ruim. Os processos estão movimentando. Talvez estejam só aguardando a diligência de algum órgão e o processo já está praticamente aprovado. Conheço um caso de convolação onde o processo pulou da 3 direto pra 7. Torcendo para que seu processo e dos demais convolantes saiam logo!

@isadorasiq, primeiramente, obrigada!
    Sim, é de 2019. Dei entrada em janeiro. Não teve nenhum pedido de urgência ou prioridade. Meu pai tem 71 anos.
    Dois dias antes do meu, saiu o processo do @cizo , que não está na tabela. Ele tbm deu entrada em janeiro/2019 e a mãe dele tem praticamente a mesma idade do meu pai (acho que 73 anos). Seu processo será concluído logo! Boa sorte!

alessandrojlossmarcelo_12meses

@Guilherme99 disse:
    Podemos dizer, que as pessoas que tiveram o processo na fase 4 e voltou para 3, significa normalmente que o processo avançou?

Normalmente, deveriam avançar do 4 para o 5, foi muito estranha essa mudança em tantos processos ao mesmo tempo...

• mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

@sarahcampos disse:
    Bom dia!
    Verifiquei meu processo e ele está APROVADO (bolinhas verdes até a 5, bolinha branca na 6 e a 7 marrom).
    Detalhe que meu processo recuou de fase (da 4 pra 3) no dia 15/11 e mais tarde foi pra 7.
    Liguei na LR agora pela manhã e a atendente confirmou o despacho na sexta-feira (15/11) mesmo. Só aguardar o averbamento.
    Quero aproveitar e agradecer a todos e principalmente ao @CEGV , responsável por esse fantástico fórum. Através dele e suas valiosas informações consegui concluir a transcrição de casamento e convolação do meu pai.

Parabéns @sarahcampos
    Estamos na torcida sucesso

sarahcamposmarcelo_12meses
  • cizocizo Member 236 PontosPosts: 49

@sarahcampos disse:
    Sim, é de 2019. Dei entrada em janeiro. Não teve nenhum pedido de urgência ou prioridade. Meu pai tem 71 anos.
    Dois dias antes do meu, saiu o processo do @cizo , que não está na tabela. Ele tbm deu entrada em janeiro/2019 e a mãe dele tem praticamente a mesma idade do meu pai (acho que 73 anos). Seu processo será concluído logo! Boa sorte!

Exatamente isso. Minha mãe tem 73 anos também. Também segui os moldes padrão, sem prioridade ou urgência.

E ainda bem que meu processo avançou antes de acontecer estes "downgrades", ia entrar em pânico achando que algo estava errado.

O difícil é não conferir umas 20 vezes ao dia pra ver se finalizou...

sarahcampos
  • StellantonietaStellantonieta Member 154 PontosPosts: 30

Boa noite !!! que susto quando vi o retrocesso da fase 4 para fase 3.
    Me tranquilizou entrar aqui e ver outros relatos.
    Vou estar verificando com maior frequência e entrar aqui também.
    Vou ficar Zen.
    Zen Ansiedade ! :)

Sou grata pela existência desse Portal ! ;)

marcelo_12mesesRafa1509heliob
  • EuderEuder Member 81 PontosPosts: 32

Ate o momento nenhuma mudança😔do 4 para 3 ainda

• aferreiraaferreira Member 128 PontosPosts: 18

@Euder disse:

Aqui também :( Desânimo total

mesmo aqui, continuo no 3

Tudo tb no mesmo...do 4 para o 3..ligar na IRN ...linhas sobrecarregadas.. coloca desânimo nisso...que loucura a cada dia aparece mais dificuldades para ter que digerir pelo excesso de falhas e ineficiência do IRN.

Estado do processo 58XXX / 2018 (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses))O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais
    O meu tb.
    Não sou Marta Suplicy, mas vou procurar relaxar.
    Já pensou na quantidade de pessoas ligando ?
    Vou aguardar um feedback, digo, um loveback de quem ligar.
    Fico aguardando as novidades.
    gde beijo.

(*) torcendo pelo melhor.

Rafa1509
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@mmtacchi disse:
    Tudo tb no mesmo...do 4 para o 3..ligar na IRN ...linhas sobrecarregadas.. coloca desânimo nisso...que loucura a cada dia aparece mais dificuldades para ter que digerir pelo excesso de falhas e ineficiência do IRN.

lembrem que, comparado com outras nacionalidades, a portuguesa ainda é simples e muito barata. Algumas outras nacionalidades, como a Italiana, podem algumas vezes levar mais de 10 anos para serem aprovadas sem ajuda de advogados e muito dinheiro no bolso.

abraços a todos,

sarahcampos
  • cecelopbcecelopb Member 143 PontosPosts: 32

Estou na mesma... estava há 6 meses na 4 e agora regrediu pra 3...

