Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Tenho processos de familiares do final de abril que aínda não foram registrados...
Como costumo dizer... É preciso paciência.
Sim, só estou repassando o que me foi dito na ACP.
Valeu... gostaria muito que fosse verdade.. 🤣
Só para informar: Pela planilha de acompanhamento, um processo de outubro já foi para despacho também.
Não sei se houve pedido de urgência, mas mesmo se não podemos confiar nessa planilha pois é de livre manipulação, até mesmo por gente de má fé, mas pode ser um indício.
831xx/2019 10/10/2019 18/10/2019 LR R** R***** Despacho 25/07/2020 C.Crédito 24/01/20
Ainda pela planilha, 3 processos de agosto-18 foram concluídos (tiveram seus registos realizados).
Até a quinta 23-jan, não havia nenhuma conclusão para agosto-18 nessa planilha.
Nossa, estou assustada com essa demora da ACP!
Na época que enviei o processo da minha mãe (Recebido: 06/03/2019 - Concluído: 08/07/2019) demorou 4 meses... Agora a previsão está uma loucura só!! 😱😱😱😱
Já estou com meu processo pronto para ser enviado, será que é melhor procurar algum outro lugar pra enviar?? Ou envio pra ACP mesmo assim??
Qual a previsão atual? Alguém tem uma estimativa?
Abraços!
@Julianamb como disse o CEGV um pouco antes, existem processos de Abril que ainda estão aguardando o registro e o pior de tudo é que informaram aqui no grupo que a ACP não está fazendo registros, que iam distribuir, então, tá complicado falar em prazo quando tá tudo parado.
Eu li em um outro grupo(o da planilha) que no Consulado do Amazonas estão concluindo em 2 meses e alguns dias, a pessoa fez desde o bisavô parece que em menos de um ano hahahah é a mesma informação que deram esses meses sobre o consulado do RJ(2 meses), então eu investigaria isso dos consulados antes de mandar pra ACP.
Então.. O problema é que no Consulado do Rio é necessário agendamento, e não tem vaga pra antes de 28 de maio.. mais dois meses.. 28 de julho.. total 6 meses..
Será que ta demorando 2 meses mesmo?? Será que valeria a pena?? 🤔🤔🤔 Duvida cruel...
Vou dar uma investigada..
Abraços!!
Recebi hoje o e-mail da CRCentrais com a chave para consulta do processo da minha filha mais velha. Já estava com a bolinha 2 verde. A senha do processo do caçula, cujo número é o seguinte ao dela, ainda não foi enviada. Mas agora fiquei mais tranquila, por que tenho certeza que está andando. Apenas para orientá-los, os processos foram recebidos por DHL no ACP em 30/09/19. Apenas em Dezembro eu consegui o número do processo e só hoje um dos processos foi digitalizado e a chave obtida. Mas já estava com a bolinha 2 verde. Ou seja, apesar de estar em análise, não tinha ainda código para acesso.
Que bom, isso significa que já começaram os processos numerados em Outubro. O ritmo está legal, os despachos podem sair em até menos tempo.
Resta saber como ficará com a lavratura do registro, se enviarão para outras conservatórias, se continuarão com a operação padrão ou destacarão pessoas somente para esta tarefa de registrar os já despachados.
Creio que logo saberemos melhor.
Obrigado pela notícia e um abraço.
Pessoal, meu processo 695XX/19 Foi para a bolinha 2 verde em 13/01/20 e para bolinha 5 verde 20/01/19 com a seguinte mensagem: ''Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho.''
E desde então segue com esse status... Vi alguns processos bem a frente com o despacho favorecido e fiquei na duvida se o meu está com algum probleminha (exigência).. Alguém passou por algo parecido ou estou me precipitando?
Me perdoem a ansiedade.
Abraço
Que bom que esta andando, o meu deve estar perto! 🙏
Você enviou outro email pedindo a senha ou eles te mandaram sem pedir?
Eu já mandei 2 emails mas ainda não consegui a senha, só o numero do processo através da LR, foi recebido dia 17/10.
O processo em epígrafe foi concluído em 27/01/2020.
Ou seja, pode ter sido com pedido de urgência, mas fica claro que se precisar fazer o registo, eles fazem. Se não estão fazendo é porquê arbitrariamente não querem. Pode ser uma escolha estratégica deles.
Eu enviei centenas de e-mails para tudo quanto foi endereço de e-mail que pude pensar. Mas eles nunca receberam. Agora enviaram por conta própria esta informação da senha. Engraçado que o número dela é 44 e o dele é 46, mas só o dela foi enviado. Os dois chegaram exatamente no mesmo envelope.
