Publicada em 10-11-2020 a 9ª alteração da Lei de Nacionalidade Portuguesa.
Clique aqui para ver a publicação no Diário da República Portuguesa.
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1

12346»

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4835 PontosPosts: 4,590

@MAC disse:
    Já não sei o que fazer o meu documento vai fazer 3 anos que dei entrada e ainda nada me enviaram este e-mail do Arquivo Central do Porto
    Exma Senhora,
    Conforme já que foi comunicado, por esta via, no passado dia 02 de fevereiro, o vosso processo continua a aguarda resposta do SEF quanto ao vosso período legal de residência em Portugal, não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo, já que está dependente do recebimento da resposta da referida entidade.
    Com os melhores cumprimentos,
    A Conservadora,

Preciso de ajuda pra contactar SEF obrigado

Não funciona assim.. como a questão está com um órgão externo, pouco que você possa fazer fora submeter uma reclamação ao IGSJ. O pedido de informação foi formulado ao SEF pelo IRN, não por você. Então, a rigor, improvável que lhe respondam no SEF sobre seu processo no IRN. Entretanto nada impede que você submeta ao reclamação ao IGSJ, órgão de gestão do Ministério da Justiça.

https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa/Formulario-de-queixa-reclamacao-ou-denuncia

abraços,

• postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

É inacreditável esta demora... :(

CEGV

@postrocker disse:
    É inacreditável esta demora... :(

@postrocker, se seu processo é de meados de 2020, não há o que reclamar. Foi enviado já durante a pandemia e como dizemos constantemente, são processos que tinham de 12 a 18 meses de tramitação (antes da Pandemia). Paciência e respire fundo... quase todos passam pela mesma situação. Há alguns meses atrás conversei com uma conservadora que me disse que tinha processos ainda de 2016 pendentes. Obviamente devem ser casos omissos mas, ainda assim, com tal informação temos uma ideia do problema que o IRN já vive há anos. Paciência é fundamental e reclamações oficiais dificilmente colam. Como disse: Respire fundo...

abraços e ótima sorte,

postrocker

Sim, é mesmo isso. Esperar e ter paciência. Minha crítica é mais sobre a falta de critério, algumas conservatórias andam bem mais rápido que outras, não é homogêneo. Mas... Vida que segue!

CEGV
  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

Olá depois de 29 meses de espera que o Sef desse a resposta hoje é o dia muito feliz processo de nacionalidade terminando

CEGVNell_lia
  • lialia Member 22 PontosPosts: 2

Boa tarde alguém que chegou no fase 4 e teve informação que falta documento para prosseguir caso contrário fica indeferido qual era a documentação em falta?

• lialia Member 22 PontosPosts: 2

@lia disse:
    Boa tarde alguém que chegou no fase 4 e teve informação que falta documento para prosseguir caso contrário fica indeferido qual era a documentação em falta?

O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

CEGV

@lia disse:

@lia disse:

O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

Oi Lia,
    Chamamos de "Exigências" e significa que (1) algum tipo de esclarecimento deverá ser prestado, (2) documentos foram enviados de forma inadequada ou com informação em desacordo com o necessário para deferimento do processo ou (3) algum problema com o preenchimento do requerimento.

O que fazer:
    Entrar em contato com a linha de Registos (link abaixo) para tentar obter maiores informações sobre os motivos da suspensão de seu processo (acesso ao ofício de exigências) ou aguardar a chegada do ofício no endereço informado no requerimento.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

Agora é obter os motivos da(s) exigência(s) e trabalhar para resolvê-la(s).
    Se precisar de mais ajuda, entre em contato particularmente comigo pelo link abaixo.

Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

abraços e ótima sorte,

@postrocker disse:
    Recebi esta mensagem da conservatória do Porto

"Neste momento o Arquivo Central do Porto está a analisar/decidir artigos 6.1 entrados no ano de 2019 com a numeração 96.000, de referir então que o processo em apreço ainda não se encontra analisado, já que a análise dos processos será efetuada segundo a respetiva ordem numérica, não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo."

Só mesmo para partilhar convosco.

Talvez tenha andado alguma coisa?
    Recebi esta mensagem.

Neste momento o Arquivo Central do Porto está a analisar/decidir artigos 6.1 entrados no ano de 2020 com a numeração 18.000, de referir então que o processo em apreço ainda não se encontra analisado, já que a análise dos processos será efetuada segundo a respetiva ordem numérica, não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo.

CEGV
  • RamiroRamiro Member 28 PontosPosts: 4

Quanto tempo leva para atualizar meu status após o envio dos documentos faltantes (N4 marrom)

CEGV

@Ramiro disse:
    Quanto tempo leva para atualizar meu status após o envio dos documentos faltantes (N4 marrom)

não há prazos... mas em geral menos de 3 meses.
    abraços e ótima sorte,

Caros, enviei novo email à Conservatória do Porto, onde meu processo foi enviado (dei entrada em Lisboa). Meu processo completou 1 ano e está na bolinha 4, ainda vermelha e parada há muitos e muitos meses.

