PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

13839414344141

Comentários

• EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

Caro @SeverDoVouga , a instrução que nos foi passada no início (em Julho de 2017, lembra-se da sra. Conceição Girão?) era claríssima: cópia certificada do documento português de identificação (CC ou passaporte).

O motivo para tal exigência era ainda mais claro e cheio de luz que o sorriso que Nossa Senhora de Fátima derrama sobre os peregrinos no santuário: A CRC TEM DE PRECAVER-SE contra toda sorte de fraude, trapaça, jeitinho, cambalaxo, falsificação e todo ato sombrio empregado por requerentes gerando documentos criados com o propósito específico e criminoso de se instruir um possível processo duvidoso. Isto ocorre em CENTENAS de casos oriundos do Brasil, India, Macao, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Venezuela, EUA etc. etc. etc.

É um óbvio ululante que, quando se produz uma fotocópia do CC, ela, a cópia, tem de ser certificada como originada de um documento autêntico. Assim, o porteiro do consulado de Brasília era um "sem noção".

AGORA, OCORRE QUE, ao que me parece, existe uma lei proibindo que se copie o CC. Parece-me que este assunto já foi comentado aqui. Diante disto, já não sei como fica a coisa.... copiar ou não copiar, eis a questão.

Minha sugestão: certifique, sim, a cópia. Elimine de sua campanha TUDO que possa ser um risco de queda em exigência. Você só terá a ganhar, caso use rigor na composição de seu requerimento e anexos de instrução.

No meu caso, a cópia do CC foi feita no Consulado do Rio de Janeiro, carimbada e assinada pelo funcionário que a fez, o qual demonstrou claro entendimento do propósito da cópia e também profissionalismo.

CEGVSeverDoVouga
  • SeverDoVougaSeverDoVouga Member 501 PontosPosts: 94

@EpidauraMoreira,
    Pois é, lembro sim. E não foi o porteiro não. A negativa de certificar o CC partiu de um funcionário de mais de 20 anos de Consulado.
    Bem semana que vem vou retornar ao Consulado para pegar o formulário 1-D com o reconhecimento da minha assinatura; o funcinario que assina o reconhecimento estava de licença médica e não havia nenhum outro habilitado para isso no dia (sabe como é, sexta-feira....), aí vou tentar outra vez certificar o CC.

Se recusarem, a opção de autenticar o CC e o passaporte em cartório brasileiro seria uma alternativa???

LuisMarianoCEGV

Amigo @SeverDoVouga , o porteiro foi Epidaura que sugeriu, como vingança pelo fato de ele tê-lo informado mal, ela rebaixou-o de cargo. :smile:

Caso o consulado se recuse a autenticar a cópia - o que acho uma bestagem, pois até cobram para tanto -, a única alternativa é mandar autenticá-la num cartório.

Tudo isto acima para eliminar ao máximo uma possível queda em exigência! Nunca se sabe com que humor a pessoa que irá tratar de seu processo estará no dia em que resolver trabalhá-lo.

Desejo-lhe

?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ?

LuisMarianoCEGVSeverDoVouga

Caro @CEGV , tenho uma pequena retificação a fazer: a rigor, a rigor, meu processo é de 26 de Outubro, e não 3 de Novembro.

Aquela segunda data é de quando a Contabilidade verificou a entrada do dim-dim em sua caixa; mas na verdade, o pacotão já estava lá alguns dias antes.

Peço desculpas por só agora alertá-lo para a exatidão deste dado em meu caso. Mas, antes tarde do que nunca.

Grande abraço!

CEGV
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

Depois meus conterrâneos lusos ficam bravos quando os brasileiros fazem bulling.... Portugal pede para o Brasil reconhecer um documento que eles é que emitiram.... Então tá....

CEGVSeverDoVouga

Igual o comprovante de residencia...(Conta de Água, Luz ou Telefone)...fechou se o cara não tiver conta de água , luz ou telefone ele esta excluído do processo em pleno seculo 21...com conta de faculdade, banco, lojas , cartão de credito etc.... Então tá de novo....

