PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1

1356713

Comentários

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas
    Site está com problemas? Ñ consigo consultar meu processo!

    CEGVkau
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @borges2019 disse:
    Boas
    Site está com problemas? Ñ consigo consultar meu processo!

    Sim, borges. Tem estado fora do ar mas sempre volta... aguarde ou ligue para a Linha de Registos.

    abraços e ótima sorte

  • CláudiaLCláudiaL Member 75 PontosPosts: 11

    @borges2019 disse:
    Boas
    Site está com problemas? Ñ consigo consultar meu processo!

    Boas
    O site já está a funcionar

    CEGV
  • luizareisluizareis Member 11 PontosPosts: 5

    o meu processo de junho/2019 estancou na fase 4! 😩

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @luizareis disse:
    o meu processo de junho/2019 estancou na fase 4! 😩

    Natural.. é nesta fase em que os documentos são checados em detalhe.

    abraços e ótima sorte,

    luizareis
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Boa tarde :) Novidades sobre os registos pendentes? 6 meses a espera :SSSS

  • kaukau Member 64 PontosPosts: 7

    @Guilherme99 7 meses a espera de Registo ACP; 21 meses, processo 08/2018. Ninguém sabe dizer nada.

  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Achou que isto não é normal!!! Temos que qeixar ou reagir, senão vai demorar ainda mais 1 ano....

    @kau disse:
    @Guilherme99 7 meses a espera de Registo ACP; 21 meses, processo 08/2018. Ninguém sabe dizer nada.

  • AbsAbs Member 29 PontosPosts: 3
    editado maio 2020

    Boa tarde pessoas,
    Dei entrada o processo de pedido de nacionalidade do meu filho em junho de 2019. No inicio de Março de 2020 passou para fase 4 com mensagem " o seu pedido foi verificado, está completo e válido e agora irá ser avaliado se cumpre requesitos legais para lhe ser atrubuido a nacionalidade Portuguesa".

    Na segunda feira, dia 11 de Maio 2020, apareceu uma mensagem no sitio de consulta " o seu pedido está a ser verificado e aguarda a resposta de SEF, da PJ e ou outra entidades externas".

    Na terça feira, 12 de Maio 2020, apareceu uma outra mensagem a dizer " o seu processo não está completo tal como foi notificado. O teu processo ficar nessa fase até a recepção e registos dos documents em falta (...)".

    Alguem passou experiência similar?

    Abr

    [Mensagem originalmente postada em outro tópico]

    CEGVGuilherme99
  • luizareisluizareis Member 11 PontosPosts: 5

    @Guilherme99 vai fazer um ano que o meu processo ta na mesma fase, não sabem responder quanto tempo irá demorar

    CEGVGuilherme99
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2020

    @Abs disse:
    Boa tarde pessoas,
    Dei entrada o processo de pedido de nacionalidade do meu filho em junho de 2019. No inicio de Março de 2020 passou para fase 4 com mensagem " o seu pedido foi verificado, está completo e válido e agora irá ser avaliado se cumpre requesitos legais para lhe ser atrubuido a nacionalidade Portuguesa".
    Na segunda feira, dia 11 de Maio 2020, apareceu uma mensagem no sitio de consulta " o seu pedido está a ser verificado e aguarda a resposta de SEF, da PJ e ou outra entidades externas".
    Na terça feira, 12 de Maio 2020, apareceu uma outra mensagem a dizer " o seu processo não está completo tal como foi notificado. O teu processo ficar nessa fase até a recepção e registos dos documents em falta (...)".
    Alguem passou experiência similar?

    @Abs, o processo de seu filho caiu em exigência e lhe serão pedidas explicações, documentos ou procedimentos específicos para que o processo prossiga. Eles enviam um ofício para o endereço constante no requerimento e este ofício, pelo menos antes da Pandemia, levava em torno de 20 dias para chegar no Brasil ou, menos tempo, se o endereço for português ou Europa continental. Os prazos para produção dos documentos e procedimentos também variam de acordo com o endereço do requerente. Fora da Europa Continental dão mais tempo para que as respostas sejam enviadas mas em tempo de pandemia as CRCs têm sido mais lenientes com prazos. O importante é dar algum sinal de vida a eles, informando que a exigência foi recebida e será devidamente tratada. O que não pode nunca é ficar em silêncio.

