PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

17879818384141

Comentários

• nicolasnicolas Member 57 PontosPosts: 14

Pessoal, as convolações deixaram mesmo de ir ao Ministério da Justiça?

Rose
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

@nicolas disse:
    Pessoal, as convolações deixaram mesmo de ir ao Ministério da Justiça?

Acredito que sim pq recebi esta informação na LR

nicolas
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

Já mandei e-mail dia 08/02 para correio.geral@dgaj.mj.pt e outro dia 11/02 para sicrim@dgaj.mj.pt e até agora não obtive resposta sobre a respectiva diligência.

Alguém já obteve resposta em algum desses dois endereços de email?

Abcs

Rose
  • GlênioGlênio Member 215 PontosPosts: 25

@CEGV disse:
    @FABIANASMELLO, @lets , @Glênio , @fabiofloriano , @alice , @ilyan , @PVP , @Malu , @cquintal , @FSP , @Soraia1975 , @APARECIDA , @mdoura

Sugiro consultarem seus processos.
    Abraços a todos !

Prezados, segue resposta ao e-mail solicitando informação sobre meu processo:
    " Exmo Senhor
    Com referência ao processo em epígrafe, cumpre-me informar que o mesmo aguarda o cumprimento de diligências oficiosas promovidas por estes serviços, junto da DGAJ, as quais são imprescindíveis para a análise do processo.
    Atento o exposto, logo que possível, será informado do que houver por conveniente."

Pelo menos estou entendendo que a exigência do campo 9 foi atendida.
    Abraço e boa sorte a todos!

RoseCEGV
  • AnaAna Member 3 PontosPosts: 2

Gostaria de acompanhar o processo de convolação da minha mãe. Ana Maria entregue em junho/18 número 741xx/18.
    Pode ser Incluído no acompanhamento de processo?

Rose
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Ana disse:
    Gostaria de acompanhar o processo de convolação da minha mãe. Ana Maria entregue em junho/18 número 741xx/18.
    Pode ser Incluído no acompanhamento de processo?

Ana, na nossa tabela apenas relacionamos informações que nos são trazidas por nossos colegas. O acompanhamento junto à Linha de Registos cada um faz a sua. A função da tabela e acompanharmos colegas que estão em situação similar, que enviaram seus processos mais ou menos na mesma data que os nossos e assim termos melhor noção de como andam nossos processos sem ter que ficar ligando toda hora. Para indicações de como ligar, o que falar, siga o guia em

http://Portupedia.com/wiki/LR

Para adicionar os dados da sua mãe em nossa tabela, basta nos informar:
    Quando o processo foi entregue na CRCentrais, se foi pessoalmente, correios ou por advogados ou procuradores, parte do número do processo (como você já nos informou) e qual a última informação que você teve do processo.

abraços,

abraços e boa sorte !

Rose
  • letslets Member 155 PontosPosts: 24

@Glênio disse:

@CEGV disse:
    @FABIANASMELLO, @lets , @Glênio , @fabiofloriano , @alice , @ilyan , @PVP , @Malu , @cquintal , @FSP , @Soraia1975 , @APARECIDA , @mdoura

Abraços a todos !

" Exmo Senhor
    Com referência ao processo em epígrafe, cumpre-me informar que o mesmo aguarda o cumprimento de diligências oficiosas promovidas por estes serviços, junto da DGAJ, as quais são imprescindíveis para a análise do processo.
    Atento o exposto, logo que possível, será informado do que houver por conveniente."

Recebi um email essa semana da CRC também. Mas infelizmente, no meu caso, disseram que estava em análise. Me recuso a acreditar nisso!

Rose

@Asferjunior disse:
    Já mandei e-mail dia 08/02 para correio.geral@dgaj.mj.pt e outro dia 11/02 para sicrim@dgaj.mj.pt e até agora não obtive resposta sobre a respectiva diligência.

Alguém já obteve resposta em algum desses dois endereços de email?