CEGVSeverDoVouga

Prezado Sever Dovouga...o consulado se recusa porque é um absurdo mesmo.... o cara que pediu isso é no minimo um "brincalhão" pra não dizer outra coisa...Acho que vc deve avisar pra ele que o CC é um documento feito, em PORTUGAL... na terra dele...na Europa,... manda o mapa tb kkk

CEGVSeverDoVouga

Prezada Epidaura Moreira, qualquer justificativa para pedir certificação e apostilamento de documento brasileiro esta OK, mesmo sendo uma fortuna, apostilamento R$ 109,00 em SP. Mas documento Português, isso não existe, é ridículo, mesmo porque assim que chega a cópia, mesmo certificada, eles vão conferir se o documento existe por ser documento português, é a mesma coisa do assento de nascimento que eles pedem uma cópia se caso a gente tenha ou queira enviar, caso contrario eles se acham na obrigação de buscar... Esse pedido não tem sustentação nem aqui e nem na China...pra mim é um CAPRICHO do funcionário que quer é tirar uma da nossa cara...não tem outra explicação...

CEGV

Cara @Soraia1975, observemos que o que se pede sempre é a certificação de uma cópia reprográfica do CC ou do passaporte português, e em nenhum momento a certificação do CC ou passaporte em si, pois tal procedimento seria mesmo estúpido e impossível.

Documento original não se certifica; o que se certifica é a cópia de tal documento. E neste ponto, dá para entender e aceitar a preocupação da CRC. Eles já estão mais do que escaldados pela avalanche de cópias e/ou documentos falsificados vindos do Brasil. O que os levou a apertar o cêrco não foi imaginação fértil (da parte deles), mas a experiência com cafajestagem.

Conheço aqui na Suíça inúmeros casos de brasileiros/as que conseguiram a autorização de residência através de certidões falsas, onde consta (falsamente e variando de caso a caso) o nome, a idade, o sexo, a filiação e o estado civil. São certidões verdadeiras, pois foram oficialmente expedidas por cartórios brasileiros, mas com dados inventados a pedido de quem as compra. Na India chega-se ao requinte de se alterar o registo manuscrito nos livros de assento e se tratar quimicamente a alteração, para que tenha aspecto de escrita velha! Então: se já falsificam os "originais", que dirá então cópias de originais e/ou "originais".

A falsificação de documentos existe e é inegável, não há como ignorá-la. E como atribuir a alguém a nacionalidade de um país é assunto seríssimo, dou razão à CRC.

Como para mim vale o princípio "Ordem e Progresso", dou sempre aquilo que pedem, e ganho sempre aquilo que peço.

Desejo a você um bom Domingo e lhe envio muitos votos de

?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ? ?´? ?

MaluCEGV
  • gabrielsousagabrielsousa Member 225 PontosPosts: 31

Boa tarde pessoal, na época do processo do meu pai, quando este caiu em exigência (cópia certificada do CC), ele estava no Brasil e tirou uma cópia auntenticada em cartório e mandou. É rídiculo, eu sei, mas o processo foi concluído sem mais pendências.

EpidauraMoreiraCEGV

Uma vergonha pra nós brasileiros chegar a esse ponto. Obrigado Epidaura e sucesso pra vc...abraços

CEGV

Pessoal, independente da minha opinião, também acho que se estão pedindo a certificação, devemos fazer, mesmo contrariados...afinal, o mais importante é o processo andar. E essa do cartorio é uma boa idéia, quando o Consulado se recusar temos o plano B...Obrigado pela dica....

EpidauraMoreiraCEGV
  • NovoTugaNovoTuga Member 393 PontosPosts: 74

No Rio de Janeiro, cartório do ofício de notas autenticou cópias de todos os documentos mas se recusou a apostilar CC, embora tenha feito para o PEP. A alegação é que o CC não tem fé pública no Brasil e, por isso, sua cópia não pode ser apostilada. Enviamos então a documentação com cópia autenticada do CC, mas sem apostila de Haia. Espero que esteja tudo certo.

CEGV

@NovoTuga o apostilamento é feito para os documentos brasileiros terem validade em Portugal ou em outro país do protocolo de Haia. O CC é documento português então não precisa apostilar mesmo; o cartório agiu certo.

CEGV

@gabrielsousa bom saber que a autenticação da cópia do CC por cartório brasileiro tem validade em Portugal. Vou fazer isso caso o consulado de Brasília se recuse mais uma vez a certificar a cópia do CC. Mas acho que a cópia certificada em Consulado tem sempre um peso maior.

CEGV

@NovoTuga disse:
    No Rio de Janeiro, cartório do ofício de notas autenticou cópias de todos os documentos mas se recusou a apostilar CC, embora tenha feito para o PEP. A alegação é que o CC não tem fé pública no Brasil e, por isso, sua cópia não pode ser apostilada. Enviamos então a documentação com cópia autenticada do CC, mas sem apostila de Haia. Espero que esteja tudo certo.