    Aconselho uma ligação à Linha de Registos. Se for atendido por alguém atencioso é bem provável que consigam lhe informar o conteúdo do ofício de exigência. Ainda assim, antes de tomar qualquer ação é importante ter o ofício em mãos. Eventualmente um e-mail para a CRC de tramitação do processo, pedindo delicadamente, pode fazer com que te enviem o ofício por e-mail. É excepcional mas talvez lhe façam esta gentileza, nestes tempos "diferentes".

    Se precisar de ajuda, basta me contatar privativamente pelo link abaixo

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Mensagem movida do tópico de conversão

  • luizareisluizareis Member 11 PontosPosts: 5

    @luizareis disse:
    o meu processo de junho/2019 estancou na fase 4!

    O meu processo da fase 4 para “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português”. Mais uma conquista!! 🙏🏻

    mubi
  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    Boa Tarde, ninguem sabe dizer o motivo de nao fazer os registos das pessoas que já estao aprovado, nao pode ser à pandemia por que mesmo antes já nao estavam fazendo ?

    CEGV
  • kaukau Member 64 PontosPosts: 7

    Essa é a informação que recebi a semana passado sobre registo dos processos já aprovados na ACP -

    Exmo. Senhor,
    No seguimento do solicitado cumpre-me informar V/ Exª que o processo em apreço já tem decisão favorável e encontra-se em fase de registo.

    No âmbito do plano nacional de recuperação de registos, os registos provenientes de processos decididos por este Arquivo Central do Porto irão ser distribuídos por outras conservatórias para aí serem lavrados.

    Assim que o registo tiver sido lavrado será enviada notificação ao requerente ou ao advogado constituído no processo.

    Com os melhores cumprimentos.
    A Oficial de Registos

    CEGV
  • kaukau Member 64 PontosPosts: 7

    Pessoal tenho boas notícias.... Meu processo foi finalizado hoje. Feito a criação de registo; sem certeza absoluta mas posso garantir q o tempo de espera certo para processos com tempo residência é de 21meses nos casos q estão a demorar mais, porque tenho amigos que tb foi a mesma coisa e finalizado na ACP.
    Boa sorte a todos, e parabéns aos administradores do fórum...ajuda mais do que possam prever !
    Abraço a todos

    stavrocCEGV
  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    Parabens Kau

  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Parabéns :)

    Quando tempo demorou o processo na fase 6 (registo)?
    Pedido de urgencia?

    Obrigado :)

    @kau disse:
    Pessoal tenho boas notícias.... Meu processo foi finalizado hoje. Feito a criação de registo; sem certeza absoluta mas posso garantir q o tempo de espera certo para processos com tempo residência é de 21meses nos casos q estão a demorar mais, porque tenho amigos que tb foi a mesma coisa e finalizado na ACP.
    Boa sorte a todos, e parabéns aos administradores do fórum...ajuda mais do que possam prever !
    Abraço a todos

  • kaukau Member 64 PontosPosts: 7

    @Guilherme99 foram 7 meses; foi aprovado 17 de outubro, e o registo criado no final de Maio.
    Obrigado @PERES 😊😊

    CEGV
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @kau disse:
    @Guilherme99 foram 7 meses; foi aprovado 17 de outubro, e o registo criado no final de Maio.
    Obrigado @PERES 😊😊

    Parabéns kau
    Kau seu processo é agosto de 2018? Deu entrada em Lisboa e mandaram para o porto? O meu processo é de Setembro e está ainda na fase 04... haja coração

  • juelma86juelma86 Member 82 PontosPosts: 8

    @CEGV disse:

    @PERES disse:
    Boa tarde CEGV tem uma empressa belga que está esperando a minha nacionalidade portuguesa sair para fazer o contrato eu posso levar o contrato para a conservatoria ou tem algum outro documento que tenho que levar para urgência.

    Se você conseguir um documento desta empresa, oficial, certificado e assinado, indicando que você foi selecionado e só será contratado quando puder provar a nacionalidade portuguesa, você tem condições de, juntando estes documentos, solicitar urgência para seu caso. Em geral aprovam rapidamente processos nestas condições.

    abraços e boa sorte,

    ola,
    e no caso do pedido de urgência aprovado quanto tempo mais ou menos leva para a aprovação?
    nestes casos de urgência o tratamento dado a fase das diligencias costuma ser mais célere?

    cpts

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @juelma86 disse:
    e no caso do pedido de urgência aprovado quanto tempo mais ou menos leva para a aprovação?

