Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Já tentei diversos contatos por e-mail para atribuiçao, mas nao tenho respostas. Teve um que até foi visto, mas simplesmente ignoraram. A minha ansiedade é enorme, mas nao tenho voz masculina e meu marido está sempre muito atarefado. Agora eu me irritei . Já coloquei creditos no skype e dessa semana que vem nao passa. Vamos atualizar essa lista aí!
Hoje cedo liguei, fui informado que o processo ainda se encontra aguardando diligência de apenas um órgão, a maldita DGAJ.
Fiquei surpreso que a atendente de muito bom humor me fez uma pergunta: "O senhor ainda não é português?". Logo disse que sim, que já era naturalizado, a atendente prontamente me explicou que neste caso após a fase de consultas aos órgãos estar concluídas o meu processo irá ser submetido a uma breve análise para cumprir formalidades internas, não precisa provar ligações efetivas neste caso de já ser nacional, e por já ter um assento o despacho será dado e a conclusão do processo se dará por um averbamento ao já existente assento.
Fiquei surpreso que me questionaram a minha situação, ser nacional ou não. A atendente em questão é a SRA. ISABEL.
Acho que deveriamos pedir a Deputados da AR para intervir junto a DGAJ.O que acham?
Olha, acho que o pessoal devia tentar uma ioga ou algo assim. Eu também estou ansioso, mas essas coisas demoram. Pelo menos sabemos que estão andando, e isso é o que importa. Parece que vocês já não passaram por esse processo antes. No meu caso, depois das diligências (que demoraram bastante, aliás, mas naquela época era o SEF que estava demorando uns 3 meses pra dar uma resposta) vem a parte que de fato o camarada senta e lê com calma a papelada TODA. E aí vai mais tempo. Aprovou! Eba! Acabou? Não, aí vai pro despacho. Entre ser aprovado e entrar de fato na certidão foi mais um mês aí de lambuja. E se você for esperar a cartinha chegar no Brasil, mais uns 20 dias no mínimo. Então, mesmo que esse DGAJ responda tudo na 2a feira, vai aí de 2 a 3 meses até estarmos com a certidão na mão. Vamos tomar uns suquinhos de maracujá, senão a pressão sobe muito, pessoal! :-D
@CEGV, sempre estou aqui escondidinha lendo tudo, mesmo não tendo muito a acrescentar. No entanto, acho que algumas coisas estão passando do limite da civilidade e educação. Vamos fazer do fórum um lugar de paz e troca de experiências. Um abraço!
Nao estou conseguindo participar, como faço para receber notificações da pagina? Queria que o processo da minha mae fosse incluido nessa lista.
Ah, agora achei
Raffles (mãe) * 02/11 115 A 029xx/18 18/04/18 4 Análise
Como vcs sabem que esta em analise?
Qual o telefone da LR para eu ligar?
O telefone da linha de registros é +351 211 950 500
Ah, agora achei
Raffles (mãe) * 02/11 115 A 029xx/18 18/04/18 4 Análise
Como vcs sabem que esta em analise?
Qual o telefone da LR para eu ligar?
Luis Mariano, obrigada. Pergunto como sabem que o processo esta em analise? Eu somente passei inicialmente que ele havia sido numerado...
Olá a todos.
Eu assisti a esse fórum por um tempo, mas não participei. Mas você parece amigável. Eu tenho uma pergunta. Eu estava esperando que você possa ajudar.
Eu sou o neta de um Português que se mudou para a América na década de 1930. Durante vários anos trabalhei com um advogado português porque tenho uma má língua portuguesa e o processo é complicado devido a alterações de nome. Demorou 5 anos para obter todos os documentos. Eu me candidatei para registrar minha nacionalidade (via meu avô e depois minha mãe). Eu enviei:
Meu advogado apresentou o caso em julho de 2017. Não sei o número do processo, por isso não posso rastreá-lo com você nem mesmo enviar um e-mail ao CRC.