Certíssimo, @NovoTuga . Ao lermos a definição e propósito de uma apostila, para quê exatamente foi introduzida, verificamos que o tal cartório agiu 100% corretamente. Um CC só poderá ser apostilado em Portugal, para uso diante de exigência em outro país. Fora de lá, nunca. Assim como nenhum cartório em Portugal apostilaria um RG brasileiro (mas certificaria uma cópia do mesmo).

Dará tudo certo para si, pois os documentos brasileiros seguiram atuenticados e/ou apostilados, não se preocupe. A autenticação da cópia CC é suficiente, o apostilamento do mesmo no Rio de Janeiro, não só impossível como desnecessário.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apostila_da_Convenção_da_Haia

Grande abraço e sorte! sorte!! sorte!!!

CEGV
  • Rodrigo_CamachoRodrigo_Camacho Member 452 PontosPosts: 98

Bom dia, depois de uma hora e oito minutos consegui falar na Linha de Registo.
    Meu Processo continua aguardando a resposta da DGAJ, foi solicitado em 09/05/18, perguntei se havia alguma exigencia pendente e ele disse que nao.
    Paciencia, ja fazem 3 meses aguardando DGAJ

EpidauraMoreiraCEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@EpidauraMoreira disse:
    Amigos, bom dia.
    Há algum tempo atrás, alguém - cuja diligência oficiosa estava encalacrada há meses na DGAJ - teve a idéia de escrever àquele órgão e pedir pressa no parecer relativo a seu processo.
    Dos 3 órgãos oficiais a serem consultados, sabemos que só ali há um ponto crítico no que se refere à velocidade...
    A idéia acima vingou? Foi feito contacto com a DGAJ? Acelerou ela o parecer? Houve sucesso na empreitada?
    Por favor informem. Muito obrigado!

Amigo Paulo (@EpidauraMoreira) ,
    O contato foi feito e, para aqueles que foram respondidos, apenas nos confirmaram que o parecer foi solicitado e que já havia (ou não) sido respondida.

abraços,

EpidauraMoreira

@SeverDoVouga disse:
    Ontem estive no Consulado de Brasília para reconhecer presencialmente a minha assinatura no formulário1-D e certificar a cópia do CC. O funcionário disse que essa certificação era desnecessária, pois o CC é um documento português. Disse a ele que a CRC havia respondido por e-mail a vários interessados em fazer a conversão, a necessidade da certificação da cópia do CC. Ainda sim ele disse que não era preciso, que não se faz tal procedimento e encerrou o assunto.
    Fiquei muito inseguro com isso. A CRC pede uma coisa e o consulado se recusa a fazer.

@SeverDoVouga, respondo por mim e por outros que tiveram a mesma exigência:

Alguém sabe dizer se isso ocorrre em outros Consulados também????

Varia de acordo com cada funcionário... cada um parece ter sua própria "visão" sobre o tema, como você pode perceber.

E se enviar a documentação sem a certificação do CC será que cai em exigência????

Sim, cai. Sou prova viva disso. O CC oficialmente não é documento para a instrução processual. Caso o envie (cópia), precisará ser autenticada, nem que seja autenticação de cartório notarial. Não precisa Apostilar a cópia autenticada.

Ou como alternativa posso autenticar a cópia do CC em cartório brasileiro????

Já respondido.

Por último, ele me orientou a apostilar a certidao de antecedentes criminais da PF mesmo com a validação impressa no verso.

No tópico sobre preparo do 1-D fui claro:

• Caso a certidão de antecedentes tenha sido emitida em delegacia ou posto da Polícia Federal, deverá Autenticar a assinatura de quem assinou o documento, reconhecer o sinal público e apostilar a certidão.
    • Caso tenha sido emitida pela Internet, imprimir a certidão na frente de uma folha e a autenticação eletrônica do site no verso da mesma folha.

Abraços e boa sorte

EpidauraMoreira

@NovoTuga disse:

Só se apostilam documentos Brasileiros. Documentos portugueses só serão apostilados em Portugal.

abraços,

• LeoLeo Member 12 PontosPosts: 3

Bom dia a todos!

Acompanho o fórum desde o início e, como os processos de conversão estão avançando, resolvi que é hora de iniciar o meu :smiley:

Apareceu uma dúvida e peço desculpas se parecer boba:

Ao preencher o formulário de antecedentes criminais no sítio da Polícia Federal, vocês colocaram a nacionalidade como portuguesa ou brasileira? E o passaporte, de Portugal ou do Brasil?

Parabéns pelo fórum!