Botarde Estou aguardando a inscrição a partir de 23/10/2019. Alguém sabe quanto tempo esse processo levará. Esperar. Envio meu documento em 23/10/2018 mais de 14 meses.
Meu documento está no ACP. Esperando 26 de novembro pelo registro
Bom dia !!! Acabei de ligar LR .Meu processo chegou la em 19/09 76xxx.Está aprovado ,ja teve despacho !!! A atendente disse NÃO saber quando terá o registo pois estão com problemas no ACP ,o q já sabíamos .
A saga continua ...Que luta kkkk
Bom dia a todos! Aos que ainda estão penando para conseguir a senha de acesso, enviei ontem e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e hoje pela manhã já tive resposta. Processo n.º 76.xxx, recebido no início de setembro, ainda na bolinha 2.
Incrível isso ! Mandei uns 5 emails para esse e para outros e nada .Meu processo do início ao fim pela LR ...
PARABÉNS, ROSARIA!!!
Vocês mereceram!
Agora, só mais uma esperazinha padrão e pronto, mais um familiar cor-de-vinho.
Eu acho que quando eles não têm ainda a senha, simplesmente não respondem. Pode ser por isso que você não recebeu. Estou achando estranho também que até agora, ninguém enviou a senha do meu caçula. E os processos são vizinhos de numeração.
Gente, acabei de verificar o processo da minha filha e agora pulou da bolinha 2 para a 4 (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa). Ou seja, a senha foi enviada na segunda-feira (28/01), passou imediatamente para a boinha 2 e em dois dias (30/01) já pulou para a bolinha 4. Acho que o "gap" está na digitalização e no registro. As demais etapas estão andando rápido.
Enquanto isso, na planilha da ACP...
Pulando de outubro-19 para dezembro-19, dois processos de dez-19 já foram para despacho também.
Um de menor de idade, 87.xxx/19, recebido em 12/12. Não sei como ganhou essa numeração em dezembro, se já estavam nos 99.xxx.
E o outro, 99.xxx/19, recebido em 11/12.
Que ótimo, espero que chegue em janeiro porque assim ficarão mais tranquilos e terão tempo para emitir os assentos(penso eu).
Pessoal!!! Não vão acreditar! Acabou o processo de Julia! Da obtenção da senha para a aprovação foram 02 dias! Agora é só aguardar o registro dela e a senha de Henrique (meu filho mais novinho). Aguardemos as cenas dos próximos capítulos! Vou atualizando aqui
A tua filha é menor de idade?
É sim. Ela tem 11 anos. O mais novo tem 9. O dela saiu e o dele nem sinal. Mandei um e-mail para o rcentrais.admin@irn.mj.pt e recebi uma resposta agorinha dizendo que não darão mais a senha por e-mail. Só pela linha de registros. Vai ver que eles não entenderam minha pergunta, por que o da minha filha foi enviado por e-mail nesta segunda-feira.
Prezados,
Estou com o meu processo aguardando registo desde Outubro de 2019, e até o momento nada.
Eu estou agendando para o Consulado do Rio de Janeiro para o próximo dia 04/02 para fazer o cartão cidadão, como ainda não tenho meu registro terei que cancelar. A vaga mais próxima para marcação esta para Setembro de 2020.
No intuito de ajudar, se alguém precisar peço que entre em contato comigo, pois eu cancelo e a pessoa tem a possibilidade de efetuar a marcação; visto que as vagas estão cada vez mais difíceis.
Então, sempre foi recomendado que não ficássemos mandando tantos emails para eles pois eles perdem tempo lendo e respondendo os emails ao invés de realizar o verdadeiro trabalho deles.
A Linha de Registros (LR) é feita exatamente para nos informar sobre nossos processos e é o melhor meio de saber informações sem interromper o trabalho deles.
Infelizmente esta demora nos causa ansiedade, mas temos que tentar nos controlar, para a coisa não ficar ainda pior.
Abraços.
Olá Juliana! Concordo com você e, desde que iniciei o meu processo, liguei poucas vezes e só mandei o e-mail para saber a numeração. Até por que não tenho pressa de verdade para essa conclusão. Só que a LR está absurdamente lenta. Na última vez que liguei, esperei 1:30 para me dizerem que não tinha número ainda. E como recebi a numeração por e-mail, resolvi testar para verificar se eles enviariam a senha do meu menino. Realmente não enviaram. Melhor aguardar. Mas que está esquisito, está. Dois processos enviados no mesmo envelope. Um já está terminado e o outro não tem nem número...
