PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1363739414261

Comentários

• MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Meu processo de número 683xx/2019
    Entrada dia 30/08
    Hoje foi para a bolinha 2 verde
    (O seu pedido está pronto para ser verificado.)

Deus é bom. Está andando...

Até amanhã ou segunda feira passará para a bolinha 7 marrom. Liguei hoje para a Linha de Registos. A atendente disse que os registros no Porto estão atrasados e deve demorar mais de 4 meses para que seja lavrado...Infelizmente.

marcos_petropolisNanaMaPedroFPLeonammarcelo_12mesesfelipesilveira
  • PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

@marcos_petropolis disse:

@PedroFP disse:
    Pessoal, boa noite!!
    Acabei de receber uma excelente notícia para começar o ano, meu processo foi aprovado e aguarda que seja criado o Registro.

Não sei se foi hoje porque a alguns dias não checava no site, pois ouvi falar que as conservatória estavam em recesso.

Aproveito para desejar a todos um excelente 2020 com muita saúde e paz!!!

Parabéns irmão , qual a numeração do seu processo ??

@marcos_petropolis meu processo recebeu o número 64XXX/2019 , dei entrada pessoalmente e foi numerado na mesma hora, dia 19/08/3029.

Boa sorte a todos!!!

marcos_petropolismarcelo_12meses
  • LeonamLeonam Member 183 PontosPosts: 31

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Até amanhã ou segunda feira passará para a bolinha 7 marrom. Liguei hoje para a Linha de Registos. A atendente disse que os registros no Porto estão atrasados e deve demorar mais de 4 meses para que seja lavrado...Infelizmente.

Será?
    Provavelmente cairá em exigência em virtude do declarante da certidão de nascimento não ser português. Mas, vamos aguardar.... Deus é bom. Sucesso para todos nós.

• consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

@PedroFP disse:

@PedroFP disse:
    Pessoal, boa noite!!
    Acabei de receber uma excelente notícia para começar o ano, meu processo foi aprovado e aguarda que seja criado o Registro.

Não sei se foi hoje porque a alguns dias não checava no site, pois ouvi falar que as conservatória estavam em recesso.

Aproveito para desejar a todos um excelente 2020 com muita saúde e paz!!!

Parabéns irmão , qual a numeração do seu processo ??

@marcos_petropolis meu processo recebeu o número 64XXX/2019 , dei entrada pessoalmente e foi numerado na mesma hora, dia 19/08/3029.

Boa sorte a todos!!!

Parabéns!!! Agora é só comemorar.

PedroFPmarcelo_12meses

@Leonam disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Será?
    Provavelmente cairá em exigência em virtude do declarante da certidão de nascimento não ser português. Mas, vamos aguardar.... Deus é bom. Sucesso para todos nós.

O declarante na minha certidão foi meu avô....não caiu em exigência

PedroFPLeonam
  • LeonamLeonam Member 183 PontosPosts: 31

@MMac disse:

@Leonam disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Será?

O declarante na minha certidão foi meu avô....não caiu em exigência

Esse processo é da minha mãe. O declarante é meu avô (brasileiro) mas a portuguesa neta é minha avó. Nesses casos precisa comprovar filiação...

• RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

Boa noite a todos. Dei entrada no processo da minha filha em 05/2019. Processo 341..../2019. Atualmente parou na bolinha 5(verde), a bola seguinte de número 6(branca), continua parada, porém abaixo consta o seguinte: " O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português". Alguém saberia informar os motivos da demora na finalização, tendo em vista que já há processos foram finalizados e já estão em fase de emissão da certidão.

LeonamPedroFP

@Ronald disse:
    Boa noite a todos. Dei entrada no processo da minha filha em 05/2019. Processo 341..../2019. Atualmente parou na bolinha 5(verde), a bola seguinte de número 6(branca), continua parada, porém abaixo consta o seguinte: " O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português". Alguém saberia informar os motivos da demora na finalização, tendo em vista que já há processos foram finalizados e já estão em fase de emissão da certidão.

O teu também está na bolinha 7 marrom.. Essa é a fase em que todos esbarram. O teu como é antigo deve sair logo. Demora uns 4 meses até sair o registro .