@Leo, como o formulário é para Portugal e o Requerente é cidadão português, a nacionalidade a ser informada, sempre quando se relacionando com as autoridades portuguesas é "Portuguesa". Não é "brasileira" nem "Brasileira e Portuguesa" mas somente "Portuguesa".

abraços,

• mzanetimzaneti Member 85 PontosPosts: 9

Compensaria enviar um CC autenticado em cartório e solicitar que seja anexado ao processo? Ou seria melhor aguardar e ver se realmente caiu em exigência? Minha pergunta é porque essa exigência ocorreu para aqueles processos mais antigos quando o entendimento ainda não estava sedimentado. Será que algum processo mais recente caiu nessa exigência? O meu foi enviado em novembro e até o momento nenhum contato da CRC foi feito.

CEGV
  • LeoLeo Member 12 PontosPosts: 3

@CEGV disse:
    @Leo, como o formulário é para Portugal e o Requerente é cidadão português, a nacionalidade a ser informada, sempre quando se relacionando com as autoridades portuguesas é "Portuguesa". Não é "brasileira" nem "Brasileira e Portuguesa" mas somente "Portuguesa".

abraços,

@CEGV, obrigado! O passaporte você colocou o brasileiro ou o português?

• marinhomarinho Member 575 PontosPosts: 133

Pessoal, sem querer ser chato mas este tópico é para acompanhamento dos processos.

EpidauraMoreiraMaluDeboraBYohalinRafa1509rbalthazar

@mzaneti disse:
    Compensaria enviar um CC autenticado em cartório e solicitar que seja anexado ao processo? Ou seria melhor aguardar e ver se realmente caiu em exigência? Minha pergunta é porque essa exigência ocorreu para aqueles processos mais antigos quando o entendimento ainda não estava sedimentado. Será que algum processo mais recente caiu nessa exigência? O meu foi enviado em novembro e até o momento nenhum contato da CRC foi feito.

@mzaneti, a exigência só ocorreu para quem enviou a cópia do CC e sem autenticação.
    Se não mandou cópia do CC ou a mandou autenticada muito provavelmente não cairá em exigência.

abraços,

editado agosto 2018

@Leo disse:
    @CEGV, obrigado! O passaporte você colocou o brasileiro ou o português?

Passaporte ??? No 1-D para conversão ???
    Onde você viu isso ???

Leo, dá uma olhada nos nossos tópicos abaixo. Vai te poupar trabalho...
    Se tiver dúvidas sobre o preenchimento ou sobre o processo, incentivo para que faça suas perguntas no tópico adequado. Evitamos os assuntos "off topic" e organizamos melhor o Portal.

Preenchimento:
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1

Processo:
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/58/conversao-da-nacionalidade-adquirida-pelo-extinto-art-6-4-para-nacionalidade-originaria-art-1-1-d/p1

Grande Abraço,

@CEGV disse:

abraços,

@CEGV pegando carona na dúvida do @Leo, pois tive a mesma na semana passada ao preencher o formulário no síte da Polícia Federal:

QUE NACIONALIDADE INFORMAR NO CAMPO "NACIONALIDADE" NA HORA DE PREENCHER O FORMULÁRIO DE ANTECEDENTE CRIMINAIS DA POLÍCIA FEDERAL?

Eu informei "Brasileira", pois desenvolvi o seguinte raciocínio: para a Polícia Federal sou brasileiro e não um estrangeiro (português) residente no Brasil; para a ordem jurídica brasileira e para os órgãos públicos brasileiros não existo como um indivíduo de nacionalidade portuguesa (ninguém sabe dessa condição). Logo não me pareceu lógico a Polícia Federal emitir uma certidão de antecedentes criminais para alguém que não existe legalmente no Brasil. Além do mais os campos para informar "Documento de Identificação" está formatado para documentos brasileiros (não tenho como informar o nº do CC, pois há o campo "Orgão Emissor", com 10 caracteres, e o para selecionar o estado brasileiro); o campo passaporte também está formatado para o padrão brasileiro; e ainda tem o campo do "CPF".

SERÁ QUE O MEU ENTENDIMENTO ESTÁ ERRADO?

E se tiver que preencher a nacionalidade como "portuguesa", o que devo informar nos campos relativos aos documentos? Não posso informar um documento estrangeiro, pois isso não faria sentido. E o meu RG, o meu passaporte e o meu CPF são documentos de brasileiro.
    Estava muito tranquilo quanto a isso e até apostilei na semana passada a certidão de AC. Mas agora com essa observação do @CEGV bateu uma insegurança danada.

