PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1

1246713

Comentários

  • 93Ailtoncardoso93Ailtoncardoso Member 69 PontosPosts: 10

    Com isso já posso marcar para fazer cartão de cidadão?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @93Ailtoncardoso disse:
    Com isso já posso marcar para fazer cartão de cidadão?

    Sim, pode. O ideal é que você tenha no mínimo o número do seu assento porém já vi inúmeros casos de gente que agenda o CC antes do processo acabar na expectativa que quando tiver que comparecer no consulado, seu processo já tenha sido concluído. Infelizmente isso não ocorre com uma certa frequência e acaba fazendo com que outros que efetivamente já concluíram seus processos percam a oportunidade de agendamento.

    abraços,

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @93Ailtoncardoso disse:
    Bom tarde a todos aqui no portal.
    Hoje é um dos dias mais feliz da minha vida, meu pedido de nacionalidade finalmente foi concluído hoje e com todas as bolas verde.
    Entrada: 31 de agosto de 2018
    Conclusão: 31 de julho de 2020.

    Muito obrigado a todos aqui no portal, muito obrigado a @CEGV.
    Paciência a todos o vosso dia está prestes a chegar também. 🙏🙏

    Parabens pela vitoria. Quantos meses demorou para terminal à ultima fase ?

    CEGV
  • 93Ailtoncardoso93Ailtoncardoso Member 69 PontosPosts: 10

    A última fase demorou 6 meses para acabar. Desde janeiro que esperava a criação de registo.

    CEGV
  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @93Ailtoncardoso disse:
    A última fase demorou 6 meses para acabar. Desde janeiro que esperava a criação de registo.

    Que bom espero que o meu esteja perto já faz 5 meses que estou à espera. Obrigado

    CEGV
  • 93Ailtoncardoso93Ailtoncardoso Member 69 PontosPosts: 10

    @PERES obrigado 🙏🙏

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas galera..
    E ae pessoal que tem processo de naturalização pedidos em 2018... alguma novidade?
    Esse mes de agosto completa 24 meses... e estou estagnado na bolinha 4 vermelha... incrível como esse processo ñ tem tempo, ñ tem informações concretas ñ tem respeito pelas pessoas... igual o SEF, .a bagunça ja era grande antes da pandemia , agora ta mais Complicado ainda... muita raiva aqui ta doido! Incrível a falta de respeito

  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Hoje faço aniversário de 2 meses da bolinha ainda no ponto 1...

  • mubimubi Member 22 PontosPosts: 6

    Enquanto eu ainda estou na bola 6, esperando a bola 7 ficar verde. Achei que deveria reservar uma data para solicitar o cartão de cidadão. Tentei fazer isso online, mas o site não entende que é um novo registro de cartão de cidadão e me pede para inserir o número do cartão de cidadão !! Alguém tem ideia de como posso fazer esta reserva?

  • luizareisluizareis Member 11 PontosPosts: 5

    @mubi disse:
    Enquanto eu ainda estou na bola 6, esperando a bola 7 ficar verde. Achei que deveria reservar uma data para solicitar o cartão de cidadão. Tentei fazer isso online, mas o site não entende que é um novo registro de cartão de cidadão e me pede para inserir o número do cartão de cidadão !! Alguém tem ideia de como posso fazer esta reserva?

    Quanto tempo faz que o seu processo ainda está na bola 6 ?

  • mubimubi Member 22 PontosPosts: 6

    @luizareis disse:

    @mubi disse:
    Enquanto eu ainda estou na bola 6, esperando a bola 7 ficar verde. Achei que deveria reservar uma data para solicitar o cartão de cidadão. Tentei fazer isso online, mas o site não entende que é um novo registro de cartão de cidadão e me pede para inserir o número do cartão de cidadão !! Alguém tem ideia de como posso fazer esta reserva?

    Quanto tempo faz que o seu processo ainda está na bola 6 ?

    Since, February.

  • mubimubi Member 22 PontosPosts: 6

    Boas notícias! hoje meu processo foi finalizado (bola 7 verde). no total, meu processo demorou 22 meses e 3 dias.

    Alguém pode me informar qual é o próximo passo, como faço a reserva para emitir o cartão de cidadão? parece impossível fazer isso online.

