Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Vou ser sincero com você:
Estava pensando em fazer um boneco de Vodoo da Epidaura, na época, de tãooooo magoado que fiquei com você, mas, como sou da Sociedade Açoriana de Proteção aos Animais, iria contra meus princípios...
Então, o que fiz:
Liguei a minha vitrola, coloquei um LP chamado "Na Ânsia do Perfeito", do Reginaldo Rossi (sim, não tinha um disco de vinil português à mão) e curti a sua recusa, a base de um Velho Barreiro envelhecido...
Hoje é black friday.. será que a Conservatória de Lisboa não entra no clima e conclui 10 processos pelo tempo de 1? Kkk
Brincadeiras a parte, parabéns aos convolantes!! Acompanho o forum (agora portal, no caso) há anos, desde o projeto de lei que se tornou a lei 9/2015, falo pouco, mas sempre fiquei aflito com a situação dos netos idosos. É um alívio a conclusão do processo desses netos! Em especial o do pai do Paulo, da Andrea, e do Luiz, que são os que mais me lembro. Acabou a agonia e ansiedade, agora é só alegria!
E para atualizar a tabela, liguei hoje na LR e o processo da minha mãe continua em análise (vulgo, intocado), após praticamente um ano do envio (processo 132XX/2018)... achei engraçado que a própria dona N********* (a atendente que mais gosto da LR), utilizou o termo “convolação”, explicando-me que minha mãe já era portuguesa, por naturalização, e o processo que estava em análise era uma convolação.
Muita maracugina nos próximos meses!!
Meus caros, muito bom dia!
Tendo em vista as várias mensagens privadas recebidas (mais que justificadas!), ora perguntando "como aconteceu", ora expressando espanto "pelo ponto fora da curva", vou postar a seguir um esclarecimento geral.
"Meu" processo recebeu o caráter de urgência há meses (!) atrás, estritamente dentro dos seguintes quadros, conforme já postados aqui por @CEGV (fosse por redação própria, fôsse por citação da CRC)::
1) Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa . Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência. Desde já se informa que o motivo “Viagens” não poderá ser considerado motivo para alegar urgência no pedido.
e
2) Normalmente o deferimento deste tipo de pedido é dado quando a demora na conclusão do processo de um determinado requerente impacta diretamente na capacidade deste requerente ou seus filhos em assumir postos de trabalho (em Portugal), cargos públicos ou em instituições de ensino ou pesquisa.
No meu caso, o caráter de urgência foi reconhecido pelo fato de um dos descendentes
já viver e trabalhar legalmente em Portugal, na área da educação pública
depender da nacionalidade portuguesa para usufruir das mesmas chances de progresso profissional que um nacional europeu.
Os fatores acima tiveram de ser comprovados em vários papéis reconhecidos legalmente.
Lembro-me de um caso aqui semelhante, onde um forista tinha em vista um estágio na Alemanha, e dependia da nacionalidade europeia para tanto.
Cumpre informar: mesmo sendo "urgente", a coisa arrastou-se por looooongos meeeeeses... Há também ali no setor os menores de idade, os Venezuelanos, os netos que AINDA NAO SAO portugueses, todos os quais merecem a categoria de urgência.
Grande abraço para todos e ...
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
Muito obrigado, meu caro @MisterMJr !
Quanto ao 1C, vou comentar lá no tópico adequado minha visita à Conservatória de Évora, a mais próxima de onde moro.
Grande abraço e viel Glück! Glück!! Glück!!!
Oi @Rodrigo_Camacho ! Muito obrigado pelas palavras!
Veja por favor o que postei mais acima. Grande abraço!
Oi @LisandraFigueiredo ! Não, não sou de PA. Sou originalmente do interior serrano do RJ, mas vivo fora do Brasil há 33 anos.
Grande abraço!
Amigos, estou respondendo às muitas palavras de felicitação e incentivo pela ordem de entrada, atentando aos princípios da igualdade e imparcialidade!
Quem organiza a seqüência é a Epidaura. Mas é claro que ela aceita pedidos de urgência...
UAU!!!!!!! Só hoje pude ver , parabéns EpidauraMoreira! É com grande alegria que seu processo está findo e inicia-se um novo despontar! Acompanho-o, desde o outro site, e sempre gostei de suas postagens. PARABÉNS, é isso mesmo, berrando!!!! Acompanho todos e, lá, só observava as mensagens maravilhosas de todos, em especial da Epidaura.
