Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Alô @lupaes30_ @jlacarvalho @flavio_morgado @Fernanda @nicolas @gabrielsousa
Suas diligências provavelmente já foram concluídas ! Novidades ?
abraço grande !
@CEGV
Nao tem como nao desanimar... mais "um aninho" de espera??? Que bale de agua fria!
@PACHECO, o atendente explicou a razão desse tempo todo? Depois das diligencias não seria so o despacho?
liguei ontem e hj e nada ate agora. semana que vem torno a ligar. depois que li q alguns ja foram concluídos estou ligando sempre. pode deixar que mantenho vc atualizado. inclusive hj escrevi para a crc
abraços e bom fds
Pessoal, boa tarde !! Desculpem-me a demora para atualizar o status do meu processo, ultimamente não tive tempo pra nada. Porém esta semana entrei em contato com o irn e o número do meu processo é 112xx/18 e encontra-se em análise. Boa sorte a todos nós !!!
meus queridos, as coisas por aqui realmente são lentas. eles não aumentam o numero de funcionários so pq a demanda tb aumenta. isso foi dito pelo imt ao meu esposo quando o mesmo foi solicitar a troca da carteira de motorista. pra vcs terem uma ideia, dei entrada no meu pedido de troca em dezembro e ate agora nada!!!!! não sei vcs mas a minha naturalização demorou 1 ano para sair (2010). naquela época não havia essa loucura que esta havendo agora em busca da nacionalidade portuguesa. então vamos ter todos paciência que uma hora esse presente que tanto esperamos chega.
Disse apenas que a demanda é imensa e a força de trabalho ínfima...
Mas já temos prova que nossos processos estão andando, ainda que a passos lentos.
Logo teremos notícias de conclusões.
Tenho a felicidade de dizer que meu processo está pra despacho. Não teve a decisão ainda,mas é algo que nos dá ânimo.
Aêêêêêêêêêêêêêê !!!! Estamos chegando. E a notícia de sair direto das diligências para despacho, entendo, também quer dizer que nossos processos ou já foram (e retornaram) ou não irão para o MJ para "validação" de laços efetivos !!!
Muito bom saber!!!
Que maravilha!!????
obrigado
E o meu nada... rs.
Calma, Lu.. chegamos lá... o importante é que estão trabalhando...
abraços,
Com certeza !!!! Estou brincando! Mas que da uma ansiedade da! Bom fim‑de‑semana!
Parece que o balde de água fria da noticia trazida pelo PACHECO, direto de Portugal, que parecia um oceano inteiro caindo sobre nossas costas virou uma marolinha como dizia o ex-presidente Lula... tudo isto graças a boa notícia da Fernanda!
Verdade Rodrigo. Marolinha....
Graças a Deus
Boa sorte a todos!
Maravilha! Essa tabela andando enche o potinho da esperança!
Liguei para Linha Registos ontem (17/05) e a funcionária informou que o processo está "em análise" (ainda rsrsrs). Ou seja, está na mesma situação de um mês atrás.
Claudio, deve estar para seguir para as Diligências. Veja que a Lissa (25/7) foi para diligências em 9/5. Talvez o seu processo até já esteja lá e apenas os registros do sistema do IRN ainda não tenham sido atualizados. Soube ainda a pouco que o cemeisss89 também já foi, só falta o DGAJ e o processo dele é do dia 21/7.
Importante... Fato: Convolantes de Julho estão atualmente sendo trabalhados.
abraços e bom fds
Ola @CEGV estive sumido mas estou de volta e quero acrescentar o meu processo na lista, aproveito para agradecer essa iniciativa e essa união que todos aqui estão para o grande dia que todos estaremos com o nosso processo concluído. Um forte abraço a todos !!
Força Foco Fé !!!
Nome: Carlos Eduardo Quintal
Entrada do Processo na Conservatória: 23/08/17 (enviado via correio)
Numeração: 508XX/17
Posição: Análise
Bem-vindo, @cquintal . Seus dados aparecerão na próxima publicação de nossa tabela.
Aproveite nosso portal !
abraços,
@CEGV o despacho do conservador (favorável claro) se dá antes de ir para o MJ. Depois do MJ é aprovada a cidadania por Atribuição, pelo menos foi assim que aconteceu no caso de netos pela nova lei. Outro detalhe, eles enviam uma carta dando um prazo de 06 meses para solicitar o registro, caso contrário o processo é cancelado, neste caso pode fazer a solicitação na conservatória ou no consulado. Reitero que foi relativo a processos pela nova lei, não sei se para processos de conversão precisa disto ou só é feita a averbação no assento já existente.
Caro @wsteles , nos processos de conversao nao havera qualquer envolvimento do MJ. A atribuicao dar-se-á por um mero averbamento ao registo de nascimento JA EXISTENTE NA CRC. Recebi informacao ESCRITA da direcao do IRN (acima da CRC Lisboa) de que sera feito desta forma.
Grande abraco!
Prezado @wsteles, boa tarde!
Ao que parece, no caso dos netos já naturalizados a conversão prescindirá de solicitação de registro, haja vista que o processo será concuído com uma simples averbação no assento de nascimento.
O florista @EpidauraMoreira já havia compartilhado conosco, no dia 12/04, email por ele recebido da CRC no qual deixava claro que não haveria novo registro, mas sim uma simples averbação, que tomo a liberdade para transcrever parcialmente a seguir:
"Recebi há minutos atrás E-Mail da Direção do IRN (acima deles, somente a Ministra da Justiça e o Primeiro Ministro), confirmando por escrito que a atribuição 1.d a netos naturalizados 6.4 dar-se-á por um mero e simplérrimo averbamento ao assento de nascimento já existente, sem qualquer necessidade de declarações ou acões adicionais por parte do requerente ..."