Minha pergunta:
Meu advogado não foi claro. Se ela enviou todos esses documentos de uma só vez, o que acontece? Eu sei que eles devem transcrever o casamento dos avós, o nascimento da minha mãe, o casamento dos meus pais e depois o meu nascimento. Aguardo o processo de 9 meses para cada etapa? Se ela enviou todos os documentos (avós, mãe, eu), eles se tornam um caso? Deve ser completamente finalizado e, em seguida, reenviado (com redigitalização e renumeração) de cada vez? Ou se torna apenas um processo muito mais longo (quanto tempo)?
Sinto muito pela pergunta estúpida, eu li todos os posts neste tópico, então eu queria perguntar a todos vocês. Meu advogado me disse uma vez que todo o processo levaria um ano. Outra vez ela disse 2 anos. Em julho ela disse que levaria 1,5 anos, mas eu não entendi se são 1,5 anos para cada processo ou no total. Se alguém fez algo semelhante, você pode compartilhar sua história?
Desculpe novamente pelo meu mau português. Estou ansiosamente à espera de ouvir algo do advogado. Eu já moro na Europa, mas quero retornar laços com o país que minha família inteira deixou há muitos anos. Toda a minha família ajudou com os documentos e estamos todos empolgados para ver o que acontece. Vejo que você compartilha a ansiedade da longa espera.
Muito obrigado.
Evillasio, o @CEGV ja respondeu a essa questao... vem se falando aqui de evitar o uso do termo "CONVOLACAO" quando em contato com os orgaos portugueses pois ao que parece esse termo foi erroneamente introduzido no nosso "dicionario forumes" e que o nosso processo nao se enquadra exatamente nesse termo...
O ideal eh que, sempre no contato com orgaos portugueses, explicar detalhadamente a situacao, ateh porque os burocratas europeus (Nao so os portugueses, mas tambem os italianos e franceses ateh aonde minha experiencia comprova) sao extremamente literais e nao sao sao flexiveis em fazer conexoes ou tentar entender o que vc esta falando... Se vc perguntar sobre convolacao, vao te responder sobre convolacao, se seu processo nao for de convolacao, vao te responder que nao eh de convolacao....
Minha sugestao, quando forem escrever email ou mesmo ligar comecem explicando quem sao, sua situacao de forma completa e tentem ser o mais diretos possiveis e vitar jargoes... e.g.
" Bom dia, me chamo .... sou um cidadao portugues, tendo minha nacionalidade atribuida nos termos 6.4 da antiga lei de nacionalidade em ....
Estou com um processo de modificacao (mudanca, conversao, etc.. evitem convolacao) da minha nacionalidade para a atual lei em vigor desde junho de 2017, termos 1d. *** se faca de idiota ***
Escrevo pois dei entrada no processo no dia ... do mes ... do ano ... tendo esse sido enumerado no mes ... com a numeracao .... Ao meu entendimento, segundo estatuto interno, os processos deveriam ser finalizados em ate 180 dias uteis, e hoje meu processo chega ao seu ... dia util. *** mostre que nao eh um idiota ***
Entendo que a mudanca eh recente e que alem da adaptacao de voces, dos milhares de novos processos que foram gerados e da centralizacao desse tipo de processo em Lisboa, tambem estao com a mao de obra subdimensionada para o trabalho. *** mostre-se compreensivo e suporte a situacao deles ***
Porem nos, do lado de ca tambem somos pessoas com sonhos e compromissos e uma espera que jah era grande, se torna agonizante com tamanha demora. Afinal, ja somos cidadaos portugueses, ja passamos por processos de pesquisa, confirmacao e verificacao de todas as documentacoes, nada justifica tamanha demora especialmente tendo um caso que se tornou famoso de um criminoso brasileiro que teve sua nacionalidade reconhecida em pouquissimo tempo, certamente passando a frente de todos. *** mostre que vc nao eh so um numero e que o procedimento deles esta sendo mau feito e que eles estao expostos com o caso do cara lah***
Gostaria de solicitar informacoes o mais detalhadas possiveis sobre o estado do meu processo (como se encontra, com qual departamento, o que falta e qual a estimativa de tempo de conclusao) pois o tempo determinado ja expirou 2 vezes e nao recebi nenhuma informacao ou justificativa da parte dos senhores.*** Vai ao que interessa ***
Se me permitem, gostaria de sugerir que uma forca tarefa seja montada pra resolver esse tipo de processo que eh muito mais simples que todos os outros e poderia ajuda-los a desafogar um pouco a quantidade de trabalho que tenho certeza que estao tendo no momento e junto a isso que os senhores, assim como nos, cobrem dos departamentos responsaveis pelas diligencias um trabalho digno da parte deles para que nao atrapalhem o seu trabalho.*** Sugestoes construtivas sempre ajudam a mostrar que vc nao eh so um cretino querendo reclamar ***
Atenciosamente ....."