Abcs

Para mim o sicrim respondeu em menos de 15 minutos. Abs

editado fevereiro 2019

@dricajulio
    temos tudo o que vc precisa aqui mesmo. desde orientações sobre como preparar o conjunto de documentos e requerimento a ser enviado, preenchimento do requerimento e formas de pagamento do emolumento relacionado.

As principais orientações estão normalmente nas primeiras publicações de cada tópico. Com os links abaixo já dá para começar. Se precisar basta publicar suas perguntas no tópico adequado ou clique sobre meu nome de usuário e me mande uma mensagem privativa

Orientações gerais
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/58/conversao-da-nacionalidade-adquirida-pelo-extinto-art-6-4-para-nacionalidade-originaria-art-1-1-d/p1

preenchimento do requerimento
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1

abraços

Rosebrasilhenrique
  • jhmferrazjhmferraz Member 145 PontosPosts: 44

Pessoal, quero registar mais uma vez, meus agradecimentos ao grupo, e em especial aos moderadores e administradores. Quero reforçar os convolantes que tenham perseverança. Hoje, já tenho em mãos meu CC, passaporte, já transcrevi meu casamento e já dei entrada na nacionalidade de meus dois filhos. Ah! e meu CESD chega na próxima semana! Forte abraço à todos!

RoseEpidauraMoreiraECGCEGVletsMalu

@jhmferraz disse:
    Pessoal, quero registar mais uma vez, meus agradecimentos ao grupo, e em especial aos moderadores e administradores. Quero reforçar os convolantes que tenham perseverança. Hoje, já tenho em mãos meu CC, passaporte, já transcrevi meu casamento e já dei entrada na nacionalidade de meus dois filhos. Ah! e meu CESD chega na próxima semana! Forte abraço à todos!

Olá. Parabéns . O que e CEDS??? Grata

@Glênio disse:

@CEGV disse:

Abraços a todos !

" Exmo Senhor

Glenio. Olá. Para qual e-mail da CRC você mandou?? Grata

Leciiro

Olá. Pela primeira vez Não consegui falar na LR após esperar por uma hora. Desliguei e liguei novamente e dava mensagem que o número chamado estava em outra ligação. Voltei a ligar pela terceira vez e nada. Vou ligar pela quarta vez mais tarde. Não desisto.

Boa tarde,

Recebi hj da DGAJ e-mail informando que responderam à CRC na presente data. Conclui-se que quando a linha de registos fala que está aguardando a justiça se referem a DGAJ e não ao ministério da justiça como pensei...

CEGV, favor atualizar os processos de ASFERJUNIOR (sogro) e ASFERJUNIOR para fase de aguardando parecer e despacho.

Grato!

• jhmferrazjhmferraz Member 145 PontosPosts: 44

@Rose Cartão Europeu de Seguro de Doença

RoseMalu
  • PaesPaes Member 97 PontosPosts: 13

@Asferjunior estranho essas respostas da DGAJ, comigo e com outro amigo meu é a mesma coisa , dizem no e-mail que responderam ao CRC na presente data .

@Paes disse:
    @Asferjunior estranho essas respostas da DGAJ, comigo e com outro amigo meu é a mesma coisa , dizem no e-mail que responderam ao CRC na presente data .

Comigo também, mas vi no fórum que demora aparecer esta informação na LR. No meu caso demorou um mês para constar na LR.

@jhmferraz disse:
    @Rose Cartão Europeu de Seguro de Doença

Como se faz para obte-lo?? Grata

@Paes disse:

Creio que a lógica deve ser a seguinte, se eles já responderam a solicitação da CRC te respondem rápido, em questão de minutos. Se ainda não, te respondem assim que responderem à CRC. Começo a acreditar que enviar email para a DGAJ ajuda que a solicitação da CRC junto ao órgão não caia no esquecimento, como já aconteceu com alguns convolandos...

Abcs a todos

CEGV
  • PVPPVP Member 143 PontosPosts: 17

Caros,
    Aparentemente o processo de conversão da minha mãe andou. Todos os oficios já retornaram e o processo seguiu para parecer e despacho, conforme abaixo:

PVP 21/08/17 365 C C 049xx 6 12/02/19 seguiu para parecer e despacho

RoseAndreaMaluheliobYohalinAsferjuniorFSPEpidauraMoreiraCEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

@Rose disse:

@Paes disse:

Comigo também, mas vi no fórum que demora aparecer esta informação na LR. No meu caso demorou um mês para constar na LR.