Gente isso é muito importante. Processos não podem cair em exigência por causa disso.

• NovoTugaNovoTuga Member 393 PontosPosts: 74

No meu entendimento tem que requerer a atribuição 1D como português pra fazer sentido ser enquadrado como conversão da nacionalidade adquirida para a atribuída. O fato do requerente ser português e se identificar como tal, apresentando documentos portugueses para identificar-se desta forma no processo, está no cerne da conversão e é uma exigência explícita da CRC naquele famoso e-mail padrão que respondem sempre que são perguntados.

EpidauraMoreiraDom_Tenreiro
    editado agosto 2018

@SeverDoVouga disse:
    QUE NACIONALIDADE INFORMAR NO CAMPO "NACIONALIDADE" NA HORA DE PREENCHER O FORMULÁRIO DE ANTECEDENTE CRIMINAIS DA POLÍCIA FEDERAL?

Para fins do Atestado de antecedentes criminais você deve informar o país de nascimento. Se é originalmente brasileiro, o atestado deve ter "Nacionalidade: Brasileira"

abraços

LuisMarianoSeverDoVouga

Liguei ainda a pouco para a LR... 1:17 de espera e 3 min de conversa...
    Nada andou.. ainda aguardando assinatura do despacho mas já com parecer do MJ recebido.
    Segue o jogo...

SouzaEpidauraMoreiraMaluheliob
  • LisandraFigueiredoLisandraFigueiredo Member 119 PontosPosts: 37

Fui banida? Sou a Lisandracf, precisei fazer um novo cadastro pra conseguir logar.
    Só queria contar que sonhei com a Epidaura.

EpidauraMoreiraLuisMarianoMeiRafa1509
    editado agosto 2018

@LisandraFigueiredo disse:
    Fui banida? Sou a Lisandracf, precisei fazer um novo cadastro pra conseguir logar.
    Só queria contar que sonhei com a Epidaura.

Lisandra, está normal sua conta (original). Pedi ao sistema para lhe enviar uma mensagem e te mandei uma MP para a conta nova...

• lisandracflisandracf Member 220 PontosPosts: 71

Agora voltou. Obrigada @CEGV .

CEGV

Cara @lisandracf , corra agorinha e jogue no bicho, no milhar! Sonhos assim são premonições!!

Epidaura manda-lhe um beijo e muitos desejos de ...

?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^?^ ^

CEGVMei
  • hiroyhiroy Member 141 PontosPosts: 23

CEGV aleluia consegui enviar o processo de conversão do meu pai. Enviado via correio, recebido ontem, 13/08/18 na CRC. Se puder adicionar na tabela, pfv. Ano q vem ligo pra saber a numeração haha

CEGVRafa1509

@hiroy , bem-vindo(a) !

Vou adicionar o processo do seu pai na nossa tabela de acompanhamento. Agora é respirar fundo e daqui a uns 5 meses ligar para saber o número do processo. O primeiro e principal passo já foi dado ! Enquanto isso, puxe uma cadeira e entre no papo ! Este mês aqui está tranquilo demais por conta das férias de verão em Portugal mas garanto que quando setembro chegar e as novidades começarem a aparecer aqui não faltarão rojões, pulos e gritos de alegria.

Grande abraço e boa sorte !