PedroFP
  • rgpsirgpsi Member 4 PontosPosts: 1

Bom dia, pessoal! Meu processo foi entregue em Outubro a até hoje não saiu da 1a etapa no site. Vcs sabem se o site funciona bem e se eles atualizam as etapas? Vi que algumas pessoas passaram por isso. Além disso, todos da minha família receberam a cidadania em menos de 3 meses e a minha até agora nada.

marcos_petropolismarcelo_12meses
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

@rgpsi disse:
    Bom dia, pessoal! Meu processo foi entregue em Outubro a até hoje não saiu da 1a etapa no site. Vcs sabem se o site funciona bem e se eles atualizam as etapas? Vi que algumas pessoas passaram por isso. Além disso, todos da minha família receberam a cidadania em menos de 3 meses e a minha até agora nada.

Pow amigo de uns 6 meses pra cá o negócio ficou enrolado , eles estão bem atrasados e com muitas greves tá difícil irmão

marcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@rgpsi , bem vindo

@rgpsi disse:
    Bom dia, pessoal! Meu processo foi entregue em Outubro a até hoje não saiu da 1a etapa no site.

Tem levado de 3 a 5 meses para os processos no ACP começarem a se movimentar. Paciência é fundamental para quem faz processos de cidadania atualmente.

Vcs sabem se o site funciona bem e se eles atualizam as etapas? Vi que algumas pessoas passaram por isso.

Atualizam sim e o site funciona direitinho. Como qualquer sistema, de vez em quando dá uns erros e emperradas mas em quase 100% das vezes está completamente correto. Pode confiar numa boa.

Além disso, todos da minha família receberam a cidadania em menos de 3 meses e a minha até agora nada.

Amigo, é o que tem acontecido atualmente. Não existem mais prazos certos. Muita demanda nos serviços do IRN (Conservatórias), poucos funcionários e descaso do governo. Os prazos só aumentam e o descontentamento dos funcionários do governo, que se sentem desprestigiados, ídem. Mantenha a paciência.

abraços e aproveite nosso Portal

rgpsimarcelo_12meses
  • GeorgeGeorge Member 25 PontosPosts: 9

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Ai te pergunto meu processo 673 entrada no dia 19/08 ainda esta na bolinho 2 olhem número de processo do Mac e meu ainda tem nego que diz que fila. fila uma os cambal. ridículo o que essa ACP esta fazendo. Parabéns Mac e só desabafo.

marcos_petropolisCEGVGlauberZmarcelo_12meses

Galera meu processo 673xx/19 foi recebido em 19/08 na ACP não sei quando foi numerado no dia 20/12 foi pra bolinha
    2 alguém mais com processos próximo vejo outros processo com numero superior já indo pro despacho. hoje 03/01 continua na bolinha 2.

Leonam

@George disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Ai te pergunto meu processo 673 entrada no dia 19/08 ainda esta na bolinho 2 olhem número de processo do Mac e meu ainda tem nego que diz que fila. fila uma os cambal. ridículo o que essa ACP esta fazendo. Parabéns Mac e só desabafo.

Tem alguma coisa errada nessa tua data de chegada. O meu chegou pela DHL dia 22/8 e só foi numerado dia 28/8. É 67.6xx. Se o teu chegou 3 dias antes não poderia ter numeração 67.3xx ...

@George disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Tô na mesma muita raiva, nada contra a Mac , mas isso e sacanagem uma bagunça , não adianta os profissinais ficarem reclamando e fazendo greve igual a brasileiro só reclamando, se não está satisfeito trabalha com outra coisa , não adianta isso não entra na minha cabeça , não sei fazer as coisas meia boca , ou faço direito ou nrm começo ...

Galera meu processo 673xx/19 foi recebido em 19/08 na ACP não sei quando foi numerado no dia 20/12 foi pra bolinha
    2 alguém mais com processos próximo vejo outros processo com numero superior já indo pro despacho. hoje 03/01 continua na bolinha 2.

marcos_petropolisLeonam

@George disse:

O meu está desde dia 16 na bolinha 2 cara... Agonia

• katiayusimkatiayusim Member 2 PontosPosts: 1

Alguem pode me ajudar? Sou Portuguesa originaria e estou fazendo a cidadania para meus 4 filhos maiores por conta propria. Documentos todos prontos para envio. Pergunto: 1) a melhor conservatoria continua sendo ACP porto? Mais rápida?
    2) depois do envio ele me enviam algum mais e chave de acesso para o acompanhamento do proceso?
    3) alguem tem o mail da ACP para que eu consiga falar com eles depois, caso demore pra receber esse mail?
    agradeço muito pela ajuda!