JoseCarlosCP

@cecelopb disse:
    Estou na mesma... estava há 6 meses na 4 e agora regrediu pra 3...

eu estou exatamente como vc

@CEGV disse:

@mmtacchi disse:

lembrem que, comparado com outras nacionalidades, a portuguesa ainda é simples e muito barata. Algumas outras nacionalidades, como a Italiana, podem algumas vezes levar mais de 10 anos para serem aprovadas sem ajuda de advogados e muito dinheiro no bolso.

abraços a todos,

Boa tarde @CEGV

Não fiz comparação com outros países...veja como forma de apreço aos cidadãos portugueses, a IRN pela ineficiência dos serviços prestados, ora já pago custo de $200/ processo e com mais de 130 mil processos em cursos e ainda atascados. Já passou de 26 milhões bem vindos nos cofres públicos.
    Cifras essas pagas em duplicidade para os netos, cidadãos mero portugueses aprovada pela Lei anterior e para ter o pedido de convolação na sua averbação em seu assento, nada mais do que simples conferência do que já foi aprovado, registrado no sistema e atualizar.

Abraços

MMac
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

@CEGV disse:

@mmtacchi disse:

abraços a todos,

Pelo menos na Italiana, se o processo for aberto na Itália, e você ficar na Itália morando durante este período, sai em menos de 6 meses!

Pena que em Portugal isso não ocorre.

• isadorasiqisadorasiq Member 133 PontosPosts: 19

@sarahcampos disse:
    @alessandrojloss, obrigada!
    Eu acho que esse recuo não é ruim. Os processos estão movimentando. Talvez estejam só aguardando a diligência de algum órgão e o processo já está praticamente aprovado. Conheço um caso de convolação onde o processo pulou da 3 direto pra 7. Torcendo para que seu processo e dos demais convolantes saiam logo!

@cizo disse:

@sarahcampos disse:

Exatamente isso. Minha mãe tem 73 anos também. Também segui os moldes padrão, sem prioridade ou urgência.

E ainda bem que meu processo avançou antes de acontecer estes "downgrades", ia entrar em pânico achando que algo estava errado.

O difícil é não conferir umas 20 vezes ao dia pra ver se finalizou...

Obrigada @sarahcampos e @cizo pelas informações. Perguntei da idade pois já observei que todos os processos em que o requerente tem mais de 70 anos acabam finalizando bem antes do que os que não tem. Portanto acredito que haja uma prioridade automática devido a idade.

Hoje fiquei extremamente feliz em ver que o processo do meu pai também alterou o status. Assim como o da @sarahcampos está dizendo que O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português (bolinhas verdes até a 5, bolinha branca na 6 e a 7 marrom). O processo foi numerado em 03 de agosto de 2018.

Agora aguardar que o registo seja criado e finalmente, depois de anos de espera fazer o pedido da minha tão sonhada cidadania.

cizosarahcamposanareisalessandrojlossStellantonieta
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

Bom dia ,consegui falar na LR ,o meu processo estava na bolinha 4 e apareceu na 3 na ultima semana mas me informaram que esta aguardando o despacho da conservadora.Torcer para que seja rapido agora.Sucesso a todos.

aferreiraanareisCEGVheliobmarcelo_12mesesJoseCarlosCPStellantonieta

@Euder disse:

@Rodsamaral disse:
    Bom dia ,consegui falar na LR ,o meu processo estava na bolinha 4 e apareceu na 3 na ultima semana mas me informaram que esta aguardando o despacho da conservadora.Torcer para que seja rapido agora.Sucesso a todos.

O que te falaram sobre essa falha? Será que se eu e minha família formos para Portugal seria mais rápido ?

CEGV

@Euder Nao perguntei,mas com certeza e um erro do sistema.],devem corrigir

CEGV

@Rodsamaral difícil viu

CEGV

@Euder disse:
    O que te falaram sobre essa falha? Será que se eu e minha família formos para Portugal seria mais rápido ?

Definitivamente ir para Portugal não ajuda a agilizar processos e esta informação é senso comum.

abraços,

alguem alguma novidade ?

• JR494JR494 Member 296 PontosPosts: 47

Boa noite senhores, o processo de meu irmão JR300 (23/03/2018) ficou com a bola Nº 4 verde em 09/08/2019. Dia 14/11/2019 a bola Nº 5 ficou verde. Sucesso a todos.

CEGVheliobJoseCarlosCP
  • RmuloCariaRmuloCaria Member 8 PontosPosts: 1

@isadorasiq disse:

@sarahcampos disse:
    Bom dia!