Atualização - 90 Processos
    4 Processos Concluídos

Forista                  Entr. DUR E Processo Últ.At.  F STATUS        
    ====================================================================
    Beto Souza               04/07 279 P 447xx/17 11/07/18 7 *** REGISTRO 11-7***
    gabriel401               06/07 277 P 446xx/17 19/07/18 7 *** REGISTRO 11-7***
    Morgado (mãe)            06/07 277 P 446xx/17 09/08/18 6 Despacho: aguarda parecer do  MJ
    lupaes30_                07/07 276 P 448xx/17 31/07/18 6 Despacho 10-7 (Pend MJ)
    Raul S.F.J.  (186 Dias)? 07/07 125 A 453xx/17 09/01/18 * FINALIZADO
    R.A.P.                   07/07 276 P 462xx/17 15/05/18 5 Diligências/DGAJ
    flavio_morgado           10/07 275 C 462xx/17 19/07/18 6 Seguiu para Despacho
    Fernanda                 13/07 226 P 45xxx/17 11/06/18 8 FINALIZADO
    nicolasgab (mãe)         13/07 257 C 45xxx/17 24/07/18 8 FINALIZADO
    jlacarvalho              13/07 272 C 463xx/17 23/07/18 6 Seguiu para Despacho
    gabrielsousa (pai)       13/07 255 C 463xx/17 20/07/18 8 FINALIZADO
    Leciiro                  13/07 272 C 46xxx/17 13/07/18 6 Seguiu para Parecer e Despacho
    CEGV                     14/07 271 C 464xx/17 07/08/18 6 Despacho 5-7, MJ 30-7, Pend Ass Conserv
    Pedro                    14/07 271 C 464xx/17 23/05/18 5 Diligências
    Mey Sarafana             18/07 269 C 46xxx/17 03/08/18 6 Seguiu para Parecer e Despacho
    marinho                  18/07 269 C 466xx/17 09/08/18 5 Diligências DGAJ 10-5
    anycastro                18/07 269 C 466xx/17 03/08/18 5 Diligências DGAJ 10-5
    Luis D                   19/07 253 C 466xx/17 24/07/18 8 FINALIZADO
    dsgalhardo               20/07 267 C 469xx/17 17/05/18 5 Diligências/SEF/DGAJ
    Rodrigo_Camacho          20/07 267 C 47xxx/17 13/08/18 5 Diligências/DGAJ 09/05
    brasilhenrique (mãe)     20/07 267 A 47xxx/17 17/07/18 5 Diligências/DGAJ
    Ziza (pai)               20/07 267 C 474xx/17 06/08/18 5 Diligências/DGAJ 9-5
    cemeisss89 (pai)         21/07 266 C 475xx/17 09/08/18 5 Diligências/DGAJ
    PACHECO                  23/07 266 C 47xxx/17 26/07/18 5 Diligências/DGAJ Maio
    bmasouza                 24/07 265 C 47xxx/17 24/06/18 5 Diligências/DGAJ Maio
    RENANNMATTOS             24/07 265 C 47xxx/17 09/08/18 5 Diligências/DGAJ
    lisandracf               25/07 264 C 47XX9/17 23/07/18 5 Diligências/DGAJ 10-5
    Lissa (mãe)              25/07 264 C 477XX/17 17/05/18 5 Diligências 9-05
    Dom_Tenreiro (1)         27/07 262 C 48xxx/17 09/08/18 5 Diligências/DGAJ 23-5
    Dom_Tenreiro (2)         27/07 262 C 48xxx/17 21/06/18 5 Diligências/DGAJ 23-5
    claudiocbernardo         27/07 262 C 484xx/17 03/08/18 5 Diligências/DGAJ 24-5
    Mogadouro                28/07 261 C 48xxx/17 02/08/18 5 Diligências/DGAJ 9-5
    garaujo (pai)            30/07 261 S 33xxx/17 31/07/18 6 Seguiu p/ An.Tec./MJ/Despacho
    JR494                    31/07 260 C 488xx/17 05/07/18 5 Diligências/DGAJ 17-5
    Rodrigo                  03/08 257 A 47xxx/17 30/07/18 7 *** REGISTRO ***
    thaisabad (mãe)          04/08 256 C 49XXX/17 26/07/18 5 Diligências/DGAJ 25-5
    cvayolete                09/08 253 C 48xxx/17 30/04/18 4 Análise
    fabianasmello (mãe)      09/08 253 C 50xxx/17 19/06/18 4 Análise
    rodrigocruz              10/08 252 C 50xxx/17 24/07/18 5 Diligências
    lets (avó)               10/08 252 A 514xx/17 15/05/18 4 Análise
    Glênio                   11/08 251 C 504xx/17 18/05/18 4 Análise
    Fabio Floriano (JAAM)    14/08 250 C 504xx/17 27/06/18 5 Diligências
    DKS                      14/08 250 C 504xx/17 10/07/18 4 Análise
    Alice (pai)              14/08 250 C 50xxx/17 07/06/18 4 Análise