    Boa sorte a todos! seja paciente, sua hora chegará.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @mubi disse:
    Boas notícias! hoje meu processo foi finalizado (bola 7 verde). no total, meu processo demorou 22 meses e 3 dias.

    Alguém pode me informar qual é o próximo passo, como faço a reserva para emitir o cartão de cidadão? parece impossível fazer isso online.

    Boa sorte a todos! seja paciente, sua hora chegará.

    Mubi, depende... se no Brasil, use o sistema de agendamento dos consulados e embaixada. Se não conseguir peça orientações no e-mail da ouvidoria do consulado.

    abraços,

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    Boa noite à todos e com grande felicidade que meu processo terminou. Abraço à todos e tenha muita fé em Deus.
    Abraço

    CEGV
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Deu > @PERES disse:

    Boa noite à todos e com grande felicidade que meu processo terminou. Abraço à todos e tenha muita fé em Deus.
    Abraço

    Deu entrada quando, PERES?
    Abs

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @postrocker disse:
    Deu > @PERES disse:

    Boa noite à todos e com grande felicidade que meu processo terminou. Abraço à todos e tenha muita fé em Deus.
    Abraço

    Deu entrada quando, PERES?
    Abs

    Fevereiro 2019

  • dimareidimarei Member 32 PontosPosts: 3

    Boa tarde,
    tenho a mesma dúvida que o @mubi , o meu processo foi finalizado, mas eu não estou a perceber qual será o próximo passo para receber o cartão de cidadão.
    No site de acompanhamento do processo diz que vou receber uma carta, mas entretanto mudei de morada. Notifiquei por email duas vezes o arquivo central para alterarem a morada do meu pedido, mas não obtive resposta. Está carta tem alguma coisa importante? Acho que ela não vai chegar a morada nova...
    Então a minha dúvida é: qual é o proximo passo para obtenção de cartão de cidadão?
    Obrigado.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dimarei disse:
    Boa tarde,
    tenho a mesma dúvida que o @mubi , o meu processo foi finalizado, mas eu não estou a perceber qual será o próximo passo para receber o cartão de cidadão.
    No site de acompanhamento do processo diz que vou receber uma carta, mas entretanto mudei de morada.

    Entre no site CivilOnline, gaste € 10 no cartão de crédito e obtenha uma via de seu assento de nascimento normalmente no mesmo dia. É quase igual ao assento que você deverá receber (ou deveria ter recebido) via correios.

    Notifiquei por email duas vezes o arquivo central para alterarem a morada do meu pedido, mas não obtive resposta. Está carta tem alguma coisa importante? Acho que ela não vai chegar a morada nova...
    Então a minha dúvida é: qual é o proximo passo para obtenção de cartão de cidadão?

    Agendar no consulado da sua residência e comparecer com seu documento de identidade e cartão de débito.

    abraços,

    dimarei
  • lenalena Member 22 PontosPosts: 2

    Bom dia gente !alguen ai tem processo no regesto central e comercial de Amares?para lavragem do registo??

  • dimareidimarei Member 32 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:
    Agendar no consulado da sua residência e comparecer com seu documento de identidade e cartão de débito.

    Então o assento de nascimento não é preciso para fazer o cartão de cidadão?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dimarei disse:

    @CEGV disse:
    Agendar no consulado da sua residência e comparecer com seu documento de identidade e cartão de débito.

    Então o assento de nascimento não é preciso para fazer o cartão de cidadão?

    O que é necessário é o número do seu assento de nascimento, ano de criação e CRC onde o assento foi registrado. O ideal é ter o assento impresso em mãos, vai evitar dúvidas, confusões e erros.

    abraços,

    dimarei
  • lenalena Member 22 PontosPosts: 2

    @lena disse:
    Bom dia gente !alguen ai tem processo no regesto central e comercial de Amares?para lavragem do registo??

    CEGV
  • dimareidimarei Member 32 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:

    @dimarei disse:

    @CEGV disse:
    Agendar no consulado da sua residência e comparecer com seu documento de identidade e cartão de débito.

    Então o assento de nascimento não é preciso para fazer o cartão de cidadão?