@MMac disse:

@George disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Tem alguma coisa errada nessa tua data de chegada. O meu chegou pela DHL dia 22/8 e só foi numerado dia 28/8. É 67.6xx. Se o teu chegou 3 dias antes não poderia ter numeração 67.3xx ...

Coisa errada porque amigo ? Meu foi recebido na ACP 19/08 não sei quando foi numerado tenho a chave de acompanhamento pela internet e está 673xx. Se seu processo pulou na minha frente por algum motivo não sei não estaria dizendo se não tivesse certeza. E exatamente o que disse chegada e número de processo não tem engano nenhum.

@George disse:

O meu está desde dia 16 na bolinha 2 cara... Agonia

Qual inicial de 3 dígito do seu processo?

@George disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Tô na mesma muita raiva, nada contra a Mac , mas isso e sacanagem uma bagunça , não adianta os profissinais ficarem reclamando e fazendo greve igual a brasileiro só reclamando, se não está satisfeito trabalha com outra coisa , não adianta isso não entra na minha cabeça , não sei fazer as coisas meia boca , ou faço direito ou nrm começo ...

Mais seu chegou quando na ACP ? 3 dígito inicial do seu processo.

@George disse:

@MMac disse:

@George disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Coisa errada porque amigo ? Meu foi recebido na ACP 19/08 não sei quando foi numerado tenho a chave de acompanhamento pela internet e está 673xx. Se seu processo pulou na minha frente por algum motivo não sei não estaria dizendo se não tivesse certeza. E exatamente o que disse chegada e número de processo não tem engano nenhum.

Pensei que fosse...Parece que a burocracia portuguesa não obedece ordem. Pelo menos não como entendemos. Talvez esses processos funcionem como no Brasil . Uma vez numerados são distribuídos para uma pessoa. A partir daí segue a ordem de trabalho dessa pessoa e não mais a sequência numérica. Então tem férias, licenças médicas, transferências e coisas assim.

PedroFP

@George disse:

@George disse:

@MMac disse:

@Leonam disse:
    Boa tarde meus amigos.
    Entrada dia 30/08

Mais seu chegou quando na ACP ? 3 dígito inicial do seu processo.

675xx ..numerado dia 28

Oi Katia, bem vinda.

@katiayusim disse:
    Alguem pode me ajudar? Sou Portuguesa originaria e estou fazendo a cidadania para meus 4 filhos maiores por conta propria. Documentos todos prontos para envio. Pergunto: 1) a melhor conservatoria continua sendo ACP porto? Mais rápida?

mais rápida é relativo. ACP tem sido a mais segura para envio por via postal. O problema é que os prazos aumentaram absurdamente nos últimos 9 meses, resultado, entendo eu e alguns, de uma greve branca ou "operação padrão" dos oficiais do IRN português, muito descontentes com a forma que têm sido desconsiderados pelo governo.

Tenho dúvidas hoje se o envio para Lisboa (CRCentrais) talvez não esteja mais rápido ou até mesmo outros balcões de nacionalidade. O fato é que está muito ruim e é em todos os lugares.

2) depois do envio ele me enviam algum mais e chave de acesso para o acompanhamento do proceso?

não há garantias que te enviarão as chaves. Em geral, caso não receba dentro de uns 45 a 90 dias após chegada do processo, você pode ligar para a Linha de Registos ou enviar e-mails pedindo a chave.

3) alguem tem o mail da ACP para que eu consiga falar com eles depois, caso demore pra receber esse mail?

'Arquivo Central Porto' - arquivocentral.porto@irn.mj.pt
    Eles não costumam responder e-mails. É quase como ganhar na loteria.

agradeço muito pela ajuda!

Abraços e aproveite nosso Portal,

felipesilveiraLeonamPedroFPmarcelo_12meses
  • nabuconabuco Member 147 PontosPosts: 21

para os processos proóximos ao 67.3xx, meu processo passou para a bolinha 7 marrom, dia 20 de dezembro.
    (O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.)

marcos_petropolisLeonamPedroFPMalu

@nabuco disse:
    para os processos proóximos ao 67.3xx, meu processo passou para a bolinha 7 marrom, dia 20 de dezembro.
    (O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.)