Parabéns, também, aos novos convolados e que sejam felizes!
Amigos, hoje é um dia desanimador pra mim. Faltam menos de dois meses pra completar um ano do processo de "convolação" do meu marido. Liguei pra Lisboa hoje e a responta que tive foi de que o processo foi numerado, mas não saiu do lugar. Continua em análise inicial.
Renise, o meu vai completar um ano e dois meses daqui 10 dias e também não sai da análise...
Ao menos nossos processos são garantidos, já é alguma coisa!
Mais uma estatística que me veio aos olhos, em 2017, o número mensal de processos esteve decrescendo:
2017 julho, 41;
2017 agosto, 27;
2017 setembro, 14;
2017 outubro, 10;
2017 novembro, 7;
2017 dezembro, 2.
É possível que daqui pra frente, eles estejam concluindo mais meses de 2017, por mês.
Em 2018, agosto, setembro, outubro e novembro, estiveram concluindo julho e agosto de 2017. Foram 37 conclusões (31 deles, de julho 2017).
Em dezembro, janeiro, fevereiro e março de 2019, talvez estarão concluindo agosto (os 23 restantes), setembro (os 13 restantes), outubro (1 deles) e/ou algumas excessões.
Dito assim, sobrariam 18 processos de 2017 para dar cabo a partir de março 2019, junto com aqueles de 2018.
@renisemendonca eles estão bastante lerdos ultimamente mesmo
Achamos que fossem "pegar o ritmo" depois dos primeiros processos, mas parece que isso não aconteceu. Em dois dias meu processo completa 16 meses! Mas agora ja esta para finalizar. Então o melhor a fazer e esquecer e deixar o tempo rolar, porque não ha nada a ser feito... infelizmente so ha uma única conservadora para todos os processos de "convolacao".. mas tenha certeza que uma hora sai!
Boa observação @marcelo_12meses!
A pesar da sua matematica ser bastante otimista, a verdade eh que as pessoas nesse grupo sao uma parcela muito baixa da realidade de processos que circula em Lisboa...
Eu arriscaria dizer que nossa realidade eh inversa da realidade geral... ou seja, como nos ja eramos uma "nata" que acompanhava forum, ficavamos ligados nas noticias, ja estavamos com tudo organizado pra dar entrada nos processos de convolacao assim que a lei entrasse em vigor... basta ver que dos 127 processos que seguimos, pelo menos metade deles deu entrada nos primeiros 3 meses....
A realidade eh que, conforme o tempo foi passando, mais gente foi dando entrada nos seus processos, ao contrario do que acreditavamos, que em junho haveriam um BOOM de processos e depois iria diminuir (como foi na verdade o que aconteceu com os aqui nessa lista).
Posso provar isso? na verdade so quem pode provar qualquer ponto de vista eh a CRC, mas se olhar pelo tempo de conclusao dos processos, o tempo modal de conclusao dos processos tem crescido em pelo menos 30 dias uteis por mes de diferenca.. ou seja, quem entrou em julho levou em media 295 dias pra conclusao, com pontos fora da curva de 250 a 330 (tudo muito aproximado feito rapido apenas observando rapidamente a tabela), quem entrou em agosto, ja esta com uma perspectiva de 330+ dias uteis....
Espero sinceramente que vc esteja certo e eu errado porque realmente gostaria que meu processo nao levasse mais de 14 meses, o que da a ele mais ou menos uns 20 dias pra ficar pronto... vejamos... Mas o que me parece eh que o tempo de espera esta maior.... Espero nao ter que esperar os 330 dias uteis, e se a cada mes estiver realmente crescendo, espero nao esperar ainda mais do que isso... Mas infelizmente nao ha o que se fazer senao esperar...
Abs a todos...
Bom dia ,liguei hoje na LR e apos 14 meses meu processo ja se encontra em diligencia ,ja tem a resposta de alguns orgaos,faltando a resposta de 2 orgaos nao me recordo ,sei que sao judiciarios,nao quis insistir ,pois a atendente nao estava com muita paciencia ,mas graças a Deus andou......,espero que agora finalize o mais breve possivel ,sera que em 2 meses?Abraço a todos
Não discordo de você, não, Marcelão!
Mas estatísticas e probabilidades são assim mesmo: Resultados sempre influenciados por variáveis emotivas daqueles que as contabilizam.