Por favor atentem:
    A DGAJ respondendo agorinha à CRC o "nada consta de desabonante, o requerente é barra limpa" não quer dizer em absoluto que a escriturária/auxiliar/escrevente imediatamente irá abrir o E-Mail e - ato contínuo - ticar lá no Siric como "já executado".

Lembrem-se que milhares de processo ao redor fazem "a barata entontecer"... ela tem seu proprio tempo de reação...

Mas, uma coisa não se pode negar aqui: a DGAJ é jóia!!

Boa sorte a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MaluletsRoseheliob

@PVP disse:
    Caros,
    Aparentemente o processo de conversão da minha mãe andou. Todos os oficios já retornaram e o processo seguiu para parecer e despacho, conforme abaixo:

PVP 21/08/17 365 C C 049xx 6 12/02/19 seguiu para parecer e despacho

Agora estamos na mesma agonia do despacho e li no fórum que só uma Sra. Conservadora para tudo. Reta final.

Malu
  • cquintalcquintal Member 121 PontosPosts: 11

.> @CEGV disse:

Abraços a todos !

@CEGV obrigado pela informação, em Out/18 e Nov/18 enviei e-mail para saber de alguma informação mas sempre recebo a mesma informação "diligências oficiosas promovidas por esta Conservatória" hoje enviei novamente um e-mail para ver se houve alguma alteração, ocorrendo informo.

Valeu !!! Força Foco Fé !!!

CEGVRose
  • GonsallesGonsalles Member 30 PontosPosts: 13

Meu processo saiu do DGAJ.
    Depois disso o que vem?
    E qual é o prazo?
    O que eu entendi tem + 2 etapas.
    Não tem + MJ, pois já sou português.
    E depois conservadora...

RoseIsabelaMT

Meu processo é do 12/09/2017
    52****/17
    Quem souber os prazos me fala?
    Já vai para 18 meses...

Rose
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

@Asferjunior disse:

Creio que a lógica deve ser a seguinte, se eles já responderam a solicitação da CRC te respondem rápido, em questão de minutos. Se ainda não, te respondem assim que responderem à CRC. Começo a acreditar que enviar email para a DGAJ ajuda que a solicitação da CRC junto ao órgão não caia no esquecimento, como já aconteceu com alguns convolandos...

Estou concordando com vc pois escrevi para a DGAJ (depois de receber informação de que somente faltava info desse órgão), no dia 07/fev final do dia, e ainda não recebi retorno algum.

Abs

Rose

A resposta eu tive por e-mail do DGAJ e liguei quase agora pouco para conservatória.
    E me falaram que já passou por todos os órgãos de consulta e saiu do DGAJ essa semana e vai passar por 2 + duas consultas...
    E já não tem mais MJ e depois das 2 últimas consultas é averbação....
    Agora depois que saiu do DGAJ é só esperar ir para a conservadora...
    Ou seja já terminou de analisar no DGAJ.
    Gostaria de saber o prazo dessas 2 Consultas finais...
    Eu vi que depois do DGAJ tem uma moça aqui que foi uma semana...

Rose
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

.> @CEGV disse:

Abraços a todos !

Boa tarde! Na semana passada liguei para o IRN mas não consegui saber de nada. Após 1:08h aguardando, uma nova mensagem (com sotaque do Brasil) avisou que o sistema estava com problemas, e que "por favor, ligue mais tarde". Quando eu tiver alguma notícia concreta aviso vocês, mas estou torcendo para receber o tal e-mail ainda esta semana...o processo deu entrada em 23/8/2017. Está pela boa!