    O que é necessário é o número do seu assento de nascimento, ano de criação e CRC onde o assento foi registrado. O ideal é ter o assento impresso em mãos, vai evitar dúvidas, confusões e erros.

    abraços,

    Boas,
    liguei agora para linha cartão cidadão para agendar o pedido, eles disseram que não vão marcar sem eu ter a certidão, e para primeira vez tem que ser obrigatoriamente fisico em papel.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dimarei disse:
    Boas,
    liguei agora para linha cartão cidadão para agendar o pedido, eles disseram que não vão marcar sem eu ter a certidão, e para primeira vez tem que ser obrigatoriamente fisico em papel.

    @dimarei, você ligou para URA (uma central de atendimento). Assim como em diversos lugares o que um atendente fala nem sempre é o que é verdade ou aceito nos locais onde você fará seu cartão cidadão. Não vou nem me alongar muito no assunto mas a repartição que você escolher para emitir seu cartão cidadão eles são obrigados a emitir uma nova certidão para conferir os dados com o número (de certidão) que você informar ou apresentar. Então este tipo de informação desencontrada é super comum em repartições públicas, seja em Portugal, Brasil ou, acredito, qualquer outro país.

    Se achar conveniente, por € 10 você emite uma certidão no site civilonline.mj.pt e normalmente fica pronta no mesmo dia (horário comercial português) ou dia seguinte (para assentos já informatizados). Temos um tópico aqui no Portal que ensina a preencher mas o processo é bem auto-explicativo.

    abraços e ótima sorte,

    mou
  • MafamagoMafamago Member 32 PontosPosts: 4

    Bom dia a todos!
    Agradeço imensamente por poder participar deste valioso fórum que tanto tem ajudado!
    Gostaria de orientações no caso do reconhecimento de paternidade ter acontecido na maior idade e antes do pai (descendente de português) adquirir a nacionalidade portuguesa!!!
    Alguém comentou sobre Naturalização art. 6, porém não temos a menor ideia da relação de documentos e por menores! Alguém poderia ajudar, por gentileza!!!
    Muito obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Mafamago,

    Se o pai/mãe português é naturalizado (diferente de atribuído) e o reconhecimento foi realizado na maioridade, o filho não tem direito. O artigo 6 não é aplicável. Isso é conversa de gente que quer vender serviço que não existe para ganhar dinheiro fácil. Esta é a minha visão e experiência. Se o pai ou mãe (português) for morar em Portugal e conseguir a residência para o(a) filho(a), poderá este depois de alguns anos vivendo em Portugal pedir sua nacionalidade por tempo de residência. Existem sempre saídas (legais) para quem quer morar e viver legalmente em Portugal. No caso mencionado o Art. 6 não é aplicável. Art. 6, segundo informações que já li e ouvi de conservadores, é uma saída para o Governo Português viabilizar a nacionalidade por naturalização para pessoas de interesse do governo.

    abraços,

  • MafamagoMafamago Member 32 PontosPosts: 4

    CEGV, muito obrigada por me responder! Venho esclarecer alguns pormenores!

    O pai (que é meu primo) ainda está providenciando a documentação para o processo por ATRIBUIÇÃO como neto de português. Está inclusive, aguardando a lei, com as mudanças, ser sancionada e publicada. A princípio, ele NÃO pretende morar em Portugal, quer apenas transmitir a nacionalidade portuguesa para as filhas e netas.

    Quanto ao rapaz em questão, creio que há 10 anos, meu primo ficou sabendo que tinha esse filho já adulto e reconheceu a paternidade dele. O rapaz já morou na Irlanda, voltou a residir no Brasil e quer voltar a morar na Europa.
    Meu primo gostaria de algum modo poder ajudar, transmitindo a nacionalidade portuguesa.
    E, como lhe disse anteriormente, CEGC, ao falar sobre o assunto, dissera-me da possibilidade da Naturalização pelo art.6. Ficamos perdidos!!!