Nesse sentido, me parece razoável supor não ser necessário o envio do processo ao MJ, levando-se em conta que àquele órgão caberia tão-somente a análise da existência dos laços de efetiva ligação à comunidade nacional, circunstância que não se aplica aos processos dos netos já naturalizados, de acordo com o que se pôde inferir pelas orientações oficiais sobre os documentos que deveriam compor os processos dos netos já naturalizados.
Abraços a todos!
Kkkkk, ... O @EpidauraMoreira foi mais rápido do que eu. Enquanto eu respondia ela já havia postado os esclarecimentos a respeito. Perfeito!!!
Abraços
@EpidauraMoreira a informação que tenho é diferente da sua. O MJ não julgará os processos, até porque não tem o que ser julgado, já que por serem portugueses naturalizados, dispensam a exigência da apresentação de laços efetivos, mas os processos serão chancelados sim por aquele órgão.
@FSP com relação ao registro, excelente que o processo dispense esta burocracia que exigiram nos processos de netos pelo nova lei. Com referência ao MJ foi informação que recebi de primos que se encontram com processo em trâmite e que deram entrada em 03/07, informação obtida na Conservatória por advogado.
@wsteles, a informação que temos, de outros casos que já foram julgados é que os processos dos já naturalizados NÃO irão para o MJ. Isto é o que temos recebido de informação mas, claro, só teremos absoluta certeza quando nossos primeiros processos forem para o registro. Entendo que o conservador quando defere o processo no despacho este segue direto para o registro, não requerendo envio para o MJ. Se houverem dúvidas ou se o conservador entender que não tem autonomia ou tem dúvidas quanto a algo no processo (por exemplo as ligações efetivas) aí ele não despacha favoravelmente e envia para o MJ. Só os acontecimentos das próximas semanas nos confirmarão o que realmente acontecerá.
Quanto aos 1-D dos ainda não naturalizados, seguirão o que diz o regulamento aprovado no ano passado. Ele deixa claro os casos que os conservadores poderão decidir (critérios objetivos) e os casos que, creio, deverão enviar para o MJ para julgamento (Critérios subjetivos).
Importante lembrar que os conservadores trabalham por competência subdelegada que vem desde a ministra da justiça descendo em cascata até chegar nos conservadores, conservadores adjuntos e até oficiais. Mais: Os averbamentos que já vimos de netos convertidos nem mencionam que tal averbamento foi realizado por competência subdelegada, deixando a impressão que somente precisam da subdelegação para a concessão da nacionalidade mas não para a conversão da nacionalidade. Se não precisam de competência subdelegada, qual então a necessidade de enviar para o MJ ???
Por fim, como dito anteriormente, em respostas que nossos colegas receberam já se deixou claro que os já naturalizados não precisariam passar pelo MJ. Veremos muito em breve se as promessas se concretizam ou não. Como otimista que sou sempre torço para que o melhor ocorra!
grande abraço !
Boa sorte a todos!
Fiquei 30 minutos aguardando na linha de registros e nada...
Vou tentar novamente mais tarde pois acredito que o meu deve ter andado um pouco também.
Segunda-feira é o pior dia pra ligar para a Linha de Registros...
Deixa pra amanhã, mais garantido. Hoje é primeiro dia útil, vão te enrolar.
Liguei agora há pouco e foram 50 minutos de espera. Meu processo ainda aguarda resposta do dgaj.
Caro @marinho , tens total razao.... apos a espera de 45 minutos, desisti e deixei para amanha.
Pessoal, sem novidades hoje, né ?
eu vou esperar até sexta para ligar novamente.
Administrador o processo 464 é Pedro Luiz
Liguei hoje aguardei 45 minutos,o atendente nao estava ouvindo minha voz e desligou ,tentarei daqui a alguns dias.
Eu to na fase inicial ainda. Já reuni os documentos e estou tentando pagar por cartão crédito o emolumento. Mas tá dando desde domingo ''Erro na plataforma - tente mais tarde.''. Alguém já passou por esse problema?
Liguei faz pouco (perto das 10h15) e o meu continua na DGAJ. Aguardei cerca de 15 minutos esperando e fui atendido pela Sra. Isabel que foi muito atenciosa como de costume.
Questionei sobre os próximos passos após a DGAJ dar tudo certo e a mesma me alertou que sendo português o processo deve se encaminhar para despacho, não sendo ainda português o processo dará "outras voltinhas para checar a ligação efetiva".
Liguei na parte da manhã por volta das 11h, aguardei 15 minutos, e me informaram que a posição ainda está em "Análise".
Força Foco Fé !!!
Liguei, faltando SEF e DGAJ.
Liguei hoje pela manhã e depois de algum tempo aguardando resolvi desligar. Amanhã tento novamente.
Resposta de hoje que meu processo encontra-se para diligencias e aguardando respostas da SEF
Poxa, tomara que você esteja certo. Obrigado pelas informações.
Abraço a todos!
O meu processo encontra-se em fase de análise inicial hoje, dia 22/05/2017, entrou na CRC em 08/09/2017
Pessoal boa noite (ou bom dia)
Acabei de chegar de viagem e publico a atualização de nossa tabela ainda pela manhã de hoje.
Abraços e boa noite
Boa sorte a todos!
Oi @DiegoAG, Entendi que você ainda está preparando seu processo para envio. É isso ? É que quando o pessoal aqui fala de "fase inicial" é relacionado ao que os atendentes da Linha de Registos falam sobre processos que já estão na CRCentrais mas ainda não chegaram na fase de análise propriamente dita.
Sobre a plataforma de cartões de crédito do IRN, algumas vezes fica meio capenga e deixa de funcionar por uns dias. Basta aguardar e tentar novamente.
Boa sorte em seu processo !
@CEGV