FSPRosecquintal

1 eu mandei um e-mail para o DGAJ na semana retrasada e na semana passada informaram que era na conservatória e vendo a resposta, pensei não se encontra + no DGAJ e deixei para ligar hj na conservatória e estava certo já passou por todos os órgãos e não tem más MJ e tem que esperar + duas consultas e conservadora.... Eu recordo que a DKS2018 quando terminou o DGAJ, foi muito rápido o processo final para ir passar a conservadora, 1 semana e já estava averbado...
    Vcs sabem me informar depois do DGAJ quais são esse processo ?
    Da nossa amiga DKS2018 foi muito rápido....
    Abraços e sorte para todos vcs convolantes...

Rose

@Gonsalles disse:
    A resposta eu tive por e-mail do DGAJ e liguei quase agora pouco para conservatória.
    E me falaram que já passou por todos os órgãos de consulta e saiu do DGAJ essa semana e vai passar por 2 + duas consultas...

No meu caso contei com isso também porque DGAJ foi a ultima.

Poderia ser uma semana também p Sra. Conservadora despachar e ser Averbado no Assento. Já se passaram quase um mes .

Cabe ressaltar que são 3 consultas a entidades externas e em geral a DGAJ é a última.
    Por isso cumpridas todas as exigênciase o próximo é o despacho da Sra. Conservadora e averbação no Assento. Foi isto que li no fórum. abs

• marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@Malu disse:
    (...) Na semana passada liguei para o IRN mas não consegui saber de nada. Após 1:08h aguardando, (...)

Vocês estão ligando bem cedo no horário de Brasília, correto?
    Hoje, eu ia ligar às 8:30 daqui, mas achei que já seria tarde demais.

Rose

@ECG disse:

@Asferjunior disse:

Estou concordando com vc pois escrevi para a DGAJ (depois de receber informação de que somente faltava info desse órgão), no dia 07/fev final do dia, e ainda não recebi retorno algum.

Abs

Já houve casos de convolando cuja diligência solicitada pela conservatória junto a DGAJ teve que ser refeita pela CRC porque prescreveu...

RoseCEGV

@marcelo_12meses disse:

@Malu disse:
    (...) Na semana passada liguei para o IRN mas não consegui saber de nada. Após 1:08h aguardando, (...)

Sim. Em Santa Catarina acabou o horário de verão então tem que ligar às 06:00 horas. Senão demora demais.

marcelo_12meses

@Rose disse:

@Gonsalles disse:

Poderia ser uma semana também p Sra. Conservadora despachar e ser Averbado no Assento. Já se passaram quase um mes .

Cabe ressaltar que são 3 consultas a entidades externas e em geral a DGAJ é a última.
    Por isso cumpridas todas as exigênciase o próximo é o despacho da Sra. Conservadora e averbação no Assento. Foi isto que li no fórum. abs

Sim! também acredito que seja isso mesmo!...
    Eu tinha recebido o e-mail do DGAJ e dando a entender que já tinha saído de lá e que teria que entrar em contato com a conservatória...
    E liguei hj realmente já saiu do DGAJ e o processo concluído com éxito no DGAJ.
    Então os dois que faltam é o despacho da conservadora e averbação?
    Da DKS2018 foi em uma semana....
    Queira Deus que seja rápido também....

Rose

@Gonsalles disse:

@Rose disse:

@Gonsalles disse:

Eu tinha recebido o e-mail do DGAJ e dando a entender que já tinha saído de lá e que teria que entrar em contato com a conservatória...

Tudo indica que Sim. Só falta o despacho e averbação. Vamos torcer.

@Rose disse:

@Gonsalles disse:

@Rose disse:

@Gonsalles disse:

Sim! Se Deus quiser é só isso...
    Já passou por todas as etapas SEF, PJ, DGAJ e já ficou muito tempo no DGAJ e já vai para 18 meses de espera....
    Tava na hora de andar para nós também...

Rose

@Gonsalles disse:

@Rose disse:

@Gonsalles disse:

@Rose disse:

@Gonsalles disse:

Sim! Se Deus quiser é só isso...
    Já passou por todas as etapas SEF, PJ, DGAJ e já ficou muito tempo no DGAJ e já vai para 18 meses de espera....
    Tava na hora de andar para nós também...

Com certeza.