Ixi... eu nao entendi muito bem a historia, fiquei meio perdido... mas vamos por partes...
Primeiro, vc eh neta de portugues e sua mae esta viva e tambem esta fazendo a nacionalidade portuguesa se entendi bem...
Pois bem, se assim for nao eh um processo unico, sao dois processos separados
1o - sua mae entra com o processo como filha de portugues, esse processo feito em portugal nao deveria levar mais que alguns meses (a menos que fosse feito em Lisboa que tem um tempo de demora maior)
2o - uma vez que sua mae se tornou cidada portuguesa, tem uns detalhes de documentacao tipo averbacao de casamento e tal. Assim que tudo estiver em ordem comeca o segundo processo, o seu, como filha de portugues tambem (veja bem, sua mae nesse momento eh uma cidada portuguesa, logo vc deixa de ser neta de portugues para ser filha de portugues)
Cada processo desses nao deveria levar mais de que uns 2 ou 3 meses sendo feitos diretamente em portugal. Pelo consulado Portugues no brasil estava levando cerca de 8 meses cada um.... Advogados especializados normalmente fazem remessas para portugal, nao usao os consulados porque demoram muito...
Esse prazo de 1,5/2 anos eh um pouco alto...
Apesar desse topico em si jah ser uma linha diferente da sua, estamos aqui pra trocar experiencias mesmo... procure se informar com sua advogada detalhadamente o que ela esta fazendo e coloque aqui
abracos e sorte
Bom dia a todos, infelizmente estou saindo do portal, pois certos comentários infelizes com certeza irão nos atrapalhar em nosso objetivo, peço ao moderador que retire meu nome da lista, boa sorte a todos!
Concordo com a @lets, apesar de ansiosos devemos manter o respeito com as opiniões dos demais participantes deste portal. Não deixemos que uma laranja podre estrague as demais.
O Portal é de muita importância para nós e será imprescindível para os nossos descendentes. Vamos manter a serenidade e o nível de educação.
Abraços e bom dia!
Pessoal, bom dia.
Desculpem pois estive fora nos últimos 3 dias... viajando para visitar minha "velhinha" que merece todos os abraços e beijos do mundo.
Fiquei triste com algumas mensagens que li rapidamente, após meu retorno. Algumas, no pouco tempo que tive no fim de semana, eu mesmo "moderei".
Realmente não é fácil moderar e manter tudo sempre "equilibrado". Pelo nosso fórum ainda ser pequeno e recente (temos apenas 45 dias de vida), temos um pouco mais de tempo para tentar conhecer mais a fundo cada um de vocês.
Adoramos as discussões de alto nível e lamentamos e abominamos qualquer tipo de rixa, desentendimento, abuso e postura inadequada. Servir de Moderador e julgar as palavras e opiniões não é tarefa fácil. Não obstante, como diz o ditado "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.".