Indiscutivelmente, somos apenas uma pequena amostra diante da realidade. Porém, não se tem como afirmar, por fato, na população real, quais são as quantidades dos bem informados como nós, e quais são aquelas dos desinformados.
Finalmente, por se tratarem de estimações, a única conclusão concreta que podemos tirar é de que temos de aguardar. Não há promessa de que meu processo de janeiro 2018, receberá deferimento em abril 2019. Só há promessa, para mim, de que não devo contar com isso para antes de abril 2019.
@marcelovilaca, realmente não temos como ter certeza de que os prazos aumentarão, pois também aguardamos em breve o remodelamento da CRC de Lisboa que poderá funcionar bem melhor, assim como ACP já funciona
Parabens Epidaura!!
@marcelovilaca & @marcelo_12meses , ótima discussão.
Creio que faltou mencionar que, pelo que sei, o setor que cuida de nossos processos é o mesmo que cuida dos "novos netos" e, pelo que tenho visto, os processos de netos têm sido, com muita frequência, mal preparados (infelizmente) por pura falta de informação e muito disse-me-disse equivocado de gente despreparada. Canso de falar que o processo do tipo 1.1-D é um processo novo e que na maior parte das vezes sabe-se muito pouco sobre o que está sendo realmente aceito pelo MJ no quesito "Ligação efetiva".
Lembremos que sempre que um processo é mal preparado ele gera exigência(s) e a oficial e conservadora têm que preparar e enviar o ofício com a(s) exigência(s) para as moradas dos requerentes. Isto toma tempo e, claro, também atrasa o processamento de nossos requerimentos. Infelizmente a verdade é que poucos realmente estudam antes de começar a indicar soluções. Muitos se animam e começam a "ajudar" como se fossem "papagaios de pirata", repetindo o que ouviram de alguém que falou algo que ouviu de uma fonte confiável. Para mim são muitos pronomes indefinidos em uma mesma frase. Estes dias vi uma publicação falando de uma "mudança de entendimento" de um artigo da Lei de Nacionalidade, informada por "uma fonte confiável", sem qualquer tipo de demonstração, confirmação pelo IRN, decisão do STA, etc...
abraços,
Eu mesmo estou no fórum, mas meu processo não está na lista do fórum...
Boa tarde. Acabei de receber uma carta pelos Correios. Quando vi Brasil no endereço fiquei super feliz, achando que era sobre a finalização de meu processo, mas era somente sobre o recenseamento automático.
Olá pessoal. boa tarde. Tenho acompanhado o Fórum e tem me ajudado muito.
Gostaria da ajuda de vocês.
Meu processo de convolação deu entrada em Portugal em 26/09/2017, e somente hoje recebi a carta com o número do processo, apesar de já saber do número e sempre ligar na LR para perguntar o status.
Quanto tempo demorou para vocês receberem a carta e será que somente agora eles irão trabalhar no meu processo? Fiquei preocupado, pois já se completou 1 ano.
Obrigado
@rluizm , isso mesmo. Para quem recebe a cartinha é sinal que começaram finalmente a "trabalhar" seu processo. Em termos de prazos, diria entre 4 a 6 meses para conclusão e é conveniente que você ligue a cada 3 semanas para acompanhar seu processo.
abraços e boa sorte !
Vixe... Se para ele, que deu entrada em agosto de 2017, atribui-se ainda um prazo de 4 a 6 meses, quem deu entrada em janeiro de 2018 (caso do meu pai), pode esperar pra Copa do Catar. Acho que, como dito por outro forista, cada mês a mais depois de julho/17, acrescente 30 dias a mais. Parece-me bem pertinente, embora muito ruim.
@MarceloBand , torçamos para que ações efetivas estejam ocorrendo dentro das conservatórias. A quantidade de processos que chegam é maior do que a capacidade dos oficiais e conservadores de processá-los. Desta forma, pouco a pouco, o prazo só aumenta. É o que temos visto nos últimos anos e o que tem mostrado nossa tabela
Vejam a seguinte estatística (Processos Concluídos)
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 Concluídos 1 3 3 19 3 8 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 335 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 319Os números falam por si...
abraços a todos e boa sorte !
@CEGV ,nessa última tabela o dia útil é contado a partir do primeiro dia após o recebimento do processo pelo IRN? ou é contado a partir do dia do recebimento do processo? obrigado antecipadamente
D.U.R. (Dias Úteis desde o Recebimento do processo)
Conta simples... Dia da conclusão menos Dia da entrega (só contando dias úteis)
Da mesma forma o D.U.R. em nossa tabela: Data Atual menos Data de entrega (em dias úteis)
Como é calculado ?