O seu é 673?? É isso?

• vitorFpvitorFp Member 58 PontosPosts: 8

Pessoal, minha mãe foi a declarante na minha certidão de nascimento e meu pai é o português.... Já fiz a transcrição de casamento via consulado de santos-sp, porém, acabei não enviando a folha do consulado junto com o restante dos documentos para o ACP... Tem possibilidade de cair em exigência?

(Processo 695XX/2019) bolinha 1 até o momento.

@vitorFp disse:
    Pessoal, minha mãe foi a declarante na minha certidão de nascimento e meu pai é o português.... Já fiz a transcrição de casamento via consulado de santos-sp, porém, acabei não enviando a folha do consulado junto com o restante dos documentos para o ACP... Tem possibilidade de cair em exigência?

(Processo 695XX/2019) bolinha 1 até o momento.

Se já estiver averbado o casamento no registo do português, acho que não haverá problemas.

CEGVvitorFp
  • marinaemarinae Member 32 PontosPosts: 4

Olá! Estou morando no Porto até agosto desse ano, estou com os documentos para dar entrada no processo de cidadania (meu pai é português). Estou na dúvida em relação a dar entrada pela ACP ou se aguardo para dar entrada no Brasil pelo Consulado (visto que está demorando apenas 2 meses para sair a cidadania por lá).
    Gostaria da opinião de vocês.

CEGV
  • nabuconabuco Member 147 PontosPosts: 21

@nabuco disse:

O seu é 673?? É isso?

Sim

marcos_petropolis
    editado janeiro 2020

Oi @marinae , bem vinda

@marinae disse:
    Olá! Estou morando no Porto até agosto desse ano, estou com os documentos para dar entrada no processo de cidadania (meu pai é português). Estou na dúvida em relação a dar entrada pela ACP ou se aguardo para dar entrada no Brasil pelo Consulado (visto que está demorando apenas 2 meses para sair a cidadania por lá).

Amiga , não sei de onde você obteve tal informação e de qual consulado você está falando mas acho que não te explicaram direito como funciona nos consulados, no Brasil.

Nos consulados de Portugal no Brasil normalmente funciona assim:
    1) você entra em um sistema para marcar uma data para ser atendida e
    2) depois, na data agendada, comparece para apresentar documentos.
    3) Aguarda processamento e deferimento
    4) recebe informação de conclusão.

O que muitos não falam é que esses 2 meses são relacionados ao item 3, acima.
    Antes disso você tem que aguardar de 4 a 8 meses, dependendo da sorte, para ser atendido (item 1, acima) e apresentar documentos que podem até não ser aceitos devido a alguma deficiência.

@CEGV disse:
    Oi @marinae , bem vinda

@marinae disse:

Amiga , não sei de onde você obteve tal informação e de qual consulado você está falando mas acho que não te explicaram direito como funciona nos consulados, no Brasil.

Nos consulados de Portugal no Brasil normalmente funciona assim:
    1) você entra em um sistema para marcar uma data para ser atendida e
    2) depois, na data agendada, comparece para apresentar documentos.
    3) Aguarda processamento e deferimento
    4) recebe informação de conclusão.

O que muitos não falam é que esses 2 meses são relacionados ao item 3, acima.
    Antes disso você tem que aguardar de 4 a 8 meses, dependendo da sorte, para ser atendido (item 1, acima) e apresentar documentos que podem até não ser aceitos devido a alguma deficiência.

Muito obrigada!

Então, meu pai deu entrada ano passado e o dee saiu no total de menos de 3 meses todo o processo (do agendamento até chegada do registo por correio). Do meu primo demorou 3 meses e 10 dias. Os dois pelo consulado do Rio de Janeiro, dando entrada em outubro e novembro.
    Eu não tenho pressa para tirar, mas gostaria de saber qual processo seria mais facil visto que só fico no Porto até agosto!

@marinae disse:
    Então, meu pai deu entrada ano passado e o dee saiu no total de menos de 3 meses todo o processo (do agendamento até chegada do registo por correio). Do meu primo demorou 3 meses e 10 dias. Os dois pelo consulado do Rio de Janeiro, dando entrada em outubro e novembro.