Quando criamos este fórum investimos um tempo significativo em escrever regras que balizariam as relações e discussões em nosso fórum. Todos quando se inscreveram concordaram em seguir estas regras de boa convivência. Como é muito chato banir sem avisar (Eu e alguns aqui passamos por isso e por coisas piores) já comunicamos àqueles que não têm seguido as regras que novas violações levarão, infelizmente, ao banimento de nosso ambiente e fórum.
Àqueles que seguem as regras de bom convívio, agradecemos a paciência e deixamos claro que não estamos de olhos fechados. Não obstante também entendemos que oportunidades devem ser dadas para os devidos ajustes. Afinal de contas, quem nunca acordou em um "dia ruim" ?
Agradeço muito a participação e compreensão de todos e lamento profundamente pela eventual saída de qualquer um de vocês. A postura nossa será, sempre que possível, de avisar primeiro e tomar medidas duras em caso de reincidências.
grande abraço a todos,
@CEGV
Oi @Raffles, normalmente atualizo a tabela quando me avisam que "algo mudou". Será que entendi algo errado ? Segundo a tabela a última vez que você nos falou sobre seu processo foi em 18/04. Vou tentar achar a informação.
abracos
Pessoal vamos voltar para o foco do tópico.
Alguém que tenha alguma informação nova vinda de Lisboa?
Ficamos muito tristes mas posturas agressivas não serão toleradas. Aviso já havia sido dado anteriormente. Usuário @EVILLASIO, infelizmente, foi banido.
Com os melhores cumprimentos a todos,
@Admin
@CEGV , Moderadores, Senhores usuários deste tópico: Caso achem adequado, podemos mover as mensagens "off topic" para outro tópico.
Acredito que isso seja uma boa ideia
Prezados, boa tarde.
Algumas postagens são completamente off topic, ou seja, completamente fora do assunto que tratamos. A ferramenta que usamos nos dá (aos moderadores) um recurso de mover comentários para outro tópico. Como houve muito barulho estes últimos 3 dias, transferi algumas mensagens para um tópico à parte.
Estão em http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/85
CEGV, Boa tarde, sei que por enquanto minha contribuição é minima para o portal, fico extremamente feliz por sua atenção, desculpe minha atitude, mas tenho certeza que foi resolvido o transtorno de "certos comentários" deselegantes e inúteis ao portal, peço que considere minha vontade de prosseguir no portal e na lista de conversões, com certeza em breve todos nós iremos obter a tão sonhada atribuição, boa sorte a todos nós!!!
Vontando à nossa programação normal,
Conversei ainda a pouco com a LR e a atendente, como normalmente são, foi muito solícita. No meu caso, continuo a aguardar respostas da DGAJ. Perguntei se não poderia retirar eu, através do site da DGAJ, uma certidão de antecedentes criminais e enviar para a Conservadora / Oficial responsável pelo meu processo. Ela disse que achava que não pois (segundo ela) a informação que é repassada pela DGAJ à CRCentrais é mais completa do que a emitida quando pedimos uma certidão via site. Fiquei, claro, na dúvida de quais seriam as "informações adicionais" mas me conti para perguntar... (achei que ela ficaria impaciente rssssss)
Como sempre falo, temos que ficar atentos às migalhas de informações que recebemos do pessoal da LR. No "passar de olhos" a atendente me confirmou algo novo: Que em abril haviam recebido correspondência minha. Ninguém havia até então me confirmado o recebimento da carta com o meu RG "Certificado" que me havia sido pedido como exigência. Pois bem... agora sei que foi recebido e apensado no processo.
Entre "trancos e barrancos" boas notícias surgem... Nem sempre aquelas que esperamos mas, ainda assim, boas notícias.
abraços a todos !
Bem-vindo novamente !
abraços ,
Obrigado, hoje pela manhã contatei a LR, ainda não tenho numerado meu processo, aproveitei para perguntar se já tinham processos de conversão finalizados, a mesma informou que vários foram finalizados, ótima noticia pra quem já está na fase "5".