• fabiocabrallfabiocabrall Member 287 PontosPosts: 56

Gente, desejo sorte a todos nós! Mas talvez seria melhor não contar com essa rapidez para a conclusão...a conservadora pode sim despachar tudo de uma vez e gerar uma nova "baciada", todavia as diligências do meu processo foram respondidas desde nov/18.
    O meu processo está aguardando o parecer da conservadora há exatos 3 meses e 10 dias, há vários processos aguardando meses esse despacho...não quero acabar com a esperança de ninguém, mas é prudente se preparar para o pior e torcer para o melhor! Fiquem com Deus!

marcelo_12mesesRose

Prezados @Gonsalles & @Rose

Seria interessante que vocês dessem uma olhada rápida nas páginas anteriores do nosso tópico. Diversas impressões que vocês têm atualmente são ligeiramente equivocadas e já discutimos muito no passado sobre trâmites e o que esperar quando DGAJ nos responde dizendo que já enviou resposta para a CRCentrais. Depois do final das diligências ainda existe uma avaliação formal final e só depois o processo é enviada para o MJ, despacho do conservador e, finalmente, averbação. Sabemos, inclusive, de casos em que exigências foram deixadas para serem oficiadas após o retorno das diligências.

Então o melhor é calma e paciência.
    abraços,

Dom_TenreiroRose
    editado fevereiro 2019

@CEGV disse:

Seria interessante que vocês dessem uma olhada rápida nas páginas anteriores do nosso tópico. Diversas impressões que vocês têm atualmente são ligeiramente equivocadas e já discutimos muito no passado sobre trâmites e o que esperar quando DGAJ nos responde dizendo que já enviou resposta para a CRCentrais. Depois do final das diligências ainda existe uma avaliação formal final e só depois o processo é enviada para o MJ, despacho do conservador e, finalmente, averbação. Sabemos, inclusive, de casos em que exigências foram deixadas para serem oficiadas após o retorno das diligências.

abraços,

Vc fala de "MJ" ? a mulher da conservatória diz que não tem mais MJ pois já sou português e só tem + duas etapas finais....
    E se passar de 18 meses isso é [CEGV: removido] e falta de respeito com as pessoas....como que pode? para uma pessoa depois que terminou o análise da DGAJ 1 semana ? e o nossos que terminou o análise do MJ agora levar mais de 3 meses ou 4, 5 ou mais....
    Não tem sentido tanta demora!!!
    [CEGV: removido]

editado fevereiro 2019

[CEGV: comentário removido]

editado fevereiro 2019

Prezado @Gonsalles,

Temos clara consciência de todo estresse de quem está a 12, 14, 18 meses aguardando a conclusão de um processo de uma folha que, já falamos muito sobre isso, pode ser analisado e definido em poucas horas ou menos.

Só que não adianta "Matar o mensageiro" ou criar uma comoção no nosso grupo e tópico de apoio.

Nosso grupo possui moderadores que acompanham atentamente TODOS os movimentos que ocorrem nas principais conservatórias e levamos muitos meses para entender e mapear todos os trâmites que ocorrem nos processos de convolação. São informações levantadas, confirmadas e re-confirmadas algumas vezes antes de publicarmos qualquer coisa em nosso tópico. Cansamos de dizer aos novatos como você que nem todas as informações recebidas nos balcões das conservatórias ou mesmo em telefonemas com a Linha de Registos são completamente críveis ou verdadeiras. Muita experiência nos contatos pessoais, por e-mail e telefônicos nos mostraram isso.

Peço a gentileza que você leia e releia seus comentários antes de publicá-los, evitando que sejam moderados.

Caso tenha dúvidas, basta colocá-las aqui que serão respondidas. Importante também, caso não tenha lido, ter conhecimento dos termos de uso do nosso Portal em

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/8/por-favor-leia-este-topico-antes-de-comecar-a-criar-topicos-ou-publicar-comentarios/p1

Contamos com a colaboração de todos para mantermos o equilíbrio e a qualidade de nossos tópicos.

Abraços,

Dom_Tenreiro

@Gonsalles disse:
    Vc fala de "MJ" ? a mulher da conservatória diz que não tem mais MJ pois já sou português e só tem + duas etapas finais....

