Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
boa tarde a todos!
Gostaria de dar um feedback ao grupo para dar uma ideia dos prazos.
processo de atribuição: enviado quarta-feira, 12 Dezembro 2018 as14:02 por EMS.
Entregue:quarta-feira, 2 Janeiro 2019 as 13:28 e recebido por MARIA CEU na ACP.
vale postal retirado: dia sexta- feira , dia 11 de janeiro 2019 as 10:21.
numerado: xx07/19 - segunda - feira, dia 21 de janeiro 2019 as 11:45.
registro: em analise.
Bom dia pessoal!
Mandei meu pedido de atribuição em dezembro para o ACP e está em análise.
No meu caso, minha mãe é a portuguesa e o casamento já se encontra averbado, inclusive consta o averbamento na cópia da certidão de nascimento obtida por meio do civilonline e que enviei junto com a documentação.
Mas agora me veio uma duvida: será que eu tinha que ter enviado também a certidão de casamento portuguesa que foi lavrada quando ocorreu a transcrição?
Na minha cabeça, só a certidão de nascimento constando o averbamento era suficiente.
O que vcs acham?
Sim @rodrigocruz. Basta a certidão constando o averbamento.
@rodrigocruz eu também só mandei o assento de nascimento da minha mãe com a averbação do casamento. Pode ficar despreocupado.
Meu processo foi numerado em 09/01/2019. Também estou na espera.
Obrigado @PACHECO e @brasilhenrique fiquei mais tranquilo agora!
@brasilhenrique o meu tb foi numerado 09/01/19! Boa sorte pra nós!!!
Bom dia! Telefonanos para LR, hoje, e o processo de minha filha ainda está em análise. Sugiro que postemos aqui os 2 ou 3 primeiros números do processo e os últimos relacionados ao ano, o que dá maior confiabilidade para o acompanhamento do que a data de entrada ou de numeração dos mesmos.
O número do processo dela é 85xxx/2018, a data de entrada foi 30/11/2018, mas há grande variação dos números de processos com entrada nessa data, em ACP é mais correto acompanhar pelo número, tenho visto isso também por outros exemplos que me citaram
@rodrigocruz Meu processo é 21XX/2019. E o seu?
@brasilhenrique o meu é 24XX/2019
Os processos de 2018 em ACP vão até o número 102xxx/2018, a média mensal de dias para conclusão está em 67 e 76 dias, nos últimos 2 meses, segundo informações recentes. Estão começando a concluir os processos numerados em 12/2018
oh meu é de 7/2/2019 e inicia com 124xx/2019 estranho ne!?
@DKS2018 acho que é isso mesmo. Muitos processos recebidos. O seu tem um dígito a mais, pelo que vejo
sim mas se o do ano 2018 foi ate 102xx como a Andrea citou em fevereiro nao teria como ja terem 124xx processos. concorda? ainda mais que o meu foi numerado nem 30 dias depois do de vcs 2. Bem é aguardar...
Vc tem razão @DKS2018. Parece estranho mesmo
apesar que agora verificando a nossa tabela os ultimos do ano de 2018 terminou em 894xx e nao 102xx entao pode ser que esteja correto.

E na vdd o seu tem um 0 na frente correto? mesma quantidade de digitos. E eles devem numerar processos no mundo inteiro usando a mesma sequencia e nao so no porto entao ta valendo
Sim, o meu tem um zero na frente, o que resulta na mesma quantidade de dígitos.
Talvez seja mesmo uma sequência unificada.
Vamos aguardar... Acho que não demora a sair! Acredito numa espera bem menor que a da convolação 🙏🏻
@rodrigocruz Veja seu inbox!
Meus documentos (na verdade, da minha avó) foram recebidos em 1.2.2019 por Hemogenes em ACP. Liguei hoje lá e foi numerado (não informaram a data) com a sequencia 128xx/2019. Sei que vai mais uns 2 meses pela frente, mas se alguém tiver uma luz a mais no acompanhamento, agradeço a ajuda. Agora é esperar!
@DKS2018, os últimos processos de 2018 tem a numeração próxima a 102xxx/2018, tem mais um dígito, já corrigi o que escrevi acima
@Andiegues, @brasilhenrique, @DKS2018, @rodrigocruz, vejam a correção que eu fiz, os últimos números de 2018, tinham mais um dígito, eram 102xxx/2018, no início de 2019 começaram com nova enumeração
Com um dígito a mais faz bem mais sentido
obrigada
Creio que compreendi. Obviamente pelo numero crescente houve a necessidade de adicionar um dígito em 2018.
Até o momento a minha em 2019 (por estar no começo) me informaram apenas 5 digitos xxxxx/19.
Todos de 2019 até agora tem 5 dígitos
qdo o seu foi numerado e qual são os 3 primeiros dígitos ? Por favor .. é isso que estamos a cima comparando 
Então o meu é 0021XX/2019
O meu é 128xx/19 - a atendente não me disse data de ser numerado. Eles receberam dos correios dia 01 de fevereiro e dia 12 fiz o primeiro contato. Só sei que foi nesse período.