Tenho em minha tabela todos os feriados de Portugal de 1/6/16 até 2019. Dia 1/6/16 é o dia 01 e a cada dia útil, na coluna do lado, somo 1. Depois basta pegar os números desta segunda coluna (índice) do dia inicial e final que quero calcular. A diferença é o tempo passado em dias úteis.
Já me mostraram algumas diferenças dos nossos cálculos em relação a ferramentas que existem na Internet mas como não sei como essas ferramentas calculam (algorítimo) e entendo que o método que uso é adequado, pouco posso fazer.
Abraços,
Eu acho que estamos atravessando exatamente agora o pico de requerimentos motivados pela entrada em vigor do art. 1D e demais alterações na L.N. e acho que a tendência é que os prazos comecem a cair... Não tenho argumentos para tal, apenas acho isso mesmo...
Dom Tenreiro, meu requerente também recebeu a carta de recenseamento esta semana.
Oi pessoal, estamos tentando telefonar pra obter informação sobre o processo é o telefone dá msg que mudou. Para qua número vocês têm ligado?
Bianca, dê uma olhada no seguinte tópico
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1
abraços e boa sorte !
oi gente..acabei de falar na LR e meu processo caiu em exigencia...ja estava na fase de parecer do conservador. Enviaram a carta ontem e sabe la qdo vai chegar..mas ja me adiantaram que foi o fato de nao ter respondido o quadro 9 entao como eu ja estava prevendo isso ja tem la em Portugal um novo formulario com esse quadro preenchido e hj mesmo uma amiga esta colocando no correio. Ta ai a importancia de sempre estar acompanhando...ao menos creio que vou conseguir ganhar algum tempo. Meu processo é de 14 de agosto de 2017. E vamo que vamo.
DSK, não é a primeira vez que vejo isso. Recentemente tive informação de um colega, com processo do pai já em estado avançado e que somente aí recebeu a carta com a exigência... Vai entender... O negócio é resolver rapidinho...
Abraços e boa sorte !
Apenas uma novidade não muito relevante sobre o meu caso, mas talvez animadora:
Acabei de receber um email dizendo que ainda está em análise (galves (avó)), a parte animadora é que estão respondendo os emails com certa agilidade e com frequência. Talvez agora tenham "pegado no tranco", rs, seguimos torcendo.
@galves, sei que os caras são burocráticos e ficar esperando 1:20 por respostas é maçante. Porém continuam apenas 2 profissionais para tratar dos processos de convolação e 1-D de milhares de requerentes. A conservadora responsável sempre menciona que quando está a responder e-mails não está trabalhando nos processos.
Daí sempre sugerimos que aqueles que possuem os e-mails do setor de atribuição que façam todo o possível para não encaminhar pedidos de informações para lá (que podem ser prestadas pela Linha de Registos), colaborando com os trabalhos de análise processual e finalização dos processos ainda pendentes.
Abraços,
Bom dia a todos! Excelentes notícias! Vejam resposta que recebi hoje:
Em resposta ao solicitado por vexa., informa-se que o processo supra identificado já foi despachado favoravelmente e encontra-se, neste momento, a aguardar a feitura do respectivo registo. Da sua conclusão será dado conhecimento a Vexa.
Até que enfim.
Muito obrigado a todos colaboradores e em especial aos administradores e moderados desse fórum.
@TodosOsAmigosAqui, embora atualmente um pouco distante, devido a acontecimentos intra- e extra-familiares, quero relatar meus dois últimos contactos com conservatórias.
O assunto caberia melhor no tópico tratando de atribuições 1.C, mas tendo ele começado com uma atribuição 1.D (conversão), posto-o aqui.
Como sabemos, Portugal é dividido em Distritos, que são subdivididos em Concelhos. Évora é um dos Distritos, e tem uma conservatória com autonomia para receber, tramitar e decidir processos de nacionalidade. Portel (a 20 km de minha aldeia), é um dos Concelhos de Évora, e também conta com uma conservatória, mas sem a autonomia acima citada. Ali em Portel, a conservatória limita-se a receber requerimentos, verificar seus anexos e, caso esteja tudo em ordem, mandar o "pacote" para a conservatória de Évora, que é quem efetivamente tratará da coisa.