Depois de algumas tentativas em vão, eu também recebi o mesmo e-mail do rcentrais.admin@irn.mj.pt informando que eles não vão mais fornecer as chaves de acesso. O e-mail foi exatamente assim:
"Exmo(a) Senhor(a)
Passados mais de 8 meses de funcionamento da consulta online do estado dos processos de nacionalidade sendo já uma prática comum, no ato da entrega presencial dos processos, ser fornecido o seu número e código para consulta ou, se for enviado por outra entidade ou por correio, esses mesmos dados serem comunicados posteriormente por carta, informamos que não existem recursos para manter a resposta a estas solicitações via e-mail, sob pena de estarmos a consumir horas necessárias para a tramitação dos processos.
Também não serão efetuadas respostas nem reencaminhamentos de pedidos de urgência e questões sobre a transição de estados do processo no portal, ou previsões de prazos de conclusão.
Em alternativa à utilização desta caixa de correio, todas as questões acima mencionadas deverão ser efetuadas para a Linha Registos (+351) 211 950 500, ou presencialmente no Serviço que tramita o processo.
Com os melhores cumprimentos
A Conservatória dos Registos Centrais"
Paes, infelizmente nem sempre funciona assim. É uma roleta incerta essa história que alguém cancela o seu agendamento e outro alguém pode capturar aquele agendamento. Ninguém sabe de forma garantida como os sistemas de agendamento funcionam. Já vi, inclusive, relatos que, dependendo da situação e proximidade com a data do agendamento, o sistema simplesmente cancela o agendamento e não libera o horário. Os sistemas de agendamento estão ficando cada dia mais "espertos", exatamente para prevenir que despachantes e aproveitadores vendam vagas a terceiros. Entendo que não é o seu caso e, portanto, mantivemos a sua publicação.
abraços e boa sorte a todos,
O tempo médio atual está em torno de 30 minutos. Certamente devem existir horários de pico, onde os tempos são maiores.
abraços e ótima sorte,
Botarde Estou aguardando a inscrição a partir de 23/10/2019. Alguém sabe quanto tempo esse processo levará. Esperar. Envio o meu documento em 23/10/2018 mais de 14 meses. Meu processo no80 +++ / 18. Meu documento é ACP.
@aryal13, se seu processo é do tipo 1C (atribuição de filhos) é pouco provável que esteja ainda aguardando desde 23/10/18. Se for 23/10/19 ainda está super recente. Processos 1C no ACP têm levado mais de 8 meses para serem concluídos. O tempo para registro do assento, após despacho positivo, tem levado alguns meses, infelizmente.
abraços,
Pessoal, só atualizando algumas informações sobre o processo do meu filho (menor de idade), o que pode ser útil para quem se encontre na mesma situação.
O processo foi despachado favoravelmente em 18/09/2019 e ficou então aguardando registro.
Em outubro de 2019, arrisquei e pedi certidão no civilonline, que alguns dias depois me enviou resposta dizendo que o pedido não podia ser satisfeito porque ainda aguardava registro.
No dia 03/12/2019, fiz uma reclamação no site do IGSJ, alegando tão somente que não compreendia a demora em finalizar o registro de uma criança que aguardava há quase três meses a lavratura de um simples assento de nascimento.
Já no dia 10/12/2019, o IGSJ me encaminhou email dizendo que a minha reclamação estava tramitando e que na naquela mesma o IRN havia sido cientificado para apresentar informações sobre a situação.
Em 48 horas, ou seja, dia 12/12/2019, o processo foi finalizado. No mesmo dia 12/12/19, enviei email ao civil online cobrando a certidão e poucas horas depois me encaminharam a senha.
No dia 13/12/2019, já fui ao consulado e pedi o CC, que chegou uns 25 dias depois no consulado. No mesmo dia de retirada do CC no Consulado, fiz o pedido do passaporte, que chegou em casa pelo correio em exatos 7 dias.
E ontem chegou na minha casa correspondência do IGSJ avisando do arquivamento da reclamação, uma vez que foi lavrado o assento.
Bom, agradeço mais uma vez ao portal e desejo sorte a todos!
Boa tarde, pessoal! Gostaria de compartilhar que meu processo também deu um pulo, da bolinha 2 para a 6 e meu processo está aprovado
Aguardo agora o gargalo final da criação do Registo. Processo n.º 76xxx, recebido em 09/09/19.
Senhores, Boa noite... procede a informação de que a ACP não teve mais processos de nacionalidade?
Abçs a todos
Hoje um advogado estrela da internet disse que o ACP não estava recebendo mais processos, mas ele quer ganhar o dele né, então não sei...
O meu foi recebido e numerado na segunda quinzena de janeiro na ACP e ainda não li nada sobre a mesma não estar recebendo novos processos.
Seria bom ter alguma informação mais atualizada pois é do interesse de muitos aqui no portal.