O mais curioso desses "vários" que foram finalizados é que nenhum deles aparece em nossa planilha, que tem muitos processos e que "vários" foram submetidos logo nas primeiras semanas de julho/17. Se realmente estão "seguindo a fila", porque processos que deram entrada dia 4/7 (primeiro dia de recebimento de processos de Conversão) ainda não foram concluídos ? Isso eles não conseguem explicar... Contra fatos não há argumentos.
Imaginei, entretanto eu apenas havia passado a informação inicial de que o processo havia sido numerado em janeiro. Nao sei em que fase ele se encontra, ate porque tenho entendido que esses processos nao tem fases, esses nomes que eles dão, acabam mais confundindo do que ajudando.
@ACosta seu processo foi protocolado quando? Como conseguiu consultar sem ter o numero? Pelo nome do aplicante?
Informando o nome e data de nascimento do requerente, o atendente da LR informa se o processo já tem numeração.
Nome completo e data de nascimento , consegue saber o status do processo, ou, se já esta numerado .
@marcelovilaca
Muito obrigado! Me desculpe se eu não estava claro. Meu português não é ótimo.
Um advogado faz todos os processos para mim diretamente em Portugal, em nome da minha mãe e depois de mim. Li que todo o processo deve ser concluído em Lisboa, pois não sou europeu nem brasileiro. Também li que os processos de Lisboa demoram mais de um ano para serem processados. Eu vi essa informação em um fórum diferente - é a mesma hora que todos vocês estão esperando, a menos que eu esteja errado em como eu interpreto (isso é muito possível!).
Suas palavras são encorajadoras. Se eu precisar fazer 4 processos (casamento dos avós, nascimento da mãe, casamento da mãe, meu nascimento) e cada um deles levar de 2 a 3 meses, isso seria cerca de um ano no total. Eu não tinha certeza se o que eu estava lendo sobre os processos em Lisboa com um ano se aplica - neste caso, todo o meu caso poderia levar 4 anos.
Eu não queria ter um advogado para isso, mas o caso é complicado, minha família mudou de nome para parecer mais americana nos anos 1930. Eu queria fazer o meu processo sozinho, mas o advogado pegou todos os documentos, então agora eu tenho que passar por ela.
De qualquer forma, obrigado por ser amigável. Eu li todos os posts neste tópico tentando aprender sobre como as coisas são feitas. Eu aprecio sua resposta.
Boa sorte para todos, espero que você não espere muito mais tempo!
Boa sorte a todos!
@Luis_D @brasilhenrique , @Ziza , @lets , @Glênio, @Malu , @FSP , @fabiocabrall , @ECG
Amigos, se puderem me retornar com as últimas informações dos seus processos, todos agradecemos.
Abraços,
Como disse anteriormente, estarei em Lisboa a partir desta 6a feira e irei pessoalmente na CRC, onde tentarei obter mais informações sobre meu processo e também acerca da conclusão de outros com o mesmo fundamento. Tomara que possa trazer boas novas.
@CEGV que coincidência, agora mesmo enviei um email para a contabilidade, sendo que o último enviado foi no dia 02/04
Espero trazer boas novas!
Fico esperançoso que o amigo traga bons ventos para cá no final desta semana.
@PACHECO Otimo,questione sobre a demora no DGAJ e da uma dura neles,aguardamos suas noticias,preferencialmente boas.
Amigos, infelizmente meu processo ainda está em análise. Fui bem específica no email, mas não sei até que ponto respondem a realidade
(Email respondido por Mafalda)
Sem dúvida @Rodsamaral. Farei isso.
Ok @RODRIGO, também espero trazer alguma boa notícia.
Li em um grupo que participo que mais um processo (submetido por procuração) de conversão saiu hoje. Processo de Novembro... Lembremos que a fonte é oficiosa mas, caso verdade, lança por terra a afirmação que "seguem a fila". Também não foi reportado que o processo teve qualquer pedido de urgência. Pelo menos sabemos que algo está andando... mais cedo ou mais tarde serão os nossos, sem dúvidas. Me reconfirmaram (na LR) que a minha resposta à exigência informada foi recebida em Abril...
abraços,
Ótima noticia.