Recebi isto de resposta: "o processo encontra-se em análise."

Significa que estaria no ponto 5 e que o sistema ainda não foi atualizado? Que acham?
    Obg, abraços

CEGV

@postrocker disse:
    Caros, enviei novo email à Conservatória do Porto, onde meu processo foi enviado (dei entrada em Lisboa). Meu processo completou 1 ano e está na bolinha 4, ainda vermelha e parada há muitos e muitos meses.
    Recebi isto de resposta: "o processo encontra-se em análise."
    Significa que estaria no ponto 5 e que o sistema ainda não foi atualizado? Que acham?
    Obg, abraços

está em análise... ainda sem decisão. É o que quiseram dizer.
    acho que também quiseram dizer "aguarde" ;-)

abraços, paciência e sucesso !

postrocker
  • RamiroRamiro Member 28 PontosPosts: 4

O meu processo de nasionalidade foi terminado .. obrigado pela sua ajuda
    Nov 2019 Até maio 2021

CEGV

Olá! Meu processo foi finalmente terminado! :smiley:

Entrada em Maio de 2020 e finalizado agora, Maio de 2021

Bolinha 7 verde: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado"

Qual o procedimento agora, podem me ajudar? Assento, BI e passaporte? É preciso de fazer algo junto ao Civil Online? Pede-se o assento lá? Qualquer coisa que eu puder fazer para acelerar, melhor.

CEGV

@postrocker disse:
    Olá! Meu processo foi finalmente terminado! :smiley:
    Entrada em Maio de 2020 e finalizado agora, Maio de 2021
    Bolinha 7 verde: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado"
    Qual o procedimento agora, podem me ajudar? Assento, BI e passaporte? É preciso de fazer algo junto ao Civil Online? Pede-se o assento lá? Qualquer coisa que eu puder fazer para acelerar, melhor.

Parabéns, @postrocker. Que a conquista lhe traga muitas alegrias.
    Próximos passos: Receber (ou emitir) o assento português e pedir o cartão cidadão. O CC já pode agendar no consulado próximo aonde você vive, se fora de Portugal.

abraços,

postrocker

Obrigado! O assento já veio com a o email do IRN confirmando o fim do processo, mas também pedi pelo CivilOnline e paguei os 10€ (curiosamente o que veio foi um documento idêntico e com validade de 6 meses. O que significa este prazo?).
    O cartão cidadão consegui marcar em Lisboa.
    Abs!

CEGV

@postrocker disse:
    Obrigado! O assento já veio com a o email do IRN confirmando o fim do processo, mas também pedi pelo CivilOnline e paguei os 10€ (curiosamente o que veio foi um documento idêntico e com validade de 6 meses. O que significa este prazo?).
    O cartão cidadão consegui marcar em Lisboa.
    Abs!

Os assentos emitidos pelo CivilOnline são "certificados" eletrônicamente e válidos (certificação eletrônica) por 6 meses. A rigor a certificação é necessária somente em situações bem específicas. A simples cópia do assento de nascimento português é suficiente em 90% dos casos.

abraços,

Perfeito, CEGV. Já consegui o passaporte e o CC :)
    Na Boa Hora é possível fazer marcações próximas, basta enviar email solicitando.

Sobre o assento de nascimento, não é preciso de fazer mais nada, certo? Basta "guardar" o documento PDF que recebi.

CEGV

@postrocker disse:
    Sobre o assento de nascimento, não é preciso de fazer mais nada, certo? Basta "guardar" o documento PDF que recebi.

Isso. Sempre bom guardar a cópia atualizada do assento de nascimento português. Este é o documento originário que lhe permitirá sempre confirmar sua nacionalidade. Os outros documentos portugueses, quando solicitados, são criados a partir do assento.

postrocker
  • mathmirandamathmiranda Member 17 PontosPosts: 1

Oi pessoal! :smile: Alguém já enviou o processo via correio para a Conservatoria dos Registros Centrais de Lisboa? Sabem informar quanto tempo eles demoram na fase inicial de recepção dos documentos até atribuirem um nº de processo?

Obrigado!

CEGV

@mathmiranda disse:
    Oi pessoal! :smile: Alguém já enviou o processo via correio para a Conservatoria dos Registros Centrais de Lisboa? Sabem informar quanto tempo eles demoram na fase inicial de recepção dos documentos até atribuirem um nº de processo?
    Obrigado!

depende muito do volume de pendências e disponibilidade de pessoal. Pode variar entre alguns dias e algumas semanas. Como são processos longos, normalmente sugiro 1º garantir o envio dos documentos com algum código de rastreamento postal para ter certeza que chegaram e só se preocupar com número de processo e início de acompanhamento pelo sistema depois de uns 3 meses.

abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.