@Gonsalles, engano.. TODOS os processos de convolação passam pelo MJ. O que pode ocorrer (ainda não confirmado oficialmente) é alguém na CRCentrais ter recebido poder substabelecido pelo MJ para deferir processos de convolação. Enquanto esta informação não for oficial, não sabemos com certeza. Temos, ao longo de alguns anos, CENTENAS de relatos equivocados de oficiais do IRN. Se você tiver a informação por escrito, passe para um dos nossos moderadores para que confirmemos pelos canais adequados.

E se passar de 18 meses isso é [CEGV: removido] e falta de respeito com as pessoas....

Concordo plenamente. Só precisamos direcionar nossas "farpas" para o local adequado. O IRN tem hoje mais de 100.000 processos pendentes e déficit de pelo menos 1.500 funcionários. E estes dados são conhecidos pelo ministério da Justiça, Primeiro Ministro e, tenho certeza, presidente. Apontemos nossos canhões então para os realmente responsáveis pelo que os convolantes ainda pendentes estão passando...

Como já falei anteriormente, temos muito material aqui, nessas mais de 80 páginas. E no espaço anterior, que muitos participaram, tivemos tópicos falando da convolação e da naturalização de netos com mais de 150 páginas... Então o assunto e os problemas não são novos. O importante é manter a serenidade e, se achar conveniente, reclamar através dos canais adequados. Caso não saiba quais são, podemos lhe dar uma lista razoável.

Conte conosco para lhe ajudar e colaborar com seu processo. Pedimos apenas que as discussões sejam inteligentes e amistosas aqui no nosso Portal.

Abraços,

Malu
    editado fevereiro 2019

[CEGV: comentário removido]

editado fevereiro 2019

[CEGV: Comentário Removido]

• AdminAdmin Administrator 276 PontosPosts: 62

Sr @Gonsalles, boa noite.

Criamos cuidadosamente as regras do nosso Portal. Se o Sr não as leu, teve a oportunidade de lê-las posteriormente, por sugestão do @CEGV.

Aliás, o CEGV foi muito caridoso e paciente com o Sr, que mal chegou e já começou a mostrar-se um inconveniente. Definitivamente não quero (queremos) pessoas assim em nosso site. Lamento que com essa idade toda que o Sr diz ter que não tenha aprendido a temperança. Não somos representantes do governo português nem palanque para inconformados que não sabem como se comportar em público.

Boa sorte em seu processo.
    @Admin - Administrador do Portal Cidadania Portuguesa

Dom_TenreirosarahcamposYohalinAndreaMalu
  • AdminAdmin Administrator 276 PontosPosts: 62

@CEGV e Prezados Usuários:

Existe uma grande chance que este senhor "Gonsales" seja um fake criado para criar comoção em nosso site, assim como outros usuários que já foram banidos.

Nosso Portal não é "interessante" para muitas pessoas e empresas especializadas em ganhar dinheiro de incautos interessados na nacionalidade portuguesa e este tópico nosso é o mais movimentado de todos. É natural que ele se torne o palco principal daqueles interessados em criar confusão e criar um ambiente inóspito para nossos usuários.

Fiquemos atentos...
    Cumprimentos a todos,

EpidauraMoreirasarahcamposmarcelo_12mesesmarcelovilacaMaluZiza

@Gonsalles disse:

@CEGV disse:

abraços,

Peço desculpas se causei algum desconforto. Tomei todo cuidado em me referir nos meus post que cumpridas todas exigências seguiria p despacho e averbação. E no caso de uma participante foi tão rápido que eu contava com essa rapidez e que no entanto já se passara quase um mês. Com certeza, estou torcendo pela "baciada " de convocados.

CEGVDom_TenreiroAPARECIDA

Convocados digo convolados.

Dom_Tenreiro
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

@marcelo_12meses disse:

@Malu disse:

Sim, Marcelo, liguei pela manhã, em Portugal. Mas deve ser congestionamento, muita gente ligando... vou esperar mais um tempo para ligar de novo.

Dom_Tenreiromarcelo_12meses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.