Mariana, acompanho a muitos anos e tenho família em SP e Rio. Não sei em que condições que vocês obtiveram estes prazos mas não são os que a maior parte dos requerentes regulares conseguiram ano passado e até mesmo nos anos anteriores.

Além disso, prazos passados estão muito longe dos prazos que existem hoje. Certamente se consulados fossem rápidos e atendessem bem, a maior parte das pessoas não submeteria seus processos em Portugal, não é verdade ?

Eu não tenho pressa para tirar, mas gostaria de saber qual processo seria mais facil visto que só fico no Porto até agosto!

você pode fazer um teste. Cadastre-se no consulado do RJ ou SP e tente fazer o agendamento para a apresentação de documentos de nacionalidade. Veja a data que o site lhe oferecerá e tente agendar data e horário. Após agendamento, caso toda sua documentação esteja completamente em ordem (incluindo casamentos e eventualmente óbitos dos antepassados), adicione os 2 meses que você foi informada que levam nos consulados brasileiros. Se este prazo for menor que 8 meses, sugiro fazer pelos consulados. Se for maior talvez seja melhor fazer em Portugal.

Como você está em Portugal, note que existem algumas CRC que ainda conseguem fazer processos rapidamente (abaixo de 6 meses). O problema é que quem conhece estas CRCs não as entrega porque falar sobre elas em público é dar um tiro no próprio pé.

Então, se você tiver tempo de sobra, corra algumas CRCs no Interior de Portugal tentando conversar com oficiais e Conservadores e avaliar os prazos. Se Conseguir bons prazos, sugiro que submeta nestas CRCs. Ainda assim existirá um risco de atrasos mas são os riscos normais de todo mundo que faz sozinho.

Se não tiver tempo, precisar de ajuda ou maiores detalhes, me procure pelo link abaixo

Enviar mensagem privativa para CEGV

felipesilveiraPedroFP

@CEGV disse:

@marinae disse:

Mariana, acompanho a muitos anos e tenho família em SP e Rio. Não sei em que condições que vocês obtiveram estes prazos mas não são os que a maior parte dos requerentes regulares conseguiram ano passado e até mesmo nos anos anteriores.

Além disso, prazos passados estão muito longe dos prazos que existem hoje. Certamente se consulados fossem rápidos e atendessem bem, a maior parte das pessoas não submeteria seus processos em Portugal, não é verdade ?

você pode fazer um teste. Cadastre-se no consulado do RJ ou SP e tente fazer o agendamento para a apresentação de documentos de nacionalidade. Veja a data que o site lhe oferecerá e tente agendar data e horário. Após agendamento, caso toda sua documentação esteja completamente em ordem (incluindo casamentos e eventualmente óbitos dos antepassados), adicione os 2 meses que você foi informada que levam nos consulados brasileiros. Se este prazo for menor que 8 meses, sugiro fazer pelos consulados. Se for maior talvez seja melhor fazer em Portugal.

Como você está em Portugal, note que existem algumas CRC que ainda conseguem fazer processos rapidamente (abaixo de 6 meses). O problema é que quem conhece estas CRCs não as entrega porque falar sobre elas em público é dar um tiro no próprio pé.

Então, se você tiver tempo de sobra, corra algumas CRCs no Interior de Portugal tentando conversar com oficiais e Conservadores e avaliar os prazos. Se Conseguir bons prazos, sugiro que submeta nestas CRCs. Ainda assim existirá um risco de atrasos mas são os riscos normais de todo mundo que faz sozinho.

Se não tiver tempo, precisar de ajuda ou maiores detalhes, me procure pelo link abaixo

Enviar mensagem privativa para CEGV

Muito muito obrigada!!!! Vou tentar! :)

CEGV
  • RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

@MMac disse:

@Ronald disse:

O teu também está na bolinha 7 marrom.. Essa é a fase em que todos esbarram. O teu como é antigo deve sair logo. Demora uns 4 meses até sair o registro .

Okay, obrigado!

AJUDA!!!
    ola pessoal bom dia meu processo caiu em exigencia , a mensagem que consta no sistema da linha de registros é:

Pedindo a certidão de documento do projenitor do portugues.
    Apresentar o documento que baseou o averbamento da certidão de nascimento da minha esposa *

*entao minha esposa foi adotada mas por um brasileiro e a cidadania foi pela mãe que é portuguesa.

não sei o que fazer......

• dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

AJUDA!!!
    ola pessoal bom dia meu processo caiu em exigencia , a mensagem que consta no sistema da linha de registros é:

Apresentar o documento que baseou o averbamento da certidão de nascimento da minha esposa *

*entao minha esposa foi adotada mas por um brasileiro e a cidadania foi pela mãe que é portuguesa.

Marcos, bom dia. O meu caiu em uma situação parecida. Meu pai fez meu registro, mas só reconheceu paternidade 1 ano depois e caiu em exigencia. Com base na averbação que está na certidão, fui no cartório de notas onde foi feita a escritura pública usada para a averbação, solicitei e apostilhei ela. Pelo que me foi informado, isso já resolve.

Leonam

AJUDA!!!

Pelo que entendi, teu processo decorre do teu pai, que é português. Por que estariam pedindo documentos de tua esposa?

marcos_petropolis

@dante_salvatore disse:

AJUDA!!!

Marcos, bom dia. O meu caiu em uma situação parecida. Meu pai fez meu registro, mas só reconheceu paternidade 1 ano depois e caiu em exigencia. Com base na averbação que está na certidão, fui no cartório de notas onde foi feita a escritura pública usada para a averbação, solicitei e apostilhei ela. Pelo que me foi informado, isso já resolve.

verdade é parecida sim.. pelo que entendi tb eles querem essa averbação da adoção , deve ser apenas para fins documentais pois quem é a Portuguesa é minha sogra ou seja minha esposa é filha legitima de portuguesa.... o seu ja foi cumprido a exigencia??

@MMac disse:

AJUDA!!!

Pelo que entendi, teu processo decorre do teu pai, que é português. Por que estariam pedindo documentos de tua esposa?

nao a cidadania é pela mãe portuguesa nata , o pai adotivo é barsileiro e não tem nada a ver com a cidadania.

• SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

Pessoal, eu mesma posso entrar lá na planilha e fazer as alterações? Vocês têm atualizado o andamento por lá?

Boa noite! Os processos de atribuição dos meus filhos caiu em exigência, está com a bolinha 4 marrom e aparece a seguinte msg:
    O seu processo não está completo, tal como foi notificado
    O seu pedido estará nesta fase até a receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
    Eles não informam qual documento está faltando. Como ficarei sabendo do que se trata? Eles mandam alguma correspondência? Tenho uma internet muito instável então é muito difícil falar com a LR.

LeonamPedroFP

@consuelo52 disse:
    Boa noite! Os processos de atribuição dos meus filhos caiu em exigência, está com a bolinha 4 marrom e aparece a seguinte msg:
    O seu pedido estará nesta fase até a receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
    Eles não informam qual documento está faltando. Como ficarei sabendo do que se trata? Eles mandam alguma correspondência? Tenho uma internet muito instável então é muito difícil falar com a LR.

Acho que mandam a correspondência. Mas antes repassa a lista de documentos. A atribuição de filhos é extremamente simples: formulário 1C (assinado presencialmente). Certidão de inteiro teor reprográfica apostilada (não pode ser muito antiga), documento de identidade do requerente autenticado e apostilado (com menos de 10 anos). É tudo. O que pode ter dado como "não entregue" se não cumpre as questões de assinatura e apostilamento ou uma cópia ilegível.

@consuelo52 disse:

Se fosse comigo, antes de receber a correspondência (que pode atrasar ou se perder) mandaria tudo novamente para juntada no mesmo número de processo...

• PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

@consuelo52 disse:

@consuelo52 vc mora em Portugal não eh? Lembro que no encontramos na ACP no dia em que demos entrada pessoalmente...
    Bem, pelo que sei as correspondências enviadas pela ACP chegam rápido para quem mora em Portugal.
    Outra coisa, porque você não reserva um tempinho e da um pulo lá para ter mais informações?
    Lembro que quando fui dar entrada no meu processo tinha um senhor pedindo informações sobre exigência no processo dele, não tenho certeza se eles atendem, mas eu tentaria.

É uma pena essa notícia, espero que seja algo simples e a exigência seja sanada rapidamente.

Boa sorte.

editado janeiro 2020

Pessoal,

Sendo o próprio requerente a comparecer no Balcão e pedir informações, entendo eu que os atendentes terão a obrigação de pelo menos apresentar / imprimir uma cópia da carta de exigência e entregar ao requerente.