Pessoal, sobre ho que essa estória de ACP não receber processos um exagero. Os despachos e normas sobre recebimento de processos são claras e, em caso de recusa, ações administrativas e legais podem ser tomadas. ENTRETANTO nada impede que cada processo recebido pelo ACP seja "automaticamente" redirecionado para a CRCentrais. Isto é legal e podem fazer a qualquer momento.
O inconveniente de ter um processo transferido é que alguns procedimentos adotados pelo ACP não são aceitos na CRCentrais. Mais especificamente o aceite de requerimento de atribuição de filhos sem que a transcrição do casamento dos pais seja previamente realizada. Para quem envia contando com isso, uma transferência pode ser um banho de água fria, mais despesas e um processo beeem mais longo.
Aliás, informação quentinha, recebi informação da secretaria geral do IRN, informando que o IRN está, desde o começo do ano, tomando providências para regularizar a emissão dos assentos pendentes. Quanto tempo vai levar ou se a ação terá rapidamente resultados, só saberemos depois de algum tempo.
abraços e sorte a todos,
Estou olhando os prazos na planilha de acompanhamento da ACP e os prazos de quem enviou neste ano de 2020 estão com previsão de conclusão para setembro/outubro (8-9 meses).
Estou enviando o processo da minha irmã e quando enviei o meu processo demorou um total de 3 meses e meio.
Alguém sabe me dizer se aconteceu algo para a previsão estar tão longa assim?
A previsão apresentada pela planilha obedece uma fórmula calculada sobre, justamente, as datas de conclusão que estão sendo divulgadas em cada processo daqueles.
Por outro lado, a previsão, de acordo com a planilha, era de 10 meses. Se está nos 8-9 agora então é porquê está caindo, tendo em vista esse início de baciada que está entrando em despacho/conclusão nesse início de ano.
Desde que comecei essa saga de ligar para LR (09/04/2019) o atendimento é demorado. Todas as vezes que liguei para LR fiquei aguardando cerca de 1:10h. Agora o prazo para conclusão dos processos ainda aumentou, então, mais pessoas ligando ao mesmo tempo.
Acho que 1:30h continua dentro do razoável, visto a quantidade de pedidos de nacionalidade que chegam lá em Portugal todos os dias.
Cara, aconteceu algo de erado com seu processo! O processo da minha mãe, que foi enviado 25/02/2019 foi totalmente concluído em 08/07/2019!
Como é que o seu, que foi enviado antes, ainda não terminou????
Seu processo caiu em alguma exigência no meio do caminho???
Abraços!
@julianamb , o processo do aryal13 NÃO É DO TIPO 1-C
Falamos sempre para assuntos serem tratados dentro de seus tópicos específicos exatamente para evitar estas confusões. Cada tipo de processo, de cada CRC, enviado em um período específico tem uma média de prazo. O processo do(a) aryal é de naturalização pelo artigo 6.1
Eu e meu irmão ligamos na linha de registos hoje, falaram que a situação da ACP do Porto está caótica e não há previsão para fazer os registos.
Por caótica que seja, sem dúvidas é resultado de protesto contra desleixo do governo contra o IRN.
É só levar em consideração que depois de um despacho de deferimento de um processo de nacionalidade nada mais há que se fazer do que transferir os dados do requerimento para o sistema de cadastro de registro civil que, talvez, seja feito com um apertar de uma tecla ou, absurdamente mais complicado (sendo sarcástico), copiar os dados da certidão de nascimento do requerente no sistema de registro civil. Sem dúvidas não é trabalho que só cientista de NASA possa fazer.
Lamentável.
Pessoal, boa tarde.
Estou acompanhando as discussões e vejo como parece não existir um padrão a ser considerado. Digo isso porque já vi aqui e alguns grupos do facebook casos em que o requerimento demora meses para receber a chave de acesso.
pessoas que tem seu requerimento
Meu caso para processo atribuição 1C:
13/01/2020 Envio EMS Correios
27/01/2020 Recebido na ACP
05/02/2020 Recebi e-mail da RCentrais informando chave de acesso (Proc 111xx / 2020)
Atualmente está na 1º bolinha (recebido)
Recebi hoje, por e-mail, o pedido de uma chave que fiz em julho/2019
É para rir ou não ?
Céussss!!! Que demorado!!
Meu processo e das minhas primas estão prontos e enviaremos amanhã!! To até com medo!! 🤦🏻♀
Em falar nisso, quantos processos posso enviar em um mesmo envelopão do correio (EMS) ??? Vou colocar cada um em um envelope separado.. da outra vez enviei 2 e deu tudo certo..
Abraços!