    Esse meu primo, que irá requerer a nacionalidade por ATRIBUIÇÃO, tinha dois vínculos à Comunidades Portuguesas. Desde criança era sócio benemérito da:
    1) Beneficência Portuguesa: esteve lá para pegar a declaração comprovando laços e soube que a Beneficência no Rio de Janeiro foi vendida e ninguém sabe quem responde pela documentação;
    2) Associação Atlética Portuguesa: também esteve lá solicitando a declaração para o processo e informaram que o anterior presidente do clube carregou toda a documentação de modo que não têm acesso aos dados!
    Como ele foi morar no Pará por anos, deixou esses documentos com a mãe que já faleceu e ele não tem mais os dados desses dois vínculos!!! Graças a Deus a lei está a ser modificada!

    Desde já, agradeço a atenção!!!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado outubro 2020

    @Mafamago, obrigado pelas informações complementares mas infelizmente o artigo 6.6 não vai resolver este caso do filiho do seu primo, reconhecido após a maioridade. Tentaram, na atualização legal que acaba de ser revista, revogar o artigo 14, que permitiria o direito à nacionalidade para filhos maiores reconhecidos após a maioridade, mas a revogação não foi aprovada.

    O Artigo 6.6, como já disse, é muito comentado por gente que não entende bem do assunto e advogados meia-boca que querem ganhar dinheiro fácil de seus clientes, sabendo que não conseguirão entregar o que prometeram.

    Uma solução fácil para estes casos, quando advogados falam do artigo 6.6, para mostrar a competência destes advogados, é sugerir um "contrato de risco", onde os honorários só serão pagos na conclusão e sucesso do processo. Duvido que um só destes advogados aceitem um contrato de risco, mesmo com algum tipo de bonificação extra ao final, pois sabem, lá no fundo, que estão vendendo fumaça.

    Já lido com processos de nacionalidade há mais de 7 anos e NUNCA vi um só processo pelo artigo 6.6 aprovado, de pessoas "normais", não relacionadas ou de interesse do governo português, qualquer que tenha sido o motivo. Ao contrário, já vi algumas sentenças de indeferimento de processos submetidos pelo artigo 6.6 e, em pelo menos uma delas, a conservadora dá claramente a entender que o 6.6 é para uso exclusivo do governo. E quando "dá ruim" e o processo é indeferido os advogados somem ou apenas lamentam por não ter dado certo.

    abraços,

  • MafamagoMafamago Member 32 PontosPosts: 4

    Olá, CEGC!

    Muito obrigada pelas informações!
    Ficamos na torcida, na contagem regressiva, pela publicação da lei com as mudanças que beneficiam netos e cônjuges!!!
    Grata pela atenção!

    CEGV
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Caros, meu processo encontra-se no Arquivo Central do Porto há 4 meses ainda na bolinha 1. Normal?
    Obg e abs!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @postrocker disse:
    Caros, meu processo encontra-se no Arquivo Central do Porto há 4 meses ainda na bolinha 1. Normal?
    Obg e abs!

    normal... os prazos entre as "bolinhas" não são equilibrados... fica parado e algumas vezes dá uns pulos. Relaxe...

    abraços,

    postrocker
  • luizareisluizareis Member 11 PontosPosts: 5

    Informo que o meu processo de julho/2019 foi finalizado hoje com registo criado!! Mais uma vitória !!

    CEGV
  • stavrocstavroc Member 86 PontosPosts: 14

    hello everyone
    sorry to use English here..I think will be easier for me
    I am living in Portugal 8 year already.I submitted my application in July 2019 at Lisboa.in july 2020.ACP informed me I have a translation issue in my documents. I fixed it.and send it back in end of July.

    I checked the website.it shows step 4..missing documents. in the end of Sep..I called ACP..one of the staff there told me..maybe the docuements I sent, their colleague haven't scan it..so they can't check..asked me to send a registe letter to them..it will pushes them. Do you think this way will help?

    because my son was born in Portugal.but he can't start his application now,cause when he was born. my resident card haven't reach 2 year..

    Does anyone know anyway to push ACP faster?

    Thank this platform!!!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @stavroc disse:
    hello everyone
    sorry to use English here..I think will be easier for me
    I am living in Portugal 8 year already.I submitted my application in July 2019 at Lisboa.in july 2020.ACP informed me I have a translation issue in my documents. I fixed it.and send it back in end of July.