Para onde você enviou o seu processo?
ACP
desculpem ai
No ACP, no momento, estão trabalhando os processos entre os números 83XXX/2018 a 851XX/2018
Eu enviei para o ACP (Porto).
Saudades dos relatos do início do ano passado de processos no ACP que eram concluídos em menos de 30 dias. Tomara que no início desse ano os prazos diminuam um pouco novamente.
Boa tarde!
Alguém sabe informar a respeito da greve dos funcionários públicos? o que isso implica em nossos processos?? Fiquei preocupada agora
Bom dia, meu processo só tem 04 digitos, 64xx/19 - foi recebido e numerado em Janeiro de 2019. Lisboa.
estão trabalhando em qual numeração a ACP de Lisboa?
oi, o meu é 64xx/19 - Lisboa
quais os números que estão saindo agora? eu liguei na semana passada e me passaram que pode demorar 01 ano ou mais, para finalizar o processo
Prezado @Emerson_Eng , não existe ACP Lisboa. ACP significa Arquivo Central do Porto, fica no Porto. Em Lisboa fica a CRC, que significa Conservatória dos Registos Centrais.
Pelo que eu sei, a CRC Lisboa é extremamente demorada pois é o local para onde são enviados os processos de nacionalidades provenientes de todas as repartições consulares portuguesas do mundo.
Aqui nesta discussão do fórum, são tratados/abordados/discutidos apenas os processos enviados pelos interessados diretamente para ACP, onde os prazos são bem menores, cerca de 2 a 3 meses para conclusão.
Ou seja, a informação que lhe passaram sobre a possibilidade de demorar 01 ano ou mais, tratando-se da CRC, muito provavelmente seja verdadeira.
Abraço.
@Fernanda_Andrade27, a greve se deu apenas nos dias 14 e 15, espero que no dia 18/02, 2af, amanhã, tudo volte ao ritmo anterior em ACP e no IRN todo 🇵🇹🇧🇷
Tomara! Obrigada pelo retorno!
@dicão , depende... se você mandou para o ACP, já deve estar em vias de ser concluído. Basta acompanhar pela Linha de Registos.
abraços,
Segundo a atendente da LR, hoje meu processo (de 12/12) ainda nem foi pra registro. Ainda segundo ela, estão trabalhando os processos de novembro.
Ah! Desisti de usar o Skype, que após 1 hora de espera sempre cai por problemas técnicos. Telefone normal isso não acontece.
@lisandracf No tabelão já tem um processo numerado em 06/12/2018 que já está concluído. Então acredito que o seu deva estar bem próximo.
@brasilhenrique onde vejo esta tabela?
Acredito que tenha voltado ao normal
Documentos enviados via DHL em 15/02/2019.
Recebidos por ISABEL FERREIRA em 18/02/2018.
Agora é torcer para numerarem logo rs... daqui a uns 15 dias entrarei em contato!
[Removido]
Muito obrigado pela informação, valeu.
Olá Bom dia! Sou Neta de português, porém minha Mãe não obtem a cidadania dela, como devo proceder, me ajudem.
Obrigada
@CEGV a @Carllota_2019 precisa do 1C.
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/24/formularios/p1
@CEGV Liguei para a LR na semana passada. Após 01:18min. de espera, simplesmente a ligação foi interrompida. Será que os processos enviados em Dezembro já tiveram alguma conclusão? Obrigado.
Segundo uma fonte compartilhada os últimos concluídos no ACP foram numerados no começo de dezembro do ano passado.
Sabe dizer o motivo de estarem mais lentos? ou estão parados?
Curiosidade:
https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas#&organismo=irn&tematica=Nacionalidade
Ola a todos! Caro @Andre_25, estive na acp praticamente 2x por srmana desde 4 de dezembro de 18. Percebi claramente um aumento do fluxo de pessoas, claro que nem todos atendimentos presenciais eram para nacionalidade, mas a grande, grande maioria. Além disso, como acp recebe os processos de várias conservatórias, como já dito antes, parece estar muito sobrecarregada. Há algumas semanas sugeri procurarem outra, mas não sugeri, por não conhecer a dinâmica de outros balcões de nacionalidade. Fiz por lá porque sempre passo por parranhos então fica mais cômodo pra mim. Mas hoje sugiro aos demais membros, que procurem balcões periféricos(quem puder fazer pessoalmente). Por exemplo, até o mês de dezembro de 18 a 4a conservatória fazia a transcrição de casamento em 2 dias, quando fui fazer a minha, disseram que eles tinham uma meta interna de fazer tal ação em 2 dias mas até o final daquele ano. Me deram i prazo de 15 dias, fizersm em 7. Mas, bem perto, na cidade de Viana do Castelo, continuam a fazer em 2. Quero dizer com isso, que ao meu ver, existem outas possibilidades que nem sempre são sugeridas.