    Após aprovada a urgência será rápido.

    nestes casos de urgência o tratamento dado a fase das diligencias costuma ser mais célere?

    Sim

    Abraços,

    juelma86
  • kaukau Member 64 PontosPosts: 7

    @borges2019 ...sim é de 08/2018; dei entrada presencialmente em Lisboa...enviaram po Porto. Entre fase 1 a 4 demorou 10 meses...( ate junho); depois em outubro passou logo de 4 para fase 7; ...a criação do registo é que levou mais tempo em termos de um única "fase" 7 meses !

    CEGV
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Finalmente finalizadooo :)))) Processo de dez/2018, finalizado 26/06/2020. Pedido de Urgencia em Maio 2020. :) Boa sorte a todossss

    CEGV
  • pnunopnuno Member 56 PontosPosts: 5

    @kau disse:
    @borges2019 ...sim é de 08/2018; dei entrada presencialmente em Lisboa...enviaram po Porto. Entre fase 1 a 4 demorou 10 meses...( ate junho); depois em outubro passou logo de 4 para fase 7; ...a criação do registo é que levou mais tempo em termos de um única "fase" 7 meses !

    Ola Kau
    Seu registo foi lavrado pela ACP ou foi distribuído para outra conservatória?
    O meu processo também é de 08/2018 e foi aprovado no dia 19/10/2019. Só que no inicio deste mês foi enviado para Alcoutim e até hoje não foi finalizado

  • kaukau Member 64 PontosPosts: 7

    @pnuno sim foi lavrado no Porto. O meu também foi aprovado no dia 17-10-2019!
    Mas não chegou a ir para outra conservatória !
    Tb nos últimos meses antes da conclusão fiz muita pressão tanto por email, como reclamações no MJ, pelo telefone etc....!

    CEGVpnuno
  • pnunopnuno Member 56 PontosPosts: 5

    Valeu @kau
    Parabéns pela conquista

    CEGVkau
  • kaukau Member 64 PontosPosts: 7

    @pnuno Obrigado. Eu fiz o cartão cidadão em 1 dia, e já estou a viver já em Rotterdam. Muita coisa muda com isso. Por isso força ai, a qualquer dia já vais estar pronto pras mudanças boas.

    pnunoCEGVNell_
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Ótimo fórum! Obrigado pelos posts, sou novo aqui e dei entrada recentemente. Sei que a demora é longa... Duas questões:

    1. Caso precise de mudar de morada, como faço? Pergunto por causa das cartas que podem eventualmente mandar. Como o processo demora mais de ano, isto pode ser necessário.
    2. É preciso estar em PT durante todo o processo de naturalização por tempo de residência? Também como o processo demora imenso, sempre existe a possibilidade de surgir alguma oferta de trabalho fora de PT.

    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @postrocker Bem vindo

    @postrocker disse:
    Ótimo fórum! Obrigado pelos posts, sou novo aqui e dei entrada recentemente. Sei que a demora é longa... Duas questões:

    1. Caso precise de mudar de morada, como faço? Pergunto por causa das cartas que podem eventualmente mandar. Como o processo demora mais de ano, isto pode ser necessário.

    Envie uma carta à CRC para onde enviou seu processo, dando como referência o número dele, informe sobre a mudança de endereço, requerendo que eventuais comunicações e ofícios sejam enviados para sua nova morada (endereço). Assine, reconheça sua assinatura por autenticidade e envie.

    1. É preciso estar em PT durante todo o processo de naturalização por tempo de residência? Também como o processo demora imenso, sempre existe a possibilidade de surgir alguma oferta de trabalho fora de PT.

    Entendo que não. A tramitação não obriga ninguém a permanecer em Portugal.

    Abraços, sorte, saúde e aproveite nosso Portal

  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Muito obrigado, @CEGV!

    CEGV
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas
    Alguém mais com problema pra consultar o processo no site?

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    Bom dia
    Também não consigo entrar no site.
    Cumprimentos

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @borges2019 disse:
    Boas
    Alguém mais com problema pra consultar o processo no site?

    Bom dia, seu processo já foi para despacho?

  • pnunopnuno Member 56 PontosPosts: 5

    @borges2019 disse:
    Boas
    Alguém mais com problema pra consultar o processo no site?