    I checked the website.it shows step 4..missing documents. in the end of Sep..I called ACP..one of the staff there told me..maybe the docuements I sent, their colleague haven't scan it..so they can't check..asked me to send a registe letter to them..it will pushes them. Do you think this way will help?

    because my son was born in Portugal.but he can't start his application now,cause when he was born. my resident card haven't reach 2 year..

    Does anyone know anyway to push ACP faster?

    Thank this platform!!!

    Are you son lacking any sort of State support or are you having some sort of proven loss because the delay of you process ? If not, just wait... That's the way it is. If you can prove and document any sort of real loss, just request urgency for you process, attach proper legalized documentation and send it back to ACP. Even urgency request may take some months to be analysed and processed nowadays.

    best regards,

    stavroc
  • dhaknathgairedhaknathgaire Member 37 PontosPosts: 7

    ola pessoal
    boa tarde
    how is the situation at the moment from ACP regarding the process of nationality art ,6.1?

  • stavrocstavroc Member 86 PontosPosts: 14

    @CEGV disse:

    @stavroc disse:
    hello everyone
    sorry to use English here..I think will be easier for me
    I am living in Portugal 8 year already.I submitted my application in July 2019 at Lisboa.in july 2020.ACP informed me I have a translation issue in my documents. I fixed it.and send it back in end of July.

    I checked the website.it shows step 4..missing documents. in the end of Sep..I called ACP..one of the staff there told me..maybe the docuements I sent, their colleague haven't scan it..so they can't check..asked me to send a registe letter to them..it will pushes them. Do you think this way will help?

    because my son was born in Portugal.but he can't start his application now,cause when he was born. my resident card haven't reach 2 year..

    Does anyone know anyway to push ACP faster?

    Thank this platform!!!

    Are you son lacking any sort of State support or are you having some sort of proven loss because the delay of you process ? If not, just wait... That's the way it is. If you can prove and document any sort of real loss, just request urgency for you process, attach proper legalized documentation and send it back to ACP. Even urgency request may take some months to be analysed and processed nowadays.

    best regards,

    Thank You for your helping!

  • asffnasffn Member 32 PontosPosts: 3

    O meu processo é de junho de 2018 e ainda esta na fase 4 castanha .. como faço para acelerar ? Obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @asffn disse:
    O meu processo é de junho de 2018 e ainda esta na fase 4 castanha .. como faço para acelerar ? Obrigada

    Qual o tipo de processo ? 6.1 (Naturalização por tempo de residência ?)
    A esta altura já deveria ter sido concluído. Teve alguma exigência no meio do processo ? É muito tempo..

    abraços e ótima sorte,

  • dhaknathgairedhaknathgaire Member 37 PontosPosts: 7

    ola pessoal boanoite
    eu envei documentos para nationalidade por tempo art 6,1 na registro centrais eles mandam na ACP depois 1 mes la tambem ainda nao esta registado eles vai analizer la ou mandar para otro conservatorio?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dhaknathgaire disse:
    ola pessoal boanoite
    eu envei documentos para nationalidade por tempo art 6,1 na registro centrais eles mandam na ACP depois 1 mes la tambem ainda nao esta registado eles vai analizer la ou mandar para otro conservatorio?

    Será tramitado, muito provavelmente, no ACP.

    dhaknathgaire
  • asffnasffn Member 32 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:

    @asffn disse:
    O meu processo é de junho de 2018 e ainda esta na fase 4 castanha .. como faço para acelerar ? Obrigada

    Qual o tipo de processo ? 6.1 (Naturalização por tempo de residência ?)
    A esta altura já deveria ter sido concluído. Teve alguma exigência no meio do processo ? É muito tempo..

    abraços e ótima sorte,

    Pedi através do meu pai.. ele é português de origem.. em janeiro pediram para levar outro doc que tivesse a minha identidade, levei passado dois dias .. pois recebi a carta na sexta e segunda de manhã ja estava la.. so que desde então nao dissseram mais nada .. e eu ligo para la e eles dissem que tenho q esperar .. que nao sabem de nada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @asffn disse:
    Pedi através do meu pai.. ele é português de origem.. em janeiro pediram para levar outro doc que tivesse a minha identidade, levei passado dois dias .. pois recebi a carta na sexta e segunda de manhã ja estava la.. so que desde então nao dissseram mais nada .. e eu ligo para la e eles dissem que tenho q esperar .. que nao sabem de nada