    PVP                      21/08 246 C 049xx/18 06/05/18 4 Análise
    Simoni                   22/08 245 C 50xxx/17 18/07/18 4 Análise
    Malu (mãe)               23/08 244 P 50xxx/17 15/06/18 5 Diligências
    cquintal                 23/08 244 C 508xx/17 18/07/18 5 Diligências
    FSP                      23/08 244 C 51xxx/17 12/07/18 4 Análise
    Soraia1975               23/08 244 C 510xx/17 21/06/18 4 Análise
    aparecida                23/08 244 C 51xxx/17 23/06/18 4 Análise
    Beth                     31/08 238 A 514xx/17 29/05/18 4 Análise
    egtorres (mãe)           31/08 238 A 514xx/17 06/08/18 4 Análise
    Yohalin                  02/09 237 C 52xxx/17 10/06/18 4 Análise
    Renato_Andrade (mãe)     04/09 236 C 51xxx/17 10/06/18 5 Diligências
    Andrea                   07/09 233 A 52xxx/17 17/07/18 4 Análise
    LuisMariano              08/09 232 P 52xxx/17 17/07/18 5 Diligências DGAJ 5/6
    RafaMelo                 11/09 231 C 504xx/17 03/04/18 4 Análise
    fabiocabrall             11/09 231 P 522xx/17 15/06/18 5 Diligências
    ECG                      18/09 226 C 534xx/17 30/05/18 4 Análise
    nicolas                  19/09 225 C 545xx/17 18/05/18 4 Análise
    Rafa1509 (Esposa)        19/09 225 A 547xx/17 25/01/18 5 Diligências
    RodsAmaral               25/09 221 C 556xx/17 09/08/18 4 Análise
    Fábio Floriano           12/10 209 C 586xx/17 27/06/18 4 Análise
    fabys_machado            16/10 207 C 58xxx/17 03/05/18 4 Análise
    marcelovilaca (mãe)    * 20/10 203 A 001xx/18 18/05/18 4 Análise
    Pitta (mãe)              23/10 202 C 011xx/18 12/06/18 4 Análise
    EpidauraMoreira          26/10 199 C 086xx/18 22/06/18 4 Análise
    DeboraB                  30/10 197 C 027xx/18 01/08/18 4 Análise
    Raffles (mãe)          * 02/11 195 A 029xx/18 18/04/18 4 Análise
    mzaneti                  02/11 195 C 039xx/18 15/06/18 4 Análise
    Pablo                    02/11 195 C 041xx/18 14/06/18 5 Diligências
    fe26                     02/11 195 C 042xx/18 09/03/18 4 Análise
    NanaMa                   03/11 194 C 04xxx/18 25/07/18 4 Análise
    DouglasFreitas           21/11 182 C 112xx/18 18/05/18 4 Análise
    michelribeiro91          24/11 179 C 132XX/18 27/07/18 4 Análise
    Mauro                    04/12 174 C 148XX/18 21/03/18 4 Análise
    thadc (mãe)              03/01 155 A 075xx/18 27/02/18 4 Análise
    marcelo_12meses (pai)    11/01 149 C 27xxx/18 28/05/18 1 Numerado
    Renise                   17/01 145 P 052xx/18 17/01/18 1 Numerado
    Rosaria (tio)            05/02 132 C 347xx/18 05/07/18 4 Análise
    Silasfora                12/02 127 C 353xx/18 24/07/18 1 Numerado
    Thiago                   19/02 122 P 28xxx/18 05/06/18 4 Análise
    Rosaria (mãe)            06/03 111 C ??xxx/18 18/05/18 0 Pendente
    Acosta                   12/03 107 C ??xxx/18 02/08/18 0 Pendente
    Helio                    19/03 102 C ??xxx/18 13/07/18 0 Pendente
    Otaciano                 20/03 101 A 213xx/18 09/08/18 5 Diligências
    MariaRibeiro             26/04 076 C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    Niq                      29/05 054 C ??xxx/18 27/07/18 0 Pendente
    hespozel (Sogro)         04/06 051 C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    hiroy                    13/08 001 C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    Estatísticas:
    - 70 Requerentes +180 dias, 12 entre 91 e 180 dias e 4 com até 90 dias
    - Status (7 Pendentes , 3 Numerados , 35  em Análise , 30 em Diligências , 8 em Despacho , 3 em Registro)
    Envio(E):
    P - Pessoalmente ; C - Correios/Courrier ; A - Advogado/Despachante ;
    S - Solicitador/Preposto ; * - Não informado/Informação Pend