Parabens @sarahcampos !!
    O seu processo é de 2019 mesmo? Teve algum pedido de urgência ou prioridade? Quantos anos seu pai tem? Pergunto pq meu processo é de Agosto de 2018 e ainda está na fase 4

Dei entrada em janeiro de 2019 tbm, meu irmão e eu enviamos nossos documentos juntos, o dele finalizou dia 14 de junho e o meu está na fase 7. Não sei quais são os critérios.

heliob
  • rbalthazarrbalthazar Member 56 PontosPosts: 9

PROCESSO CONCLUÍDO! Finalmente recebi o tão esperado e-mail do processo da minha mãe! Processo de abril de 2018.

Agora é hora de enviar os meu documentos, que já estão prontos há muito tempo! Fico muito aliviado em sair da Conservatória de Lisboa e partir para a última etapa para conseguir a minha cidadania, o ACP!

Obrigado a todos desse fórum e boa sorte aos que ainda estão no aguardo! Estranharei muito não ter que abrir o fórum todos os dias para saber das notícias.

Um abraço a todos!

anareisCEGVmarcelo_12mesesJR494heliobACosta

@rbalthazar, finalmente !

Nossos parabéns pela conquista !

Agora é seguir para os próximos passos.
    Aproveite para comemorar com a família !

abraços,

marcelo_12mesesrbalthazarJR494
  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

Parabéns @rbalthazar

Que ótimo ver uma notícia boa por aqui!!

CEGVmarcelo_12mesesJR494
  • AntonioSobrinhoAntonioSobrinho Member 68 PontosPosts: 6

Atualizando a tabela para AntonioSobrinho; agora, um e-mail comunicando o fim do processo com resultado positivo, novas cabecadas; pagar civil online e de posse da certidao buscar a cidadania dos filhos.
    agradecimento especial a todos os moderadores deste portal e a outros portais onde voluntarios prestam um valiosissimos auxilio.obrigado....obrigado...obrigado

ACostamarcelo_12mesesRafa1509JR494heliob
  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

Acabei de Ligar para a linha de Registros, o atendente confirmou o que foi dito anteriormente, que estão com problemas e estão tentando resolver, e disse que meu processo já teve resposta de todos os órgãos que está em analise (que deve ser o passo 4 onde estava). Vamos aguardar.

marcelo_12mesesgalvesheliob

Bom dia
    Poderiam por gentileza me passar o telefone ou e-mail desse órgão para que eu cheque ?
    Desde já agradeço

Bom dia, amigos

Falei agora na LR e conforme a atendente as informações procedem que ocorreu FALHA NO SISTEMA, retrocedendo as fases 4 para a 3, para não se preocuparem e que logo estará resolvido e que atualizando o meu processo se encontra na Fase 5 (Análise do Pedido), portanto para nosso refrigério os processos estão flutuando..mesmo que sejam a caravelas.

marcelo_12mesesgalvesCEGVJR494

Obrigado a todos que ligaram e conseguiram falar na LR pelos esclarecimentos, me confortaram assim como tenho certeza que tranquilizaram todos com o mesmo problema.

JR494Stellantonietamarcelo_12meses

"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
    Acabou, @CEGV
    Em apenas uma semana fizeram a averbação.
    Muito feliz! :-)

cizoalessandrojlossJoseCarlosCPJR494ACostaheliobmarcelo_12mesesSeverDoVouga

parabéns @sarahcampos

sarahcamposmarcelo_12meses
  • cizocizo Member 236 PontosPosts: 49

@sarahcampos disse:
    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
    Acabou, @CEGV

Agora eu estou aqui verificando o processo da minha mãe a cada 5 minutos para ver se a averbação sai também... hahahaha

JoseCarlosCPsarahcampos
  • pribatpribat Member 8 PontosPosts: 2

Ola @sarahcampos ! De quando é seu processo?

@sarahcampos disse:
    Acabou, @CEGV

@pribat
    Solicitei em janeiro desse ano.

marcelo_12meses

É incrível como não existe lógica nesses processos.

heliob

@JoseCarlosCP disse:
    É incrível como não existe lógica nesses processos.

Coloca incrível nisso...não tem nenhuma razoabilidade nos critérios...são analisados sem procedimentos corretos e justos... não respeitam as sequencias de entrada dos protocolos dos processos... e estabelece lamúrias para muitos que ainda expectam desde o início da fila.

marcelo_12meses

Alguém tem alguma novidade sobre o sistema ?

Meu processo é de setembro de 2018 estava no 4 voltou 3😔

@Euder disse:
    Meu processo é de setembro de 2018 estava no 4 voltou 3😔

Muitos (inclusive o meu) estão assim.

nao preocupem ,o meu estava no 4 ,voltou para o 3 mas liguei e ele esta no 6 questao de tempo.

marcelo_12mesesheliob

@cizo , como está o seu processo, andou? estava para concluir certo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.