    O site está com problemas desde sexta feira. Costuma acontecer de vez em quando, daqui a pouca volta

    CEGVNell_
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @PERES disse:

    @borges2019 disse:
    Boas
    Alguém mais com problema pra consultar o processo no site?

    Bom dia, seu processo já foi para despacho?

    Foi nada... até pouco sexta tava na 4 bolinha... hj tb está com problemas

    CEGV
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Agora ta dando erro até o site kkk... eta vida

    CEGV
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Ainda com erro! :(

    CEGV
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas
    Mês que vem, vou completar 23 meses de processo, estão dizendo no site que de 24 a 29 meses pra ficar pronto, ñ apareceu nada, dizendo que o processo está errado ou algo assim, só parou na bolinha 4 e não sai dali ... agora é esperar pelas cenas dos próximos capítulos

    CEGV
  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @borges2019 disse:
    Boas
    Mês que vem, vou completar 23 meses de processo, estão dizendo no site que de 24 a 29 meses pra ficar pronto, ñ apareceu nada, dizendo que o processo está errado ou algo assim, só parou na bolinha 4 e não sai dali ... agora é esperar pelas cenas dos próximos capítulos

    Boa Tarde @borges2019, falta pouco para dar tudo certo, da qui uns meses estaremos todos comemorando à vitoria em nome de Jesus. E so acreditar Abraço

    CEGV
  • 93Ailtoncardoso93Ailtoncardoso Member 69 PontosPosts: 10

    Boa-tarde a todos , sou novo aqui no portal, gostaria de fazer uma pergunta.
    Meu processo é de agosto de 2018 por tempo de residência em portugal.
    As bolinhas de 1 a 5 verdes e 6 estava branco a meses atrás e hoje passou a verde e 7 continua castanha.
    Mas ainda continuo a ver a mensagem " aguarde que seja criado registo" ja la vao 7 meses a espera de registo.

    Sera que é normal demorar assim tanto ?

    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @93Ailtoncardoso disse:
    Boa-tarde a todos , sou novo aqui no portal, gostaria de fazer uma pergunta.
    Meu processo é de agosto de 2018 por tempo de residência em portugal.
    As bolinhas de 1 a 5 verdes e 6 estava branco a meses atrás e hoje passou a verde e 7 continua castanha.
    Mas ainda continuo a ver a mensagem " aguarde que seja criado registo" ja la vao 7 meses a espera de registo.

    Sera que é normal demorar assim tanto ?

    Obrigado!

    Ailton, sua mensagem foi movida para este tópico pois é onde conversamos sobre o seu tipo de processo.
    Sim... estão demorando muito para concluir os processos e criar os assentos de nascimento. É onde hoje ocorrem os maiores gargalos. É necessário aguardar o término do processo (bola 7 verde) e só aí você será cidadão português.

    abraços e ótima sorte.

  • yuriyuri Member 39 PontosPosts: 6

    Boa noite, o meu processo de junho de 2018 foi finalmente concluido em 15 de julho de 2020 e o registo criado. Aguardo agora uma carta para a morada, poderiam me dizer quanto tempo demora para mandarem a carta para casa?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @yuri disse:
    Boa noite, o meu processo de junho de 2018 foi finalmente concluido em 15 de julho de 2020 e o registo criado. Aguardo agora uma carta para a morada, poderiam me dizer quanto tempo demora para mandarem a carta para casa?

    Yuri, depende de onde você mora. Se precisa do assento, basta pedi-lo pelo civilonline que você normalmente o recebe de um dia para o outro ou no mesmo dia se pedido cedo. O civilonline cobra € 10 pela emissão do assento.

    abraços,

  • yuriyuri Member 39 PontosPosts: 6

    @CEGV vivo em Lisboa o meu processo foi concluido na conservatoria do porto, desde o dia 15 deste mes disseram.me que mandaram uma ultima notificação de registo para a minha morada so que até entao ainda n recebi carta nenhuma. Quanto tempo demora para chegar a tal carta?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado julho 2020

    @yuri disse:
    @CEGV vivo em Lisboa o meu processo foi concluido na conservatoria do porto, desde o dia 15 deste mes disseram.me que mandaram uma ultima notificação de registo para a minha morada so que até entao ainda n recebi carta nenhuma. Quanto tempo demora para chegar a tal carta?