    1) você então está no tópico errado, @asffn. Este é sobre o artigo 6.1, naturalização por tempo de residência.
    2) Processos que caem em exigência devido a pendências, dúvidas ou falta de documentos podem acabar em uma gaveta ou entrar em uma situação diferenciada que atrasa em muito sua conclusão. O ideal sempre é revisar diversas vezes documentos e requerimento para evitar, exatamente, o tipo de situação que você está passando. Você pode enviar e-mails para eles de vez em quando mas se seguem informando que deve aguardar, não haverá muito o que fazer a não ser aguardar ou, caso exista fundamento e documentos para um pedido de urgência, documentá-lo e solicitá-lo.

    abraços e ótima sorte,

    asffn
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Olá! Tenho uma dúvida pontual: hoje recebi minha residência permanente, mas dei entrada no processo de naturalização com a anterior, temporária, e o passaporte.

    Preciso avisar ao IRN ou eles já vão ver isso quando o processo chegar na fase de diligências?

    Obg!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @postrocker disse:
    Olá! Tenho uma dúvida pontual: hoje recebi minha residência permanente, mas dei entrada no processo de naturalização com a anterior, temporária, e o passaporte.
    Preciso avisar ao IRN ou eles já vão ver isso quando o processo chegar na fase de diligências?
    Obg!

    Não é o IRN que faz estas checagens. Elas são pedidas pelo IRN ao SEF, PJ e DGAJ.
    Não há motivos para se preocupar ou informar ao IRN sobre estas mudanças.

    abraços,

  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Como sempre obrigado, CEGV!

  • dhaknathgairedhaknathgaire Member 37 PontosPosts: 7

    ola boanoite
    neste momento qual e tempo para desiçao de nationalidade por tempo
    nao ha nenhum quem recebei resulatado de 2020?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dhaknathgaire disse:
    ola boanoite
    neste momento qual e tempo para desiçao de nationalidade por tempo
    nao ha nenhum quem recebei resulatado de 2020?

    Diversos processos são concluídos diariamente porém são processos antigos, muitos ainda de 2018. Recentemente, conversando com uma conservadora, ela me informou de processos ainda por concluir dos anos de 2016 e 2017. Pessoalmente fiquei chocado com processos ainda pendentes de 4 anos.

    O prazo médio para conclusão processos por tempo de residência variavam entre 12 e 18 meses.

    Com a pandemia e principalmente agora, com uma segunda onda, a tendência dos prazos é aumentar cada vez mais. Os prazos médios do passado não valem mais. Sabemos de balcões que fecharam recentemente por um mínimo de 15 dias devido a um dos funcionários ter sido identificado com a COVID. Com a segunda onda não será estranho se o IRN mandar fechar novamente, senão todas, a maior parte das Conservatórias. Infelizmente não é momento de pensar em prazos, a não ser que existam fortes e urgentes razões e, nestes casos, um pedido de urgência deve ser formulado e documentação comprovatória da real urgência deve ser provida.

    abraços e ótima sorte,

  • dhaknathgairedhaknathgaire Member 37 PontosPosts: 7

    obrigado pela information

    CEGV
  • stavrocstavroc Member 86 PontosPosts: 14

    Dear all! I just got the step 7 green on 5 Nov 2020..I started the application in July 2019.
    now I am waiting for the letter..but I saw here some one said we could ask documents from civilonline..can some one teacher me how to get it? and how to make an appointment for making the ID card?

    Best regards!
    wish all of you will get approved soon!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @stavroc disse:
    Dear all! I just got the step 7 green on 5 Nov 2020..I started the application in July 2019.
    now I am waiting for the letter..but I saw here some one said we could ask documents from civilonline..can some one teacher me how to get it?

    Check the following page: https://portupedia.com/wiki/Civilonline

    ...and how to make an appointment for making the ID card?

    get in touch with the portuguese Consulate or Embassy that supports your region if you're outside Portugal. If in Portugal please check https://justica.gov.pt/Servicos/Agendar-Cartao-de-Cidadao or refer to a "Loja do Cidadão" or CRC near your home address.

    regards,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.