D.U.R. - Dias Úteis desde o Recebimento na CRCentrais
    Cores: Vermelho - +180 dias; Marrom - de 91 a 180 dias; Verde - Até 90 dias

Boa sorte a todos!

EpidauraMoreiraNovoTuga
  • letslets Member 155 PontosPosts: 24

Caros amigos,

Alguém nessa última semana conseguiu contato via email? Mandei meu email mensal para a contabilidade 2 vezes e não tive resposta.

Estou criando paciência para ligar, mas a falta de tempo é um problema.

Abçs

CEGV
  • marinhomarinho Member 575 PontosPosts: 133

@lets quanto ao email, na maioria das vezes eles. não respondem, pela LR esta esse caos de tempo medio de 1 hora de espera. e pra variar hoje não funciona por conta de um feriado.

Assunção : qua, 15 ago, 2018

• letslets Member 155 PontosPosts: 24

@marinho Não sabia que hoje era feriado lá. Na verdade, sempre me responderam. Eu costumava a mandar mês sim, mês não

Está cada dia mais difícil e paciência cada vez mais se esgotando...

@lets disse:
    Caros amigos,

Alguém nessa última semana conseguiu contato via email? Mandei meu email mensal para a contabilidade 2 vezes e não tive resposta.

Lets, lugar de acompanhar processo é na Linha de Registos... o pessoal da contabilidade algumas vezes "quebra o galho" mas com o aumento da demanda a eles de pedidos de informações que não deveriam ser direcionadas a eles, provavelmente deixam de responder.

Tem um guia ótimo da Linha de Registos, que explica e dá sugestões sobre como ligar, que programas usar e o que falar. Está em

Atualmente tem levado mais de uma hora de espera para atendimento. O que eu e muitos outros que conheço fazemos é usar o computador pessoal para fazer a ligação via SKYPE (ou outro programa), deixar no viva-voz (speakers do computador) e seguir trabalhando, ouvindo a musiquinha da LR, até ser atendido. Assim fica mais suportável a espera.

abraços,

EpidauraMoreiralets
  • jlacarvalhojlacarvalho Member 349 PontosPosts: 101

Meu processo anda colado com o do @CEGV . Como ele ligou ontem, vou ligar a gora para ver em que pé está o meu.

garaujoCEGV
  • jlacarvalhojlacarvalho Member 349 PontosPosts: 101

Liguei e o computador disse: A linha de registro somente para o cancelamento do Cartão Cidadão.

CEGV
  • lupaes30_lupaes30_ Member 195 PontosPosts: 39

Hj é feriado aqui!!!!!

LuisMarianojlacarvalho
  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464

@lupaes30_ disse:
    Hj é feriado aqui!!!!!

15 de agosto (quarta-feira): Assunção de Nossa Senhora

jlacarvalholupaes30_Mei
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

Olá, a todos, sou novata e gostaria de dizer que enviei um email no dia 09/08 para CRCentrais, solicitando informações sobre o meu processo de atribuição ( conversão), por ser neta de portugueses, já naturalizada que dei entrada no dia 06/03/2018, presencialmente em Lisboa, e no mesmo dia, creio que pelo " automático", eles simplesmente colocaram que:
    " Informações sobre o estado do seu pedido de nacionalidade já apresentado na Conservatória dos Registos Centrais ", "poderá contactar através do telefone (+ 351 ) 211 950 500", sem portanto, dizerem em que estágio estaria o meu processo.
    Creio, que esteja ainda pendente, apesar de já terem numerado processo com entrada posterior ao meu, talvez por ser por alguma urgência.
    @CEGV, poderia colocar o meu processo na tabela ?
    Abraços a todos!

heliobCEGV

oi @Souza , bem-vinda ao nosso Portal.

Já adicionarei seu processo na nossa lista e será apresentado na próxima publicação. Normalmente atualizo todos os dias mas nessa época de férias em Portugal tudo fica mais lento, as informações são mais esparsas e acabamos por publicar apenas 2 ou 3 vezes por semana.

Aproveite nossos tópicos, discussões e conte conosco.
    Grande abraço !

Yohalin
  • YohalinYohalin Member 279 PontosPosts: 43

@CEGV disse:
    oi @Souza , bem-vinda ao nosso Portal.

Já adicionarei seu processo na nossa lista e será apresentado na próxima publicação. Normalmente atualizo todos os dias mas nessa época de férias em Portugal tudo fica mais lento, as informações são mais esparsas e acabamos por publicar apenas 2 ou 3 vezes por semana.

Aproveite nossos tópicos, discussões e conte conosco.
    Grande abraço !

@CEGV, tem ideia de quando acabam as férias por lá?

@Yohalin disse:
    @CEGV, tem ideia de quando acabam as férias por lá?

@Yohalin , Começo de setembro as coisas começam a voltar ao normal, junto com o início do período escolar, entre 12 e 17 de setembro. Temos que fazer uma certa analogia ao que vivemos aqui durante o nosso verão... tudo meio que volta ao "normal" quando as escolas voltam às aulas... Lá é da mesma forma.

Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/aulas-comecam-a-partir-de-12-de-setembro-e-3o-periodo-volta-a-ter-mes-e-meio-9362747.html

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.