    Se seu processo foi realmente concluído (Registro civil criado), o mais fácil será você pedir uma cópia de seu assento de nascimento pelo site civilonline ou passar em alguma CRC e pedir para emitirem seu assento. Na forma não certificada custa, salvo engano, € 2 (CRCs) e no CivilOnline, € 10.

    Se seu processo foi apenas DESPACHADO FAVORAVELMENTE, aí você ainda terá que esperar um pouco pois o IRN tem demorado demais para criar os assentos de nascimento.

    Veja direitinho qual é seu caso pois é super comum vermos colegas entendendo que processo despachado favoravelmente é a mesma coisa que processo finalizado. Infelizmente não é pois após o despacho o IRN tem demorado horrores para criar os assentos de nascimento e só depois da criação do assento de nascimento que o processo é efetivamente concluído.

    abraços,

  • yuriyuri Member 39 PontosPosts: 6

    @CEGV disse:

    @yuri disse:
    @CEGV vivo em Lisboa o meu processo foi concluido na conservatoria do porto, desde o dia 15 deste mes disseram.me que mandaram uma ultima notificação de registo para a minha morada so que até entao ainda n recebi carta nenhuma. Quanto tempo demora para chegar a tal carta?

    Se seu processo foi realmente concluído (Registro civil criado), o mais fácil será você pedir uma cópia de seu assento de nascimento pelo site civilonline ou passar em alguma CRC e pedir para emitirem seu assento. Na forma não certificada custa, salvo engano, € 2 (CRCs) e no CivilOnline, € 10.

    Se seu processo foi apenas DESPACHADO FAVORAVELMENTE, aí você ainda terá que esperar um pouco pois o IRN tem demorado demais para criar os assentos de nascimento.

    Veja direitinho qual é seu caso pois é super comum vermos colegas entendendo que processo despachado favoravelmente é a mesma coisa que processo finalizado. Infelizmente não é pois após o despacho o IRN tem demorado horrores para criar os assentos de nascimento e só depois da criação do assento de nascimento que o processo é efetivamente concluído.

    abraços,

    La no site diz que o processo foi finalizado e o registo criado. As bolinhas de 1 a 7 todas verdes. Com a seguinte mensagem: ultima notificação em 15/7/2020 referente ao registo do meu processo para a morada indicada no processo. Ou seja, vão mandar uma carta para a minha morada com o meu registo, so n sei quanto tempo vai demorar visto que ja passou uma semana e nada de carta no correio, desespero e ansiedade ao mesmo tempo

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @yuri, mandaram "em teoria" uma carta dia 15/7... É como disse... acho mais fácil pedir online ou em uma CRC...

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @PERES disse:

    @borges2019 disse:
    Boas
    Mês que vem, vou completar 23 meses de processo, estão dizendo no site que de 24 a 29 meses pra ficar pronto, ñ apareceu nada, dizendo que o processo está errado ou algo assim, só parou na bolinha 4 e não sai dali ... agora é esperar pelas cenas dos próximos capítulos

    Boa Tarde @borges2019, falta pouco para dar tudo certo, da qui uns meses estaremos todos comemorando à vitoria em nome de Jesus. E so acreditar Abraço

    Tomara meu amigo... vai dar tudo certo... deus é fiel, o seu tb é de 2018?

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @borges2019 disse:

    @PERES disse:

    @borges2019 disse:
    Boas
    Mês que vem, vou completar 23 meses de processo, estão dizendo no site que de 24 a 29 meses pra ficar pronto, ñ apareceu nada, dizendo que o processo está errado ou algo assim, só parou na bolinha 4 e não sai dali ... agora é esperar pelas cenas dos próximos capítulos

    Boa Tarde @borges2019, falta pouco para dar tudo certo, da qui uns meses estaremos todos comemorando à vitoria em nome de Jesus. E so acreditar Abraço

    Tomara meu amigo... vai dar tudo certo... deus é fiel, o seu tb é de 2018?

    O meu é de Fevereiro 2019

  • 93Ailtoncardoso93Ailtoncardoso Member 69 PontosPosts: 10

    Bom tarde a todos aqui no portal.
    Hoje é um dos dias mais feliz da minha vida, meu pedido de nacionalidade finalmente foi concluído hoje e com todas as bolas verde.
    Entrada: 31 de agosto de 2018
    Conclusão: 31 de julho de 2020.

    Muito obrigado a todos aqui no portal, muito obrigado a @CEGV.
    Paciência a todos o vosso dia está prestes a chegar também. 🙏🙏

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.