Vi hoje uma resposta da conservadora principal que cuida de nossos processos a um de nossos amigos. Em resumo (meu), ela meio que puxou a orelha (não necessariamente "apenas" a ele, que lhe enviou o e-mail) lembrando que apenas ela e uma oficial cuidam de milhares de processos e a cada e-mail enviado que ela responde gasta tempo que poderia ser utilizado no "processamento" de outros (talvez nossos) requerimentos.
Mais: Aparentemente nosso amigo questionou também a demora da DGAJ em responder as diligências e, em resposta, lembrou que a DGAJ é órgão independente e que eles (da CRCentrais) não têm ingerência sobre o trabalho feito pela DGAJ.
Talvez a melhor solução seja começarmos a encher o Ministério da Justiça com reclamações sobre a morosidade de seus departamentos e institutos controlados (SEF, PJ, DGAJ, IRN, etc...) Não adianta, como muitos falam (e eu, em parte, concordo), enviarmos um monte de e-mails para quem está trabalhando pelos nossos processos DESDE QUE recebamos as devidas respostas da LR sobre o andamento de nossos processos. A LR está lá exclusivamente para isto e os oficiais / Conservadores precisam de tempo para efetivamente analisar e dar prosseguimento aos processos que têm em suas mesas.
Abraços,
@CEGV me dá, por favor, o email do Ministério da Justiça. Talvez a cobrança surta algum efeito.
PessoALL, este recurso de "citar" é bacana mas algumas vezes, quando usado em publicações extensas, acaba alongando muito a publicação. Nessas ocasiões, perdoe-me quem não gostar, tomo a liberdade de dar uma "limpada" na citação, deixando apenas o primeiro pedaço, de forma a permitir que eventuais leitores entendam qual foi a publicação que deu origem à resposta. Incentivo a todos a "tesourar" a maior parte das citações grandes para "otimizar" a leitura de nossos outros amigos. Basta apagar a maior parte da citação e usar os pontinhos para mostrar que tinha mais coisa na publicação citada.
abraços,
@CEGV
Positivo, farei isso das proximas vezes.
@CEGV e demais do Forum. Eu já havia percebido que processos com procurador, ou entregue pessoalmente tem andamento mais célere, basta verificar pela nossa lista. Portanto, inegável que a fila tem atendimento prioritário para estes casos. Mas isso também será objeto de minha pesquisa em campo...rsrs
@PACHECO , acho que o que efetivamente ocorre é que os "procuradores" entregam pessoalmente, passam no balcão, conversam com os atendentes, criam amizade e empatia com os atendentes e oficiais... Enfim, têm uma "relação profissional amistosa" que aqueles que não trabalham na área e enviam seus processos via postal não conseguem ter e, por mais que queiramos pensar que não acontece, recebem às vezes uma ajuda e orientações dos colegas de trabalho. Não dá para ser inocente ou hipócrita e imaginar que "todos" estamos na mesma situação. A diferença é que pela experiência acumulada você pagará honorários que, nem sempre, estamos dispostos a pagar.
Não obstante, sei de advogados que enviaram processos de clientes em julho e que ainda não foram averbados... então essa história de "processo mais rápido usando advogado" não tem qualquer garantia pois no final quem dita o ritmo é o pessoal interno das conservatórias.
abraços,
Concordo, @CEGV
O meu processo foi feito por advogado. Sou prova vida de que não houve "beneficiamento" algum por isso rs, mas na época escolhi por comodidade e não me arrependo. Esse mesmo advogado fez a naturalização de minha avó e o processo demorou pouco mais de um ano. Não faço ideia de qual seja o ritmo deles, infelizmente temos que ser pacientes.