O que provavelmente não farão é indicar o caminho das pedras, principalmente em um espaço conturbado e concorrido como o ACP. Em geral o ideal, para quem faz sozinho seus processos e mora no Brasil, é aguardar a chegada da carta e aí, sim, contar com ajuda para "traduzir" as demandas em documentos ou mesmo redigir uma resposta a eventuais perguntas constantes das exigências.

Na maior parte das vezes exigências são simples e relacionadas a alguma dúvida, falta de documento para esclarecer melhor o conservador responsável ou até mesmo falhas de preenchimento do requerimento de nacionalidade.

Em outras são simplesmente falhas de entendimento de quem achou que seria fácil fazer sozinho, desconhecimento de regras, leis e normas que criam entraves nos processos.

Como costumo dizer com frequência, fazer processos sozinho é fácil até que você faça uma grande quantidade deles e aprenda suficientemente sobre as normas, leis, códigos e regulamentos e, claro, aprenda também sobre como diferentes conservadores e conservatórias decidem diferentemente sobre processos muito semelhantes e interpretam quais leis, códigos e regulamentos seguirão ou não... Aí é que a coisa começa a ficar divertida, para não dizer complicada.

A grande diferença daqui para alguns outros espaços é que aqui falamos muito do que realmente acontece. Pouco provável que vocês vejam estes relatos em outros sites ou grupo especializados. Encaro isso como um dos nossos melhores diferenciais.

Feliz 2020 e que neste ano todos nossos sonhos se realizem !
    abraços,

felipesilveiraLeonammarcos_petropolisPedroFPMalumarcelo_12meses

@PedroFP disse:

@consuelo52 disse:

@consuelo52 vc mora em Portugal não eh? Lembro que no encontramos na ACP no dia em que demos entrada pessoalmente...
    Bem, pelo que sei as correspondências enviadas pela ACP chegam rápido para quem mora em Portugal.
    Outra coisa, porque você não reserva um tempinho e da um pulo lá para ter mais informações?
    Lembro que quando fui dar entrada no meu processo tinha um senhor pedindo informações sobre exigência no processo dele, não tenho certeza se eles atendem, mas eu tentaria.

É uma pena essa notícia, espero que seja algo simples e a exigência seja sanada rapidamente.

Boa sorte.

Bom dia. Ñ moro em portugal, estava visitando uma amiga lá qdo saiu minha convolação e aproveitei e fui a Porto. Na hora q dei entrada, a atendente foi atenciosa e disse q ñ faltava nenhum docto, então ñ sei realmente o q pode ser. Já q eles mandam correspondência, o jeito é aguardar e torcer pra q ela ñ extravie. Como são dois filhos espero q alguma chegue. Obrigada pela sua resposta.

CEGVPedroFP
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

Bom dia! Feliz 2020 e que o processo de cidadania portuguesa se concretize para todos!
    Acabei de ligar na IRN e o status dos processos dos meus 3 filhos maiores é: só Falta Registro. Agora é aguardar o email.
    Foram recebidos em ACP 09/ago/2019
    Processos 675xx/19: aprovados em 07/jan/2020; 07/jan/2020 e 19/dez/2019.
    Pelo que tenho lido aqui, a expectativa é de 4 meses para o registro, correto?
    Abraços

LeonamsarahcamposPedroFPmarcelo_12meses
  • julianambjulianamb Member 382 PontosPosts: 122

Olá pessoal,

Em outro tópico a @RosaMLima comentou que foi pessoalmente em Lisboa e disse que a cartorária informou a ela que processos de filha de 'portuguesa nascida no Brasil' são todos executados pela CRC de Lisboa, então que mesmo enviando o processo para ACP, o processo seria encaminhado pra lá.
    Isso procede?

Abraços!

Leonam

@julianamb disse:
    Olá pessoal,
    Em outro tópico a @RosaMLima comentou que foi pessoalmente em Lisboa e disse que a cartorária informou a ela que processos de filha de 'portuguesa nascida no Brasil' são todos executados pela CRC de Lisboa, então que mesmo enviando o processo para ACP, o processo seria encaminhado pra lá.
    Isso procede?

Resposta rápida: NÃO

abraços,

PedroFPsarahcamposfelipesilveirafabiofloriano
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.