Em sua inocência de criança, Epidaura dirigiu-se à conservatória de Évora no mesmo dia em que a atribuição de meu pai saiu, e fez-se emitir uma certidão do assento de nascimento, já com aquele cobiçado averbamento número 3. Seu objetivo: já pagar a taxa e dar entrada ali mesmo no meu pedido de atribuição (já tenho todo o pacotinho montado). Como o noso Alentejo é uma região muito remota e esquecida pelo progresso, ela acreditava que em "nossa" conservatória não haveria tumultos e avalanches, e os processos correriam rapidinho.
Aí então veio a verdadeira mostra de inocência: perguntou à atendente em quantos dias o processo seria finalizado.
A atendedente riu-se à larga: Como assim dias?!? No seu caso, um processo desses leva aqui mais de 1 ano!!
Chocada com a resposta, Epidaura pediu para falar com a assistente da conservadora, que lhe explicou o seguinte: Por decisão governamental, a prioridade mais que absoluta para processos de nacionalidade é dada àqueles oriundos da Venezuela, que chegam a Portugal aos milhares e passam imediatamente à frente de quaisquer outros."
Decepcionada em seu intento, Epidaura baixou de nível (administrativo!), dirigindo-se à conservatória de Portel, menorzinha, onde "de vez em quando aparece alguém com algum assunto". Ali, ouviu da conservadora titular a mesmíssima explicação recebida em Évora: A Venezuela à frente, por razões humanitárias.
A longa explanação acima tem como intuito tornar mais clara para nós pelo menos 1 das razões pela demora na conclusão de nossos processos de conversão. Argumentam que quem já é português (naturalizado) usufrui desde agora de todos os direitos inerentes à condição, sem qualquer restrição. Mas há ainda outras categorias que passam à nossa frente: os menores de idade, os netos que ainda não são portugueses, os fugidos da Lava-Jato etc.
Mas que ninguém aqui desanime: A conversão, em nosso caso, é mais certa que a maior das certezas. Ela é só uma questão de tempo!
Desejo a todos muita sorte! sorte!! sorte!!!
Bom dia. A coisa deu uma andada.
Após 29 minutos de espera fui informado pela simpática atendente N. da LR que meu processo já teve os pareceres favoráveis, aguardando registro e averbamento. Disse para ligar em umas duas ou três semanas que deve ter novidades sobre a finalização.
Parabéns! @Dom_Tenreiro
Elas falam duas ou três semanas mas o averbamento está sendo feito em média em 10 dias.
ALVÍSSARAS!
TRAGO BOAS NOVAS!
Saiu a convolação da minha mãe! Processo de 20 de julho de 2017, finalizado em 20/11/2018!
Felicidade define!
Abraços a todos e continuemos na luta!
Parabéns aos novos convolados!
@DKS2018 o meu aconteceu exatamente como o seu. Estava apenas faltando o parecer e eles voltaram na exigência do quadro 9. Vai saber...
@brasilhenrique, Parabéns !!!
Bom dia amigos! Acabei de receber o tão aguardado email de conclusão do processo de convolução! Obrigado a todos deste espaço tão acolhedor! Obrigado em especial ao @CEGV por ajudar a tocar este barco e ter sempre palavras otimistas quando as coisas pareciam mais difíceis! É a realização de um projeto que para mim surgiu em 2004, ano em que ouvi o primero “você não tem direito” no consulado! Muito feliz e desejando sorte a todos os companheiros deste fórum! Obrigado a todos!
Já havia algum tempo que eu não ligava para a LR. Estava esperando a convolação da minha esposa para poder entrar com os processos de Nacionalidade para os filhos e para mim. Hoje liguei e enquanto aguardava o atendimento abrimos o e.mail da esposa e constava a conclusão do processo. O processo da minha esposa não esta nesta lista mas tem o número 45.../2017 de 13/07. Recebemos o email. hoje. e o nome da minha esposa e Maria de Fatima Macedo. Finalmente depois de quase 1 ano e meio saiu. Desejamos que os demais processos tenham também um final feliz. Boa sorte a todos.
Parabéns! @rodrigocruz
Parabéns @brasilhenrique
Obrigado a todos!
O processo da minha mãe foi o de número 477xx/2017.
Abraços!
Acabei de ligar na LR e me deram o número e o status do processo e convolação da minha mãe. Como faço para atualizar a tabela?